Músicas inesquecíveis nos games - Tchulanguero

EspecialMúsicas inesquecíveis nos games

Algumas das minhas músicas preferidas em videogames.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes
datahora 21/07/2017 às 12:35:39   tagarelices 4

Algumas das minhas músicas preferidas em videogames.


Há um tempo atrás o Game Caduco fez uma publicação especial sobre músicas inesquecíveis nos jogos, tornando-o uma espécie de meme para quem quisesse participar. Eu que já adoro um meme e sempre dou muita atenção a música nos jogos, resolvi aproveitar a chance para colocar isso que já era uma ideia que eu tinha em prática.

O problema é que montar essas listas é sempre uma coisa cruel, é impraticável colocar todas as músicas das quais eu gosto e eventualmente eu sempre esqueço de alguma coisa. Mas eu tentei montar uma lista que exemplifique mais os meus gostos, um misto de músicas clássicas com outras mais contemporâneas, até porque eu acho que trilhas sonoras atuais conseguem ser tão boas quanto as antigas, ao contrário do que dizem algumas pessoas.

Futuramente eu penso em bolar alguma série com esse tipo de tema para abordar um número maior de trilhas sonoras, então não fiquem muito bravos se notarem a ausência de algum jogo ou série (viu Caduco, um dia eu falo das músicas de Sonic).

Ah, a lista não está em nenhuma ordem de preferência, ok?! ;-)

Bastion (Multiplataforma) - Terminal March


Bastion é um jogo com o qual eu tenho uma relação muito estranha: eu tenho ele comprado para o Ubuntu/Steam, mas nunca o joguei. Porém eu sou apaixonado pela sua trilha sonora, e Terminal March é de longe uma das minhas faixas favoritas.

Donkey Kong Country (Super Nintendo) - Gang-Plank Galleon


A série Donkey Kong Country como um todo possuí uma trilha sonora memorável, sendo um dos grandes trabalhos do compositor David Wise, de modo que eu poderia colocar praticamente qualquer faixa aqui que ela estaria bem representada. Mas a música tema da batalha final do primeiro jogo da série é uma bem marcante e acredito ser a preferida de muita gente também.

Mario Kart 8 (Wii U) - Main Theme


Nos últimos anos a Nintendo tem se superado em termos de trilhas sonoras. O Wii U, apesar de seu fracasso comercial, abrigou não somente vários dos melhores jogos dos últimos anos, como também trouxe trilhas sonoras fantásticas e produzidas com um apreço acima da média, como em Super Mario 3D World, Splatoon e The Wonderful 101. Para representar isso eu escolhi a música tema de Mario Kart 8, que sintetiza bem essa fase musical da empresa, que flerta muito com diversos estilos, em especial o jazz.

Leia a nossa análise sobre Mario Kart 8:
A nova "dorga" da Nintendo

Mega Man X (SNES) - Sigma 1st Theme


Mega Man X além de ser um dos melhores jogos do robozinho azul, também possuí uma trilha sonora simples, porém excelente. A música que toca na primeira parte da batalha contra Sigma no final do jogo é uma que nunca saiu da minha cabeça, até por ser um trecho curto que fica se repetindo o tempo todo, mas que nem por isso ruim.

Metal Gear Solid 3: Snake Eater (PlayStation 2) - Snake Eater


As músicas tema de Metal Gear Solid são sempre muito bem feitas, mas Snake Eater é de longe a minha preferida. Se você achar que ela se parece com os temas que tocam no início dos filmes do James Bond não se assuste, essa referência fica muito clara na introdução do jogo onde ela é tocada. Performada originalmente pela cantora Cynthia Harrell, esta versão do vídeo foi gravada por mim durante a VGL 2015, na voz maravilhosa de Laura Intravia.

Leia a nossa análise sobre Metal Gear Solid 3: Snake Eater:
O Comedor de Cobras (Ui!)

Pandora’s Tower (Wii) - Final Boss Theme


Pandora’s Tower está longe de ser um jogo excelente, mas foi um dos títulos do Wii que mais me marcou. Na história, o jovem Aeron enfrenta diversos monstros para conseguir libertar a sua amada Elena de uma maldição que a transforma gradativamente também em um monstro. O detalhe é que Elena é uma cantora, e algumas músicas do jogo tem os vocais da dubladora da personagem, como se ela mesma estivesse cantando a trilha sonora, e um dos momentos mais marcantes em que isso acontece é durante a batalha final. A música possuí três camadas: a base instrumental, o coro e a voz de Elena. No jogo, a música começa somente com a camada mais básica, e conforme a luta vai prosseguindo, as camadas seguintes vão sendo acrescidas até os momentos finais, onde a voz da garota aparece.

Pokémon Red, Blue & Yellow (GameBoy) - Vs. Champion Theme


Muita gente já torceu o nariz quando eu disse isso, mas eu considero a trilha sonora da primeira geração de Pokémon de longe uma das melhores já feitas até hoje em videogames. Apesar da série ainda contar com ótimas músicas e possuir uma base tecnológica bem melhor, a simplicidade dos chiptunes do GameBoy clássico ainda se mantém como os meus preferidos, e a música da batalha contra o campeão da liga representa bem isso.

Leia a nossa análise sobre Pokémon Red, Blue & Yellow:
A Primeira Geração dos Monstros de Bolso: 20 Anos de Pokémon

Rez (Dreamcast) - Fear (is the Mindkiller)


Música eletrônica não é um estilo do qual eu gosto, mas a trilha sonora de Rez é a exceção nessa minha regra. Além de combinar completamente com o clima psicodélico do jogo, ela consegue passar exatamente as emoções necessárias para que você tenha uma experiência completa desse título, que apesar de parecer um simples rail shooter, possuí uma alta carga filosófica. A quinta fase do jogo além de ser uma das mais belas, também tem uma das minhas faixas favoritas.

Shadow of the Colossus (PlayStation 2) - The Opened Way


Eu confesso que não dei tanta bola assim para a trilha sonora de Shadow of the Colossus na primeira vez que joguei, mas hoje com certeza ela sempre vai figurar entre uma das melhores já feitas na minha opinião. E eu sei que é meio clichê escolher The Opened Way, mas é que não há música mais empolgante para batalhas contra chefes em jogos. Inclusive é muito comum eu colocar ela para escutar quando preciso de ânimo para executar algum trabalho.

Leia a nossa análise sobre Shadow of the Colossus:
Os gigantes da Sony

Space Channel 5: Part 2 (Dreamcast) - Mexican Flyer (Big Band Version)


Space Channel 5: Part 2 não somente melhorou as mecânicas presentes no primeiro jogo, como também trouxe uma nova versão maravilhosa da música tema da série, performada por uma big band. Já deu para notar que eu tenho um tombo por jazz né?! Não que ela seja a única música que se destaque na série, em geral a maioria delas são excelentes, mas é impossível não parar para escutá-la logo na tela de título do jogo.

Leia a nossa análise sobre a série Space Channel 5:
Up, Down, Left, Right, Chu, Chu, Hey!

Super Mario Galaxy 2 (Wii) - Final Bowser Battle Theme


A série Super Mario Galaxy não fez o sucesso que fez no Wii por menos: além de trazer mecânicas totalmente novas para a série, com um conceito que o destaca completamente de outros jogos de plataforma, também é embalada por uma das melhores trilhas sonoras já feitas, mesclando músicas clássicas com novas, muitas em versões orquestradas. O primeiro e o segundo título são muito parecidos em vários aspectos, inclusive o musical, então a escolha do tema da batalha final contra o Bowser serve para representar ambos os jogos, não passando de uma mera preferência minha.

Super Metroid (Super Nintendo) - Credits Theme


Super Metroid é considerado um dos melhores jogos já feitos, e muito do clima de tensão presente no título se deve a sua trilha sonora, não somente pelas suas excelentes composições, mas também por saber utilizar o silêncio absoluto ao seu favor e músicas ambientes que conversam perfeitamente com os cenários. É difícil dizer qual a minha preferida, mas eu gosto bastante da música que toca durante os créditos, justamente por ela passear pelos diversos estilos apresentados ao longo do jogo.

Leia nossa análise sobre Super Metroid:
Como virei fã de... Metroid

The Legend of Zelda: A Link to the Past (Super Nintendo) - Dark World Theme


A série Zelda possuí tantas músicas excelentes e das quais eu gosto, que eu poderia criar uma lista só dela. Mas apesar da quantidade e de ter verdadeiramente adorado a trilha de Breath of the Wild, a escolha da minha preferida é fácil: a música tema do Dark World, de A Link to the Past. Obviamente o tema ganhou diversas versões ao longo dos anos, mas ainda que a original tenha o seu charme, eu gosto muito da versão orquestrada presente no CD em comemoração aos 25 anos da série que acompanha a edição especial de Skyward Sword.

Leia nossa análise sobre A Link to the Past :
Um elo com o passado

---

Confira também as publicações dos demais participantes do meme:

Arquivos do Woo - Diogo “Cyber Woo” Batista
Game Caduco - Caduco
Gamerníaco - Eduardo Farnezi
Locadora Resident Ivo - Ivo Ornelas
MarvoxBrasil - Marvox
Nerd Profeta - Nerd Profeta
Portal 2 Join - Visio
Retroplayers - Sabat

* Revisado em 28/07/2017 às 13:36:03

outras tags: Bastion, Donkey Kong Country, Mario Kart 8, Mega Man X, Metal Gear Solid 3: Snake Eater, Pandora’s Tower, Pokémon Red, Green, Blue & Yellow, REZ, Shadow of the Colossus, Space Channel 5: Part 2, Super Mario Galaxy 2, Super Metroid e The Legend of Zelda: A Link to the Past

Compartilhe

Pin it


Leia também...



4 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:
  ok respostas      ok tagarelices
  ok publicações

 

  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    21/07/2017 às 16:58:47   localizacao SP
    Pô, eu não sou o dono do meme, mas tudo bem! huahuahuahua
    Créditos ficam pro Visio do P2J!
    Eu ia reclamar da falta de Sonic, mas vc já me tesourou, né? Vou ficar na minha. Mas faltou Sonic aqui! CADÊ A PORRA DAS MÚSICA DO SONIC CARAIO??????
    Err... digo, digo...
    Eu tenho esse lance de gostar de música de jogo que nunca joguei. Sonic 2006 por exemplo. Juro, não foi intencional citar Sonic, mas enfim... kkkkk
    Essa música do Bastion eu gosto demais também. E eu também tenho uma relação estranha com esse jogo, mas só vou revelar qual é no fim do ano, no Meme do Marvox! HUAHUAHUA
    A do último chefe do DKC eu tenho uma história! Eu comecei escutando e já veio aquele pensamento de velho chato: "puta merda, nada a ver essa música, nem parece música de últ... CARALHO QUE MÚSICA FODA PUTA QUE PARIUUUUU". Acho que vc sabe qual é o turning point dela! huahuahuahua
    Mas de fato vc tem razão quando diz que qualquer música do jogo seria uma baita representação do trabalho genial do David Wise! É quase tão bom quanto Sonic! Não, eu não vou relacionar todas as músicas do seu post com Sonic. Ou será que vou?
    Eu gosto da música da abertura do melhor Mario Kart de todos. Mas a minha favorita do jogo é a da Toad Harbor, eu bato a corrida inteira pq fico assoviando ou cantarolando a música junto! kkkkkkkkk
    Não joguei Mega Man X, mas gostei da música do Sigma.
    Não joguei o jogo do come cobras aí, mas gostei quando a Laura Intravia cantou essa música na VGL2015, só não foi melhor que o medley de Sonic (vc achou que eu tinha esquecido de mencionar Sonic, né?)!
    Putz eu comprei o Pandora’s Tower e não joguei ainda, acredita? E que tara que vc tem por música de last boss, hein?
    Não comento Pokémon! Mas sim, o GB tijolão tem trilhas bem fodas!
    SEU HEREGE!
    AME MÚSICA ELETRÔNICA! JOGUE JOGOS SEGA!
    Esse é o lema da vida, nunca se esqueça! Aliás, que baita música a do Rez! haha! Não conhecia! E acabei de dizer isso pelo Whatsapp! Vish! KILLER-Er-er-r!!!
    Shadow of the Colossus é louco demais, essa música é foda demais!
    Ah finalmente alguma coisa SEGA aqui! Apesar que Rez também já foi até do Sonic Team, pelo que vi, né? Mas ainda assim, justo o que eu nunca joguei!
    Do Galaxy eu prefiro a música mais "base" do primeiro, aquela clássica que eu nunca sei o nome. Mas essa da luta contra o BROWSER (Chrome ou FF, IE não) é bem épica. Aliás, last boss de novo...
    Não vou falar que não joguei AINDA o Super Metroid pq vc já deve saber disso, né? huahuahua. Legal a música, ela é bem "super nintendo". Impressionante como alguns consoles ficam marcados pelas trilhas sonoras, tipos de sons usados e etc.
    Legal a música orquestrada do Link da Peste, nunca tinha ouvido. Ainda vou jogar esse jogo, o Bafo de Catuaba tem me animado com a série.
    Ufa, é isso!
    Muito boa a seleção, muito boa mesmo!

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      21/07/2017 às 20:53:49   localizacao Vespasiano - MG
      Tá bom, você é a mãe! Hwa hwa hwa

      Se você não colocou Sonic, eu também posso não colocar. :P

      Eita, o cara já tá mandando um teaser, contos estranhos do Caduco.

      Pior que eu gosto da intro dessa música do Donkey Kong. Tem uma versão dela no DKC2 que é inteira nessa levada.

      Vilxi, nunca jogou Mega Man X? Então será que um dia aquela sua saga pela série Mega Man chega na série X e você se redime desse crime contra a humanidade?

      Hwa hwa hwa, eu lembro de você aliviado por não ter rolado nada de Sonic Boom (vc achou que eu tinha esquecido de mencionar Sonic Boom, né?)!

      Mas Rez é da SEGA porra... ao menos era na época, mas enfim.

      Não jogou Super Metroid... não sei porque ainda falo com você...

      Breath of the Wild também tem umas músicas lindas, mas eu acho que você vai perder um pouco o impacto de algumas delas justamente por não ter jogado os anteriores, tem umas versões novas ali que quase me fizeram chorar de emoção.

    Responda!
  • avatar de helisonbsb
    helisonbsb
    27/08/2017 às 02:36:43
    músicas de Super Metroid e Donkey kong country marcaram muito em minha vida! bons tempos! Introdução Streets of rage do mega e shinobi são outros clássicos!

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      04/09/2017 às 22:35:36   localizacao Vespasiano - MG
      Super Metroid e a Trilogia Prime tem faixas maravilhosas, assim como Donkey Kong, apesar de eu ter ficado um pouco decepcionado em Tropical Freeze.

      Streets of Rage também tem uma trilha sonora muito boa, esses dias mesmo eu estava jogando ele e prestando a atenção nisso.

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar
topo Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes
2008 ~ 2017

versão desktop
topo rodapé