logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! Vão Jogar!

7 Anos De Vão Jogar!

Sites são como filhos, dão um trabalho do kct, você pensa em mandá-los para o inferno, mas não vive sem eles.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes   datahora 08/01/2015 às 20:19:07   tagarelices 10

Sites são como filhos, dão um trabalho do kct, você pensa em mandá-los para o inferno, mas não vive sem eles.


Já vou começar pedindo desculpas, porque provavelmente eu vou repetir um monte de coisas que vocês já estão carecas de saber... aliás, provavelmente vocês já devem ter escutado isso antes também, rzs. Mas é que falar sobre o site é em boa parte, falar sobre mim mesmo, e pessoas são assim, mudam a barba, o cabelo, mas no fundo são sempre a mesma coisa. E foi mais ou menos isso que aconteceu por aqui durante esses sete anos. Sim, encham os seus copos, hoje o site está comemorando mais um aniversário!

Bolo Sete Anos

Quando eu criei o site, lá em 2008, apesar de tudo o que eu dizia, meu objetivo sempre foi falar sobre jogos em geral, tanto que a exclusividade sobre o Dreamcast não durou por muito tempo. E esse objetivo se mantém até hoje: aqui é um espaço para falar sobre jogos, e nada mais. Sim, as vezes extrapolamos um pouco e discutimos sobre mercado, comportamento e tudo mais, mas no final das contas sempre voltamos ao mesmo ponto: porque gostamos tanto de jogar. O que nos faz não somente experimentar a mecânica, mas querer saber sobre cada minúcia, as referências, as músicas, as histórias, as interpretações... sobre tudo. Isso é o Vão Jogar! desde o começo, e não se preocupem, pois ainda é o objetivo principal e não há sequer sinal de que isso vá mudar. Como no clássico Vampiro: A Máscara, é a nossa natureza.

Mas se essa fosse uma ficha de RPG, enquanto a nossa natureza felizmente ainda permanece a mesma, o mesmo não pode ser dito do nosso comportamento. A sete anos atrás eu publicava o primeiro escrito do site com um sentimento de revolta adolescente por ter sido expulso de um fórum, utilizando um sarcasmo bobo (e atualmente vergonhoso, confesso), sem qualquer pretensão além de descarregar essa necessidade de opinar sobre o assunto, como se fosse uma terapia. E assim passou o tempo, iniciando com o "Rafa Tchulanguero Punk" criando o "Todos Merecem Sonhar", e hoje com o "Tchulanguero" coordenando o "Vão Jogar!", quase que como uma redação jornalística, ou o mais próximo que os nossos conhecimentos e tempo chegam próximos.

Mas como toda mudança, esse processo não é fácil. Me adaptar a equipe que passou a compor o site nos últimos dois anos, que eu carinhosamente apelidei de Família Vão Jogar!, ainda me é algo complicado. Quando eu coloquei na cabeça que queria que o VJ! fosse algo maior (não confundam com "famoso", por favor), as coisas pareciam simples, bastava chamar algumas pessoas para escrever e pronto, tudo estaria resolvido e o tempo para outras coisas sobraria automaticamente. Mas a verdade é que coordenar pessoas é provavelmente uma das tarefas mais difíceis que há, e o pior, eu não sou lá muito bom em lidar gente e tenho aprendido muito na base da porrada. Provavelmente eles negarão, mas Angela, João e Hugo (e anteriormente Thiago), já devem ter penado um bocado comigo e meus métodos esdrúxulos.

E esse último ano também não foi fácil para ninguém. Muitos foram os planejamentos e promessas, e no final das contas conseguimos colocar em prática muito pouco. Infelizmente o Vão Jogar! hoje é apenas um hobbie nosso, e nem sempre dá para colocá-lo em primeiro lugar, principalmente com todos nós passando por dificuldades pessoais, variando do "minha vida virou ao avesso" até o "preciso estudar dois meses de matéria para a prova de amanhã". Então nas últimas semanas do ano que passou, eu dei uma pausa nas atividades do site, para que todos pudessem recarregar as energias para o novo ano. Atualizações, escritos, podcasts, tudo está parado há um tempinho, mas creio que já é hora de voltar as atividades, certo?

E o principal motivo é que, embora não tenhamos nenhum número absurdo de leitores, o lado bom de 2014 é que ele mostrou mais uma vez que, os que temos realmente se importam. Aos pouquinhos o número de tagareladores regulares vem aumentando, e volta e meia alguém aparece dando alguma sugestão de melhoria que, acreditem, eu sempre anoto. Sempre. Então chega de choradeira, hora de descer um pouco da rede e colocar a mão na massa.

Para começar o ano, eu prometo que irei priorizar a edição da terceira edição do Vão Escutar!, que já foi gravada tem um tempão. E tudo dando certo, ainda gravaremos e publicaremos um podcast especial até o final do mês. Semana que vem também já vou encerrar as férias de todo mundo e os escritos vão voltar, como sempre toda semana. Ah, e essa é uma promessa pessoal, vou dar um jeito de ler os textos de todo mundo que participou do meme de final de ano, prometo!

No restante, vamos ver se conseguimos colocar em prática o que não rolou no ano passado, como as várias atualizações do site que vocês me pedem tanto, algumas mudanças na organização interna y otras cositas más. Porém uma coisa eu garanto: certas mudanças esse ano serão grandes... bem grandes. Mas relaxem, lembram o que eu falei lá em cima sobre o nosso foco, não é? ;)

Por fim eu quero agradecer a todos os leitores, tagareladores, amigos, parceiros, povo das redes sociais, a galera seleta do "Buteco do VJ!" e todos os que nos acompanham. Como sempre, não ousarei citar nomes para não cometer nenhuma injustiça, mas se você está lendo isto, grave bem: obrigado!

E agora, agradecer de forma apropriada e nomeada aqueles que me ajudam a tocar as coisas, sem receber um tostão furado e sem me levar à justiça do trabalho. Ao Professor João Roberto pelas sempre empolgadas conversas sobre jogos e coleções de consoles, além de sempre descolar uns usados baratinhos e estar disposto qualquer maluquice que inventemos para o site. A nossa garota propaganda, SucodelarAngela, que não ganhou este título por acaso, sempre tomando a frente na divulgação das coisas, além de entregar seus escritos de forma impecável e ajudar na organização das coisas. E ao bug ambulante, Somari, por ser a nossa enciclopédia para jogos estranhos, obscuros e esquecidos que somente ele poderia conhecer. Muito obrigado a vocês também!

Então ficamos assim, nós aqui atrás do balcão fazendo um conteúdo bacana, e vocês sentados nessas banquetas, tagarelando pelos cotovelos. Levantemos então nossos copos e façamos um brinde... um brinde ao Vão Jogar!

Brinde

Compartilhe

Pin it


Leia também...



10 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    10/01/2015 às 23:28:11   localizacao São Luís - MA
    Aeeeee, que foda, hein?

    O que eu gosto muito no Vão Jogar! é justamente essa nossa "não mudança" de foco, e se alguém quiser mesmo conversar sobre jogos, é só vir aqui.

    O site não ser famoso é uma outra vantagem e algo que também aprecio muito. Não sei quanto à vocês, mas eu gosto de chegar aqui e ver sempre a mesma galera discutindo coisas legais e ter a oportunidade de responder aos comentários da galera. Em sites "famosos", isso não acontece, é tudo muito impessoal: eles geralmente colocam aqueles comentários via Facebook e deixam lá. Quem quer, comenta, fala merda, xinga, ofende ou fala algo bacana, mas eles não estão nem aí!

    Agradeço de coração a oportunidade de fazer parte dessa família! Sei que, às vezes, o tempo aperta, problemas surgem e eu até pareço um pouco distante ou relapsa nas divulgações e tarefas, mas não é isso, é só nossa vida pessoal enchendo o saco mesmo.

    Abraço a todos, e que 2015 nos traga cada vez mais gente bacana, jogos bacanas, tempo pra digievoluir o Vão Jogar! e muita cachaça! ♥

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    12/01/2015 às 13:30:32   localizacao Fortaleza - CE
    @Xará, sem muitas palavras nesse momento.. até pq vc e a @Angela já expressaram praticamente tudo e acredito q seja um sentimento mútuo entre nós leitores do VJ!.

    Mas o q eu realmente posso dizer agora com toda a alegria é: Muito Obrigado!!!

    Somos nós leitores q temos q agradecer pela existência do VJ!. Um universo de jogos diferente, humilde e com uma qualidade de conteúdo q coloca muitos "sitezinhos" famosos na sola do sapato.

    Nunca mude o "backend" do VJ!, se é q me entende.

    E q venham mais histórias, lágrimas, sorrisos, brigas e butecadas por mais anos e anos!

    Valeu @Tchula!!!

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    12/01/2015 às 17:23:17   localizacao SP
    Eu é que agradeço pela existência deste espaço para que eu possa digitar um monte de baboseiras sem ter que ficar revisando, editando e colocando imagens, que nem acontece com quem prepara o post em si! kkkkkkkkkkkkkkk

    Parabéns ao Vão Aniversariar! que seja mais um ano de conquistas de público fiel e consciente. Que bom que a meta do site é manter esse tipo de pessoal lendo e comentando! Ficar famoso pra ter que ficar suportando trolls e papagaios repetidores de informação de IGN (e afins). Eu tô de boa disso e pelo visto vcs também!

    Mantenham o ótimo trabalho e, por favor, SEJAM REGULARES NO PODCAST, SEUS MALDITOS!!!!! kkkkkkkkk... eu gostei dos dois primeiros episódios e quero escutar mais!

    Chega, fui! É isso!

    Ah não, pera... tô esperando sua leitura e comentário do Meme, @TchulaPunkOLevadoDaRafa. Vou cobrar essa sua promessa! kkkkkkkkkkkkkk

    Agora sim fui!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    14/01/2015 às 14:44:37   localizacao Vespasiano - MG
    @sucodelarangela

    Não se preocupe, eu só quero fama o suficiente pra ganhar jogos e consoles dos leitores, nada mais :P

    Como assim relapsa? Você até me manda fotinhas da Samus no WhatsApp quando está bêbada, hwa hwa hwa.

    @Rafael Alencar

    Grande Xará! Já falei com vocês, relaxem quanto a isso. Sim, a casa tá precisando de uma reforma, eu quero que aqui fique maior, mas a base será a mesma :D

    @Gamer Caduco

    Aê, o tagarelador com mais palavras por kilômetro do site, e criador oficial de divisões do site chegou! Hwa hwa hwa.

    Eu juro que estou empenhado com o podcast, mas esses dias de só 24 horas estão foda, nem férias estão resolvendo, rzs. Mas oh, vou ali almoçar e na volta continuo com a edição ;)

    Ah, e eu já até li o seu texto do meme, falta só responder, rzs.

    ---

    Abraços para todos vocês e mais uma vez, obrigado!

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    19/01/2015 às 12:48:23   localizacao São Luís - MA
    @Rafael Alencar

    Desculpa, mas eu li "na rola do sapato" e fiquei me perguntando que porra é essa... sorry! Huahuahua!

    @Gamer Caduco

    Você e seus apelidos pro site, huahuahua, acho foda demais!

    @Tchulanguero

    Fama assim eu também quero, viu? Povo quer me comer, mas não quer me dar um mísero joguinho... :P

    Ah, de vez em quando eu dou uns deslizes aí nas minhas datas, acabo escrevendo em cima da hora e sai um escrito meia-boca.

    Mas as fotinhas da Samus eu só mando pra ti, é tipo conteúdo exclusivo, huahuahua!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    23/01/2015 às 15:05:08   localizacao Vespasiano - MG
    @sucodelarangela

    Isso, humilha mesmo. Eu aqui todo "nerdão" pedindo joguinho e você aí, cheia de gente te querendo, hwa hwa hwa.

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    23/01/2015 às 15:14:24   localizacao São Luís - MA
    @Tchulanguero

    Mas eu preferiria joguinhos...

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    28/01/2015 às 18:05:02   localizacao Vespasiano - MG
    @sucodelarangela

    Joguinhos você mesma compra. Já... ok, você compra também, mas é diferente, hwa hwa hwa.

    Responda!
  • avatar de Willi Weiss
    Willi Weiss
    04/02/2015 às 23:01:33   localizacao Maravilha - SC
    Chegando aqui beeeeeeem atrasado, kkkkk, mas a intensão é a mesma.

    "Conheci" o Vão Jogar naquela época em que fiquei um pouco afastado da blogosfera gamer, acompanhando apenas o falecido e saudoso Gagá Games e apenas ouvindo falar dos outros blogs "de boca em boca", ou "de comentário em comentário". Quando cansei da chatice dos dois ou três sites grandes e famosos de games que eu estava acompanhando na época (os quais eu só lia as manchetes) decidi readquirir o hábito da leitura de textos longos que eu uma vez tive, e nessa, voltei a acompanhar e comentar em blogs dos meus amigos, como o Gamer Caduco, do Cadu, por exemplo. E numa dessas conheci o Vão Jogar.

    Gosto muito daqui, encontro textos feitos realmente de gamers para gamers, feitos com sinceridade e opiniões sensatas, isentas da burrice que assola a maioria da raça "gamer" (entre aspas mesmo, pois muitos são só testadores de hardware), e quando comento meu comentário sempre recebe atenção. Como a Angela apontou acima, vir aqui e encontrar sempre a mesma galera, e poder transformar tudo num grande bate-papo, uma conversa calma e tranquila, é que faz o site ser tão legal. Como ando MUITO preguiçoso pra tocar o meu Point Games Brasil sozinho, poder comentar aqui sem ter que editar ou me preocupar com regras de ortografia (como o Cadu falou kkkkkk), é a melhor coisa do mundo.

    Parabéns ao VJ! por estes sete anos, que venham mais sete, mais 14, e assim sucessivamente. Abraços galera!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    05/02/2015 às 00:32:37   localizacao Vespasiano - MG
    @Willi Weiss

    Aqui não tem dessas não, comemoração o ano inteiro!

    Valeu pelos elogios cara, mas deixa de ser preguiçoso e vai lá dar um jeito no seu blog, anda! hwa hwa hwa.

    Abraço!

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé