logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! DegustaçãoTomb Raider (2013)

Nasce Uma Sobrevivente...

Análise de Tomb Raider (2013) - Lara Croft renasce brilhantemente no reboot da Crystal Dynamics, fazendo de Tomb Raider um dos melhores jogos de aventura da atualidade.

autor sucodelarAngela Caldas   datahora 24/04/2013 às 15:36:09   tagarelices 58

Lara Croft renasce brilhantemente no reboot da Crystal Dynamics, fazendo de Tomb Raider um dos melhores jogos de aventura da atualidade.


Atenção! Este review não abrange o modo Multiplayer do jogo.

Quando se fala em reboot, automaticamente os fãs de uma determinada série ficam apreensivos. Ainda mais quando se trata de um série de renome. Acompanhei os primeiros Tomb Raider, ainda para PSOne, e só parei depois do Chronicles. Depois disso, cada jogo que saía era um saco, e isso acabou me afastando da série (cheguei a jogar o Angel of Darkness, mas não aguentei nem a metade).

Depois que soube do reboot de Tomb Raider para PS3, PC e X360, acompanhei o que pude do jogo antes do lançamento e confesso achava bem legal o que via, mas isso nunca é suficiente. Nós temos que jogar para realmente saber se o reboot foi bem sucedido ou não. E eu posso dizer, com toda certeza, que Lara Croft conseguiu me passar um misto surpreendente de sensações.

Tomb Raider já começa deixando o jogador tenso, mostrando o naufrágio do Endurance, fazendo com que toda a tripulação acabasse em uma ilha que eu defini como Ilha de Lost.

- Porque, Suco?

Porque? Faça as contas: clima inconstante + destroços de centenas (sim, centenas) de aviões, barcos, navios, helicópteros e qualquer outro meio de transporte que um dia chegou por lá + the others + tentativas de escapar da ilha (e fenômenos sobrenaturais impedindo)... enfim, Ilha de Lost.

Ilha de Tomb Raider
É ou não é parecido?

Enredo

Spoiler Alert!
Atenção, se não quiser spoilers do enredo, vá para "Cabô o spoiler!"

Tomb Raider traz uma Lara Croft inteligentíssima, porém ainda inexperiente, em companhia de Roth, Sam, Alex, Reyes, Jonah, Grim e o soberbo Dr. Whitman. E essa turma do barulho vai aprontar altas confusões numa ilha pra lá de assustadora!!! Eles procuram a localização exata do reino de Himiko, a Rainha do Sol dos Yamatai (uma civilização sino-japonesa do tempo da minha vó virgem), antepassada de Sam. Porém, Lara nota que eles estão indo por um caminho completamente errado e insiste para que eles sigam sua intuição (mulheres... tsc, tsc). Uma tempestade os atinge, fazendo com que seu navio naufrague e eles cheguem à Ilha de Lost.
Lara, então, deve encontrar seus amigos e procurar uma forma de sair da ilha e voltar à civilização, mas MUITAS coisas acontecem. Além de cada um deles praticamente ter ido parar em um lugar diferente, Lara é desacordada por alguém e acorda pendurada de cabeça para baixo em uma caverna cheia de corpos. É assim que descobrimos a existência dos Outros da Ilha de Lost, que tentam nos matar a todo instante. Também há lobos (bástods!) rondando a floresta e, depois de todo o trabalho que ela tem para encontrar Sam, a maldita é sequestrada por um so-called professor, chamado Mathias.

Tudo gira em torno do resgate de Sam e dos demais. Ao longo do jogo, descobrimos que a tempestade é um fenômeno sobrenatural causado pela ira da Rainha do Sol, que não permite que ninguém saia da "bendita" ilha, e que os Outros são, na verdade, pessoas que acabaram chegando na ilha por conta da tempestade e não mais conseguiram escapar. Para não morrerem nas mãos de Mathias, eles resolvem seguir suas ordens. Mathias é um cara que, assim como os outros, também chegou por acidente no lugar. Ele conhece a história de Himiko e acredita que, se ele ressuscitá-la, a tempestade cederá e eles finalmente poderão sair da famigerada ilha. Daí surge a seita dos Solarii.

Navios naufragados no litoral da Ilha
Navios naufragados pela ira de Himiko

Aí vocês me perguntam "mas, Suco, porque essa tal de Himiko é tão estressadinha? TPM?". Eu admito que quando estou na TPM eu também sou meio estressada, toda mulher é assim, mas não... não é TPM. Quando a Rainha do Sol atingia uma certa idade, havia um ritual - o Ritual do Fogo, onde uma escolhida treinada pela rainha serviria de receptáculo (falei bonito!) para seu espírito, permitindo que ela vivesse para sempre. O problema é que uma das escolhidas por Himiko sabia que ela não era tão boazinha quanto parecia e no Ritual do Fogo ela cometeu suicídio, fazendo com que o espírito de Himiko ficasse preso em um corpo "semimorto". É por isso que ela é estressadinha e fode com a vida de todo mundo que chega na ilha. E a chegada de Sam, sua descendente, deixa as coisas muito mais dramáticas.

A história é bem desenvolvida e interessante também, pois a gente aprende um bocado de coisas legais dessa época aí da minha vó virgem dos Yamatai através dos artefatos que ela encontra, e os pergaminhos e diários que você pega ao longo do jogo (e que são narrados, o que deixa a gente mais imerso na história) revelam vários aspectos da vida de Himiko e das pessoas que um dia chegaram e morreram por lá em diferentes épocas: membros do império vizinho ao dos Yamatai, colonizadores portugueses, soldados da II Guerra Mundial, famílias que passavam por perto à passeio... Aos poucos você vai percebendo a profundidade da coisa. Sempre que possível, também é interessante escutar as conversas dos Solarii antes de sair metendo bala neles, alguns tem uns pontos de vista bem legais em relação ao que acontece na ilha e à você, "amigavelmente" batizada de forasteira!

Cabô o spoiler!

A premissa da jogabilidade é a de que você inicia com uma personagem completamente noob, que ao longo do jogo vai evoluindo, aprendendo habilidades que melhoram o gameplay, permitindo que o jogador crie estratégias de ataque e defesa e que a jogabilidade se torne mais complexa. E o jogo realmente consegue essa façanha.

No início, a maioria das suas ações são resumidas a QTE’s e a acender tochas (♫ like a virgin, "torch" for the very first time... culpem o T-Rok pela música, haha). No decorrer do jogo, você vai ganhando XP até conseguir Pontos de Habilidade, que são usados para a compra de habilidades (ah, vá) nas categorias Sobrevivente, Caçadora e Combatente, permitindo que Lara adquira novas técnicas de combate e melhore seu fator sobrevivência. Além do XP, temos também os Fragmentos e Partes de Armas, que servem para a melhoria de equipamentos.

Menu de Armas

Com as melhorias e habilidades sendo adquiridas, o gameplay vai mudando progressivamente. As QTE’s diminuem e os combates estratégicos tem início. Confesso que adorava jogar areia nos olhos dos inimigos e finalizá-los com uma flecha enfiada na garganta ou um tiro de escopeta no queixo (die, motherfucker, die!).

Todas essas melhorias e compras de habilidades só podem ser feitas nos Acampamentos que Lara encontra durante o jogo. Além das melhorias, também é possível fazer Viagens Rápidas para Acampamentos visitados anteriormente, algo muito útil, já que muitos itens e locais só podem ser acessados após alguma determinada habilidade ou ferramenta adquirida, aumentando também o fator replay do jogo.

Acampamento

Outra coisa bem útil é o Instinto de Sobrevivência de Lara, uma espécie de visão a la Eagle Vision, de Assassin’s Creed (Lara Çaçina!). Com ele, os itens do cenário e o seu objetivo brilham em um lindo tom de dourado, o que o ajuda a não se perder no imenso mundo aberto do jogo. Não recomendo usá-lo sempre, caso não queira que o nível de dificuldade seja afetado, mas se você estiver perdido é uma mão na roda. Quanto aos itens, sempre que você acha uma Tumba Secreta, você consegue uma atualização para o seu mapa que mostra todos os itens escondidos. Nesse caso, você pode fazer uma viagem rápida para ir ao Acampamento mais próximo do item que deseja e fazer uma marcação no mapa e ao usar o Instinto de Sobrevivência, Lara verá uma marcação em azul. Vale ressaltar que, por mais que você tenha a Viagem Rápida e o Instinto de Sobrevivência, alguns itens são realmente difíceis de alcançar, com caminhos bem complicadinhos. Alguns eu até desisti e deixei para pegar depois de zerar o jogo.

Os gráficos são lindíssimos! Você tem o brilho do sol refletindo na câmera, bem como respingos de água da chuva, parece que você realmente está acompanhando ela. Quando você passa por uma queda d’água, o líquido escorre pela tela da câmera deixando tudo distorcido, é bem legal. Os efeitos climáticos foram muito bem reproduzidos, chuva, ventania, neblina, nevasca, sol alto, pôr do sol, nascer do sol, tudo é realmente muito bonito. Você não vê serrilhados, as texturas são bem feitas, além do fato de Lara estar completamente imunda (sério, muito imunda) e, após uma queda no rio, ou uma chuva, a sujeira do corpo dela diminui (exceto quando o rio é de sangue). Outro detalhe muito, muito bacana é a Lara ficando cada vez mais machucada e a roupa dela ficando cada vez mais suja e rasgada ao longo do jogo. Ela usa duas regatas e, no final do jogo, a regata de cima já estava bem surrada, com alguns pedaços faltando até, deixando à mostra o tecido da regata de baixo (eu sei que vocês queriam outra coisa à mostra, safadinhos).

Lara antes e depois
Lara antes e depois: machucados e roupas rasgadas

Uma das coisas mais bacanas do jogo é que a equipe não poupou esforços para matar Lara de todas as maneiras possíveis. Existem dezenas de diferentes cenas para ilustrar a morte dela, dependendo da situação e do lugar onde você está!

A trilha sonora não é essa Coca-Cola toda, mas é bem apropriada, dando o clima certo na hora das batalhas. Os efeitos sonoros são muito bem executados também, o uivo dos lobos quando a madrugada caía me deixava numa pilha danada, bem alerta para quando aqueles miseráveis aparecessem. Além disso, o vento, a chuva e os pássaros dão um show de sound effects (cito aqui a revoada de gaivotas quando Lara está na praia voltando ao Endurance... eu parei só para ver as aves voando em um bando muito bonito, com o brilho do sol ao poente. É realmente uma cena muito linda de se ver).

Os Tombos do Chinelo

Tombo do Chinelo

Uma das primeiras coisas que não me agradaram foi o cabelo de Lara. Enquanto ela está paradinha, beleza. Mas a movimentação do cabelo dela é bem ruinzinha - em uma cena em que ela está de cabeça para baixo, a franja dela nem sequer sai do lugar! Tá certo, nem é tão ruim como as tranças dos primeiros jogos, que mais pareciam ter vida própria (Medusa feelings), mas para um jogo com a qualidade gráfica da atual geração, os cabelos poderiam ter recebido uma atenção especial, não só no PC, mas nos consoles também. O mesmo se aplica às movimentações da boca dos personagens ao falar. Se você jogou God of War: Ascension, por exemplo, e saca bem inglês, você vai perceber que os movimentos dos lábios se encaixam perfeitamente com as falas. A maioria dos jogos ultimamente vem vindo com essa característica, mas Tomb Raider não.

Outro tombo do chinelo foram os bugs. Tá certo que todo jogo tem bug, uns mais outros menos, mas Tomb Raider teve uns bem bizarros. A maioria deles se trataram de problemas de object collision, mas não prejudicaram tanto a jogabilidade. No entanto, quando comecei a enfrentar os Oni (a guarda pessoal da Rainha do Sol) pela primeira vez, sempre que eles me atingiam a tela ficava completamente cinza, com algumas manchas de sangue. Tudo sumia! Perdi a conta de quantas vezes morri a partir desse ponto no jogo, foi bem chato. Minha única opção quando eu levava uma porrada deles era ficar usando a esquiva feito uma louca até a imagem aparecer novamente, e torcer para que minhas esquivas não me derrubassem de algum lugar ou me levassem para mais perto dos inimigos. Em um determinado momento também, Lara simplesmente foi para debaixo da terra, enquanto a única coisa que aparecia era meu rádio. Fiquei impossibilitada de fazer qualquer coisa e tive que recarregar o jogo para o último checkpoint para voltar ao normal.

Considerações Finais

Tomb Raider veio com a proposta de mostrar a jovem e inexperiente Lara, praticamente virgem que ainda não sabe cara£#o nenhum da vida e sua jornada até se tornar a nossa old but gold Lara "fucking" Croft, e consegue isso com maestria. Você sente todas as dificuldades e medos da personagem e o amadurecimento da mesma durante o jogo. O final é épico, foi daqueles finais que nos fazem nos ajeitar na cadeira para apreciar mais, mostrando o surgimento de uma das maiores características da velha Lara. Nada, eu repito, NADA no jogo inteiro foi mais épico do que isso, e mesmo sendo uma finalização com uma QTE, é como se tudo se encaixasse perfeitamente - a QTE só serviu para eu ficar ainda mais empolgada com o fim do jogo! Se você jogou, você vai saber o que eu estou falando...

Outra coisa que me deixou muito feliz foi que, nos créditos de zeramento, você tem fotos da equipe. Achei muito bom eles receberem as devidas homenagens. Além disso, eles agradecem a todos os fãs, cosplayers, fóruns, fansites, autores e artistas que apoiam Tomb Raider desde 1996, com direito à citação de alguns, o que mostra que a equipe de desenvolvimento do jogo é bem humilde e trabalhou realmente querendo agradar aos fãs.

Acredito que o jogo seja um excelente concorrente ao GOTY deste ano, até agora é o mais vendido de todos os lançamentos de 2013 e também o que tem as melhores notas. Só não creio 100% na vitória dele porque a gente ainda tem The Last of Us e Beyond: Two Souls chegando por aí (e olha que Willem DaFoe e Ellen Page pesam no currículo).

Então, é isso galera! Já jogaram Tomb Raider? Não? Então, vão jogar!!

* Revisado em 07/11/2016 às 14:45:34

Tomb Raider (2013)
Tomb Raider (2013)

* * * * *  A série trouxe uma Lara mais humana e com excelente evolução dentro do jogo. As novas mecânicas de combate e exploração dadas à série tornam Tomb Raider um jogo extremamente dinâmico e divertido, com uma excelente narrativa.
Avaliado no PlayStation 3
(entenda o nosso sistema de notas)


Série: Tomb Raider
Estúdio: 
Plataformas: Linux, Mac, PlayStation 3, PlayStation 4, Windows, Xbox 360 e Xbox One
5

Compartilhe

Pin it


Leia também...



58 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    24/04/2013 às 16:55:42   localizacao Fortaleza
    @sucodelarangela
    (Q agora é @somari. Tá, não pude evitar a piada. xD)

    Lindo! Lindo lindo lindo! Tudo q eu posso dizer da sua review suquinho! Parabéns!
    Até em assuntos sérios essa mulher me faz rir demais. Huhauhuahua!!

    “E essa turma do barulho vai aprontar altas confusões numa ilha pra lá de assustadora!!!”
    Aquela chamada marota para Tomb Raider na Sessão da Tarde na Globo. Minha nossa Angela.. tu se supera mulher! Huhauhauhaua!!
    Falando em chamada, adorei a chamada para esse escrito! Parabéns de novo!

    Então, vamos ao jogo.
    Eu ainda não finalizei, porém acredito q falta pouco. Já estou com 75% completados e já com uns 3 finais de semana de gameplay. Eis um fator q vc não mencionou é o “tamanho” do jogo. Eu particularmente tenho pouco tempo pra jogar, mas considerando q finalizei God of War Ascension em apenas um final de semana já considero Tomb Raider um game não curto. O nível de dificuldade dele está ideal, pois não é nem fácil demais nem ultra fuck. Apenas o suficiente para garantir um gameplay mais longo sem frustração.

    Ah LOST! Logo no começo eu já havia me ligado nisso então sabia o q viria pela frente. A diferença é q TR não enrolou no enredo. Até personagens se assemelham bastante com os da série, como a Reyes. Uma negra querendo ir pra casa mais do q qualquer coisa pra ficar com a filha: Michael e Walt.

    O gameplay tá muito bom. A movimentação casa muito bem nas situações e nada é muito mentiroso como aqueles ultra saltos q ele costumava fazer nos primeiros títulos. Eu não tenho muito o q dizer pq vc disse exatamente tudo q eu penso do jogo até agora, porém marquei uns pontos pra comentar:

    “Você tem o brilho do sol refletindo na câmera”
    Tem um momento na praia q eu parei de jogar SOMENTE pra apreciar a paisagem do por do sol. Eu subi em uma construção e fiquei lá parado por alguns minutos. Cara, muito lindo³!

    “Eu parei só para ver as aves voando em um bando muito bonito”
    Aqui eu fui muito cruel, pois a primeira coisa q eu pensei foi atirar uma flecha. E sim, eu atirei. >.<”

    “A maioria dos jogos ultimamente vem vindo com essa característica, mas Tomb Raider não”
    Exato.
    Eu divido o fator dublagem em 2 aspectos: voz e movimento da boca.
    A vozes de TR estão ótimas e casou certinho com cada personagem, mas os movimentos da boca estão muito ruins.
    Aproveitando esse contexto eu digo q achei as expressões faciais em geral muito fracas também. Os rostos dos personagens estão muito engessados e não conseguem transmitir a real emoção da situação. Dá pra ver isso claramente quando a Lara ajuda o Roth, por exemplo.

    Quanto aos bugs acredito q os patches de atualização (estou jogando com o 1.03) q saíram corrigiram muitos desses bugs, mas cito um q aconteceu comigo. Em um momento do jogo Lara dá um salto de um lugar para o outro numa cachoeira e logo em seguida precisa utilizar o radio. Esse momento é uma QTE e logo q esta se encerrou o rádio ficou repetindo infinitamente: “Sam! Sam! Sam! Sam! Sam! Sam! Sam! Sam! Sam! Sam!...” e eu podia controlar Lara normalmente. Apenas precisei voltar ao ultimo checkpoint para resolver o problema. Ainda não passei por bugs como esse q vc citou q influenciam na jogabilidade, mas tenho certeza q algum patch irá corrigir isso.
    Ah! Isso eu não sei se é bug ou proposital, mas o dialogo com os personagens em momentos q não são cutscenes a boca destes não se movimentam.

    Enfim, pontos negativos o game possui como qualquer outro e pode de certa forma influenciar no título de GOTY, porém os fatores positivos são muitos superam e muito todo o resto.
    Estou amando jogar este novo Tomb Raider e COM CERTEZA vai me fazer jogar os títulos anteriores, pois eu havia jogado apenas o primeiro e não simpatizei com série. Mesmo q eu não goste do q vou encontrar no passado isso me dará a chance de saber de fato pq eu deixei de jogar TR.

    Se eu lembrar de mais alguma coisa eu volto aqui! xD

    Responda!
  • avatar de Luiz Braz
    Luiz Braz
    24/04/2013 às 17:51:24   localizacao Angra dos Reis
    Belíssima análise! Cobriu quase todos os aspectos do game mesmo! Parabéns!
    Deixando de lado o multiplayer, sua resenha fica completa mesmo. Até porque, esse multiplayer é muito fraco, a movimentação de personagens pra ele fica horrível, e a visão de câmera também. Eu estava determinado a platinar o jogo, mas há troféus apenas para o modo online, então abandonei a missão porque achei um martírio jogar isso... mas essa é apenas minha opinião de merda.

    Concordo 100% com o Rafael Alencar aí sobre a dublagem. Lábios muito fracos, vozes excelentes. E eu achei a duração da campanha ótima. Não considero curto, nem longa demais. Só achei que o "fim final" do jogo deveria ter acontecido antes um pouco, imendando com outra sequencia de ação.

    Sobre os bugs, tenho um ódio particular sobre esse tema. Atualmente meu jogo está em 99%. Graças a uma mina na parte da praia que não consigo encontrar de jeito nenhum para explodir. Outras pessoas tiveram esse problema, e não sei se é exclusivo do PS3.

    Enfim, achei esse jogo um dos melhores do ano sim. Tem problemas? Tem! Mas de forma alguma tira a diversão incrível desse reboot!

    Parabéns de novo pela análise! =)

    Responda!
  • avatar de Sucodelarangela
    Sucodelarangela
    24/04/2013 às 18:03:12   localizacao São Luís - MA
    @Rafael Alencar

    Haha, fico feliz em te fazer rir, rapaz!
    Realmente, eu não falei do tempo de gameplay, mas eu até falei pro @Tchulanguero que ia ver isso. Posto aqui nos comentários mais tarde quanto tempo levei pra zerar, mas achei um tempo bom. Não muito curto, nem muito longo (se bem que se ele fosse mais longo eu não reclamaria). E o jogo é Lost total, nem tem o que questionar!
    Concordo contigo quando você diz que os rostos são engessados, mas que eu me lembre, nas cenas de diálogo que não são cutscenes se mexem sim. Bem sutilmente, mas mexem.
    Esse bug aí de ficar repetindo Sam deve ter sido muito enjoado, cara... agora que eu finalmente estou com uma internet decente (Yippie!), vou baixar esses patches e ver se o bagulho melhora, porque foi muito tenso enfrentar os Oni com esse bug louco que eu citei.
    Quanto aos jogos antigos, alguns são muito massa, outros são bem dificinhos... o IV pra mim é um dos melhores, vai com fé!
    E obrigada pelo post! Digo, pela tagarelice aqui no site, mano caçula!!!

    Responda!
  • avatar de Sucodelarangela
    Sucodelarangela
    24/04/2013 às 18:13:02   localizacao São Luís - MA
    @Luiz Braz
    Primeiramente, muitíssimo obrigada pela visita aqui no Vão Jogar! ^_^y
    Não cheguei a jogar o multiplayer, é um modo de jogo que nunca tive saco e confesso que também não gostei dos troféus exclusivos pra esse modo. Também foi algo que me desencanou de imediato de querer platinar o jogo.
    E você falar em praia me lembrou o troféu do Caranguejo Fifi, você pegou esse? Lembro que depois que voltei do Endurance eu vi um caranguejinho feliz na praia, comendo seus petiscos e pensei "Vou matar o caranguejim!" Meti uma flechada nele e automaticamente recebi o troféu! Acho que quando eu escrever um Achievement Unlocked Parte 2, vou incluir esse na lista, hahaha!
    Obrigada mais uma vez pela participação!

    Responda!
  • avatar de Luiz Braz
    Luiz Braz
    24/04/2013 às 18:27:59   localizacao Angra dos Reis
    Esse não! kkkk
    Mas não entra nos colecionáveis do jogo mesmo né? É só como troféu? Porque no meu aparece essa maldita mina como a única coisa faltante.
    Sensacional esse do carangueijo...haha
    Inclua também no Achievement Unlocked! Aliás, é muito bom também esse texto!

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    24/04/2013 às 21:14:49   localizacao Fortaleza
    @Luiz Braz
    Sobre o multiplayer eu ainda não joguei, mas confesso q também desanimei quando vi na lista de troféus q alguns são exclusivos pra esse modo. Eu vou jogar, pois preciso experimentá-lo para uma futura análise.
    Diferente da @Sucodelarangela eu já acho bacana o modo multiplayer, pois dá pra se divertir bastante em vários jogos q possuem esse modo de jogo. Porém tomo o cuidado pra não tornar isso o mais importante no game e também condeno a necessidade de jogar o multiplayer pra platinar. Exceto quando é um MMO né. xD

    OFF
    "mas essa é apenas minha opinião de merda."
    Cara, não sei se é só seu modo de falar, mas vc é a segunda pessoa q vejo falando dessa forma (outra foi no Alvanista). O q eu quero dizer é q vc não precisa justificar dessa forma o q vc acha sobre algo. Fica parecendo q existe um certo receio do q as pessoas podem achar do vc pensa. Não tenha medo falar man!!! xD
    1 - O Vão Jogar é um local saudável de pessoas bem formadas de ideias e aqui não existem aqueles babacas q costumamos encontrar por aí q fazem mimimi por terem uma opinião contrária dos outros.
    2 - Mesmo q exista esse tipo de gente, e daí? Se eu tenho uma opinião e outra pessoa discorda, problema dela. Discussões são movidas por opiniões e não desmereça nunca a sua! Se vc utiliza argumentos válidos para defender sua opinião não há pq não levar em consideração.

    Perdão por tocar nesse assunto e eu vou até falar isso lá no Alvanista também depois, mas isso só me "incomodou" um pouco. Não por vc, mas por esse ato. Não me interprete errado por favor!! xD

    @Sucodelarangela
    Um detalhe q eu não notei é q não sei se existe em algum local da interface do usuário a informação do tempo de gameplay. Até agora só vi a porcentagem.

    Sobre os rostos então isso deve ter bugado geral no meu save. Eu juro q observei de perto quando aperto ■ pra falar com alguém e a boca fica paradinha. "/

    Eu peguei o Bolo de Siri! Huhauha! Vi uns 3 na beira da praia andando pra lá e pra cá e pensei: "será q dá pra matar?" Sim, dá! Hhuahua!! Só depois é q eu vi q o nome do bixim era Fifi! Huhauhauhua!! Muito bom esse troféu!

    Quanto aos jogos antigos eu vou começar como eu sempre faço, do primeiro. Infelizmente isso não será em breve, pois minha lista de espera ainda tá grande. Mas não vou me limitar apenas a esse novo não. Minha intenção de jogar esse novo TR era exatamente essa, conhecer Tomb Raider para saber se vale a pena voltar ao passado e eu vi q vale sim.

    OFF
    Eu fiz a seguinte piada após te mencionar no meu primeiro comentário:
    "@Sucodelarangela Q agora é @somari. Tá, não pude evitar a piada"
    Mas agora q eu percebi q essa piada não fez o menor sentido. Pq? Pq logo acima da primeira frase do escrito q é "Atenção! Este review não abrange o modo Multiplayer do jogo." tem um link para o escrito anterior. Eu achei q esse link era o nome do autor do escrito q no caso é o @Somari. Achei q tinha ocorrido um bug na postagem e fiz essa piada idiota! ¬¬
    Isso é culpa do @Rafa, eu já disse q o Vão Jogar é uma "bagunça". "/

    Responda!
  • avatar de Sucodelarangela
    Sucodelarangela
    24/04/2013 às 21:38:06   localizacao São Luís - MA
    @Luiz Braz
    @Rafael Alencar
    O que o Rafa disse tá certíssimo, aqui é um lugar em que prezamos um ambiente saudável (by the way, Rafa, thanks pelo apoio e consideração) e queremos mesmo que as pessoas opinem de boa por aqui. Eu amei TR, e se de repente aparece alguém dizendo que o jogo é uma bosta, é a opinião dele e nós respeitamos. Mas se um cara for um babaca total, no sentido de querer humilhar ou ofender alguém, aí já é outra história. O que mais queremos por aqui é que os nossos leitores se sintam bem e confortáveis pra comentar e participar e que curtam nossos escritos. Entao, seja bem vindo ao VJ e participe sempre!

    @Rafael Alencar
    Corre atrás do bolo de Siri, man! Haha! Coitado do Fifi...
    Quanto à piada do Somari, eu realmente não tinha entendido, mas fiquei com vergonha de dizer, hehe

    Responda!
  • avatar de Luiz Braz
    Luiz Braz
    24/04/2013 às 21:50:51   localizacao Angra dos Reis
    Pô Rafa, fica tranquilo! Entendi sim! rs
    E concordo sim rapá, a galera que não respeita opinião é justamente a que não devemos nos importar de julgar a nossa!
    Mas por mais bobo que seja eu na verdade só estava me referindo a um podcast! rs É o MRG (Matando Robôs Gigantes), onde 3 amigos analisam jogos, filmes, HQ’s, etc... e sempre quando um vai dar opinião eles falam isso como uma brincadeira.

    Mas aqui fica fora de contexto e entendo 100% sua "sugestão". Aliás, como posso te perdoar por defender meu direito à opinião?! Eu tenho é que agradecer de qualquer forma! ˆˆ

    Só o fato de se dispor a responder o comentário para defender minha opinião já vale a atitude por si só! Pontos de respeito adquiridos cara! rs

    Agora chega de frescura e vamo pro jogo! rs
    Esqueci de comentar sobre Lost! A primeira pessoa que jogou aqui em casa foi minha namorada. Eu estava viajando e ela que recebeu o bendito Tomb Raider. Por telefone ela falou exatamente isso: "É muito maneiro! É muito Lost cara!" hehe E eu achei a mesma coisa quando comecei a jogar!

    Aliás! Vocês também acharam as barbas dos capangas parecidas com barbas falsas? Cara, eu caí tanto nessa pilha que estava JURANDO que eram barbas falsas realmente, e tava achando que ia se revelar no fim do jogo que aquilo tudo era fachada, os caras da ilha (os Others) eram uma mega instituição (Iniciativa Dharma) e blábláblá...hahaha Enfim, dou 1/10 pontos pra essas barbas malfeitas que me fizeram acreditar nessa teoria tão maluca até metade do jogo! kkk

    E sobre esses siris tô curioso agora. Vou olhar lá se consegui isso sem notar. =P

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    24/04/2013 às 21:55:39   localizacao Vespasiano - MG
    Ah, a série Tomb Raider... tão famosa e tão chata! O único que fui até o final foi justamente o Angel Of Darkness, mas foi por pura teimosia mesmo, rzs.

    É como eu já havia lhe dito, eu achei esse aê com um comecinho bem tedioso também, era tudo baseado no andar e colocar fogo, mas vou confiar na minha "funcionária" e acreditar que a coisa melhora depois... só não vou jogá-lo tão cedo, afinal não tenho (e nem tenho intenção de ter) um PS3 ou XBox 360, he he he.

    @Rafael Alencar

    Eu estou anotando o que a galera fala sobre o site em geral e avaliando tudo, pode ter certeza que vou mecher no que precisar, mas sabe como é, infelizmente o VJ! ainda é apenas um hobby, então paciência.

    Agora sem desculpa, como assim você não viu uma laranja gigante colorida bem ao seu lado? hwa hwa hwa

    @Luiz Braz

    Relaxa cara, eu pelo menos peguei a referência na hora. Aliás, é algo que eu já falava bem antes de conhecer o MRG, não vejo nada demais na expressão. Mas é bom ver que o povo está preocupado com o bem estar do buteco, não é?

    Mais uma vez parabéns para a sucodelarAngela e abraço para todos!

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    25/04/2013 às 00:01:45   localizacao Fortaleza
    @Sucodelarangela
    Q isso mulher, adoro isso daqui! É sempre um prazer participar e principalmente ler os comentários da galera!

    Sim... vergonha?! Huahuahua!! Tá, realmente a piada foi um fail total! xD
    Mas q nada! Pode meter as caras!! Comigo num tem frescura não!

    @Luiz Braz
    Ahhh! Entendi! Hehe!!
    Valeu pelo crédito man! xD
    E já q tamo falando de TR, será q posso gastar meus pontos de respeito adquiridos com novas habilidades como "especialista em jogar: vc tem todo o tempo do mundo e domina a arte de jogar videogame tranquilamente". =P~

    Cara.. as barbas! Isso foi muito épico na série!
    Quanto ao fato da qualidade no jogo eu até q achei normal, mas realmente parece ser falsa mesmo. Esse fator pelos/cabelo é sempre muito delicado de se analisar. A @Sucodelarangela falou muito bem sobre o cabelo da Lara nas versões para o console. Esse recurso até hoje é um dos mais difíceis de se implementar em games e é bem raro ver um jogo q isso é muito bem trabalhado. Vamos esperar q essa nova geração de consoles consigam aperfeiçoar esse recurso.

    @Tchulanguero
    Cara, eu também sempre achei TR chato. Até então jó tinha jogado o primeiro e via o pessoal na locadora jogando as sequencias e achava o jogo tão chato. Mas eu acho q pelo q vc achou do começo do game se for considerar um contexto geral o game se resume à isso. Calma! Não é pelo fato de só andar e colocar fogo, mas sim de q o jogo é movido por quests. Vc sempre tem q completar um objetivo lógico para progredir no game, porém durante suas quests é q a mágica do game acontece. Os combates corpo a corpo, combates stealth, as quedas, os saltos, os puzzles (tumbas) e tudo mais te proporcionam muita diversão. Eu ainda vou conferir se isso também ocorre nos títulos anteriores e espero q sim. Se realmente esse novo TR não te causar tudo isso.. é cara, não tem jeito. É questão de gosto mesmo! xD
    Ahh!! Dá pra jogar no PC viu rapazinho! E com gráficos fodelásticos se vc tiver um PC fodelástico! Então só não joga se não quiser! >.<"

    Sobre o site eu te entendo perfeitamente meu xará! Nem se preocupe! Aliás, não esquente comigo não, eu sou todo cri cri exatamente pq sou desenvolvedor como vc (cara, essa expressão é sempre muito estranha: "como vc")
    Se eu te disser q eu só me liguei dos dados do "escrito" depois q vc falou? Calma, preciso entender um pouco mais o Vão Jogar. Huahuahuahua!!

    Sabe de uma coisa, acho q vou te ajudar (se vc quiser é claro). Vc se incomoda se eu fizer um esboço de layout pra vc? De boa mesmo.. vai ser uma diversão à parte pra mim.
    Não se preocupe, eu não sou mercenário. Como vc mesmo disse, é apenas um hobby.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    25/04/2013 às 00:39:55   localizacao Vespasiano - MG
    @Rafael Alencar

    É o trauma cara, os anteriores eu sempre ia nessa de "vai melhorar"... e não melhorava. Mas de fato eu joguei bem pouco esse.

    E PC não é muito minha praia não, ainda mais no pingüim que ainda não recebe esse tipo de jogo. E meu computador é tudo, menos fodelástico, rzs.

    Sobre o layout, eu não vou mudá-lo radicalmente não (já fiz isso no começo do ano), o que farei é organizá-lo, porém mantendo o mesmo conceito. Mas toda ajuda é bem vinda, fique a vontade. :D

    Responda!
  • avatar de Somari
    Somari
    25/04/2013 às 01:43:53
    Primeiramente, parabéns pelo escrito! 8D Segundamente, adorei sua resenha, mas tenho uma crítica gravíssima para fazer e que o Trok cometeu o mesmo erro nos escritos dele: me deixou com vontade!

    Seja como for, vou dar um jeito de jogar na casa de amigos ou algo do tipo, pois esse jogo tá me deixando super ultra ansioso, pois eu já adoro a série desde o primeiro e tudo mais.

    E é justamente por isso que não posso entrar mais na conversa :(

    Responda!
  • avatar de Sucodelarangela
    Sucodelarangela
    25/04/2013 às 08:00:09   localizacao São Luís - MA
    Caraca, o @Rafael Alencar tá superando o @Gamer Caduco nos comentários longos (Joseuel, é você?)!

    @Tchula @Rafael Alencar
    Os primeiros TR eram meio chatinhos mesmo, era mais exploração que qualquer coisa, quando aparecia alguém pra matar tinha que ir meter a cara a tapa, não dava pra fazer estratégia, era só bala, bala, bala...
    Tem uns puzzlezinhos, alguns até dão raiva.

    @Somari
    Compra logo tu PS3, menino!!!
    Brigada pelo comment!

    @Luiz Braz
    Aquelas barbas tinham uma aparência altamente fake, mais uma característica Lost do jogo. Mas como o Rafael Alencar falou, o cabelo é algo realmente difícil de tratar nos jogos de consoles. No PC eles estão lindos de morrer!

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    25/04/2013 às 08:25:25   localizacao Fortaleza
    @Sucodelarangela
    E num é q eu já perecebi isso?! o.O
    Estou andando muito com o @Joseuel e com o @Cadu! xD~

    Responda!
  • avatar de Luiz Braz
    Luiz Braz
    25/04/2013 às 14:59:58   localizacao Angra dos Reis
    @Rafael Alencar
    Cara, se você descobrir como usar esses pontos pra isso, posta uma vídeo-aula no Youtube que já vai ter um inscrito ok? kkk

    @Sucodelarangela
    Imagino, PC é sempre lindão! Teve até aquela mecânica exclusiva para deixar os cabelos de Lara mais sedosos e saudáveis! A Tress FX.

    E eu tenho o maldito troféu! Nem lembrava! haha Matei um monte de siri, não lembro de nenhum em especial...rs

    Responda!
  • avatar de sucodelarAngela
    sucodelarAngela
    25/04/2013 às 21:29:16   localizacao São Luís - MA
    @Luiz Braz
    O engraçado do meu troféu do caranguejo é que eu fui certinho no caranguejo certo!

    E olha o Tress FX aí!

    Responda!
  • avatar de sucodelarAngela
    sucodelarAngela
    25/04/2013 às 21:29:55   localizacao São Luís - MA
    Opa

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    25/04/2013 às 22:34:39   localizacao Fortaleza
    @Luiz Braz
    Digo sim man, pode deixar! Haha!! xD

    @Sucodelarangela
    E tem q ser um siri específico? Pensei q era só matar qualquer um! Huahua!!

    @Luiz Braz @Sucodelarangela
    Esse TressFX é muito f*da mesmo! Dá outra vida ao cabelo.

    Agora eu realmente tiro o meu chapéu aos desenvolvedores. Eles tiveram a audácia de criar uma Lara com cabelo solto mesmo sabendo q isso poderia ser arriscado. E apesar de tudo o trabalho ficou bem feito. Nós sabemos q muitos desenvolvedores optam por criar personagens com cabelo curto ou totalmente preso exatamente pq não querem arriscar fazer m*rda. O cabelo da Lara não é perfeito, mas satisfaz muito bem o personagem.

    Responda!
  • avatar de Sucodelarangela
    Sucodelarangela
    26/04/2013 às 07:50:09   localizacao São Luís - MA
    @Rafael Alencar

    Eu não tenho certeza, mas acho que deve ser um específico, sim. Do contrário, porque eles dariam um nome ao caranguejo?

    "Esse TressFX é muito f*da mesmo! Dá outra vida ao cabelo." Isso me lembrou propaganda de shampoo, ahuahuahuahuahuahuah

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    26/04/2013 às 08:38:35   localizacao Fortaleza
    @Sucodelarangela @Luiz Braz
    Olha o q eu achei: www.gamefront.com/tomb-raider-2013-fee-fee-the-crab-achievement-guide-easter-egg/

    É tm específico mesmo! Mas eu honestamente nem reparei nisso. Quando eu finalizar e fizer as viagens rápidas eu vou observar direitinho. xD

    TressFX! Huahuahua!!
    O melhor de tudo é q esse nome "trés eféquis" por si só já lembra nome de champu!

    Responda!
  • avatar de sucodelarAngela
    sucodelarAngela
    26/04/2013 às 08:46:20   localizacao São Luís - MA
    @Rafael Alencar

    Hahahaha, o mais massa de quando peguei esse troféu porque foi o primeiro caranguejo que eu vi. Aí meti flecha e ganhei. Lembro de Tereza me vendo jogar: "Meu Deus, tu fica matando os bichinhos...!" auhauhuahuahuah

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    26/04/2013 às 08:55:03   localizacao Fortaleza
    @SucoDeLarAngela
    Owwwwnnnn!! Eu também fiquei meio assim pra matar o primeri Cervo, até pq eu mirei na testa dele pra ele não sofrer tanto né, porém o maldito se mexeu bem na hora q eu atirei e a flecha pegou de lado e ele saiu sofrendo. =(
    Mas depois eu saí matando geral! Rato, gaivota, corvo, coelho! Huhauhaua!!

    Eu acho q eu não reparei no Fifi pq eu avistei os siris de longe, daí mirei e atirei de longe mesmo. Só ganhei o troféu após matar o terceiro, q era o dito cujo.

    Responda!
  • avatar de Sucodelarangela
    Sucodelarangela
    26/04/2013 às 13:43:34   localizacao São Luís - MA
    @Rafael Alencar

    Menino, eu também fiquei com pena de matar os bichinhos... do mesmo jeito em ACIII quando a gente precisa matar os cães de guarda, mas depois é só alegria!
    Eu parava de jogar só pra ficar tentando acertar os ratos, hahaha

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    26/04/2013 às 14:16:57   localizacao Fortaleza
    @SucoDeLarAngela
    Pois é, mas é só no começo e depois é só alegria mesmo! xD

    Eu lembrei quando vc falou da cena linda das gaivotas voando na praia e ficou parada admirando. Como eu já tava matando geral mesmo a primeira coisa q eu fiz quando vi esse cena foi largar um flechada pra ver se era possível matar! Ela caiu na beira do mar e eu fui lá cutucar ela e pegar minha flecha de volta! >.<"

    Me diz uma coisa. No AC I tem bicho pra matar tipo assim? Ele tá na minha lista de espera.

    Responda!
  • avatar de Cyber Woo
    Cyber Woo
    26/04/2013 às 14:34:32   localizacao Itu/SP
    Gostei desse novo TR!

    Conseguiram fazer com ele tudo o que os anteriores não puderam "Fazer um game de qualidade".

    Excelente review Suco ^^

    Responda!
  • avatar de sucodelarAngela
    sucodelarAngela
    27/04/2013 às 22:03:17   localizacao São Luís - MA
    @Rafael Alencar
    Sacanagem com as avezinha, doido!!!
    Só tem bicho no ACIII, nos outros só tem os cavalos pra interagir. Em ACIII, além dos cavalos, você pode interagir com cachorros, gatos, porcos, bodes, vacas, além das áreas de caça, onde você pode meter flechada na bicharada toda!

    @Cyber Woo
    Concordo plenamente com o que você disse. Obrigadaaaaaa!!!!!!

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    01/05/2013 às 19:50:03   localizacao SP
    Eu fugi da parte dos espólios... digo... spoilers! Mas eu já havia avisado que faria isso.

    Ainda quero jogar o jogo, mesmo eu nunca tendo sido fã de Tomb Raider. E com certeza vai ter um engraçadinho lendo esse comentário e me chamando disso ou daquilo pq a heroína é peituda e mimimi... mas gente, na boa, são pixels... PIXELS!!!!!!

    Esse reboot aí me chamou a atenção pq desde o começo fiquei com a impressão que não seria mais um jogo pornô de uma mulher super poderosa com skills pra trabalhar no Circo de Soleil. E como nunca fui fã da franquia, não fui afetado pelo "fator reboot" e toda apreensão que vc mencionou no começo do post (e tem toda razão com ele).

    Pelo seu texto, acredito que minhas expectativas serão preenchidas quando eu for jogar. Mesmo que misture algumas coisas de outros jogos, como a visão de çaçina! kkkkk... eu ri disso, lógico!

    Tá vendo como o jogo não é XXX? Ela usa duas regatas! É isso ae, assim que tem que ser. O peru do Kratos ninguém quer ver, né? Dá graças à todas as forças do universo pelo fato da tanga dele nunca rasgar! OK, eu estou sendo sarcástico, não ligo se rasga ou não a roupa da gost... digo... da moça!

    Os gráficos do cabelo eu não ligo, então não opinarei. Mas os bugs incomodam. Apesar que se o jogo divertir, vc acaba passando batido por eles. Peguei tantos bugs no Çaçinos Credo e e Bróder Rude, além do Sonic Adventure e Sonic Umlixo... e outros que não me recordo agora... mas o fato é que eu me diverti e todos eles, com ou sem bugs... na verdade com muitos, mas me diverti. Vc entendeu! huahuahua

    Falaram pra mim que a Lara sofre demais nesse jogo, que vc até sente a dor dela, logo de cara já vê cenas que dói as pernas. Vou ficar com dó da pobrezinha quando jogar!

    E os QTE... bem... nunca nenhum jogo vai superar Asura’s Wrath em QTE, mas tomara que esse seja divertido. Os do RE6 eu não tô gostando muito não, tem uns bem injustos.

    Pra fechar, recuso-me a comentar sobre a música do T-Madonna-Rock! hauhauhahuaauh

    Agora chega, já escrevi demais. Ótimo texto, não sei a parte do Spoiler que não posso opinar por não ter lido! kkkkk

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    01/05/2013 às 21:51:55   localizacao Fortaleza
    @Cadu
    Não entendi pq vc acha q seria retaliado ao dizer q não é fã da série. Eu sou um q nunca fui e ainda não sou. Só joguei o primeiro e não cheguei a finalizá-lo exatamente pq o jogo não atraiu. Porém essa geração atual me presenteou com esse novo título e me fez sim me interessar em jogar os títulos anteriores e tentar entender o pq de fato a série nunca me atraíra.
    Vc acha q esse povo gosta de nos acusar só pq a Lara é uma gostosona e nós temos q venerá-la? Paciência viu...

    Sobre o Kratos.. cara.. ele usa uma espécie de fralda! Nesse novo God of War Ascension a gente é obrigado a ver esse "detalhe", pois logo nos 30 minutos iniciais de gameplay tem uma cutscene q ele dá um salto mirabolante e a tanguinha dele voa e a gente se depara com essa fralda, para a nossa sorte! Então fique tranquilo! xD

    Sobre os bugs eu garanto pra vc q, exceto o q a @Sucodelarangela falou q em um momento do jogo a tela ficava "embaçada", nada vai prejudicar o gameplay. Eu particularmente não procuro bugs, mas quando estes acontecem eu faço questão de guardá-los, pois é preciso considerar isso como critério de análise para os jogos.

    Finalmente quanto ao fato das QTEs eu particularmente achei todas elas na medida, nem pouco, nem muito. Todas muito bem aplicadas e em seu devido lugar.

    Resta somente o sr. jogar e viver essa experiência q, na minha opinião, vale muito a pena!

    Responda!
  • avatar de Sucodelarangela
    Sucodelarangela
    02/05/2013 às 12:44:37   localizacao São Luís - MA
    @Gamer Caduco
    Aeeee, apareceu! Thanks, man!

    O jogo é realmente muito bom, não é XXX, a dificuldade também é boa, mas a pobrezinha da Lara sofre HOR-RO-RES, dá muita pena mesmo. Uma das coisas mais legais é que ela sofre um machucado em uma parte do jogo e, mais na frente, esse machucado abre. Não esqueceram ele lá, não ficou aquela coisa Wolverine de regeneração.

    Em relação aos bugs, foram um pouquinho chatinhos, mas não me fizeram querer parar de jogar, então acho que se encaixa no que você disse. Tinha uma imagem que eu ia colocar no escrito, mas acabei esquecendo, mas era essa aqui:

    url imagem: alvanista.com/uploads/timeline_image/2013/04/08/45563_4169383646.jpg

    Quanto a ser fã da série, eu sou aberta aos gostos alheios, então não se preocupe em falar mal de algum jogo que você não goste, caso surja a oportunidade.

    Quanto ao Kratos, eu também não acho que seria legal ver um pinto cinzento escapando pela "fralda" dele. O pior é que realmente parece uma fralda, como o Rafael falou... estranho. Vai ver que ele dá uma de machão corajoso e, na verdade, se borra todinho!

    Eu e o T-Rok pretendemos fazer um demo com nossas melhores músicas, aguarde!!!

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    02/05/2013 às 13:38:07   localizacao Fortaleza
    @Sucodelarangela
    Essa imagem é experiência própria?! o.O

    Responda!
  • avatar de Sucodelarangela
    Sucodelarangela
    02/05/2013 às 14:00:05   localizacao São Luís - MA
    @Rafael Alencar

    Não foi, não. Vi o @kawens postando na Alva antes de eu zerar.
    Pior que nos jogos anteriores de Tomb Raider acontecia muito esse tipo de bug, principalmente no 4.

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    02/05/2013 às 16:46:47   localizacao Fortaleza
    @Sucodelarangela
    PUTZ!
    Esse tipo de bug parece aqueles quando vc fica encostado na parede (tela) e a camera não consegue renderizar direito. #tenso

    Só me lembrei desse mexicano:
    encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQANe0e278vyq1056hpRD_hymZDB5wqLk-7zyyIvRAmzJWHE7Qv9A

    Gostei do piercing no olho! xD

    Responda!
  • avatar de Thiago "T-ROK"
    Thiago "T-ROK"
    03/05/2013 às 18:28:03
    Geeente qta gente!!! Eu preferi esperar pra não atrapalhar o bate papo entre vcs que jogam/jogarão esse jogo e deixar minha humilde opinião noob pra depois xD

    Eu não sou mto lá fã de Tomb Raider e nem pretendo pegar esse título, apenas se ele tiver mto bem barato na Steam um bom tempo mais pra frente, mas pelo q se ouve por aí (e por aqui tb agora xD) parece ser mto bom...

    E sim, eu e a mana vamos fazer uma EP (EP mana, EP) com nossos novos sucessos e dominaremos a Billboard, aguarde!

    PS: e é T-ROK, tdo maiusculo xD kkkkkk

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    03/05/2013 às 22:08:41   localizacao Fortaleza
    @T-ROK
    Olha q o último relato q eu sei é q ele tava de 42,00 na Steam viu.. olhe olhe.. xD

    Responda!
  • avatar de Thiago "T-ROK"
    Thiago "T-ROK"
    04/05/2013 às 20:32:34
    @Rafael

    cara, qdo tiver valendo uns 15,00 q nem eu comprei o AC Brotherhood eu pego xP kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 42,00 ainda é mto para minha humilde pessoa =/

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    05/05/2013 às 08:27:29   localizacao Fortaleza
    @T-ROK
    Huahuahuahua!! xD
    Acho q agora vc confundiu o assunto com o de outro escrito man! vaojogar.com.br/escrito/os-tempos-mudam

    O Brasil é osso...

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    05/05/2013 às 11:49:54   localizacao Apucarana - PR
    @Ângela

    Finalmente apareci para comentar , desculpe.

    Eu nunca gostei de Tomb Raider, mas não era nada demais. Apenas não gostava e pronto. Particularmente, eu pensava que a série cairia no limbo depois de algumas versões. Se a série fosse da EA, com certeza aconteceria. (Por que acabar com Medal of Honor?)

    Eu também nunca entendi o porquê de tanto falatória em cima de uma personagem toda quadradona. A Aya Brea era muito melhor nesse quesito, mas é assunto para outro texto, afinal, falar dos atributos de personagens de games é "besta" demais...

    Quando eu soube do novo jogo fiquei impressionado. Ela parecia uma nova Lara, não apenas uma Lara nova, e as imagens dela toda "arrebentada" deixavam a pergunta no ar: "O que vão fazer com ela?" Pois bem, eu ainda não joguei, mas quero. Só vou deixar para comprar na mesma época que o T-ROK, hehe.

    Um amigo jogou e disse que chegou a sentir dó dela. Fiquei curioso...

    Responda!
  • avatar de sucodelarAngela
    sucodelarAngela
    05/05/2013 às 12:46:21   localizacao São Luís - MA
    @Rafael Alencar

    Esse mexicano aí é tenso, hein? Ele deve tomar banho com xampu pra não ficar com cheiro de cachorro...

    @Mano

    Até que enfim apareceu, já tava com saudades! Espera mais um pouquinho pra comprar ele, sei que TR não é teu estilo, mas se comprar pelos 15,00 lá da Steam tenho certeza que não vai te arrepender. Ainda mais porque você pode jogar vendo os cabelos sedosos da Lara e não os sebosos que a gente vê nos consoles!

    @João Roberto

    Eu sei como você é ocupado, professor, não precisa pedir desculpas! ♥
    Eu gostei apenas dos primeiros TR, depois virou bagunça ao meu ver. Creio que com esse novo estilo e nova personagem, eles consigam criar algo coerente com a franquia. O jogo está realmente muito bom, e ela realmente sofre muito no jogo. Dá muita pena.
    E não se preocupe, não vou fazer nenhum texto falando de "atributos" de personagens, já é besteira demais pra mim,haha

    Brigada a todos por participarem!

    Responda!
  • avatar de Ganon,o Destruidor
    Ganon,o Destruidor
    05/05/2013 às 19:57:36
    eu nunca tive um ps1 ,nem nenhum console da geracao dele (arrependimento eterno por isso,apesar de ter jogado muito saturn por emulador),entao nunca chegei a jogar os tr do ps1 que todos dizem ser os melhores .o meu contato com a serie se resume a um jogo de ps2 bem mediano que eu nao sei dizer o nome .entao quando saiu esse novo jogo da serie eu nao criei muitas espectativas ,mais sabia que provavelmente qualquer coisa que eles fizessem superaria os ``muitos jogos´´ da serie que conheco .
    ate agora pelo que vi o jogo me despertou bastante interesse ,mais como nao tenho um ps3 nem um xbox 360 e meu pc com muito sacificio roda ps1,acho que vou esperar ate alguma das pessoas que conheco que tem um console moderno adquirirem o jogo pra mim dar uma conferid nele.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    05/05/2013 às 21:03:28   localizacao Vespasiano - MG
    @João Roberto
    @sucodelarAngela

    Também acho bobagem, até porque todo mundo sabe que a rainha Mai Shiranui e a princesa Vanessa Z. Schneider são as que tem os melhores atributos }:)

    Responda!
  • avatar de Sucodelarangela
    Sucodelarangela
    06/05/2013 às 17:04:10   localizacao São Luís - MA
    @Ganon

    Cara, os TR de PS1 era os melhores, em comparação com os que surgiram depois do TR4... Pra mim que joguei todos os 04 primeiros e alguns dos que vieram depois, esse daqui é o melhor de todos os TR. Foi um reboot digno da fama da franquia.

    @Tchula

    Tu jura!

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    07/05/2013 às 17:30:54   localizacao Apucarana - PR
    @tchulanguero

    Mai Shiranui?
    Aí você pegou pesado. Para ela não existe concorrência!! AHHHH Mai! kkkkkkkkkkkkk

    Agora, quem jogar Street Fighter x Tekken e ousar falar da Poison merece um "pé na porta e soco na cara!" kkkkkkkkkkk

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    07/05/2013 às 17:33:26   localizacao Apucarana - PR
    falando... hã... dela. kkkkkkkkk

    url imagem: youngmanblog.com/wp-content/uploads/2012/02/Poison-e1311292827401.png

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    08/05/2013 às 12:44:04   localizacao Vespasiano - MG
    @João Roberto

    Não lembro quem me falou que essa Poison da SFxTK tinha ficado estranha e na época eu não concordei. Mas depois tava reparando, parece que deram uma forçada nos traços só pra causar mesmo.

    Responda!
  • avatar de sucodelarAngela
    sucodelarAngela
    09/05/2013 às 16:46:58   localizacao São Luís - MA
    Vocês tão falando grego pra mim... XD

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    10/05/2013 às 18:20:14   localizacao Apucarana - PR
    @Ângela

    Assista este vídeo, aí você entenderá, kkkkkkkkkkkkkk


    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    30/05/2013 às 13:03:57   localizacao SP
    @rafaelalencar

    Então cara, o triste é que alguns gamers são meio cheios de hormônios, por alguma razão que eu nem quero descobrir. Bom, a gente falou sobre isso recentemente. Mas enfim, já ouvi piadinhas sobre isso, pode acreditar. Chega a ser patético, pq não foram piadas só pra encher o saco, foram provocativas mesmo. Mas enfim…
    Não quero ver o Kratos de tanga… na boa! huahuahuahuahua
    Mas é bom saber que existem outros não fãs da série e que acabaram curtindo o jogo, isso me deixa mais curioso ainda para jogá-lo. Vou esperar AQUELA promoção! hehehe

    @sucodeçaçina

    Caraca, que medo dessa imagem!!!!!!!!!!!
    Isso tá mais pra Residente Élvis do que pra Tomb River Raider.
    E eu definitivamente não quero ver o Kratos de fralda, um pinto cinzento então pior ainda!!!!!!! kkkkkkkkkkkk
    Aguardo ansiosamente o demo das músicas! huahuahuahua

    Responda!
  • avatar de Sucodelarangela
    Sucodelarangela
    30/05/2013 às 14:41:23   localizacao São Luís - MA
    @João Roberto
    Esse vídeo é muito shooooow! E instrutivo, hahahaha. Adorei!

    @Gamer Caduco
    Eu lembro que esse tipo de bug já acontecia em TR’s anteriores, mas nunca deixa de ser sinistra!
    Ainda tenho dúvidas se as cinzas da mulher de Kratos realmente grudaram no pinto dele...

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    30/05/2013 às 16:35:08   localizacao Vespasiano - MG
    @Gamer Caduco

    Não cara, não começa com esse papo de "pinto" com a larAngela que a imaginação dela voa, hwa hwa hwa.

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    31/05/2013 às 08:08:18   localizacao Fortaleza
    @Cadu
    Nem me fale em gamers "malucos"... xD

    Enfim.. tem uma versão PSOne Classic de Tomb Raider na PSN e assim q eu tiver $$ sobrando vou pegar ela..

    @Rafa
    Já viu o tamanho da mão do Kratos? Imagina o tamanho da "parada".. o.O

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    31/05/2013 às 12:41:21   localizacao Vespasiano - MG
    @Rafael Alencar

    Não imagino e nem quero imaginar, hwa hwa hwa.

    Responda!
  • avatar de sucodelarAngela
    sucodelarAngela
    01/06/2013 às 22:05:31   localizacao São Luís - MA
    @Gamer Caduco @Tchulanguero @Rafael Alencar
    Dizem que o tamanho do nariz também é relativo... Analisa:
    url imagem: movietips.files.wordpress.com/2010/12/god-of-war-iii-kratos.jpg

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    02/06/2013 às 21:11:37   localizacao Vespasiano - MG
    @sucodelarAngela

    Hããã... né naum.

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    03/06/2013 às 08:37:00   localizacao Fortaleza
    Huahuahua!!
    O nariz dele tá maior no GoW Ascension..

    Eu ouço por aí também q o tamanho do pé e o tamanho do antebraço são diretamente proporcionais ao tamanho do.. enfim.. xD

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    14/12/2015 às 17:04:44   localizacao SP
    Mais de dois anos e meio depois, cá estou eu comentando seu post. Eu prometi pra mim mesmo que faria isso quando terminasse Tomb Raider. E adivinha só o que fiz?
    Cacilda, que jogo! Fazia tempo que eu não me impressionava com um jogo da geração por todo conteúdo, sem querer ser retrô xarope ou qualquer coisa assim. É pq o jogo é... bem, não tem outro termo... MUITO FODA!
    Eu não imaginava que ia gostar tanto de matar bandidos que nem nesse jogo, na boa... é uma delícia encher os caras de bala e flechas! kkkkkkkkkkkk
    Também não imaginava que eu ia me divertir tanto com um jogo de aventura, normalmente me canso. Mas esse jogo não é nada cansativo, mandaram muito bem. Não tem partes empurrando com a barriga pra aumentar a durabilidade do jogo, isso pros dias de hj é de se impressionar.
    Um dos primeiros jogos que me fizeram gostar de me esconder e matar nego na surdina também, eu detesto jogar em stealth, mas esse jogo meio que incentiva a isso (especialmente no hard, imagino).
    Vc falou de "safadinhos" e eu lembrei de um ponto importante: finalmente a Lara não tem apelo sexual. Achei isso o ponto mais positivo do jogo. Lara inexperiente, evoluindo ao longo do jogo, depois chutando a bunda de todo mundo e sem ter que ficar com peitos balançando ou mostrando a bunda. Apesar dos gemidos... kk
    Bagulho do cabelo eu nem cismei, acho que pra um PS3 tá ótimo. Tudo bem que agora é fácil falar isso, já que remasterizaram a coisa toda no PS4/PC/XOne/Zeebo e o cabelo se mexe que nem em comercial de condicionador feminino (existe masculino?), mas ainda assim eu nem me preocupei, normalmente olho mais cenário. Curioso que não vi muitos bugs também, acho que os patches resolveram ou eu tive mais sorte (ou sou menos exigente).
    O fim do jogo? Só me deixou afim de jogar o Rise From Your Grave... digo... Rise of the Tomb Raider!
    Ahhh eu gostei do barato da equipe e agradecimentos, muito foda! Bem observado!
    EITA BEXIGA, eu já tinha comentado este texto! Peraí, deixa eu ler e vejo se tenho mais alguma consideração a fazer...
    Olha lá, olha lá! Eu já tava puto com a perversão de desenvolvedores e jogadores nos jogos anteriores e aliVIADO por não terem feito isso neste jogo! Muito bom!
    E eu realmente já não ligava pra gráficos de cabelos... kkk
    Pra fechar... como a coitada sofre, mesmo! Mas o que não mata deixa mais peituda... digo... forte! FORTE!
    Muito bom o texto completo! \o/
    E relembrar os comentários tb... rs
    Fui
    PS: e eu que fiquei esperando "AQUELA promoção" (ver resposta para o Vudu), acabei pegando "de graça" na Plus... só acho que demorei muito pra jogar!
    PS2: PQP, até comparação com nariz... eu hein? auhahuahuahuahu

    • avatar de sucodelarAngela
      sucodelarAngela
      13/12/2016 às 14:22:46   localizacao São Luís - MA
      Quase um ano depois eu vejo esse teu comentário aqui, que coisa!!!

      A jogabilidade de TR é excelente, tanto nos combates melee quanto nos tiroteios ou no arco e flecha! E pelo que vi, tu gostou de tudo no jogo, huahua!

      Eu também gostei da Lara não ter apelo sexual no game, mas aí comprei a versão de PS4 e lá estão os boobs maiores... uma falha, ao meu ver. Desnecessário.

      Abraço!

    Responda!
  • avatar de helisonbsb
    helisonbsb
    10/12/2016 às 00:25:26
    ¨Além disso, o vento, a chuva e os pássaros dão um show de sound effects (cito aqui a revoada de gaivotas quando Lara está na praia voltando ao Endurance... eu parei só para ver as aves voando em um bando muito bonito, com o brilho do sol ao poente. É realmente uma cena muito linda de se ver).¨ isso foi o que mais me chamou a atenção também!!!!valeu


    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé