logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! Butecada da VezIndústria

Butecada Da Vez - Nº 16: 2015 Foi Adiado E Só Fica Pronto Em 2016

Porque adiar está na moda.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes   datahora 03/04/2015 às 18:10:39   tagarelices 8

Porque adiar está na moda.


No começo do anos nós estávamos todos empolgados, já olhando para o porquinho que estava triste em saber que logo seria quebrado para que o dono pudesse comprar tantos jogos que estavam marcados para esse ano. Até fizemos uma butecada só sobre isso, deem uma olhada. Mas então veio uma empresa e falou que não ia rolar de lançar aquele jogo fodão esse ano porque estava complicado, veio outra e falou a mesma coisa ou com uma desculpa parecida, e outra, e mais outras, até que... afinal, do que estávamos esperando, o que sobrou para 2015? A mudança de arquitetura de PS4 e XOne não era justamente para acelerar o processo de desenvolvimento? Porque diabos Zelda nunca lança na data prometida? Será que as empresas ficaram com dó da gente porque viram que não dariamos conta de comprar tudo esse ano? A resposta para essas perguntas e muito mais, vocês leem logo abaixo, nas palavras dos inconformados butequeiros.

Somari
Somari

A verdade é uma só: eu mandei atrasar até passar a crise financeira no país e eu preciso estar empregado e com dinheiro até lá. Tá, não. Mas bem que eu queria.

Deixando um pouco meu egoísmo de lado, eu sinceramente não sei o que dizer sobre. Os motivos para atrasar são tantos que eu não sei classificar como bom ou ruim. De qualquer forma, eu só posso esperar que a qualidade aumente ainda mais desde a última vez que vimos algo sobre o jogo.

Atraso em jogos não é algo necessariamente ruim, afinal, é um trabalho monstruoso a ser feito e algo pode ter passado de lado. Esse momento geralmente é dado para ser feito polimentos e correções ou até mesmo adições no jogo. Nesse caso, a espera é compensada no final com um jogo de ótima qualidade. Não é a toa que a maioria dos jogos da série Zelda sejam bem aclamados, proporcionalmente a isso, eles quase nunca saem na data prevista.

Já quando o contrário ocorre, ou seja, quando temos jogos grandes com lançamento às pressas e sem esses atrasos técnicos, somos agraciados com jogos como Assassin’s Creed Unity e Sonic Boom - esse segundo, inclusive, teve seu lançamento ADIANTADO.

Já outros, como GTA V de PC ou Watch_Dogs de Wii U, que são ports de jogos já prontos de outras plataformas, não vejo um motivo específico para um atraso tão grande assim. Diferente de Rayman Legends, que a princípio estava planejado somente para Wii U e no meio do caminho perdeu a exclusividade e sua versão original sofreu um atraso enorme, os outros jogos citados ali em cima já estavam prontos e ports já estavam sendo feitos para as outras plataformas. Então, por que será que somente uma das plataformas sofreu tanto? No caso de GTA V ainda não é um prejuízo tão grande, já que muita gente quer jogar e é um jogo -gasp- bom (não acho, mas enfim). Já Watch_Dogs sofreu desde o lançamento e deveria ter sido cancelado para Wii U, sabe, para evitar de culparem a Nintendo por lançar um jogo que ninguém quer numa plataforma onde ninguém gosta desse tipo de jogo.

Enfim, não julguem tão mal os atrasos assim. Eles podem nos evitar de coisas como aquele maldito Sonic de PS3/Xbox 360 e coisas bizarras como jogos que precisam de muitos GBs de patch logo no lançamento.

Ah! E eu prefiro não falar sobre The Last Guardian...

sucodelarAngela
sucodelarAngela

Bem, no meu caso, há três pontos importantes a serem ditos sobre o assunto. Vamos lá:

No caso dos lançamentos que deveriam sair este ano, mas só sairão em 2016, eu não tenho muito o que sofrer. A grande maioria dos jogos que estão aí para ser lançados são para a new-gen, e eu não tenho nenhum console da nova geração, nem pretendo ter ainda esse ano. Não tenho interesse no Xbox One, nem no Wii U (apesar de que, se eu só pudesse escolher entre eles dois, não pegaria o One nem a pau) e, desde que o PS4 foi anunciado, eu criei a meta de aproveitar para comprar jogos mais antigos de PS3 que, sem sombra de dúvidas, estão ficando cada vez mais baratos. Ou seja, ainda tenho muito o que aproveitar! Nesse meio tempo, comprei Dead Space 2 e 3 para completar a coleção, Deus Ex: Human Revolution (jogaço, por sinal), Fallout 3, a trilogia Dragon Age, o primeiro Borderlands e muitos outros, por preços bem camaradas. Pra quê new-gen agora? Deixa que sejam lançados em 2016 mesmo!

Em segundo lugar, acho que as pessoas exageram muito em suas reações em relação a esses atrasos. Tudo bem, você estava super ansioso para aquele Zelda ou Uncharted que sairiam esse ano, mas há um lado bom: os caras continuarão trabalhando no jogo e o deixando mais polido e com menos bugs. Bom, pelo menos é isso que eles nos dizem. É melhor que o jogo venha com atraso, mas com qualidade, do que passarmos por aquilo que muitos passaram com Assassin’s Creed: Unity, por exemplo.

Maaassss... hoje mesmo (02/04) saiu uma notícia de que Quantum Break, exclusivo do Caixa X-Um, poderá ser adiado para 2016 porque, supostamente, o console já tem lançamentos demais para 2015. Putamierda, aí sim eu dou razão para quem se irrita com atrasos. Nesse caso, não é por questões técnicas, como controle de qualidade. É um atraso por pura frescura (claro, se for verdade)!

Tchulanguero
Tchulanguero

Esse ano está complicado hein? Mas sobre essa questão dos atrasos, há de se olhar a coisa sob duas perspectivas.

Uma coisa que é fato: jogos atrasam desde sempre! Isso não é novidade da geração atual, e se vocês derem uma revisitada na história dessa tão novata indústria, vão ver que essa prática de lançar jogo o tempo todo é que é novidade. Não que a pressão antes fosse menor ou não houvessem prazos, mas a informação hoje gera muito mais expectativa. Claro que os motivos são variados, algumas vezes é falta de grana, desavenças dentro da equipe de desenvolvimento, estratégia de mercado... e algumas vezes, realmente é para dar um polimento maior nos jogos. Sim, essa é a desculpa padrão do momento, mas nem sempre é verdade.

Mas esse ano, há um extra que faz com que isso se torne tão incômodo. Principalmente quando falamos de PS4 e XOne, que até agora tem sobrevivido de parcos títulos novos, indies e muitos remakes, a falta de lançamentos de peso para esse ano faz com que todas as grandes promessas fiquem para o terceiro ano dos consoles. Isso só deixa claro algo que eu já tinha chegado a conclusão a muito tempo: o lance da mudança de arquitetura foi pura e simplesmente pressão das desenvolvedoras para facilitar os ports, e só! O desenvolvimento continua caro e demorado como sempre, e esses atrasos todos são só a ficha do pessoal caindo.

Já no lado da Nintendo, que para o bem e para o mal, vive em seu próprio mundo, a situação seria cômica, se não fosse trágica. Vou pegar como exemplo óbvio Zelda mesmo, que é um jogo que eu espero bastante e que gerou um burburinho maior pela internet com seu recente adiamento. Primeiro, Zelda nunca lança na data... sério! Sempre há um atraso, seja por motivos criativos ou comerciais, então por mais que nós estivéssemos empolgados com o lançamento para o fim do ano, a real é que isso era ilusão. Mas quem viu a declaração do Aonuma, falando que eles começaram a ter tantas ideias que não queriam lançar o jogo incompleto, vai perceber que a verdade é, os estúdios da Nintendo estão descobrindo agora o que são jogos em HD, ambientes gigantescos, essas coisas. É hilário e muito, mas muito zoado.

---

E vocês, injuriados com algum atraso? Ou aliviados por não terem que se desfazer de todas as economias de uma só vez? Não deixem de tagarelar a sua opinião! E claro, sugiram novos temas para as butecadas, mandem um e-mail para butecada@vaojogar.com.br com as suas ideias. Até mais e abraço! ;)

Compartilhe

Pin it


Leia também...



8 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de D00d!
    D00d!
    03/04/2015 às 18:37:45
    Mais jogos adiados, menos jogos lançados...

    É assim a indústria dos games atual. Sem contar os altos custos de desenvolvimento dos games, o que faz pequenas e grandes desenvolvedores se voltarem para jogos mais simples de se fazer como os de celulares.

    Eu vejo uma indústria indo pra uma crise.

    Responda!
  • avatar de leandro (leon belmont) the devil summoner
    leandro (leon belmont) the devil summoner
    03/04/2015 às 20:21:36   localizacao Recife-Pe
    eu estou como a Larangela, tenho uma grande lista de games da geração passada a terminar. ter pressa para que?

    Responda!
  • avatar de sergio trajano
    sergio trajano
    04/04/2015 às 08:35:41
    Olá, Ângela e Tchulanguero!
    Talvez a maioria desses atrasos seja realmente para deixar o jogo mais polido, pois está me dando a impressão que as grandes desenvolvedoras estão focando cada vez mais em jogos AAA, e deixando aqueles intermediários para os indie games. Estou gostando muito desse cenário, porque favorece todos os formatos, tanto os mega investimentos quanto outros mais modestos contudo com uma ótima ideia na cabeça.
    Ângela, parabéns pelas recentes aquisições, sobretudo Borderlands e Fallout 3, que foram os que eu joguei. Ambos têm cenários parecidos, embora Fallout 3 tenha um cenário mais chocante porque retrata uma Washington devastada pela guerra nuclear. Fallout é mais focado no texto e nas decisões tomadas pelo jogador, enquanto Borderlands é ação pura. Ambos são ótimos dentro do seu nicho, mas Fallout foi quem mais me absorveu, já que sacrifiquei algumas madrugadas por sua causa (VATS rules hahahaha).
    Até logo!!

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    04/04/2015 às 12:26:37   localizacao São Luís - MA
    @D00d!

    Como eu disse, se tiver crise, o grande lance é aproveitar os jogos da geração passada e esperar a maré acalmar.

    @Leon Belmont

    DAT! o/

    @Sergio Trajano

    Assim esperamos! De qualquer forma, só comprarei um new-gen quando Uncharted 4 sair, então só em 2016 mesmo.
    E obrigada pelas congratulações! Comprei ambos por sugestão de amigos, mas confesso que F3 já era antigo na lista de compra, não só pela temática, mas também por essa questão dos diálogos e da história. Borderlands eu ainda não joguei, mas também espero gostar, parece ser muito bom, com uma história bacana... mas se tratando de FPS, o grande foco é ação mesmo!

    Abraços!

    Responda!
  • avatar de helisonbsb
    helisonbsb
    05/04/2015 às 20:03:57
    o engraçado é que algumas empresas de games já estão cogitando lançamentos para 2016, 2017 e ainda não chegamos ao fim do ano,,,,filmes e jogos ultimamente está tudo nesse quesito,,,depois do Tsunami o planeta está girando mais rápido por alguns segundos ou milésimos não sei, e isso talvez esteja fluindo no modo turbo da velocidade do ano...o ano está passando rápido demais,,,,daqui a pouco é julho e depois setembro,,,,o fato é que a vida passa rápido demais , ligo o video game e as horas voam,,,,já no trabalho a hora parece que não passa,,,coisas boas se passam rápido demais e as ruins demoram,,,,então acredito que para muitos o fato de esperar é horrível ou tenebroso,,,mas o ano passa rápido demais,,,aproveitem todos os momentos....valeu

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    05/04/2015 às 21:51:49   localizacao SP
    É gente, complicado... pra mim é a maldição da era da informação e do "me me me" (no caso, "me me me" mesmo e não mimimi, onde as pessoas só pensam em si).

    Na boa, danem-se as desculpas que as empresas dão, eu prefiro mil vezes um produto atrasado e entregue com qualidade e sem problemas do que algo feito nas coxas pra todo mundo que é "early adopter" pagar pra ser beta tester e no final ter que esperar N atualizações pra ficar algo jogável.

    O Suma lembrou bem dois jogos com esses problemas...

    Aliás, um jogo que atrasa pq tem mais coisas sendo colocadas é ótimo! Vcs preferem que sejam lançados como DLC e cobrem por isso? Eu não!

    Atrasar lançamento por excesso de títulos lançados é foda, hein? Aí é bem esfarrapado mesmo. Concordo que é legal atrasar 1 semana, 1 mês, 3 meses... por aí... só pra não ter concorrência com títulos de peso, é ruim pras vendas... mas atrasar UM ANO? Afe... tinha que ser coisa pra XIS UM [Sonyntendista Mode ON]... kkkkk

    Tudo isso pq o Zelda atrasou e o Tchula ficou #chateado... eu mereço mesmo... ahuuhahuahauahuahuahuahu

    Chega, fui!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    06/04/2015 às 20:32:32   localizacao Vespasiano - MG
    @sergio trajano

    Não esquece do Somari também! :P

    E cara, eu amo o VATS! S2

    @helisonbsb

    Isso foi... profundo. Rzs...

    @Gamer Caduco

    A sugestão de pauta nem foi minha, eu tenho e-mails para provar! Hwa hwa hwa

    Responda!
  • avatar de sergio trajano
    sergio trajano
    09/04/2015 às 07:54:09   localizacao Recife-PE
    Opa, bom dia gente!

    Tem razão, Tchulanguero, eu passei direto pelo Somari hahahaha
    Devo ter rolado o scroll do mouse enquanto a página carregava e aí vi apenas o post da Ângela e o seu hahaha

    Mil desculpas, Somari! Grande abraço a todos!

    [Hoje o foco será: Steamworld Dig para PS Vita.]

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé