logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! DegustaçãoNew Super Mario Bros. U

New Super Mario Bros. U

Análise de New Super Mario Bros. U - Okay, final do ano está aí e sabemos que com ele virá Super Mario 3D World! Então, enquanto o seu Mario não vem, que tal falarmos um pouco de seu último jogo 2,5D lançado? Here we gooo!!!

autor Thiago "T-ROK" Pulcineli   datahora 08/11/2013 às 13:01:07   tagarelices 7

Okay, final do ano está aí e sabemos que com ele virá Super Mario 3D World! Então, enquanto o seu Mario não vem, que tal falarmos um pouco de seu último jogo 2,5D lançado? Here we gooo!!!


Quando nos deparamos com qualquer jogo da franquia "Mario Bros.", temos que ter em mente que há fatos incontestáveis, tanto positivos quanto negativos, especialmente quando focamos na série "New Super Mario Bros.".

Realmente, houve um certo "rebuliço" de gamers insatisfeitos com a constante repetição entre os últimos jogos do grande herói da Big N e isso veio à tona no lançamento de New Super Mario Bros. 2 (3DS). Talvez a recepção ainda que boa, porém meio cautelosa desse jogo e o pouco tempo de lançamento entre um título e outro tenha conseguido ofuscar, ainda que brevemente, a chegada de "New Super Mario Bros. U" na primeira plataforma HD da Nintendo, o Wii U.

New Super Mario Bros. U
It’s-a-me... Mario!

Porém, qualquer má impressão que eventualmente possa ter ficado é facilmente deixada para trás logo na primeira fase desse grandioso jogo, que alia elementos tradicionais e consagrados da série junto a novidades sutilmente conferidas para não descaracterizar o que todos esperam do título: um grande clássico 2D do querido Mario!

Em "New Super Mario Bros. U" podemos perceber claramente a "herança" deixada de seus antecessores "Super Mario World" (SNES) e "Super Mario Bros. 3" (NES) em diversos aspectos: o mapa, a volta de alguns inimigos, fases, situações, entre outros fatores que não serão especificados aqui para não estragar a surpresa. É um grande prazer estar jogando algo novo, mas que ao mesmo tempo dá aquele gostinho de estar revisitando grandes momentos já vividos e que ficam gravados para sempre em nossa memória.

New Super Mario Bros. U
Mapinha bonito esse heim...

A trilha sonora é como sempre simples porém competente, sem nenhuma alteração de estilo desde os primeiros jogos da série. Sua jogabilidade é incrivelmente precisa como em todo jogo criado pela Nintendo, aliás, tirando a novidade do GamePad, o uso do Wii Remote está idêntico ao jogo anterior, "New Super Mario Bros. Wii", o que já facilita o reconhecimento do gamer para com o jogo.

Quanto as novidades inseridas neste título, vale destacar o uso do GamePad em situações diversas: no single player temos a opção de jogar pela tela do próprio controle e desligar a TV por exemplo. Em modo cooperativo, de até 5 pessoas, quem está com o GamePad pode assumir a função de bonzinho ou vilão, criando plataformas, interagindo com objetos, entre outros, utilizando a tela de toque do controle, visando ajudar ou atrapalhar os demais jogadores.

Outra novidade interessante é a integração perfeita entre o jogo e o Miiverse, uma espécie de rede social do Nintendo Wii U. Basicamente consiste nos jogadores colocarem lembretes, dicas ou até suas lamentações em relação a determinadas fases do jogo. Essas mensagens aparecem durante todo o mapa e felizmente, para quem não quer saber de nada importante do jogo antes, há a opção de ocultar spoilers.

Não contando apenas com o modo carreira do jogo, há também alguns minigames, como o Boost Rush Mode, no qual o jogador passa por níveis aleatórios de rolagem automática, coletando moedas para aumentar a velocidade da fase. Nesses minigames além de poder escolher entre os personagens jogáveis, é possível também escolher seu próprio Mii, talvez em alusão a versão demonstrativa utilizada na E3 (New Super Mario Bros. Mii) xD

Enfim, somando tudo isso com a experiência de ver Mario pela primeira vez em belíssimos gráficos HD, certamente "New Super Mario Bros. U" estaria em uma posição privilegiada no top de jogos 2D da série Mario!

New Super Mario Bros. U
Mario em HD? Nice!

Recomendadíssimo!

Vale lembrar que há o DLC "New Super Luigi U" para completar o pacote desse belíssimo jogo, porém não posso falar muito sobre ele por não tê-lo jogado ainda.

PS: O chefe final é incrívelmente nostálgico e demais!!! =X

AND THAT’S ALL FOLKS... GAME OVER!

Aproveitarei a deixa aqui desse meu post para avisar a todos que me acompanharam durante todo esse ano aqui no "Vão Jogar!", que infelizmente estou saindo da equipe! Talvez ainda participe da próxima Butecada ou do memê de final de ano, mas oficialmente esse é meu último texto. =\

Tenho muito orgulho de ter participado dessa família, onde fiz realmente irmãos (quem nunca me viu chamando de mana ou mano por aí, não é verdade? xP) e espero ter contribuído ao menos um pouquinho para o crescimento desse site. Mesmo de longe ficarei na torcida, tentarei, sempre que o tempo permitir, estar por aqui e tenho certeza que essa galera que continua (e que eu tive a honra de ajudar a construir), vai continuar com bom conteúdo e lembrando a todos para deixar o mimimi de lado e "ir jogar" sempre xD

A todos que me acompanharam, comentaram, meus sinceros agradecimentos! Quem sabe a gente não se "esbarra" por aí novamente um dia? xP

Super Mario 3D World
"E sai da frente que eu to chegando!" (Bowser em Super Mario 3D World)

New Super Mario Bros. U
New Super Mario Bros. U

Série: Mario
Estúdio: 
Plataforma: Wii U

Compartilhe

Pin it


Leia também...



7 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de kratosvudu
    kratosvudu
    08/11/2013 às 14:18:18
    Seguindo pra comentar depois!

    Responda!
  • avatar de kratosvudu
    kratosvudu
    08/11/2013 às 23:48:03
    Uma pergunta logo de cara Thiago: Nintendo Wii não tem resolução 720p?! o_O
    Tá aí uma coisa q eu não sabia! Estou passado!

    Então, faz muito tempo q eu não jogo algo em um console da Nintendo. A última vez q isso aconteceu foi quando um conhecido meu me emprestou exatamente um Nintendo Wii e eu tive a chance de jogar alguns games, mas foram só Mario Kart, Mario Party e Wii Sports! Enfim... eu só vi esse Mario por videos e quando vi achei muito bacana e muito bonito mesmo! Espero um dia poder adquirir em breve um console da Nintendo, até mesmo o Wii U pra satisfazer minha necessidade de vivenciar Nintendo outra vez. Não tenho muito o q falar sobre o jogo em si pelo motivo já explicado, mas parabéns pelo escrito!

    Quanto a sua saída do VJ, me sinto de certa forma como parte da equipe, pois estou sempre próximo a vcs e fico tão triste quanto ao próprio VJ! Mas tenho certeza q a decisão de deixar a equipe é pq surgiu um caminho na sua vida q vai fazer vc crescer ainda mais e isso merece o total apoio! Eu é quem agradeço pelos seus escritos e por nos ensinar muitas coisas ao longo desse tempo!

    Valeu Thiagão! <3

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    09/11/2013 às 22:01:59   localizacao Vespasiano - MG
    Até hoje eu não joguei nenhum jogo da série New Super Mario Bros., acredita? A do Wii é sempre tão cara que se perigar eu vou direto pra do U, rzs. Mas quero muito jogar, parece ser muito divertido, adoro plataforma com foco no multiplayer local :)

    No mais, nós já conversamos bastante sobre o assunto, mas é como eu disse: uma vez parte da família, sempre da família. Nem vou falar nada como se fosse despedida, porque nos falaremos pelas internets afora do mesmo jeito, então o que posso dizer é: sucesso na sua empreitada!

    Abraço e obrigado :D

    Responda!
  • avatar de Somari
    Somari
    14/11/2013 às 08:52:14
    Poxa cara... :_: Caiu até uma lagriminha do meu olho aqui. COMO VOCÊ PODE FALAR DE MARIO DESSE JEITO!? ME DEIXOU CHATEADO! -n

    Bah, belo review, brother xD (e desculpa só escrever agora @_@ O tempo tá me matando)

    Além do mais, fiquei meio surpreso com a tua saída, mas enfim ): Sucesso pra ti! E apareça na casa de vez em quando, viu? Tem cerveja na geladeira e mulher naquela sala onde é proibido menores de 18 e pessoas com problemas cardíacos.

    Vai com tudo, bro! Valeu por ter sido um VJ (agora sem processos da MTV).

    Responda!
  • avatar de leandro (leon belmont) the devil summoner
    leandro (leon belmont) the devil summoner
    14/11/2013 às 09:51:03   localizacao Recife-Pe
    bem colorido esse novo jogo. o testei nas lojas e achei a sensação parecida de ter de jogar os games no SNES.

    e adorei o carango do Bowser, assim a Peach larga o Mario e mora com o lagartão de vez. torço pela felicidade da princesa e Koopa.

    e boa sorte na sua empreitada T-rok (esse nome tem a ver com Turok?)

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    15/11/2013 às 11:14:31   localizacao Apucarana - PR
    Grande T-Rok!!

    (Só mesmo um feriado pra eu ter tempo pra comentar...)

    Cara, eu ainda vou comprar um U e jogar os novos jogos. Por enquanto fico só na vontade, mesmo :P

    Fora que eu joguei as versões do Wii e DS, que são muito boas. Esse parece ser como os anteriores...

    Agora, quanto à tua saída...

    Como deve ter notado, eu ando sumido das conversas e trocas de E-mail, por isso, fiquei surpreso ao saber que estava deixando o VJ. Ainda mais por você ser sempre o mais empolgado, mais prestativo. Mas acontece. Não é assim com tudo na vida?

    Desejo sorte em todos os teus projetos. T+

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    23/11/2013 às 23:34:47   localizacao SP
    FICA T-ROK, VAI TER BOLO!

    Pô, eu fiquei bem triste com a notícia da sua saída, mas entendo, já conversamos a respeito. Enfim... grande desfalque para o VJ!, por mais que os demais membros sejam tão essenciais quanto vc. Mas todos são únicos, seus reviews farão falta aqui. Enfim...

    Ah, participe sim do Meme de final de ano, acho que vale muito a pena!

    Estou jogando o NSMBU e... CARAMBA, QUE JOGO FANTÁSTICO! Escolheu um baita jogo para nos deixar de presente de despedida, com outro texto muito bacana. Pelo menos saiu com a cabeça erguida e olhando pro fantasma maldito pra que ele não venha atrás de vc fazendo cara de pervertido (será que só eu acho isso?).

    Ainda não vi a tal opção de jogar com o Gamepad como quinto jogador, até pq tenho jogado o título sozinho. Quero ver isso em breve, mas ainda preciso de controles! hahahah! Maldição, viu?

    O lance de ocultar spoilers é bem legal, a integração com o Miiverse também. Tirando quando seu amigo é pentelho e faz de tudo pra revelar as localizações dos Star Coins e não marca os posts como Spoilers, daí só dá pra navegar no mapa com os comentários desabilitados. Triste, mas faz parte...

    Também acho que o jogo está entre os melhores 2D, embora não o tenha finalizado ainda. Achei que finalmente colocaram uma certa dificuldade, mesmo que ainda baixa. Pelo menos em relação ao jogo do Wii. Melhor que isso só o do Luigi! hehehe

    Pena que não tem opção de online, né? Mas tudo bem.

    Boa sorte na empreitada, doutor!
    Abraço

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé