logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! DegustaçãoLollipop Chainsaw

Entre pirulitos e motosserras

Análise de Lollipop Chainsaw - Acredite: Lollipop Chainsaw é uma das coisas mais piradas que qualquer um já jogou!

autor João Roberto   datahora 17/02/2017 às 15:24:38   tagarelices 2

Acredite: Lollipop Chainsaw é uma das coisas mais piradas que qualquer um já jogou!


Quando eu vi o jogo Lollipop Chainsaw pela primeira vez, pensei: "Meh, deve ser um jogo qualquer!". Mas um jogo qualquer tem hordas de zumbis te atacando? Um jogo qualquer tem como personagem principal uma colegial líder de torcida que carrega consigo uma motosserra? Um jogo qualquer te faz pensar a todo instante "Mas que droga está acontecendo com esse jogo pirado?". Pois é...

Lollipop Chainsaw

​Lollipop! Nome legal... peraí! Pirulito?!

O mundo onde se passa o jogo é um lugar infestado por zumbis que já estão lá há tanto tempo que passaram a fazer parte do dia a dia, algo corriqueiro. As pessoas têm medo deles, os evitam e até correm como crianças assustadas, mas ainda é tudo muito comum. Nesse meio há uma família de corajosos caçadores de zumbis, família esta de onde vem a protagonista do game, Juliet Starling. Juliet é uma adolescente líder de torcida da escola San Romero, da cidade homônima. A história começa no dia do aniversário de Juliet, que combina de se encontrar com seu namorado Nick Carlyle na escola, mas ela se atrasa e pensa que nada pode ser pior do que isso. Mal sabe ela. Quando chega à escola, descobre que houve um ataque zumbi e toda escola foi destruída por eles. Em dado momento, ela está para ser atacada por um morto-vivo quando Nick, seu namorado, derruba o zumbi e a salva. O problema é que ele é mordido e vai morrer. Prestes a se tornar um zumbi, Nick se despede de sua amada quando esta tem uma ideia genial que pode salvar sua vida: Ela decapita seu namorado, usa magia negra para evitar que ele morra e o carrega preso junto ao seu cinto como um chaveiro.

A ideia, apesar de maluca, funciona, já que o vírus não chegou à sua cabeça e, assim, ele mantém sua consciência. A partir daí, as conversas entre os dois são as mais insanas: "Você mordeu a minha bunda!" "Er... Desculpe!"; "Matar gente é tão legal quando todos são zumbis!". E a menina acha o máximo ter um namorado sem corpo, assim como suas irmãs, que também acham isso o máximo.

O jogo em si é um hack n’ slash como qualquer outro, onde hordas de inimigos atacam constantemente e você deve derrotá-los para seguir em frente. Quando Juliet sofre algum dano é possível se recuperar chupando um pirulito, daí o nome do jogo Lollipop, pirulito em inglês. E o favorito dela é de morango. A outra parte do nome vem da motosserra que carrega consigo, em inglês, Chainsaw. Lollipop Chainsaw.

Armas, habilidades e zumbis...

Juliet Starling
"Dá pra não olhar embaixo da minha saia?"

Juliet é destemida ao extremo. Vinda de uma família de caçadores de zumbis, seu espelho é seu pai, o maior dos caçadores de zumbi. Com isso, ela usa ataques físicos contra os zumbis, que os deixa atordoados, chamados "ataques com pompons", afinal, ela é uma cheerleader e como tal, ela usa pompons. Uma vez que os zumbis estão atordoados, e só usar a motosserra para decepar suas cabeças e partir para o próximo. Nos já citados quiosques espalhados nas fases é possível comprar novas habilidades, diferentes combos. Além disso, é aniversário de Juliet e os membros de sua família aparecem na história lhe dando presentes, que são upgrades para sua motosserra, que a transformam em uma metralhadora (!) ou uma arma que arremessa a cabeça de seu namorado nos zumbis (What!?). Ah, ela também ataca zumbis com ataque de pole dance!

​Nick, seu namorado sem corpo, também tem habilidades a serem usadas na luta contra mortos-vivos. Apesar de ser apenas uma cabeça, em certos momentos surgem zumbis sem cabeça que servem de corpo para Nick. Quando ele usa um corpo de zumbi há uma sequência de Quick Time Events, ou QTEs, e ele até dança nesses momentos.

Este é Nick, ou o que sobrou dele...

Nos quiosques que encontramos pelas fases, além de comprar novas habilidades e pirulitos, é possível também comprar novas roupas para a menina, novas faixas musicais para ouvir na playlist e até artes conceituais que servem de decoração para o quarto dela.

E não é apenas a dupla de heróis que esbanja habilidades especiais durante o jogo, os zumbis também são especiais. Logo no início vemos na escola San Romero alunos zumbificados. Eles atacam normalmente, agarram e mordem, mas conforme o jogo avança, novos tipos de zumbis vão aparecendo, como jogadores de baseball, que te atacam com tacos ou arremessando bolas. Há jogadores de Basquete e até jogadores de futebol americano. Há até zumbis dançarinos que te atacam com passos de dança e cheerleaders que atacam com coreografias!

A história do jogo...

Logo no início sabemos que há uma ataque zumbi que dizima a escola onde Juliet estuda, mas logo é fica esclarecido que um aluno da sala de Juliet chamado Swan, um aluno gótico, foi transformado em zumbi. Surge na história o Morikawa, mestre de Juliet que tem um certo "magnetismo" pelos seios da menina, e esclarece que há 3 dimensões diferentes entre si: O Mundo Indescritível, o Mundo Apodrecido e a Terra.

Esses mundos são separados por barreiras invisíveis, mas a barreira que separa a Terra do Mundo Apodrecido foi quebrada e uma névoa apodrecida invadiu nosso planeta. Os seres humanos que inalaram essa névoa foram transformados em zumbis. Isso aconteceu há mais de 40 anos.

Swan
Swan

Acontece que Swan, o garoto zumbi gótico, leu um livro capaz de invocar 5 demônios zumbis para destruir a cidade e depois disso, o mundo e cabe à Juliet derrotar esses demônios, chamados de adoradores das trevas no game.

Referências mil... quem fez esse jogo mesmo?

Lollipop Chainsaw é uma homenagem ao universo dos filmes de zumbis e filmes B, a começar pelo nome da cidade, San Romero, referência a George Romero, o pai dos filmes de zumbi como A noite dos mortos-vivos e Dia dos Mortos.

Outra referência é a motosserra, item do clássico B "O Massacre da serra elétrica" e, mais claramente, Ash Slashy, da trilogia Evil Dead, dirigida por Sam Raimi, que também dirigiu a primeira trilogia do Homem-Aranha nos cinemas. No Brasil, Evil Dead ficou conhecido como Uma noite alucinante, onde Ash, o protagonista, decepa sua própria mão que estava possuída e a substitui por uma motosserra. Há também a série Ash vs Evil Dead, a qual recomendo. Muito boa.

Ash Vs. Evil Dead
Ash em "Ash Vs. Evil Dead".

Em Evil Dead, os demônios surgem após Ash ler as páginas do Livro dos Mortos, o Necromicon. No jogo, Swan lê um livro para trazer os demônios zumbis. Apesar de vários filmes usarem desse expediente, essa é outra referência.

E os demônios zumbis são totalmente estranhos, todos ligados ao rock, como vocalista Punk Zed. Há também um baterista e até uma zumbi hippie que ataca com uma colheitadeira!

Zed
Zed

Toda essa loucura vem da Grasshopper, empresa capitaneada por Goichi Suda, ou Suda 51, mente por trás de games como Killer is Dead, Killer 7 e No More Heroes. Quem conhece sabe o que esperar, afinal, só poderia sair dele a ideia e fazer um "Mega Chickenzilla", um monstro que mistura um ônibus escolar com uma galinha!

Mas o que você achou do jogo, João?

Quando eu comecei a jogar Lollipop Chainsaw, eu estava procurando um jogo que não exigisse muito, pois eu queria apenas relaxar e me divertir, e nesse quesito, o game é sensacional. Não espere por uma história muito elaborada, afinal, todos os jogos do gênero têm apenas uma história pano de fundo que serve de motivo para estraçalhar os inimigos. Mas são os detalhes que prendem o jogador, pois são tantas as maneiras de se derrotar os zumbis que ele não se torna cansativo. Os chefes são um caso à parte, pois são tão diferentes entre si, que chegam a causar espanto.

Juliet Starling
"Estava pensando em como eles conseguem fazer todas essas maluquices..."

E o jogo tem personagens ímpares, como um garoto zumbi que ataca uma garota zumbi só porque esta não quis namorar com ele, ou a professora zumbi que detesta que os alunos cheguem atrasados ou mesmo os alunos zumbis que se irritam por serem atrapalhados durante uma prova de matemática. Tem até fases em um fliperama!

Então...

Se vocês querem um bom jogo de ação, divertido ao extremo e ainda por cima, gosta de fatiar zumbis das maneiras mais distintas, Lollipop Chainsaw é o seu jogo, por isso, peguem seus games, peguem suas motosserras e Vão Jogar!

Lollipop Chainsaw
Lollipop Chainsaw

* * * * *  Lollipop Chainsaw é um excelente jogo de ação, divertido do início ao fim e que alia bons gráficos e boa jogabilidade a uma história que, apesar de não ser "A" história, é condizente com o universo do game.
Avaliado no Xbox 360
(entenda o nosso sistema de notas)


Estúdio: 
Plataformas: PlayStation 3 e Xbox 360
5

Compartilhe

Pin it


Leia também...



2 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de helisonbsb
    helisonbsb
    21/02/2017 às 00:35:55
    Gosto muito dos filmes e séries citados acima...bons tempos de ¨Uma noite Alucinante¨...a última vez que eu vi foi na BAND!!!! Lollipop Chainsaw aborda a sensualidade de uma forma humorística, boa jogabilidade e bons gráficos para a época...é pegar, detonar e curtir o pancadão sonoro...destaque para a motoserra e onde ela cosegue serrar sem nenhum remorso sobre as partes intimas dos zumbis...engraçado!!!jogo doido e cheio de referências comicas...tanto de filmes, tanto de jogos de antigamente!!!!jogo sexy, divertido e meio doido!!!! valeu!!!!

    Responda!
  • avatar de sonya
    sonya
    03/03/2017 às 15:18:14
    jogo engraçado!

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé