logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! Butecada da VezRetrospectivas

Butecada Da Vez - Nº 22: Esse Ano, Bom Mesmo Foi...

Na última butecada de 2015, relembramos o que mais nos marcou durante o ano... envolvendo jogos, é claro.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes   datahora 18/12/2015 às 13:54:28   tagarelices 10

Na última butecada de 2015, relembramos o que mais nos marcou durante o ano... envolvendo jogos, é claro.


O ano de 2015 foi bem movimentado no mundo dos jogos. Foi o ano de amadurecimento dos novatos PS4 e XOne, diversos jogos excelentes foram lançados, assim como o ano em que diversos clássicos do passado resolveram dar as caras. Aliás, até o que nós já dávamos como perdido resolveu aparecer. E em meio a tantas coisas, nós como meros mortais que adoramos uma listinha de final de ano resolvemos perguntar: para você, qual o melhor acontecimento relacionado a videogames em 2015? Iniciando a rodada, valendo!
 
Angela Caldas
sucodelarAngela
 
Olha, sinceramente, eu ando meio desligada do novo mundo gamístico, estou rejogando uma série de coisas que eu já tinha e, meio que automaticamente, parei de dar umas acompanhadas nas novidades. Mas vou puxar aqui pela memória algumas coisas que vi, principalmente, na E3 desse ano...

Em primeiro lugar, não tenho como não ficar excitada (sim, orgasmicamente mesmo, deal with it) com a chegada de Uncharted 4, principalmente por ser algo que já está "palpável" aos jogadores. Acompanhei a conferência da Sony na E3 desse ano e conferi um pouco da jogabilidade, já havia visto alguns outros vídeos curtos, mas que mostravam mais a questão do visual do jogo mesmo. Então veio a PlayStation Experience 2015 e me mostrou um pouco sobre o sistema de diálogos que teremos no jogo, uma novidade interessante, até mesmo porque o trecho mostrado diz respeito diretamente às aventuras dos jogos anteriores. Além disso, Nathan Drake os gráficos estão realmente lindos, a movimentação facial dos modelos está fodástica e eu não vejo a hora de ver a Elena e ter dinheiro pro PS4 esse jogo nas mãos!
 
Outro exclusivo da Big S (posso?) que me chamou muito a atenção é Horizon Zero Dawn, da Guerilla Games. O jogo traz um mundo pós-apocalíptico, mas com uma pegada pré-histórica no aspecto visual da protagonista e dos cenários. Em contrapartida, traz dinossauros robôs, mermão!!! Não tem como não querer se aventurar em uma dessas!
 
Mas, mais que Horizon Zero Dawn, eu preciso ter na minha vida qualquer coisa sobre Mass Effect: Andromeda. Não é novidade pra vocês que Mass Effect é minha franquia favorita, mas ainda pairam muitas dúvidas e muito medo com o que possa vir do quarto jogo (principal) da franquia. Das poucas coisas que temos certeza é que o jogo não terá relação direta com a saga de Shepard e que o Mako vai voltar restaurado em nome de Jesus com uma física melhorada. No entanto, o trailer mostrado pela EA na E3 mostra um personagem sem rosto (usando a armadura o tempo inteiro), com muita ação e muitos saltos e acrobacias, o que levou muitos fãs a temerem a possibilidade de Mass Effect se tornar um MMO ou algo do gênero (o que eu odiaria). Resta sentar, tomar uma breja e esperar mais notícias e detalhes sobre essa belezinha e, quem sabe, confirmar algumas teorias e desejos pessoais que tenho sobre o futuro da franquia.

Para não me estender muito, deixo aqui algumas menções honrosas: Unravel, NiOh, Recore, Cuphead, Rainbow Six: Siege, Anno 2205, No Man’s Sky, The Last Guardian e, finalmente, mas não menos importante, Deus Ex: Mankind Divided.
 
Rafael Alencar
Kratos Vudu
 
2015 foi (para mim) um ano muito parado em relação a videogames. Joguei pouquíssimos títulos, inclusive passando até meses sem ligar o console. E se normalmente já não sou de ficar ligado no mercado, nessa situação então... No entanto felizmente consegui dedicar um tempo pra acompanhar pelo menos a E3, que é de onde veio a "novidade" mais relevante pra mim: o novo Doom. O anúncio do jogo já havia sido feito no ano anterior, mas somente na E3 deste ano é que um gameplay "inédito" foi mostrado ao público geral, permitindo assim um compartilhamento maior de informações e expectativas.

Eu curto Doom desde criança e fiquei bastante animado com o que foi mostrado na E3, mesmo sabendo que este é um evento movido a hype. Acho que até mesmo se um novo God of War tivesse sido anunciado eu não teria ficado tão empolgado. E o jogo promete algumas mudanças na jogabilidade em relação aos títulos anteriores, assim como também o pessoal da Bethesda tem mostrado uma certa dedicação ao modo multiplayer e ao recurso de construção de mapas. Quanto à campanha principal, o que se acredita é que o jogo se trata mesmo de um reboot, mas sem grandes detalhes de como isso será de fato. A única certeza que eu tenho é que preciso de um novo console ou PC até o dia do lançamento desse jogo! Haha!!

Agora é difícil não mencionar o anúncio do remake de Final Fantasy VII. Eu particularmente não sou um apreciador de jogos RPG, mas levo a crer que esse foi um dos maiores (ou o maior) acontecimento de 2015, até mesmo mais relevante do que o falecimento do Sr. Satoru Iwata, infelizmente. E independente de como o tal do sistema de batalhas do jogo será, o fato é que o conhecimento desse "novo" Final Fantasy fez muita gente chorar de emoção (literalmente).
 
Hugo Couto
Somari

Se fosse há uns 5 anos atrás eu seria bem categórico na minha resposta: Shenmue III. Não que eu não esteja esperando por esse jogo, muito pelo contrário, tô empolgadíssimo! Até dei um berro também quando apresentaram na E3 (ok, foi mais por espanto e surpresa que por hype propriamente dito). Mas a campanha tosca do Kickstarter fez perder um pouco a graça, mas enfim...

Outro jogo que me animou bastante e que também me pegou de surpresa foi The Last Guardian. Outro jogo que o pessoal já dava como morto resolveu dar as caras e me empolgou bastante com o que mostrou. Um cenário enorme e bem desenhado, uma música linda que nem sei se estará no jogo final e o Trico. Esse bichinho é um fofo ♥. Esse jogo já tinha me empolgado bastante desde sua apresentação lááááá de 2009.

Rise of Tomb Raider é outro tipo de jogo que eu gosto e que me empolgou muito. Se o primeiro jogo da série pós reboot já tinha sido sensacional, esse aqui será ainda melhor. Ao menos não deu pra não reparar os cenários amplos e os gráficos lindos. Ah! E a Larinha, claro ♥

E apesar de já ter sido anunciado há mais tempo, agora que saiu gameplay e demos, Cuphead é O jogo. Vocês sabem, eu sou fã incondicional do gênero indie, assim como fã de sidescroller. Eu já tinha dado o jogo como desaparecido, visto que não tinha notícias dele há um bom tempo. Foi uma surpresa fantástica ele aparecer esse ano.

Eu não sei se dá pra citar, já que não trailer sem gameplay pra mim não é bem um trailer de jogo, mas a união de Keiji Inafune e o time de Metroid Prime não deve ser pra fazer algo ruim, né? ReCore parece um jogão, e se a minha imaginação estiver certa, o jogo terá várias jogabilidades e exploração até não aguentar mais. E isso é ótimo! Eu não vou criar tanta expectativa ainda, não sei nada direito sobre o jogo, mas que ele parece um puta jogaço, aaah parece.

Agora, sobre os jogos já lançados esse ano, os maiores destaques ficam por conta de Metal Gear V: The Phanton Pain, da qual já marquei uma jogatina com um amigo no fim do ano. Por parte da Nintendo, temos Xenoblade Chronicles X, Splatoon e Super Mario Maker. Sério, eu preciso jogar essas lindezas que ainda não consegui colocar as mãos! Tenho certeza que preciso de um Wii U o quanto antes...
 
João Roberto
Professor João Roberto

2015, jogos!
 
Apesar de eu ainda não ter entrado na onda da geração atual, tenho acompanhado da maneira que posso. A E3 deste ano trouxe algumas surpresas bem interessantes, como The Last Guardian, um jogo que já tinha virado piada, por conta da demora na produção, bem ao estilo Duke Nukem Forever, mas que promete muito. Aquele vídeo foi incrível.

Esperando The Last Guardian
Outro jogo que me impressionou foi ReCore. Não sei bem o que esperar dele, mas aqueles animais robóticos devem movimentar bem o XOne. E vindo dos criadores de Metroid Prime...

E por falar em animais robóticos, teve também a conferencia da Sony mostrando Horizon Zero Down. Se todos os combates seguirem aquele estilo mostrado, o jogo promete...


Este ano tive também alegria e decepção com Battlefield Hardline. Quando soube que a série daria um tempo nas batalhas militares apresentando o dia a dia da polícia, bem ao estilo das séries dos anos 80, fiquei empolgado. Estou jogando o game agora e ele é bom. A divisão em capítulos (que na verdade são missões, ou fases, como queiram) deu um novo ar à série, deixando o jogo bem divertido. Destaque para "as cenas do último capítulo". A decepção vai para a dublagem do Roger Moreira no papel principal. Amador é muito pouco para expressar o que sinto ao ouvi-lo dizer palavrões fora de hora e não conseguir passar o mínimo de competência a sua participação no título. Não entendam mal, o jogo é competente, mas perde muito devido a dublagem...

Agora, a melhor coisa deste ano foi saber que finalmente Shenmue 3 irá sair. Eu quero muito jogar esse game. Espero que valha a pena.

Também gostei do que vi em Final Fantasy 7, embora não seja tão fã assim da série. Gostei do novo modo de batalha, o que me lembrou muito Crisis Core Final Fantasy 7 do PSP. Fora que é bom o jogo ter se afastado do antigo modo de batalha.

E teve Doom. Doom!!! Cara, que vídeo. Não vejo a hora de poder jogá-lo!!!

Pena que não posso dizer muito mais devido ao fato de eu ainda estar jogando os títulos para o Xbox 360, mas isso já me deixou empolgado para jogar Halo 5 Guardians e o futuro Gears of War 4.

2015 foi o ano que me fez virar fã dos jogos de tiro...
 
Rafael Paes
Tchulanguero

De fato, 2015 foi um ano de muitos acontecimentos no mundo dos jogos, desde as inúmeras novidades mostradas durante a E3, até outros acontecimentos mais tristes, como o falecimento de Iwata. Mas diferente da maioria, o mais marcante para mim durante esse ano foi algo mais pessoal, e não, não foram sobre os jogos que joguei, e sim a minha passagem em outubro por São Paulo.

Fiquei por lá pouco mais de uma semana, mas além de ter curtido um pouco de minha terra natal, ter encontrado um monte de gente bacana, algumas as quais eu já conhecia pessoalmente, outras com quem eu me comunicava a anos sem nunca ter visto, o fato é que eu respirei videogames por lá o tempo todo, quase que literalmente.

Primeiro por ter feito a cobertura da BGS 2015 aqui para o site, olhe só, de maneira oficial e tudo mais, onde pude participar da divulgação oficial da personagem Laura de Street Fighter V, pelo extremamente simpático Yoshinori Ono, além de ter experimentado coisas muito legais, como o fodástico Cuphead.

Segundo, por ter ido pela primeira vez a Video Games Live, que foi de longe uma das coisas mais fantásticas e bem produzidas que eu já vi na vida. Eu até entendo que pelo lado financeiro, muita gente não dê conta de encarar o evento sempre, visto que não é nada barato mesmo, mas definitivamente quem fala que só tem graça ir uma vez tem algum problema ou não gosta de game music. E fora que... Laura Intravia, que mulher! <3 (e não, eu não estou exaltando nenhum atributo físico dela).


Enfim, abraços para todos com os quais eu encontrei por lá, Marvox, Mulher misteriosa que pediu para não aparecer nas fotos, Cyber Woo, Lica, Thr2e e todo o pessoal da Porca Flamejante, Game Caduco e o pessoal do Retroplayers... péra, eu disse Gamer Caduco?

Melhor momento de 2015!

---

E para vocês, quais foram os acontecimentos mais marcantes de 2015? Não fiquem acanhados, digam aí nas tagarelices! ;)

Compartilhe

Pin it


Leia também...



10 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de Reginaldo
    Reginaldo
    18/12/2015 às 15:18:40   localizacao Minas Gerais
    Esse ano eu joguei The Last Of us,e para mim foi um jogo marcante.É claro que teve muitos bons jogos,mais é o que mais queria jogar,e conseguir comprar o ps3 e o jogo The Last Of Us que no Brasil o preço é de furar os olhos!

    • avatar de sucodelarangela
      sucodelarangela
      23/12/2015 às 13:21:30   localizacao São Luís - MA
      The Last of Us é vida. Um dos meus jogos favoritos! Jogue a DLC também, Left Behind, é muito boa!

    Responda!
  • avatar de leandro (leon belmont) the devil summoner
    leandro (leon belmont) the devil summoner
    18/12/2015 às 16:32:08   localizacao Recife-Pe
    Se for de como foi o ano.... me @#$/!! O ano inteiro. Em questão de jogos, acho do fato de eu ter zerado o tal FFVII meses atrás. Agora posso critica-lo caso me perguntarem, mas ainda é um bom jogo. O anúncio do remake pegou o mundo de surpresa, mas sem data de lançamento... ainda não pode se afirmar nada.

    • avatar de sucodelarangela
      sucodelarangela
      23/12/2015 às 13:22:14   localizacao São Luís - MA
      Sem data de lançamento e sendo em capítulos, né? Não curto FFVII, mas o remake tá ficando bem bonito, admito.
    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      27/12/2015 às 02:33:34   localizacao Vespasiano - MG
      Sem zoeira, eu acho FF VII legal, o que estraga para mim são as batalhas aleatórias e necessidade de ficar subindo de nível o tempo todo. Também não tenho saco para aquelas maluquices de pegar Chocobo Dourado e Knights Of The Round.

    Responda!
  • avatar de helisonbsb
    helisonbsb
    23/12/2015 às 13:03:24
    feliz natal a todos e muitos games de vida!!!! atualmente me rendi a Rise of the Tomb Raider, mk e Metal Gear Solid V: The Phantom Pain !!!! show de bola ... é o que está me cativando no momento,,,,jogando muito no xbox do meu sobrinho,,, tá parecendo locadora de antigamente!!!! bons tempos!!!! e clássicos como re3 nemesis no bom e velho PC da vida!!!! valeu

    • avatar de sucodelarangela
      sucodelarangela
      23/12/2015 às 13:23:00   localizacao São Luís - MA
      Feliz Natal pra você também, Helison!

      Inveja de você já ter jogado o Rise of... eu tenho que esperar sair pra PS4. E tenho que esperar ter dinheiro pra comprar um PS4 ainda, huahuahua!

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    23/12/2015 às 18:44:19   localizacao SP
    Esse Ano, Bom Mesmo Foi...casar!
    Beijos!

    Tá, teve outras coisas boas...
    Lua de Mel! \o/

    OK, ok, no mundo gay místico...

    Street Fighter V: TOP, experimentado e ganhou o selo "dedão Caduco de qualidade"!
    Cuphead e Rise of the Tomb Raider: Idem!
    Horizon Zero Dawn: parece muito bom, system seller!
    Unravel, Mario & Luigi: Paper Jam, Doom,

    CAZZO, mais fácil ver meu post da E3...

    Ah, jogar Pump depois de tantos anos foi bom demais! Que bom que tá filmado! \o/
    Pena que focou na tela bem na hora que errei, e pensar que eu tirava S nisso daí de olhos fechados...
    E vc disse "Game Caduco", não "Gamer Caduco", respondendo sua pergunta, Tchulangueiro!

    Jogar futebol em estádio oficial conta como grande momento de 2015?

    Chega! Fui!

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      27/12/2015 às 02:36:23   localizacao Vespasiano - MG
      Hwa hwa hwa, tá certo!

      Cara, não, isso é o inevitável sotaque mineiro mesmo... o "R" é pronunciado bem diferente do paulistano, tem hora que parece que não sai mesmo, ainda mais em gravação.

      Ué, você jogou o que lá? International Super Star Soccer Deluxe? Se for, conta :P

    Responda!
  • 2015 foi também um ano bem pedinte: kickstarter usado pra caramba, pré vendas...

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé