logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! MatériaMinas Games Festival

Minas Games Festival

Evento sobre jogos em BH? É claro que eu fui!

autor Rafael "Tchulanguero" Paes   datahora 24/06/2015 às 18:26:12   tagarelices 7

Evento sobre jogos em BH? É claro que eu fui!


Não sei se é fato, ou simplesmente falta de informação minha, mas Belo Horizonte não é um lugar que recebe lá muitos eventos exclusivamente relacionados a jogos. Se eu estiver errado por favor me corrijam, porque eu realmente prefiro estar errado a respeito disso. Mas enfim, alguns dias atrás lá na Alvanista, fiquei sabendo que iria rolar o Minas Games Festival, que não fazia ideia da existência, mas hey, essas oportunidades não dá para perder, não é mesmo? O evento rolou entre os dias 18 e 21, lá no Oi Futuro, no alto da Afonso Pena, bairro Mangabeiras, e contou com diversas atrações como workshops, oficinas, game jam, exposições, apresentações musicais e exibição de filmes. Tudo de graça!

Como eu não moro em BH e o evento coincidiu justamente com a semana de E3, que para mim foi uma correria danada, acabei indo apenas no domingo, então entendam, o que falarei aqui só diz respeito a esse dia.

Primeira coisa a dizer: em se tratando de dimensões e público, foi um evento pequeno. Eu não tenho noção de quantas pessoas transitaram por ali, mas obviamente não chega nem perto de eventos maiores como a BGS. Mas isso não foi sinônimo de coisa ruim. Apesar do espaço pequeno as vezes ter ficado um pouco apertado pela quantidade de pessoas, e por vezes um pouco abafado também (felizmente estava um dia mais fresco), no geral eu achei tudo bem organizado, e não presenciei nenhum tumulto ou qualquer tipo de confusão.

Logo na entrada, haviam quatro Xbox, que a princípio eu havia pensado serem todos One, mas pelos jogos deviam ter 360 também. Então quem quisesse dar uma paradinha e jogar, podia experimentar Kinect Sports, Mortal Kombat, PES 2014 e Just Dance (Kinect, não sei qual versão). Obviamente, alguns jogos atraiam mais crianças enquanto outros os marmanjos, e como sempre, o mais engraçado era Just Dance.

Scorpion jogando Mortal Kombat
Inception!

Andando mais um pouco, uma cena que a muitos anos eu não presenciava: um monte de gente em volta de fliperamas! Pois é, colocaram dois por lá, e claro, só tinha gente velha jogando. Eram duas máquinas dessas multijogos, provavelmente rodando um Mame da vida (o que eu achei meio zoado para um evento assim, mas enfim), mas só se via The King Of Fighters e alguma Street Fighter antiga rodando.

Fliperamas

Próximo, havia um pequeno estande dedicado a desenvolvedores indies locais, mas falo sobre eles depois. Uma grande linha do tempo ocupava o fundo do salão, com direito a exposição de vários consoles, dos mais antigos aos mais atuais, todos muito bem conservados. E no fundo, uma área reservada para crianças, onde elas podiam se divertir desenhando, colorindo, rabiscando... essas coisas que nós fazíamos quando pequenos nas paredes de nossos pais.

Linha do tempo

Odyssey

Espaço para crianças

As apresentações de filmes estavam acontecendo no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna, que faz parte do lugar, mas acabei não entrando para ver, cheguei após a distribuição de ingressos e inicio das sessões. E por fim, é claro, um bocado de gente fazendo cosplay dos mais variados personagens, posando para fotos o tempo todo.

Cosplays

Mas o que eu achei mais legal foi o espaço dedicado aos desenvolvedores indies, que eu citei lá em cima. Devido ao espaço reduzido, ao invés de ter vários estandes, cada equipe tinha um tempo determinado para apresentar o seu jogo. Eu pude conferir dois deles.

O primeiro foi Zon, um jogo de ação com foco em sobrevivência, com um visual bem bacana e original, ambientado em um sertão futurista e distópico, baseado na obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos... yeah! A três meses em desenvolvido por quatro estudantes da PUC Minas, para um projeto do curso de Graduação Tecnológica em Jogos Digitais e utilizando a engine Unity, já era possível experimentar uma demo em estágios bem iniciais, então não deu para avaliar muito da jogabilidade. Mas pude testar um pouco das mecânicas básicas, como alguns movimentos especiais para acertar os inimigos, o que gasta uma barra energia e te obriga a ir atrás de água e comida, além de andar pelo cenário, que tem boa parte gerada aleatoriamente, fazendo com que cada pessoa tenha uma experiência diferente. A previsão é que fique pronto em outubro desse ano.

Jessé e Iara
Na foto, Iara, responsável pela arte e Jessé, com quem
eu conversei a maior parte do tempo sobre o jogo.

É tipo a Wasteland brasileira :P

O outro que pude conferir foi Wells, um jogo de tiro com progressão lateral, bem ao estilo do saudoso Sunset Riders, só que com visual steampunk. Apesar da minha pífia desenvoltura com mouse e teclado (havia um problema com o joystick disponível), o jogo está bem divertido, com destaque para as balas que ricocheteiam nas paredes e objetos, dando um toque mais estratégico em alguns momentos. A variedade de armas e ação, incluindo perseguições de moto, fazem com que o jogo não se torne muito repetitivo. Feito pela Tower Up Studios a um ano e meio, com uma equipe de cinco pessoas, o projeto que começou como um TCC e também está sendo desenvolvido em Unity, ganhou o primeiro lugar por voto popular no Festival de Jogos do SBGames 2014, além de ter sido um dos finalistas nacionais na Microsoft Imagine Cup 2015. A previsão de lançamento é para o segundo semestre do ano que vem, a princípio para PC, mas segundo o Diogo e Jadson, que foram os desenvolvedores com quem conversei, a equipe vai tentar levar o jogo para outras plataformas.


Foi bacana ter um evento desses mais próximo de casa, sem ter que pegar um avião para outro estado. Ainda que pequeno, o lugar esteve bem movimentando, o que prova que há público suficiente para este tipo de iniciativa por esses lados, falta só interesse de mais organizadores. Vamos torcer para que aconteça mais vezes.

* Revisado em 11/09/2016 às 01:41:14

outras tags: Wells e Tower Up Studios

Compartilhe

Pin it


Leia também...



7 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    25/06/2015 às 09:47:47   localizacao Fortaleza - CE
    Pô, eu também não sei se é falta de informação minha, mas aqui em Fortaleza também não vejo eventos exclusivos pra jogos. Tem o SANA (goo.gl/cKsqAu), mas o foco é Animes e os jogos estão lá apenas por serem ligados a esse universo de alguma forma.

    Bem bacana esse evento. Gostei do lance da linha do tempo, sempre sou curioso com essas coisas!

    E olha aí o PC de novo... facilitando até no desenvolvimento de jogos! =P

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    25/06/2015 às 20:30:16   localizacao SP
    Cara... eu NUNCA fui a um evento em BH, então acho que é raríssimo! Legal saber que tem um! No próximo eu vou (cof cof)! Vão Visitar!
    Sem confusão? Sem expulsão de Youtuber? Aaahh não tem graça... kkk... Vão Brigar!
    Tinha Fliperamas e vc reclamando que era multijogo? Pô, Tchula, tava bom demais! Pena que enrosca pra sempre em jogos de luta, mas enfim... Vão Lutar!
    Que legal o espaço dos desenvolvedores independentes locais. Todo evento de games deveria ter isso. Sempre! Tem que incentivar! Vão Incentivar!
    Tomara que cresça o evento cada vez mais! Vão Divulgar!
    Preciso parar com isso... Vão Parar!
    ARGH! Chega!

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    26/06/2015 às 08:57:29   localizacao Fortaleza - CE
    @Cadu
    Vão Trocadilhar!

    #Cadu #MestreTrocadilho

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    03/07/2015 às 14:05:41   localizacao São Luís - MA
    Bom, se BH não não recebe muitos eventos de jogos, imagine São Luís. Aqui não recebe nem show que preste, imagine eventos de jogos. Queria que tivesse algo do tipo por aqui, ia ser bem bacana.

    Esse ZoN é tipo o RDR brasileiro? Esse lance de cenários aleatórios eu curto bastante. Agora, uma pergunta: dá pra customizar cenários ou foi impressão minha?

    Esse Wells pareceu bem mais o tipo de jogo que eu pegaria, adorei os cenários e o estilo do jogo! :D

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    06/07/2015 às 18:07:49   localizacao Vespasiano - MG
    @Rafael Alencar

    Essa coisa de jogos em outros eventos, como o FIQ (Feira Internacional de Quadrinhos) também rola aqui, mas não é a mesma coisa. Normalmente colocam alguns jogos velhos lá pra molecada e pronto, nada demais.

    @Gamer Caduco

    Pois é, de famoso lá, só o Tchulanguero, mas o cara é tranqüilo e nem arrumou confusão :P

    Então cara, é aquela coisa né... há certas regras não escritas que é preciso seguir para manter a "seriedade". Pessoalmente não me incomodou, foi mais a nível de "profissionalismo" mesmo.

    E cara, já pensou em procurar ajuda médica? hwa hwa hwa

    @sucodelarangela

    Não, tá mais para um Fallout mesmo, guardadas as devidas proporções. E pelo menos lá não me falaram nada de customização de cenários, de onde tirou isso?

    O Wells é bem bonito mesmo, e lá me falaram que como estão atualizando a engine, a versão final vai ter bem mais efeitos de iluminação e tal.

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    06/07/2015 às 18:23:35   localizacao São Luís - MA
    @Tchulanguero

    Na verdade, é "cenários aleatórios" e não "customizáveis"... sei lá o que se passava na minha cabeça, huahuahua

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    06/07/2015 às 18:52:13   localizacao Vespasiano - MG
    @sucodelarangela

    Dorgas... dorgas pesadas! hwa hwa hwa

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé