logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! Butecada da Vez3DS

Butecada Da Vez - Nº 11: New Super 3DS Color

Uma revisão do portátil? Uma nova versão? Ou simplesmente mais um modo de faturar uma graninha as custas dos jogadores?

autor Rafael "Tchulanguero" Paes   datahora 12/09/2014 às 08:24:59   tagarelices 15

Uma revisão do portátil? Uma nova versão? Ou simplesmente mais um modo de faturar uma graninha as custas dos jogadores?


Se tem uma empresa que sempre está em pauta aqui, ou em qualquer outro canto da internet, é a Nintendo. As vezes por um jogo muito bacana que ela lança, outras por uma novidade que apresenta... mas boa parte das vezes, por conta de suas decisões bizarras, que enfurecem os que gostam dela e dá ainda mais munição para os que defendem a extinção de tão tradicional empresa. E por esses dias não foi diferente, a Big N aprontou mais uma das suas. Como quem não quer nada, anunciou um novo modelo de 3DS, redesenhado, com botões coloridos ao estilo "Super Famicom", o tão pedido segundo "analógico", 3D melhorado e mais poder de processamento para deixar o sistema mais suave. Até este ponto nada demais, já estamos acostumados com isso no mundo dos portáteis, e em menor escala, no mundo dos consoles também. Mas então veio a surpresa: o aclamado RPG de Wii, Xenoblade Chronicles, um dos poucos jogos em que o termo "raro" se aplica verdadeiramente, vai ganhar uma versão para o portátil! Legal né? Mais ou menos, porque ele só irá funcionar no novo modelo! Sim, se você acabou de comprar um 3DS, ou já tem um, e gosta de um bom JRPG, a Nintendo manda um "perdeu playboy" bem na sua cara. Agora fica a duvida se isto irá ser uma tendência, e que cada vez mais jogos exclusivos, principalmente os de peso, sejam lançados somente para o novo modelo, deixando os donos dos antigos na mão, e até mesmo uma paranoia de que isso também seja feito com o Wii U. E nós como antenados que somos, não poderíamos ficar de fora do assunto e dar a nossa opinião sobre, não é mesmo? Então vejamos o que os butequeiros mais descolados da internet videogamamística tem a dizer...

Somari
Somari

A Nintendo tá repetindo a novela. Afinal, isso já aconteceu com o DSi antes. A versão melhorada da primeira geração de console de duas telas teve aproximadamente três jogos lançados exclusivos para ele (em cópia física, ok?). Reclamaram disso? Sim, reclamaram. E acredito que a Nintendo tenha aprendido a lição. Entretanto os jogos lançados para ele são aqueles jogos que não fazem diferença para os jogadores em geral, sendo mais para mostrar o que o DSi podia fazer (no caso, ambos os jogos utilizavam a câmera em seu gameplay). A grande sacada do DSi, porém, foi sua loja virtual. E acho que o New 3DS poderia fazer o mesmo.

Sendo o caso, com processador melhorado e mais funcionalidades, o New 3DS poderia ter uma seção no eShop somente para ele que aí sim seria melhor para o público em geral. Afinal, jogos lançados em mídia física para um modelo específico do 3DS o tornaria um novo console, e com apenas quatro anos no mercado faz com que o portátil da Nintendo esteja muito novinho para ser trocado, visto também a quantidade de jogos que já se tem lançado e pela quantidade de coisa que está para vir, é muita imprudência a Nintendo fazer isso. Ou seja, não se preocupem, pois o New 3DS não vai tomar o lugar de ninguém.

O mesmo vale para o Wii U: mesmo que esteja vendendo abaixo do esperado, a Nintendo não vai fazer uma atualização agora para os donos antigos se ferrarem.

Versões novas de consoles com melhorias não é novidade e isso desde sempre. Seja pela estética ou por funcionalidades, elas já existem há anos e as pessoas compram (ou não) por conveniência. O Famicom AV, Sega CDX, PC Engine Duo, Neo Geo CDZ, e o PSP Go são exemplos disso. Consoles com hardware melhorados, mais funcionalidades ou maior praticidade, mas que não bifurca o mercado para jogos lançados antes e depois do lançamento do novo aparelho. No novo Nintendo, o nome pode até ter um "New", mas ainda será um 3DS.

Em tempo: Nintendo, inaugure uma nova área no eShop exclusivo para New 3DS (e para o Wii U também) com jogos do GameCube, tá!? Vou ficar feliz em poder jogar F-Zero GX, Mario Sunshine e Metroid Prime num portátil. ;)

sucodelarAngela
SucodelarAngela

Olha, esse tema se encaixaria muito bem como uma continuação da Butecada Da Vez - Nº 10: A Preguiça Da Indústria‏ - pra quê quebrar a cabeça pensando em um console realmente diferente, se podemos pegar esse que já existe e fazer umas firulas? Eu não sou a melhor pessoa pra falar da Nintendo, mas como o Somari bem disse ali em cima, ela está se repetindo, fazendo o que já fez com o DSi. E aí eu me pergunto uma coisa: O 3DS é relativamente uma criança ainda, foi lançado só em 2011, será que havia realmente a necessidade de lançar um "novo" portátil? Vamos por partes: botões coloridos old style não são emergência, isso poderia ter esperado algo mais notável da Big N, não? Alguém realmente compraria uma outra versão de seu 3DS por causa disso? I don’t think so...; O Segundo Analógico é compreensível, a Nintendo certamente recebeu várias súplicas por essa adição aos seus consoles, assim como a Sony com seu PSP. Mas ainda assim, foram 6 anos de diferença entre esses dois, sendo o PSP muito bem aproveitado em seu tempo e com melhorias bem mais significativas entre ele e seu sucessor, o Vita; 3D melhorado? Também não acho que se torna um grande chamariz pro novo 3DS, mas melhor processamento sempre é bem vindo.

O que realmente pega mal pra Big N é que ela resolveu lançar exclusivos para seu novo console. Pior ainda por se tratar de Xenoblade Chronicles, já começou com o pé errado? Um port dele para o "antigo" 3DS seria algo tão incompatível para ser descartado? Com certeza, não. É apenas jogada de marketing para alavancar as vendas do novo portátil, algo como a Microsoft pegando [riso histérico]exclusividade temporária de Rise of the Tomb Raider[/riso histérico] pra melhorar as vendas do XOne. Mais uma vez, tome o PSP como exemplo: por mais que houvessem várias versões do portátil da Sony (séries 1000, 2000 e 3000), os jogos eram compatíveis com todos eles, não havia restrição.

Então, qual é a sua Nintendo? Você realmente precisa disso? Acho que não, hein...

Professor João Roberto
Professor João Roberto

E lá vamos nós...

Puxa, Nintendo, odeio quando falam mal de você, mas às vezes não há o que fazer...

Vejamos a seguinte situação: Você está louco para comprar certo portátil em 3 dimensões, mas a grana está curta, principalmente se você levar em consideração os jogos que deseja comprar. Aí vem a empresa que fabrica tal portátil e anuncia um novo modelo do mesmo, com algumas melhorias técnicas. O que você pensa? "Opa! Agora o modelo anterior terá um preço bacana, já que a procura por ele será menor". Ledo engano, jovem aprendiz Padawan, já que o "novo" portátil terá certas especificações que tornarão impossível jogar certos títulos vindouros. Xenoblade? Esqueça, o modelo antigo não rodará... Se ferrou, meu filho!

Sério, já vimos algo assim acontecer, claro que não por atualização de modelo, e sim, por conta das capacidades técnicas de certos jogos, que seriam impossíveis de serem jogados caso o aparelho não tivesse um "upgrade". Me refiro ao Nintendo 64, cujo aparelho não sofreu atualização alguma, mas certos jogos não rodavam sem o Expansion Pak. Será que o "novo" 3DS é tão superior assim ao modelo atual que não há como solucionar esse problema? Posso chamar de problema?

O segundo analógico é fácil de entender, afinal, até um analógico foi vendido separadamente. Botões coloridos? Sério que isso é para mostrar a "novidade" do aparelho? Toda hora sai um modelo de cor diferente. Aliás, a Nintendo é a mais perfeita caça níquel neste quesito, uma vez que todos os seus portáteis são vendidos nas mais diversas cores, sejam modelos simples, sejam edições especiais, como o Game Boy Color com tema Pokémon. Falando nisso, eu gosto muito dos modelos transparentes. Queria um Wii assim...

Na boa, eu acho que daqui a um ano ninguém mais vai falar nisso...

Em tempo, se o modelo anterior não rodará alguns jogos, o que dizer do 2DS?

Tchulanguero
Tchulanguero

Olha, o que a Nintendo não sacaneia os consumidores em conteúdo de jogos, ela sacaneia em hardware. Jogos exclusivos para Game Boy Color, jogos de Game Boy Color com áreas acessadas somente através de um Game Boy Advance, expansões obrigatórias para determinados jogos... tudo isso faz parte da história da empresa. Então quando o anúncio do New 3DS foi feito, eu só consegui pensar que isso é uma "sacanagem previsível". Ela já havia feito exatamente o mesmo com o DSi, a diferença é que antes foi com alguns jogos de menor expressão e agora estão fazendo com um altamente aclamado pelos fãs. Para quem não curte um JRPG que te exige inúmeras horas de jogatina, nada demais, mas com certeza tem muita gente chorando pelos cantos por não poder jogar Xenoblade sem ter que trocar de aparelho. Se isso vai virar padrão nos jogos daqui para frente? Eu sinceramente acho que não. Xenoblade não está rodando muito bem nesse port, mas creio que foi mais uma coisa de "portar rápido", tenho certeza que o jogo poderia ser bem adaptado para a versão antiga sem maiores problemas. E nós sabemos bem, quando a Nintendo quer, ela tira leite de pedra dos seus consoles. Sobre isso alcançar o Wii U, acho mais difícil ainda, uma vez que boa parte dos títulos de grande expressão já estão em desenvolvimento para ele e por mais que o pessoal chore a respeito, o hardware do U não parece ser um gargalo no desenvolvimento dos jogos vindos de Kyoto. O que provavelmente irá acontecer é o anúncio de um modelo sem retrocompatibilidade com o Wii e um HD bem maior do que os atuais 32 Gb, de modo a manter o mesmo preço. Infelizmente a nova versão do portátil provavelmente irá vender horrores, e é por isso que a Nintendo, geração após geração, continua com essas políticas de lançar atualizações desse nível, porque vende.

---

E vocês, o que acham disso? Vão comprar o New 3DS? Ou vão jogar o 3DS na parede em protesto? Se forem jogar na parede, não façam isso... me mandem! Mas aproveitem de qualquer forma e deem a sua opinião! Se quiserem sugerir novos temas para as butecadas, mandem um e-mail para butecada@vaojogar.com.br com as suas sugestões ;)

outras tags: Xenoblade Chronicles e Xeno (Série)

Compartilhe

Pin it


Leia também...



15 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de Fgap10
    Fgap10
    12/09/2014 às 13:44:19   localizacao São Paulo
    Cara, eu, a princípio fiquei muito bravo com essa sacanagem da Big N, porém, depois vi que tem muita coisa no meu 3ds que não joguei, e até jogar eu já vou ter grana pra comprar um new 3ds(e vao lançar o 4ds kk). Não pretendo me desfazer do meu 3ds atual já que é embaixador e fica meio difícil, principalmente pelo sistema de compras da Nintendo. Bem, tomara que se sair o remake do Majoras não saia exclusivo desse new kk

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    15/09/2014 às 12:38:40   localizacao Vespasiano - MG
    @Fgap10

    Eu espero que não saia mais nenhum remake de Zelda pra videogame nenhum por um bom tempo, chega! Rzs... mas não fique muito animado, Super Smash Bros. já veio com algumas funções "capadas" para o modelo atual...

    Responda!
  • avatar de Fgap10
    Fgap10
    15/09/2014 às 13:30:01   localizacao São Paulo
    @Tchulanguero eu como já disse em outro post antes, estou cansado cansado desses remakes, mas o de majoras venho fazendo tanto hype kk ainda não conferi a demo do smash, por que faltou 30 pra dar platinum =( mas não vou pegar a versão do smash pro 3ds, achei muito estranho, melhor pegar a versão "full" no wii U, ja que aqui no brasil as duas vão ter um preço parecido. Bem que a nintendo poderia fazer um cross-buy desse jogo, mas do jeito que a big n é acho difícil kk

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    17/09/2014 às 12:36:30   localizacao Vespasiano - MG
    @Fgap10

    Sim, faria todo sentido. Mas enquanto a Nintendo não acertar esse lance das contas, fica complicado.

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    19/09/2014 às 12:57:40   localizacao São Luís - MA
    Chega de Zelda, gente!

    Responda!
  • avatar de Fgap10
    Fgap10
    19/09/2014 às 13:38:56   localizacao São Paulo
    @sucodelarangela quanto mais zeldas melhor kk

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    19/09/2014 às 13:39:53   localizacao São Luís - MA
    @Fgap10

    Tem muitos e eu ainda nem terminei o Twilight Princess, kkkk

    Responda!
  • avatar de Fgap10
    Fgap10
    19/09/2014 às 14:55:07   localizacao São Paulo
    @sucodelarangela somos dois então kk mas o problema de eu não ter terminado foi que meu único nunchuk querbou ;-;

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    19/09/2014 às 18:27:01   localizacao Vespasiano - MG
    @sucodelarangela

    url imagem: th07.deviantart.net/fs71/PRE/f/2013/150/9/c/skyward_sword_style_zelda_3d_render_by_blitzplum-d675a86.png

    url imagem: media1.gameinformer.com/imagefeed/screenshots/HyruleWarriors/WiiU_HyruleWarriors_char02_E3.jpg

    url imagem: img2.wikia.nocookie.net/__cb20091110193122/zelda/images/a/a3/Princess_Zelda_%28Spirit_Tracks%29.png

    url imagem: img1.wikia.nocookie.net/__cb20140429160358/zelda/it/images/6/67/Zelda.jpg

    url imagem: technobuffalo.com/wp-content/uploads/2014/06/Zelda-Williams-Majoras-Mask.jpg

    NÃO! Hwa hwa hwa

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    19/09/2014 às 19:13:33   localizacao SP
    Se é a Capcom lançando DLC todo mundo mete a bronca até o talinho na empresa, mas a Nintendo dar uma sacaneada dessas povo reclama mas com "dedos". Pô, eu achei isso a maior sacanagem da paróquia!

    Até a parte de expandir processamento pra funcionalidades e mimimimimimi tudo bem, mas jogo exclusivo? Tá, eu não vou jogar Xenoblade no 3DS, então isso em especial não me chateia. O que me preocupa é começar a sair uma penca de exclusivos. Não vou trocar meu 3DS já velhinho de guerra nem a pau. Foi mal aí, Nintendo, não vou cair na sua dessa vez. A não ser que vcs vão em casa buscar o meu e dar o tal do New no lugar com 10 reais de diferença.

    Agora olha que engraçado: se fosse a SEGA, teria surgido um adaptador maluco que aumentaria o poder de processamento (olá 32X, bem vindo à conversa!), mas não precisaria de um novo hardware. E a galera ia chegar na voadora de 3 pernas na empresa, inventar 53680953760937210975409571345 apelidos pro 3ds, pro "adaptador", pro conjunto, etc e tal.

    Eu definitivamente não entendo as pessoas.

    PS: Não é com vcs a bronca, é com outras coisas que ando lendo por aí na Internet, foi só o desabafo mesmo.

    Responda!
  • avatar de helisonbsb
    helisonbsb
    20/09/2014 às 21:38:05
    gostava da época nintendo vs sega...bons tempos,,,era apenas a briga mega drive vs super nintendo, sonic vs mario.....até que com o vacilo da nintendo empurrando a sony para o escanteio e a sony assim criando o seu playstation...acabou definitivamente com a briga sega vs nintendo.....se a nintendo hoje está na merd... é por causa desse vacilo,,,,hoje em dia é sony vs microsoft e a nintendo querendo pegar carona na briga,,,apenas assisti por que não consegue mais dar conta,,ficou com fama de ter jogos menos hardcore da vida... o meu sonho era a nintendo ter se juntado a sega para criar um verdadeiro video game da vida....ai sim haveria uma briga boa com os consoles de hoje,,,,seria bom ver o retorno do dreamcast da sega com a tecnologia de hoje.... valeu!!!!!!!!!!!!!!

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    22/09/2014 às 12:55:51   localizacao São Luís - MA
    @tchulanguero

    url imagem: a.images.blip.tv/GuruLarry-DieZeldaDieFeatNintendobo180.jpg

    @Caduco

    Pode desabafar, a gente deixa! ^_^

    @HelisonBSB

    "retorno do dreamcast da sega com a tecnologia de hoje"
    *_________________*

    Responda!
  • avatar de Fgap10
    Fgap10
    22/09/2014 às 13:34:29   localizacao São Paulo
    @helisonbsb eu não iria querer que esse acordo entre a sony e a nintendo tivesse funcionado, já que esse acordo faria com que TODAS as franquias da nintendo fossem da sony, então ainda bem que não deu kkk

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    26/09/2014 às 12:40:41   localizacao Vespasiano - MG
    @sucodelarangela

    Isso dá justa causa hein, hwa hwa hwa.

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    26/09/2014 às 12:41:44   localizacao São Luís - MA
    @tchulanguero

    Foi mal aí, boss <^^’

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé