logo Vão Jogar!

Até o amanhecer

Análise de Until Dawn - Oito amigos, um chalé em uma localização remota e um mistério. Será que eles conseguirão sobreviver até o amanhecer?

datahora 14/10/2016 às 15:56:45    tagarelices 2



  avatar de sucodelarAngela Caldas

Desenvolvido pela Supermassive Games e publicado em 2015 pela Sony Computer Entertainment, Until Dawn é um jogo de horror/suspense onde cada escolha tomada pelo jogador traz consequências que afetam o desenrolar da história, utilizando a mecânica do Efeito Borboleta (leia mais sobre em A Estranha Vida de Maxine Caulfield). Assim como jogos de mecânicas semelhantes, como Heavy Rain e Life is Strange, o jogo é uma espécie de filme interativo, onde o enredo é intenso e as ações do jogador se resumem à exploração, à interação com o ambiente e outros personagens e às tomada de decisões.

O jogo é ambientado na Colúmbia Britânica, uma das dez províncias do Canadá, país que não foi escolhido à toa¹. Dez amigos se reúnem em um chalé em uma localidade remota para passar férias, mas uma brincadeira de mal gosto resulta na morte das irmãs gêmeas Beth e Hannah. Um ano depois, os oito amigos remanescentes decidem se reencontrar onde tudo aconteceu e tentar superar a perda das irmãs, cujos paradeiros jamais foram descobertos. O que eles não imaginavam era que essa noite viria a se tornar a pior da vida deles.

É complicado dizer exatamente do que se trata a história de Until Dawn sem dar spoilers. Na minha experiência, cheguei a imaginar várias conclusões sobre o que estaria atormentando os amigos no chalé, chegando a acertar parcialmente uma das minhas teorias, mas ainda assim o mistério se manteve pelo jogo até o momento certo de ser revelado. A história do jogo também é bastante afetada pelas decisões de ações e diálogos feita pelo jogador e o sistema Efeito Borboleta de Until Dawn foi muito bem elaborado: é possível terminar o jogo com todos os personagens vivos, assim como também é possível terminar com alguns ou todos eles mortos. O que define o andar da carruagem? As suas escolhas...

O jogo é dividido em 10 episódios e é relativamente curto: eu levei 12 horas para finalizar, até porque passava muito tempo explorando os lugares, mas é possível finalizá-lo em até 9 horas de jogatina. Acompanhem meu gameplay do Episódio 3 abaixo e conheça um pouco mais sobre o jogo:


Misterioso desde o prólogo, o jogo cresce em suspense e mistério da forma adequada e mantém o jogador preso ao enredo o tempo todo, além de cada vez mais ansioso para descobrir o que realmente acontece na montanha. A trilha sonora e os efeitos sonoros do jogo são fantásticos, proporcionando junto ao gameplay momentos de tensão e sustos garantidos. Foi uma experiência muito gratificante para mim e, apesar de ter pegado emprestado, ainda pretendo comprá-lo e experimentar várias decisões diferentes, pois existem resultados diversos que afetam desde uma reação de algum personagem em relação à você quanto afetam as situações de vida ou morte dos personagens. Para quem curte esse tipo de game, é uma excelente pedida!

Agora, Vão jogar!

---


¹ (Possível spoiler) O Canadá foi escolhido devido a um caso de assassinato datado de 1879, o caso do índio Swift Runner, que resultou na primeira execução legal na forca no país. A história do caso, que pode trazer spoilers sobre a lore de Until Dawn, pode ser lida aqui.

* Atualizado em 07/11/2016 às 02:53:06

Until Dawn
Until Dawn

Estúdio: 
Plataforma: PlayStation 4

Compartilhe

pin


Leia também...



2 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


Você acompanha as respostas deste escrito por e-mail.
Você acompanha as tagarelices deste escrito por e-mail.
Você acompanha as novidades do Vão Jogar! por e-mail.

  • avatar de Marvox
    Marvox
    14/10/2016 às 18:31:29   localizacao São Paulo/SP
    Um jogo interessante demais, gostaria de poder jogá-lo. A ideia dele de tentar terminar com todos os personagens me lembra a duologia Obscure.

    Conversando com alguns amigos, me disseram que o jogo parece não estar bem otimizado, e perceberam várias quedas de frames em algumas partes. Procede isso Angela?

    Independente de qualquer problema, é um jogo que eu gostaria bastante de curtir até o final.

    • avatar de sucodelarAngela
      sucodelarAngela
      16/10/2016 às 11:12:10   localizacao São Luís - MA
      Beleza, Marvox?

      Until Dawn é um dos jogos que, graficamente, mais utilizam o potencial do PS4. É possível perceber quedas de framerate, sim, mas nada absurdo, nada que comprometa jogabilidade e/ou imersão do jogador.

      Espero que tenha a oportunidade de joga-lo em breve, vale muito a pena. Abraços!!

    Responda!

Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail

e-mail  

       

Mais tagarelas

saiba a regra para autores do site

Mais butequeiros


Menu

Feeds

Nos acompanhe

Expediente



Vão Jogar! & TMS criados
por Rafael "Tchulanguero" Paes
2008 ~ 2017

rafaelpaes logo

Últimas butecadas

Versão mobile
topo rodapé