logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! Vão Jogar!

4 Anos De Vão Jogar! Todos Merecem Sonhar

Vamos pegar nosso Delorean imaginário, voltar quatro anos no tempo e relambrar como surgiu o site.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes   datahora 16/01/2012 às 13:03:08   tagarelices 6

Vamos pegar nosso Delorean imaginário, voltar quatro anos no tempo e relambrar como surgiu o site.


4 Anos de Vão Jogar!
4 Anos de Vão Jogar! Todos Merecem Sonhar
4 Anos de Vão Jogar! Versão 2
4 Anos de Vão Jogar! Versão 2.666

Eu duvido qua alguém aqui se lembre ou saiba, mas nem sempre este site sobre jogos carregou o nome Vão Jogar!, lá no princípio de 2008 em meu primeiro escrito o nome que aparecia no topo era Todos Merecem Sonhar. Sim, é isto que significa esse TMS no cabeçalho e rodapé do site.

todos merecem sonhar

O surgimento foi por um motivo que hoje eu considero até idiota, mas que deu origem a um de meus projetos pessoais mais bacanas (sim, eu sempre estou inventando algo). Eu estava um bom tempo sem vídeo-game depois de ter me desfeito de meu Super Nintendo e Game Boy Advance, e aquilo começou a me fazer falta. Quando um amigo meu apareceu vendendo um Dreamcast eu nem pensei duas vezes, fiz a negociação com ele, coloquei o bicho de baixo do braço e fui embora. Na época eu ainda não era casado, e como eu passava os fins de semana na casa da minha namorada o vídeo-game ficou lá. Logo de cara a gente teve que comprar outra televisão, porque a que ela tinha não aceitava o sistema de cores NTSC, ae tudo ficava preto e branco. Naquela gastação de comprar vídeo-game, televisão, sair e afins a grana não sobrava e então eu nem pensei duas vezes e comecei a baixar os jogos para o bicho, tudo de um extinto fórum que passei a participar.

Na época as únicas fontes sobre jogos que eu conhecia era o excelente Loading Time e o finado Ato Ou Efeito que tinha uma seção sobre jogos escrito por um maluco chamado Atilah, e como (eu) não tinha twitter nem nada do tipo, o fórum era um dos poucos lugares para trocar idéias. O problema é que lá o povo era extremamente fanático pela Sega, daquelas viúvas xiitas mesmo, não admitiam que você falasse mal de um jogo da empresa e dizer que a versão rival era superior era motivo de briga na certa, fora outras chatisses dos moderadores e administradores. No final das contas eu fiquei puto, os caras me expulsaram e lá ia embora o meu lugar aonde falar sobre jogos.

Pouco antes da expulsão e fulo da vida, eu resolvi montar um site aonde pudesse falar sobre o que eu quissesse do Dreamcast, além de distribuir jogos e outros materiais sem as burocracias, senhas e frescuras do fórum, dae o nome Todos Merecem Sonhar, que ao mesmo tempo era uma resposta aos xiitas e uma alusão ao nome Dreamcast. Dessa minha viagem infanto-megalomaniaca a única coisa que restou foi a parte do site aonde eu pudesse falar sobre o que quisesse, ainda bem não é mesmo?

Um ponto muito importante na minha vida com relação a este acontecimento foi a decisão de construí-lo na unha, sem utilizar qualquer sistema pronto como Blogger ou WordPress. Eu tinha feito um tempo antes um curso basicão de programação web e resolvi desenvolver melhor este conhecimento (minha formação é de técnico em design de comunicação gráfica), arrumei uma hospedagem gratuita em ASP, que era a única lingüagem que eu conhecia na época, montei o site do jeito que eu sabia e coloquei no ar. Pra vocês terem noção do que isso representou pra mim, hoje eu tenho um emprego fixo como garoto de programa programador e uma pequena empresa de desenvolvimento web chamada Sagez (essa mesmo do rodapé). Tudo porque um dia eu resolvi montar um site e escrever sobre jogos.

Como eu já devo ter dito por aqui eu sempre fui péssimo em vender o meu peixe, então a divulgação era praticamente zero. Mas desde o princípio eu formulei uma idéia de escrever um texto comparativo entre o Dreamcast e PlayStation 2, não para falar qual o melhor ou pior, mas para tentar desmistificar a suposta imensa superioridade do console da Sony. No final das contas acabou virando uma série de seis textos que imediatamente sabe-se lá porque passou a aparecer nos primeiros resultados do Google quando você pesquisava sobre o assunto, e isto volta e meia trouxe (e ainda trás) alguns visitantes ao site, tirando ele um pouco do limbo total.

Assim como muitos dos meus pensamentos e idéias sobre o mundo dos jogos mudaram (ou evoluiram se preferirem), o site também mudou bastante. Logo de cara eu vi que falar somente sobre o Dreamcast não era o que eu queria, eu queria falar sobre qualquer jogo que desse na telha. Claro que o foco continuava sendo ele, mas se eu resolvesse falar sobre Mario, eu falaria sobre Mario. Outra idéia que eu logo desisti também foi o compartilhamento das ISOs de jogos, já que isso demandaria um trabalho do kct para armazenar e ainda por cima poderia me trazer problemas mais sérios futuramente. Na prática eu acho que nunca cheguei a distribuir uma ISO de jogo, no máximo uns programas de gravação e emuladores do Dreamcast. A seção de tutoriais também não foi para frente, e só publiquei um de como montar o seu CD com o emulador de Super Nintendo para Dreamcast com os jogos que você quisesse. Mas esta idéia de ter tutoriais e coisas do tipo é algo que eu ainda quero amadurecer melhor e voltar a colocar aqui em algum futuro próximo (ou não).

Como podem ver, nesse primeiro ano de existência eu fui definindo melhor o que eu queria durante o processo, e muitas idéias eu acabei descartando por ver que não iam dar certo. Ainda tem umas curiosidades como por exemplo a tela inicial que não tinha um histórico das novidades, era um texto único que eu sempre ficava atualizando, ou as imagens de fundo que apareciam aleatoriamente, a seção de Contatos que era um espaço aonde a galera podia tagarelar livremente e até mesmo a parte de administração que era bem simples, mas até mais completa do que a que eu tenho hoje (em casa de ferreiro...). Ficamos por aqui então com a primeira parte da história conforme eu prometi. Semana que vem tem mais, então até a próxima e vão jogar!

* Revisado em 24/02/2013 às 21:02:30

Compartilhe

Pin it


Leia também...



6 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de Anhony Collucci
    Anhony Collucci
    16/01/2012 às 15:33:59   localizacao Vespacity
    Cole velho,

    Eu lembro do TMS mesmo.. Na época custei a imaginar o significado do nome e so depois de muito tempo liguei ele com o Dream Cast... acho que tenho um e-mail seu antigo da época que tu tava aprendendo asp... Se eu achar aki eu te mando depois!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    16/01/2012 às 15:37:40   localizacao Vespasiano - MG
    @Anhony Collucci

    Pois é cara, e não é que tem comentário seu por aqui daquela época? Hwa hwa hwa, já pode se considerar uma lenda lendária do site.

    Responda!
  • avatar de Renato u play
    Renato u play
    17/01/2012 às 00:03:21   localizacao vespasiano
    cole vei, ce e maluco. Fala de uncharted 3 pra nois.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    17/01/2012 às 11:00:08   localizacao Vespasiano - MG
    @Renato u play

    Iae Play, quanto tempo. Uncharted é de PS3 e eu custei comprar um Wii, me dá um tempo que tem muito vídeo-game aqui em casa pra sustentar agora, rzs.

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    18/01/2012 às 21:25:48   localizacao SP
    Cara, que legal a história do blog, não conhecia o TMS. Mas na verdade eu acompanho o blog tem pouco tempo, pra ser sicero.
    Fã xiita é um grande problema mundial. Da SEGA então nem se fala... e olha que eu sou fã da SEGA, hein? hauhuaahu
    Mas o bom é que pra vc trouxe resultados positivos conviver com a galera xiita. Além de te render um blog, te abriu uma oportunidade de carreira, muito bom.
    E eu que joguei o DreamCast uma única vez na vida. Preciso conhecer mais do console.
    De qualquer forma, parabéns pelos 4 anos do blog!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    18/01/2012 às 23:01:51   localizacao Vespasiano - MG
    @Gamer Caduco

    O foda é que a galera perde o limite entre curtir uma empresa e defendê-la com unhas e dentes acima de qualquer coisa. O Dreamcast é um ótimo console, não é nada revolucionário como o povo alardeia, mas foi pioneiro em algumas coisa e rendeu jogos únicos, como Jet Set Radio. Valeu ae cara, abraço.

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé