logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! EsculachoINXS: Make My Video

Make My Vídeo: INXS

Análise de INXS: Make My Video - Mas que droga é essa?

autor João Roberto   datahora 17/01/2014 às 12:44:54   tagarelices 9

Mas que droga é essa?


De tempos em tempos, os tiozões sem imaginação passam por uma onda de nostalgia e tentam relembrar décadas passadas, como se fossem anos melhores e mais criativos. É a tal onda oitentista, em que nomes como Kid Vinil conseguem manter-se em evidência. Por isso que vemos tantas pessoas que deveriam estar aposentadas e passando seus últimos dias no asilo Arkham ainda sendo citadas na TV, Net e tudo o mais - vide Sérgio Mallandro e Gretchen (Cara, vocês não morrem?).

Gretchen x Valdemort

E ainda existem aqueles que dizem que o entretenimento de antes era melhor, que tudo hoje é vulgar, baixo e por aí vai (alguém aí já ouviu falar das "Chacretes"? De que época era mesmo?). Teve até o Ultraje a Rigor gravando música falando da situação (ainda atual) da música: "Baixaria, dor de corno e bunda pra todo lado!"


O legal é que o mesmo Ultrage a Rigor fez sucesso com músicas como "Pelado" e "Sexo", e os anos 80 tiveram ainda nomes como Dr. Silvana e Cia. assista aí:


Com essa onda nostálgica, vemos muitos jovens nas ruas trajando camisetas de bandas como Guns n’ Roses, Metallica e outras. No meio da salada que foram os anos 80 e 90, temos uma banda que, apesar de ter algumas músicas boas, ninguém se lembra dela. Que banda é essa? INXS...

Inéquisses?! - Isso é uma banda? Nunca ouvi falar...

O INXS (leia In Excess) era uma banda australiana que começou na década de 70 como The Fariss Brothers, mas trocou o nome para INXS nos anos 80 e teve músicas de sucesso, como "New Sensation" e "By My Side".

New Sensation

By My Side

A banda tocou no Brasil em duas oportunidades. A primeira foi no Rock in Rio II, em 1991 (que ainda era no Rio, antes de pirarem e termos "Rock in Rio Madrid!!"), e em 1994, quando se apresentaram em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

Em 1997, seu vocalista, Michael Hutchence, foi encontrado morto em um quarto de hotel, provavelmente vítima de suicídio, mas dizem as más línguas que ele era praticante de asfixiofilia. Asfixi o quê?

Sheldon
Dr. Cooper Sabe...

A banda continuou com outros vocalistas e lançou novos álbuns até que em 2012 foi decretado seu fim.

Apesar das possíveis versões para a morte de Michael Hutchence, a verdade é que ele morreu de depressão, pois anos antes foi lançado o jogo (se é que pode ser chamado assim) chamado Make My Video: INXS, para o Sega CD.

Genesis Does What Nintendon´t... Ainda bem!

Como todos já sabem, o Sega CD foi um periférico lançado para ser acoplado ao Mega Drive com o fim de ferrar com a vida do jogador proporcionar novas experiências aos jogadores, aí alguém teve a ideia brilhante de enfiar vídeos com atores reais e tudo o mais. Com isso temos jogos como Double Switch e Night Trap. Mas além destes (e muitos outros), também foram lançados os jogos Make My Video: C&C Music Factory, Make My Video: Kris Kross (Quem?), Make My Video: Marky Mark and the Funky Bunch e Make My Video: INXS.

Tah, entendi. Mas o que é esse tal de Make My Video?

Make My Video: Inxs

Make My Video é, supostamente, um game em que você pode editar os clipes contidos no disco inserindo efeitos, cortar partes, mudar o esquema de cores. Enfim, você é o editor e pode fazer tudo o que tiver vontade dentro do muito limitado sistema do jogo, o que não é muita coisa. E não pense que você pode criar coisas doidas que a imaginação permite, pois o Sega CD não permite...

Tudo começa em um bar, onde duas garotas estão jogando sinuca. Aí, do nada, chega alguém com uma fita VHS (alguém aí lembra o que é isso?) e faz um "desafio". Bem, é mais ou menos isso. Você tem a disposição três clipes da banda - Heaven Sent, Baby Don´t Cry e Not Enough Time - e tem que editá-las para as garotas assistirem. É aí que a coisa entorta.

Sinuca

Para realizar o seu "trabalho" você tem algumas opções como cortar, dar slow oudeixar as imagens separadas em cores RGB (red, green e blue). Na tela, cada clipe é dividido em 3 pequenas telas que passam imagens diferentes e cada uma delas é selecionada pelos botões A, B e C, e as opções de edição são realizadas com o direcional.

Tela de edição
É nessa tela que você edita as músicas

Aqui cabe um comentário. Ao editar o vídeo, você pode assistir o que você fez em seguida, mas eis que surge uma telinha diminuta, com quase 1/3 do total tela da TV. Eu ligo meu Sega CD em uma TV de 29", que para o Mega Drive é um bom tamanho, mas para o add-on é um sofrimento, pois a resolução cai demais e fica tudo muito feio. Lendo o manual do Sega CD, lá existe o aconselhamento para usarmos uma TV pequena. Então, para termos uma boa definição é preferível utilizar uma TV de 14", mas que tamanho ficaria a telinha de 1/3 do tamanho total? Eu tenho uma TV dessas aqui em casa, mas por um problema com a entrada RF, só consigo conectar os cabos AV e por isso não consigo ligar o Sega CD para saber como ficaria...

Manual
Taí o manual pra não deixar eu mentir...

O negócio nem é esse. O caso é que o game é muito ruim e eu nem sei se posso chamá-lo de game. Fora que tem dois dos personagens mais idiotas que eu já vi na vida, Ted e Gomez, que mais parecem clones mal feitos do Beavis and Butt-Head. Tem até o "huh, huh" antes de cada frase. Cretinos! Existem outros personagens que vão aparecendo com toda a maestria teatral do antigo Cine Trash das tardes da TV Bandeirantes nos anos 90, mas são tão incríveis quanto a dupla Ted e Gomez e não acrescentam nada ao game. Não é, Poindexter?

Heaven Sent
Você é bobo ou quer 1 Real?

Na tela de opções para escolher as músicas a serem editadas existe a opção "Ted and Gomez´s choice" que nada mais é que a função aleatória, sem nada de especial.

Então... ?

Pois é! O Sega CD foi uma experiência diferenciada no mundo dos games mesmo, pena que nem todas foram tão legais. É claro que o aparelho teve bons jogos, com Formula One Beyond the Limit, Final Fight CD (com diálogos e tudo), Snatcher (do Hideo Kojima, conhece?), Sylpheed (shooter espacial muito bom) e, é claro, Sonic CD.

O INXS era uma banda bacana, com boas músicas e tal, mas de repente sumiu do grande público, mesmo continuando na ativa, como o que aconteceu com o Nazareth, que chegou a tocar aqui na minha cidade e, acredite, tocar aqui é o fundo do poço, mas ainda assim é lembrada de tempos em tempos, porém, isso não acontece com o INXS, e (acredito que) muito se deve ao "excelente" jogo Make My Video: INXS.

Michael Hutchence ainda deve se revirar no túmulo.

Michael Hutchence
Ih, meu! Morri...

Então? Vocês conhecem o INXS? Gostam? Comentem aí. Enquanto isso, peguem seus controles, escolham algum jogo e Vão jogar!!

* Revisado em 19/12/2016 às 00:16:54

INXS: Make My Video
INXS: Make My Video

Série: Make My Video
Estúdio: 
Plataforma: Sega CD

Compartilhe

Pin it


Leia também...



9 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    19/01/2014 às 15:05:17   localizacao São Luís - MA
    Cara... WTF game is this????

    Primeiramente, aquela imagem da Gretchen é excelente! Rachei aqui!

    Segundamente, "Genesis Does What Nintendon’t", eu tenho certeza que é uma frase muito conhecida pela maioria dos gamers, mas eu não conhecia, ri pra caráleo aqui!

    Agora, esse "jogo" é uma beleza, não? Imagina só editar o clipe em canais RGB e adicionar slow motion, é tudo que eu sempre sonhei ~N

    E, é sério que só tinha 3 clipes? Só 3? Porran...

    Professor, só tenho a te agradecer por apresentar esse jogo ao mundo. Agora vejo que Silent Hill Homecoming não é tão ruim quanto eu achava que era, pois existem jogos como Make My Video: Inéquisses!

    Responda!
  • avatar de D00d!
    D00d!
    19/01/2014 às 16:20:20
    Eu achava que o Sega CD deveria ser o periférico que deveria ter tido mais atenção na época pela parte da SEGA.

    Uma pena que jogos como esse mancharam e até colocam uma propaganda enganosa no Add on. Eu fico pensando se o Sega CD fosse bem sucedido e explorassem a capacidade do CD nele?

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    20/01/2014 às 10:02:58   localizacao Apucarana - PR
    @ Ângela

    Como assim você não conhecia "Genesis Does"?

    Não tem problema, veja isto:


    Mas depois veja este também:


    Make my video é horrível! Nem posso chamá-lo de jogo. Quando comecei a jogar, pensei: "Deve ser legal". Mas era moda na época, colocar pessoas no jogos, o Sega CD está cheio desses jogos, e até o PS1 tem suas aberturas com gente de verdade. Fizeram esse pecado até com Star Wars...

    Homecoming é tão ruim assim?


    @ Dood!

    Cara, o CD teve bons jogos. Caso dessem a devida atenção, ele teria se saído bem melhor. Talvez jogos do 32X pudessem ter saído para ele, como Doom ou Virtua Racing. O problema é que não sabiam mesmo o que fazer com tantos aparelhos ao mesmo tempo...

    O "se". Eu também penso nisso. O CD teria se saído bem melhor, mas a verdade é que deveriam ter abandonado o Mega Drive e se dedicado ao Saturn, mesmo. Caso tivessem se debruçado sobre ele e não lançado tantos periféricos, talvez a situação tivesse sido diferente.

    Mas não dá pra chorar o leite derramado, não é? Pois, do contrário, vou ficar pensando o que teria sido se a Nintendo tivesse lançado o Nintendo 64 CD... :P

    Responda!
  • avatar de Thiago "T-ROK"
    Thiago "T-ROK"
    20/01/2014 às 10:20:32
    Eu conheço levemente o INXS mas não conhecia a "fuça" deles kkkkkk

    Cara, que jogo TRASH! Mas confesso que fiquei curioso no Make My Video C&C Music Factory!=X kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    E tem gente que ainda não entende o pq da Sega ter falido no ramo de hardwares...

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    20/01/2014 às 11:11:08   localizacao São Luís - MA
    @João Roberto

    WTF propagandas are these? Huahuahuahuahuahuahuahuajuahuahuahua
    Cara, que merda...

    Homecoming não é ruim, é até bacaninha, mas o personagem principal é insípido. Sem falar que Silent Hill, ao meu ver, tinha protagonistas que eram pessoas comuns tendo que sobreviver, sem mesmo ter experiência alguma em batalhas ou uso de armas, e isso era foda. O protagonista de Homecoming é um ex-soldado, então o cara manja dos paranauê tudo das armas e táticas. Ficou sem graça...

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    21/01/2014 às 01:47:00   localizacao Vespasiano - MG
    Eu falo que o Sega CD e 32X foram duas merdas que a Sega criou e ninguém acredita, rzs.

    Sobre esse pseudo-jogo, o problema dele é que provavelmente pertence ao grupo de jogos que só servem para mostrar do que o Sega CD é capaz, então surgem as bombas.

    Mas interessante mesmo assim, ótimo texto professor, abraço!

    Responda!
  • avatar de Somari
    Somari
    22/01/2014 às 22:52:09
    UIASHEIUAHEIAUE ó aí eu fazendo escola! Parabéns pelo escrito, fessô! Acho esses FMV geniais justamente por serem tão WTF assim. Esse, em particular, eu nunca cheguei a jogar, mas já vi falar bastante. Parabéns aí pelo escrito, fessô!

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    30/01/2014 às 21:05:01   localizacao Apucarana - PR
    Pessoal, desculpa a demora pra responder...

    @ T-Rok

    INXS é bacana. Eu ouvi muito, pra mim é do tipo de banda que você fala "cara, já ouvi essa música, mas não sabia que era deles..."

    É verdade, o pessoal não soube mesmo o que fazer com o que tinham em mãos. O melhor seria não fazer nada, esperar o Saturn, mas se "mas se" mudasse alguma coisa...

    @ Ângela

    Você viu? Não parece que era tudo mundo muito amador nessa época? Não consigo imaginar o que tinham na cabeça... Mas "Genesis does" é bacana...

    Eu sei que não é a mesma coisa, mas o que citou sobre Homecoming me pareceu uma variante de Resident Evil...

    @ Tchulanguero

    Hoje eu acredito. De verdade. Mas virou cult, fazer o quê? Eu ainda vou comprar um 32X... :P

    Com esse negócio de mostrar o que o console é capaz de fazer o pessoal sempre mete os pés pela mãos.

    Menos você, Nintendo. Menos você...

    O chato é que tem coisa boa pro aparelho, o que não entendo é não terem lançado Super Street Fighter II pra ele, já que tinha pro Mega Drive. Ficaria bem melhor, talvez pudesse ser o "turbo". Olha o "se" aí de novo...

    @ Dood!

    Olha o "se" aí de novo! kkkkkkkkkkkkkk

    Mas se os jogos de 32X tivessem saído pra ele, talvez fossem melhores...

    @ Somari

    E você acha que eu fiz esse texto por quê?

    Quando li o teu texto sobre o Sega CD, eu estava tentando jogar INXS e me irritando a cada momento. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Valeu, pessoal!

    T+

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    05/02/2014 às 00:42:44   localizacao Vespasiano - MG
    @João Roberto

    É isso mesmo que você falou, virou cult. Mas não tinha como dar certo cara, tinha defeitos e falhas de projeto demais, rzs.

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé