logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! DegustaçãoMario Kart Super Circuit

Mario Kart Super Circuit

Análise de Mario Kart Super Circuit - A primeira vez que pudemos jogar Mario Kart sentados na privada!

autor Rafael "Tchulanguero" Paes   datahora 16/07/2011 às 22:24:50   tagarelices 3

A primeira vez que pudemos jogar Mario Kart sentados na privada!


mario kart super circuit
Se teve uma franquia da Nintendo que deu certo foi Mario Kart. O treco surgiu como um spin-off de Mario lá no Super Nintendo, fez um sucesso danado e garantiu o seu lugar na geração seguinte com Mario Kart 64, que elevava ainda mais a diversão do jogo. Quando lançaram o Game Boy Advance adivinha quem estava lá nos lançamentos?

Com o nome de Mario Kart Super Circuit, a versão para Game Boy Advance trazia todo o clima e diversão da série para a tela do portátil, o que diga-se de passagem foi muito bem feito. O visual ficou uma mistura entre o original do Super Nintendo e o do Nintendo 64, e apesar de não ser perfeito, o hardware do Game Boy Advance fez um bom trabalho. Efeitos de rotação, transparência e zoom estão lá graças ao Mode 7 que aqui é bem mais utilizado que no Super Nintendo, fora a paleta de cores superior.

O som apesar de não ser o ponto forte do GBA é excelente, com músicas bem feitas que não são enjoativas. Os efeitos sonoros também são ótimos e todos os personagens tem voz, apesar de só falarem duas ou três coisas, como quando você acerta alguém com um item e seu personagem comemora. Quando se joga sem fone o som tem um bom volume e atende bem, mas é quase obrigação jogar com eles, algumas músicas abusam do estéreo para efeitos que na caixinha de som não tem como perceber.
sunset wilds

A jogabilidade também seguiu a tendência do visual, unindo as duas versões anteriores, o que pra mim ficou bem melhor, sendo aqui as derrapadas mais precisas do que no Nintendo 64, onde mesmo com o analógico eu sempre apanhei pra fazer as curvas.

A idéia continua a mesma, uma corrida com oito participantes, moedas e itens espalhados pela pista que podem mudar o resultado de uma hora para outra. Nesse ponto o jogo ficou muito mais parecido com a versão do Nintendo 64, os itens vem em cubos no meio da pista e são muito parecidos com o da versão anterior, inclusive e bem-vinda possibilidade de segurar um item como banana ou casco, assim como arremessá-los para trás ou para frente. Os controles funcionam muito bem e apesar do layout dos botões parecer um pouco estranho no começo, logo você se acostuma e nem lembra mais disso.

casco vermelho triplo
As pistas não são muito grandes e complexas como as do Nintendo 64, mas são bem montadas e cheias de atalhos que muitas vezes são essenciais para a vitória, principalmente nas corridas em 150cc, mas não pensem que é só saber onde está o atalho e ter vitória garantida não, muitas exigem que se tenha um cogumelo e uma certa habilidade para se dar bem. Agora uma das maiores sacadas da Nintendo foi ter colocado as pistas da versão do Super Nintendo como brinde para quem conseguir troféu de ouro em todos os campeonatos, e não foram algumas não, eles colocaram TODAS as pistas. O único ponto negativo foi que a maioria acabou ficando mais fácil, pois alguns obstáculos e armadilhas foram retirados, mas não chega a estragar a diversão.

snes rainbow road
E por falar em diversão, nem só dos campeonatos vive o jogo, estão inclusos também o modo time trial, que te permite bater os recordes de tempo das pistas, com direito a fantasma da sua volta e tudo mais, o novo modo de corrida rápida, que permite escolher qualquer pista habilitada para jogar, além de configurações de número de voltas, itens e moedas (dá pra jogar como se fosse um jogo de corrida normal) e claro o modo multiplayer. Na época a Nintendo surpreendeu a todos com a possibilidade de multiplayer com até quatro pessoas e um único cartucho, mas na prática a coisa não funciona muito bem, pois as opções de corrida e personagens é muito limitada, fora que rolam uns loadings enormes, então se quiser jogar com tudo o que tem direito com os amigos, melhor cada um ter o seu próprio cartucho.

mario
Enfim, Super Circuit é um jogão de GBA e apesar de já ter me desfeito do meu a muito tempo junto com o cartuchinho, ainda é um dos meus preferidos. Ele é um pouco mais fácil e menos apelão do que os outros, mas não tem nada melhor do que poder soltar cascos vermelhos em qualquer lugar da casa ou até mesmo fora dela, até hoje eu ainda gosto de dar uma jogada nele, seja no computador ou no celular através de emuladores. Então o que estão esperando? Peguem o seu kart, engatem a primeira e Vão Jogar!

* Revisado em 13/06/2017 às 12:12:20

Mario Kart Super Circuit
Mario Kart Super Circuit

* * * * .  Apesar de ser mais limitado devido ao hardware do Advance e mais fácil que os anteriores, Super Circuit é uma excelente adaptação da série para os portáteis, com bons controles e ótimas pistas, incluindo as do Mario Kart do original.
Avaliado no Game Boy Advance
(entenda o nosso sistema de notas)


Séries: Mario e Mario Kart
Estúdios:  e
Plataformas: 3DS, Game Boy Advance e Wii U
4

Compartilhe

Pin it


Leia também...



3 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • HAhaha Adoro os mario Kart’s da vida! Esse é um dos que eu mais jogo atualmente por causa do Dingoo... eu achei bem legal cara... para um jogo de um portátil ter o lance da rotação e das sombras e tudo mais ficou até bem feito... sem queda de quadros nem nada... nota 9 pra ele ^^

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    10/08/2013 às 01:50:09   localizacao SP
    O MELHOR MARIO KART DE TODOS OS TEMPOS!

    FIM


    Tá, tá... não é o fim! Vc sabe que eu não deixaria um comentário tão curto... huahuahuahuaa

    Concordo de novo com praticamente tudo que vc disse a respeito de som, gráficos e jogabilidade. Pro hardware que o GBA tinha, pra mim o trabalho foi fantástico da Nintendo. Aliás, esse jogo foi o grande responsável por eu ter comprado um GBA e também por eu não ter vendido o aparelho em semanas, já que eu vivia levando surras no SF Alpha 3 de um amigo mas depois surrava ele no MKSC! hauahuuahuha

    O multiplayer dele é sensacional, nada como jogar cada um no seu aparelho e ficar aquela disputa acirrada entre os jogadores, funciona muito bem se todos tiverem os cartuchos e não é tão brochante se nem todos tiverem.

    Cara, esse jogo é um dos que mais me traz nostalgia, não a toa eu acabei comprando um cartucho dele original, já que o que eu tive na época foi o alternativo, evidentemente. Ele já era caro, imagina o original. Daí tinha o lance da bateria morrer e etc. Uma tristeza perder os recordes, as pistas desbloqueadas e tudo mais.

    Ahhhh eu quero jogar esse jogo! VOU JOGAR!

    Abraço

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    10/08/2013 às 13:05:18   localizacao Vespasiano - MG
    @Gamer Caduco

    Essa é a semana de desencavar escrito velho é? Hwa hwa hwa.

    Engraçado que eu tive esse jogo nos meus dois GBA, e ambos eram originais. Atualmente ele sempre está na minha mochila, ideal para aquela jogadinha rápida dentro do ônibus. E apesar de achar ele mais fácil, tirar ranking estrela em todos os campeonatos é foda pra kct... até hoje não conseguir fazer a tela de título anoitecer :(

    O multiplayer dele eu só joguei naquele esquema de um cartucho só pra todo mundo, não gostei muito porque era bem limitado, mas foi uma solução bacana por parte da Nintendo na época.

    Na BGS nós brincamos um pouco com ele ;)

    Abraço!

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé