logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! Papo LivreResident Evil 7: Biohazard

Mistérios E Teorias De Resident Evil 7

Transformando vinte minutos em vinte horas (ou dias).

autor sucodelarAngela Caldas   datahora 15/07/2016 às 10:52:34   tagarelices 2

Transformando vinte minutos em vinte horas (ou dias).


Spoiler Alert
O seguinte escrito contém spoilers da demo Resident Evil 7: Beginning Hour. You’ve been warned.


Veja também: Vídeo Degustação: Resident Evil 7 - Beginning Hour

Na E3 deste ano, mais precisamente durante a conferência da Sony, a Capcom anunciou oficialmente seu mais novo e ousado projeto para a franquia Resident Evil. Batizado de Resident Evil 7: Biohazard no ocidente (e vice versa para o Japão), a primeira coisa que chamou a atenção foi o fato de o jogo ser em primeira pessoa — algo que não é novidade na série, mas foi utilizada somente em spin-offs — e com total compatibilidade com o PSVR. O vídeo mostrado na conferência pegou a todos de surpresa, pois nada era esperado sobre a série. Além disso, o trailer apresentado em nada lembra qualquer Resident Evil anterior e o título do jogo foi mostrado apenas ao final do trailer. Acompanhem:


Nesse mesmo dia, foi liberado na PSN demo teaser do jogo (apenas para membros Plus), chamado de Beginning Hour. Na demo, seu personagem acorda dentro de uma casa abandonada há muito tempo e, supostamente, assombrada. O objetivo é simples: sair da casa. Ou pelo menos, parecia simples. Cheio de mistérios, a demo teaser que dura, em média, vinte minutos tornou-se obsessão mundial e tem jogadores dedicados até hoje. O motivo? Ninguém conseguiu sair da casa. Aliado ao objetivo supostamente inalcançável da demo, é possível encontrar uma série de itens e informações cujos objetivos até hoje permanecem um mistério. 

O jogador inicia a demo em uma sala de estar e, daí, percorre os poucos cômodos disponíveis da casa, encontrando objetos aqui e ali e interagindo com outros em determinados momentos. É possível encontrar uma fita VHS dentro de um armário e descobrir eventos sinistros que ocorreram na casa e, ao finalizar a fita é possível encontrar e/ou interagir com itens diferentes, caso você tenha agido da maneira correta no VHS, ou seja, suas ações ao controlar o personagem do VHS influenciam o presente. Além disso, suas ações no decorrer da demo podem fazer certos itens aparecerem ou desaparecerem.

Vale ressaltar que a demo começa e termina com cenas de KITCHEN. Para quem não conhece, KITCHEN foi uma tech demo feito pela Capcom e lançada na E3 2015 como parte do marketing do Project Morpheus, hoje nosso conhecido PlayStation VR. KITCHEN revela o destino de Clancy e do anfitrião do show, com eles sendo violentamente atacados por uma mulher de aparência monstruosa, possivelmente possuída. Infelizmente, Kitchen não possui trailer oficial, então vamos ficar devendo essa para vocês...
 
Os Finais

Backdoor: Esse é o final mais óbvio e, muito provavelmente, o primeiro final conseguido pela grande maioria dos jogadores. Para consegui-lo, deve-se ir até a sala dos fundos, coletar a Bolt Cutter, usá-lo para abrir o armário no corredor próximo e pegar o VHS Tape. Após o trecho do VHS, pegue a chave da porta dos fundos e "saia" da casa.

A porta dos fundos

Phone Call: Para conseguir esse final, o roteiro a ser seguido é um pouco diferente, além de que o jogador já precisa ter conhecimento de certos detalhes que só são mostrados durante o trecho do VHS para que se tenha acesso ao Fuse e, então, usá-lo na Fuse Box. Dessa forma, você terá acesso ao sótão da casa, onde encontrará uma sala com um telefone tocando e uma foto de um helicóptero da Umbrella sobre a mesa e a frase "Are they watching us from that helicopter?" escrita na parte de trás da foto. Basta atender o telefone e sair da sala para conseguir o final.

Telefone

Ao se jogar a sequência do final Phone Call, é possível receber até três mensagens diferentes da mulher que está do outro lado da linha. Algumas pessoas chegaram a divulgar que uma determinada sequência de eventos deveria ser obedecida para pegar mensagens diferentes, mas na verdade, não precisa fazer nada diferente. As mensagens são:

"You have the power to choose. But the outcome of that choice may not be what you expect." (Você tem o poder de escolha, mas o resultado dessa escolha pode não ser o que espera.)

"You will have to say goodbye eventually. But will you be ready?" (Você terá que dizer adeus no devido tempo. Será que você estará pronto?)

"Memories hold the truth. Don’t let appearances mislead you." (As memórias contém a verdade. Não deixe as aparências te enganarem.)

Muito tem-se debatido sobre essas mensagens. Seriam elas mensagens da Capcom para os fãs? Seriam elas diretamente ligadas à demo ou ao futuro jogo? A primeira frase poderia se referir à escolha de ações do jogador durante a demo, que podem levar aos dois finais descobertos, mas também poderia ser algo relacionado às várias pesquisas que a Capcom fez com os fãs em 2015 sobre o futuro da franquia.

A segunda frase tem causado certos questionamentos na internet, pois alguns fãs estão se questionando se RE7 seria o último jogo da franquia. Por outro lado, depois de tantas tentativas de descobrir novas opções no jogo, talvez a Capcom apenas esteja dizendo que não tem mais nada a se descobrir na demo e que, talvez, esteja na hora de admitir isso.

Já a terceira frase é a que mais tem mexido com os fãs. Estamos todos certos (sim, me incluo) de que quando o jogo menciona a palavra "memórias", ele está se referindo ao trecho do jogo no VHS e que devemos ficar mais atentos ao que acontece durante essa parte.
 
O vhs

Quando assistimos ao VHS, personificamos o cinegrafista Clancy na companhia de um produtor e um apresentador de um programa de TV, Andre e Pete, respectivamente. Andre conta que a casa pertencia a Jack e Marguerite Baker, desaparecidos há três anos. Existem vários rumores ruins sobre o filho deles, Lucas, a quem Andre se refere como uma "bad seed", uma expressão usada para definir a "ovelha negra da família" ou alguém que está marcado desde o nascimento a fazer o mal ou ser uma má influência para outros. Quando o produtor do show desaparece, Clancy (você) vai procurá-lo. Você o encontra morto, é atacado por alguém desconhecido e a gravação acaba. O jogo volta para o presente, onde você continua sua tentativa de encontrar uma maneira de sair da casa.

Apesar de a Capcom ter afirmado que a demo Beginning Hour não é um recorte do jogo final, acredita-se que ela seja um prólogo do que está por vir. O fato de já termos sido apresentados a duas demos (Kitchen e este agora) de mesmo conteúdo fortalece essa opinião, além do fato de sabermos que o jogo final não será em escala mundial como os anteriores e nem terá personagens heróis, mas pessoas comuns tentando sobreviver em uma mansão na área rural dos EUA.
 
Teoria da Redublagem

A primeira teoria é a de que, provavelmente, teremos que escutar ou falar algo com o uso do headset durante a demo para conseguirmos sair da casa. Algo semelhante ao que temos em P.T. (o playable teaser de Silent Hills #RIP), onde deveríamos falar com a Lisa através do microfone. Segue teoria:


A teoria da redublagem, ou do headset, é fortalecida por mais alguns motivos: Primeiro, o ícone da fita VHS mencionada no vídeo também aparece caso você dê pause no começo da demo, não apenas no começo do VHS. Segundo, se você subir ao 1º andar na fase do VHS, encontrará sobre a mesa um headphone (ou um abafador, ainda não se teve certeza) disponível. Não é possível interagir com ele e, quando saímos da fase do VHS, o item não estará disponível sobre a mesma mesa.

Acredita-se que o headphone/abafador seja um indício, uma pista, de que devemos ajustar os sons do jogo para descobrir novas informações e é fato que o jogo possui frases soltas e sussurros em determinados locais, logo, a teoria não parece ser tão maluca assim. No início da demo, na tela do "Press Any Button", caso você não aperte botão nenhum, é possível escutar uma risada sinistra e uma frase sussurrada, ainda ininteligível, mesmo com a diminuição da velocidade de reprodução e outros efeitos de amplificação...


 
Teoria do Número 7

Outra teoria diz respeito ao número 7, visto em vários lugares e de várias formas durante a demo. Por mais que pareça simples campanha de marketing pelo lançamento do sétimo jogo numerado da franquia, talvez a recorrência do Nº 7 durante o gameplay não seja uma simples coincidência. Talvez haja algo mais por aí...

Logo ao sair da sala de estar no começo da demo, há uma pequena sala abaixo das escadas. Lá o jogador encontra sete bonecas de vudu penduradas no teto. Na mesma sala, temos uma porta para o porão totalmente bloqueada por tábuas de madeira: sete tábuas, no total. No sótão, temos uma porta exatamente igual, então talvez apenas tenham usado modelagens iguais e o número realmente não signifique nada nesse sentido.

Também é possível encontrar o número 7 impresso em algumas caixas ao longo da demo, uma sob a mesa da TV e a outra sobre o armário onde você encontra o VHS. Esses locais não parecem ser uma coincidência, já que estão extremamente próximos de dois dos itens mais importantes do jogo: o VHS e a TV. E, pode não querer dizer nada, mas na cozinha temos um pilha de sete latas.

Recorrência do n° 7
Caixa de papelão com o nº 7, as sete bonecas vudu, as sete tábuas na porta e a pilha com sete latas.

Talvez o mais importante em relação ao número 7 é que, na fase do VHS, enquanto controla Clancy pela casa, é possível avistar um fantasma durante a gravação. O tal fantasma, que muito provavelmente é da garota que mata Andre, Pete e ataca Clancy no final do tape, aparece muito rápido e em momentos precisos, sendo muito fácil de o jogador perder a oportunidade de vê-la. No total, a fantasma aparece 7 vezes. Ouvi alguns comentários de que, talvez, se você conseguir avistar a fantasma todas as 7 vezes em uma única jogada pelo VHS, algo aconteça, mas ainda não vi ninguém confirmando isso.


 
Outras descobertas

Além dos mistérios encontrados no VHS, a fita parece esconder alguns easter eggs também. O primeiro deles pode ser encontrado logo no começo, antes do vídeo começar a ser exibido, mas é algo que nem todo mundo sabe: Do lado esquerdo da tela há uma sequência de números aparentemente aleatórios, mas descobriu-se que se trata do número serial do Resident Evil: Director’s Cut original do PlayStation One. Ponto para os fãs.

Derelict House vs Director’s Cut

Em alguns momentos, também é possível ver que o tempo da fita muda para uma numeração estranha (32:48:11 e 91:14:24). Um usuário do Reddit descobriu que se tratavam de coordenadas (latitude e longitude) e que elas indicavam um local no estado de Louisiana, EUA. O local é, claramente, uma área rural, informação que bate com a declaração da Capcom sobre o jogo se passar em uma mansão em zona rural. Além disso, a área é relativamente próxima (5km) de um local chamado Bayou Macon (bayou é um termo utilizado para designar áreas pantanosas) e, no trailer Desolation, é possível ver uma matéria de jornal com título Ghosts Sighted in Bayou (Fantasmas avistados em Bayou). São fortes indícios de que este possa ser o local onde os eventos do jogo principal acontecerão e que a demo realmente seja um prólogo destes eventos.

Trailer Desolation.

Vale ressaltar que muitos fãs criticaram o fato de a demo ser uma história de "fantasmas", mas a Capcom já declarou que o jogo principal não terá nada a ver com fantasmas e que, no fim das contas, tudo fará sentido. Eu e nosso amigo Kratos Vudu acreditamos fortemente que o "fantasma" visto na demo é da mulher que ataca Clancy, que por estar em forma de zumbi, possui seu espírito preso na casa até que seja "libertada".

Existe uma outra descoberta mais recente que liga a demo de RE7 à Louisiana. Quando você abre o armário e pega a fita VHS, ao passar pelo corredor em direção à sala com o vídeo cassete, o abajur sobre o móvel começa a piscar várias vezes. Isso só acontece ao adquirir o VHS. Parece que um outro fã descobriu que a lâmpada indica uma mensagem em código morse que, traduzida, indicava um número de telefone com o código de área de Louisiana.
 
Outros Itens Relevantes

O primeiro item a ser adquirido no jogo é um bilhete sobre a mesa de centro da sala de estar. O bilhete possui a frase "I shall dash them against the stones". (Eu os esmagarei nas pedras). Logo após assistir a fita VHS, o bilhete misteriosamente aparece na sua frente, no entanto com uma pequena modificação escrita em sangue. A frase agora diz "I shall dash YOU against the stones".

A frase pode fazer referência a um trecho da Bíblia: o Salmo 137:9 que diz "Happy shall he be, that taketh and dasheth thy little ones against the stones", ou "Feliz aquele que pegar os seus filhos e os despedaçar contra a rocha." Como sabemos, a história envolve Jack e Marguerite Baker e seu filho Lucas. Jack é o velho que sempre te pega no fim da demo e ele sempre fala "Welcome to the family, son". Provavelmente, Marguerite é a fantasma/zumbi que ataca as pessoas na casa, mas Lucas não aparece em nenhum momento, nem há qualquer tipo de referência a ele a não ser nas declarações de Andre no começo da fita.

Eu e o Kratos Vudu, mais uma vez, imaginamos que o fato de Jack te chamar de "filho" e avisar que vai te "esmagar contra as pedras" seja indício de que, por fanatismo religioso ou whatever, Jack busca oferecer sacrifícios em troca de alguma recompensa (a recuperação de Marguerite ou a volta de Lucas). Não vamos esquecer que existem os bonecos de vudu pendurados em uma sala da casa, então a loucura é um fator determinante por aqui, risos.

Bilhete sinistro

Um outro detalhe que merece destaque na demo são certos desenhos, certos padrões que aparecem na sala do telefone quando o jogador projeta a sombra do machado na parede. Tentem o seguinte: após adquirir o machado na gaveta da cozinha, sigam até a sala do telefone e fiquem de costas para a parede onde está a porta, encarando a parede do fundo. Segurem L2 para manter o machado em posição de defesa e veja a projeção da sombra na parede do fundo. Onde a sombra do machado passa, vai revelando certos traços. Um fã reuniu todos os padrões encontrados, mas ainda assim, até agora nada fez sentido.

Padrões das paredes

O item que mais tem causado questionamentos até então, apesar de todo o foco na fita VHS, é o dedo de manequim (dummy finger). Ele é o segundo item a ser encontrado no jogo, dentro de uma gaveta com alguns itens cirúrgicos. A descrição do item diz que é feito de uma material combustível e ele possui marcas que os fãs acreditam ser queimaduras (mas eu também acho que pode ser tinta). É possível ver uma peça metálica saindo do dedo e muitos também acreditam que, caso consigamos queimá-lo em algum lugar, ele revelará uma chave.

Fãs do mundo inteiro tentaram usar o dedo em tudo-quanto-é-maldito-canto-dessa-casa (inclusive eu), mas nenhum sucesso foi alcançado. Isso tudo porque a Capcom afirmou que o dedo de manequim tinha um propósito. No entanto, alguns dias atrás, alguns fãs receberam um e-mail com a imagem abaixo dizendo que "o caminho, por enquanto, está fechado" e que temos que ter paciência.

Dummy Finger
Damn you, Capcom!

A imagem enviada pela Capcom fortalece a teoria de que teremos uma segunda demo, já que na PSN japonesa, o teaser se chama Resident Evil 7: Beginning Hour - Demo 1. Se analisarmos a foto acima, a imagem contém um calendário com a marcação do mês de Setembro, sendo o dia 12 o mais destacado. Talvez esta seja a data do lançamento da segunda demo ou de um patch de atualização da demo atual.

Lembram da Teoria do Nº 7? Vale ressaltar que, durante a demo, é possível encontrar 6 manequins... "E onde está o sétimo?", eu escuto você perguntar e digo que o dummy finger com certeza pertence a este sétimo manequim. Nada foi confirmado pela Capcom, mas é algo que faz sentido, IMO. Só nos resta esperar setembro chegar para confirmar (ou não) as expectativas.

Existem muito mais detalhes sobre a demo, mais descobertas tem sido feitas aos poucos e mais dúvidas tem surgido, mas se eu for comentar sobre tudo, vamos nos estender demais. Algumas das perguntas que ainda tem rolado por aí:

"Porque conseguimos coletar o lockpick mais de uma vez?"
"Seria o Leon Kennedy um dos caras que aparece durante o trailer mostrado na E3?"
"O cara da cadeira de rodas seria o Spencer? Se é o Spencer, como ele pode estar vivo já que foi morto por Wesker no RE5 e o novo jogo se passa após os eventos de RE6?"
"Jack tem essa aparência porque estaria infectado pelo mesmo vírus de RE4 ou por se tratar da pessoa que aparece pegando fogo no trailer da E3?"


Estas e muitas outras perguntas ainda não tem resposta nem teoria.

Apesar de algumas teorias fazerem sentido e outras parecerem totalmente nonsense (ou nem tanto), mesmo que não seja realmente possível sair da casa, acredito que o objetivo da Capcom era chamar a atenção ao jogo e ela conseguiu isso com louvor. E o meu objetivo era juntar as informações mais relevantes já descobertas e reuni-las de forma que possamos facilitar uma consulta aos fatos no futuro, caso realmente isso tudo tenha um objetivo maior. Caso tenham outras informações que eu não tenha citado por aqui, não se acanhe, fale aí nos comentários. E, depois, peguem seu survival horror favorito e Vão Jogar!

Fontes: Resident Evil 7 Official Site, Official Capcom UKTechTudo, PlayStation Blog, Sr. Nero, Crap Fraps, DPO23, The Celestial TeacupGames Radar, Now Loading e muitas conversas entre eu e o Vudu.

Resident Evil 7: Biohazard
Resident Evil 7: Biohazard

Série: Resident Evil
Estúdio: 
Plataformas: PlayStation 4, PlayStation VR, Windows e Xbox One
5

Compartilhe

Pin it


Leia também...



2 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de Kratos Vudu
    Kratos Vudu
    15/07/2016 às 13:11:14   localizacao Fortaleza - CE
    Ótimo texto! E obrigado por me mencionar! Hehe!

    Bom, essa história do RE7 rende muita conversa. Esse texto mesmo prova o quanto se pode falar sobre e que vai além! Aquele cast ainda está de pé viu! É só chamar!

    Responda!
  • avatar de helisonbsb
    helisonbsb
    21/07/2016 às 21:47:08
    leitura boa!!!! digno de detalhes e mistéiros!!!! sou fã dos primóridos RE da vida,,,bons tempos de Resident Evil: Director’s Cut ...ainda tenho o cd!!! acredito que essa demo é o prólogo do prólogo,,,tá bem kabuloso a ambientação do jogo em si,,,e gosto muito desse lance meio silent hill, o número 7 foi bem questionado de maneira investigativa,,, o fato é que espero ver leon ou jill valentine no jogo,,,,os anos estão passando e os personagens estão ficando mais velho,,,,mas senti um pouco de deja vu no jogo,,,me lembra algo do primeiro RE...sustos, vultos, zumbis e escuridão,,,acho que todos gostaram dessa demo em termos de misterio,,,valeu

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé