logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! EspecialDreamcast VS PlayStation 2

Dreamcast VS Playstation 2 (Terceira Parte)

A batalha continua, mas como nem só de imagem vivem os vídeogames, vamos ver como o console da Sony começa a não ficar mais tão superior quanto parece.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes   datahora 24/03/2008 às 23:06:08   tagarelices 4

A batalha continua, mas como nem só de imagem vivem os vídeogames, vamos ver como o console da Sony começa a não ficar mais tão superior quanto parece.


ATENÇÃO: eu sei que você chegou aqui doido para ler mais uma comparação nostálgica entre dois grandes consoles da sexta geração, mas deixa eu dizer algo antes. Este é um texto que foi escrito em 2008, faça as contas de quantos anos se passaram. Pois é, naquela época eu pensava diferente e escrevia muito pior, então bobagens foram ditas, o que eu até tentei remediar um pouco na parte intitulada "Considerações Póstumas". Então fiquem a vontade para ler e comentar, mas tenham esta informação em mente. Agradecemos muito que este texto tenham lhes trazido para o nosso humilde buteco, mas nós temos muitas outras coisas a oferecer, esperamos que aproveitem. ;-)

Primeira Parte
Segunda Parte
Terceira Parte
Quarta Parte
Última Parte
Considerações Póstumas

SOM: Tá aqui uma coisa que pelos menos pra mim é muito mais importante que os gráficos. Cara, som é tudo. É igual fazer sexo no escuro, o treco é bom do mesmo jeito e você nem tá vendo nada. Um jogo dublado é muito mais emocionante do que um com gráficos ao máximo mas sem vozes. E nisso (qualidade do som) o Dreamcast se equipara e em muitos casos até supera o PlayStation 2. Vamos pelos números: o Dreamcast possui um processador de som da Yamaha de 64 canais de 45 MHz e 2 Mb de RAM enquanto o PlayStation 2 tem suporte a fontes ADPCM, tem 48 canais com capacidade de processar múltiplos canais digitais independentes com 2 Mb de RAM. No entanto na prática, veremos que a qualidade de som vai variar muito de jogo para jogo, sendo que normalmente os de Dreamcast tem uma qualidade superior. Vantagem apertada, mas ponto para o DC.

CONTROLE: Outro ponto importantíssimo em um console. O Dreamcast tem um controle que em um primeiro momento causa uma certa desconfiança, lembrando um pouco o controle do Nintendo 64 pelo tamanho. Na verdade ele é baseado no controle analógico do Sega Saturn e embora pareça desconfortável, não o é. Ele não é pesado, tem um bom analógico e direcional, os botões estão dispostos de uma maneira bem tradicional e confortável (destaque para os gatilhos na parte de cima, L e R, que tem função analógica com 255 níveis de pressão). O fio sai para o lado do jogador, mas há um encaixe na parte de baixo para prende-lo para a frente. No centro do controle fica o encaixe para o VMU (depois eu falo melhor dessa budeguinha inovadora) e para o Jump Pak, dando a função rumble ao controle. Mesmo com ambos os acessórios, o peso ainda fica em um nível satisfatório. Na minha opinião, o único porém no controle do Dreamcast é a falta de botões. Ele deveria ter mais dois botões no conjunto XYBA assim como acontecia no Saturn. Juntando isso aos gatilhos analógicos, ele teria ficado perfeito.

Controle Analógico Sega Saturn
Pra quem não conhece, eis o controle analógico do Sega Saturn

O controle do PlayStation 2 é praticamente o mesmo modelo Dual Shock do PSX (que sempre lembrando, foi projetado pela Nintendo) com a diferença que agora todos os botões de jogo são analógicos (com três níveis de pressão). Já inclui a função rumble, tem dois analógicos e oito botões de jogo, o tornando muito versátil e adaptável a maioria dos jogos. É um excelente controle, mas acho que a Sony poderia ter dado uma inovada.

Controle Dual Shock PlayStation 2
A Sony sempre na mesmice. Pelo menos o controle é bom.

Aqui vai mais uma questão de gosto, pois ambos os controles são bons. Eu particularmente fico com o do DC pelo quesito inovação, mas criticamente falando aqui não há vencedores. Empate.

Por enquanto vou ficar por aqui. No próximo texto irei falar sobre o que realmente move os videogames: os jogos. E como o assunto merece atenção, melhor dedicar mais tempo (e espaço) para eles. Então, até mais.

* Revisado em 05/12/2016 às 18:59:59

outras tags: Dreamcast e PlayStation 2

Compartilhe

Pin it


Leia também...



4 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de Anthony M Collucci
    Anthony M Collucci
    27/03/2008 às 16:00:30   localizacao Vespacity
    É Rafael, mas acho o controle do PSX e PS2 muito bons, e inovação as vezes atrapalha... vale lembrar o controle do N64, que particularmente eu detesto... Mas legal mesmo o console do Saturn.. eu nem conhecia ele..

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    27/03/2008 às 16:31:24   localizacao Vespasiano - MG
    Anthony, também não sou fã do controle do N64 apesar de ele ser interessante é bem incomodo. Mas veja, a Sony não mudou absolutamente nada, nem o design. A Nintendo, Sega e até a Microsoft sempre mudaram o controle e geralmente o resultado foi bom. Imagine se ao fazer o controle do Snes a Nintendo não tivesse inventado os botões de ombro (L e R) tão utilizados hoje em dia?

    Responda!
  • avatar de mateus
    mateus
    07/11/2010 às 19:56:13
    muito bem escrito esses artigos, thulangero !!

    nem sei se vc vai responder... pelo tempo que esse artigo foi escrito né !

    mas quem foi que inventou os botoes de ombro primeiro ?? nintendo ou sega ?

    por que eu lembro que o mega-drive também tem os botãos de ombro, eu tinha um controle assim ... mas não servi pra nenhum jogo, ainda nem sei pra que serve , no mega-drive

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    07/11/2010 às 22:48:32   localizacao Vespasiano - MG
    @mateus

    Aqui tem nada de escrito antigo não, fica a vontade camarada.

    Os botões de ombro são cria da Nintendo para o Super Nintendo. Aliás, uma boa parte do que existe nos controles atuais é criação dela.

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé