logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! EspecialNioh

Nioh - Guia ilustrado de sobrevivência

Tudo que você precisa saber antes (ou depois) de iniciar sua jornada!

autor sucodelarAngela Caldas   datahora 10/03/2017 às 12:02:22   tagarelices 12

Tudo que você precisa saber antes (ou depois) de iniciar sua jornada!


Nioh é um título enorme, tanto no número de missões quanto na quantidade de coisas a se aprender. Com tantas mecânicas e conceitos que não são ensinados no decorrer do jogo ou que estão em tutoriais opcionais (dojo), é normal se sentir perdido e confuso, cabendo ao jogador ter que dar várias "voltas" pelos menus ao longo do jogo para se adaptar às alterações e aprender como tudo funciona.

Para ajudar jogadores novatos e veteranos (ou até para tirar aquela dúvida), preparamos um pequeno guia de sobrevivência abrangendo vários aspectos do game para deixá-lo mais preparado para a jornada de William.

Amrita

Subir de Nível
Apesar de ser algo óbvio, não custa enfatizar: Amrita é a alma do negócio! É com ela que você sobe de nível no jogo, então toda Amrita é extremamente valiosa e subir de nível fica cada vez mais caro. Além de ser conseguida completando missões e, claro, fatiando Yokai, você também as consegue através de pedras que podem ser encontradas durante o jogo.

Pedras Espirituais e Pedras de Almas
Não use as Pedras Espirituais ou de Alma à toa, use-as apenas quando pretender subir de nível e estiver necessitando Amritas extras, afinal, você não vai querer perder suas preciosas Amritas depois de uma morte dolorosa, não é?

Atenção ao Ki

Ataques em inimigo sem Ki
Em Nioh, o Ki é correspondente a velha conhecida Stamina que vemos em tantos outros jogos, usada para atacar, bloquear, correr e desviar. E assim como esta, quando seu Ki acaba em batalha, o seu personagem fica temporariamente paralisado até conseguir recuperar parte das forças. Saber gerenciar seu Ki é essencial para sair vivo até das batalhas mais simplórias (fique de olho na barra verde sob seu HP). Vale ressaltar que a recíproca é verdadeira: inimigos humanos perdem Ki da mesma forma que você, o que abre brechas para ataques devastadores.

Portal do Reino Yokai
Os Yokai também possuem Ki, mas ele não regenera sozinho. Sendo assim, Yokai abrirão portais do Reino Yokai para regenerar seu Ki. Feche-os com um Pulso de Ki sempre que possível, pois os portais também prejudicam você.

Acesse o Dojo

Dojo
Logo após o prólogo, é possível acessar o dojo para treinamento adicional e, na maioria das vezes, as missões liberadas te ensinam coisas que você muito provavelmente já aprendeu na marra. No entanto, completar as missões do dojo podem dar ao jogador itens importantes, como usáveis e pontos de Ninjutsu e Magia Onmyo, além de serem requisitos obrigatórios para que habilidades importantes sejam aprendidas (e se você for caçador de troféus, alguns também dependem especificamente das missões do dojo).

Raridade de itens e efeitos especiais

Item incomum vs Item Único
Uma das primeiras coisas que o jogador vai notar é que os itens encontrados possuem seus nomes definidos em até quatro cores: branco, amarelo, azul e lilás. As cores indicam o nível de raridade do item, respectivamente: comum, incomum, raro e único. Quanto maior a raridade de um item, maior a quantidade de efeitos especiais que o mesmo vai ter (comum=1, incomum=2, raro=3 e único=4), então sempre compare bem armas, armaduras e amuletos antes de trocá-los por outros, pois às vezes é melhor manter uma Katana única com bons efeitos especiais do que uma comum com maior poder de ataque. Há ainda os itens divinos, na cor verde, extremamente raros e dropados apenas no New Game Plus.

Bônus de Conjunto
Em relação às armaduras, fique atento àquelas que oferecem bônus de conjunto: quanto mais partes equipadas, mais bônus serão liberados. Algumas armas também podem contribuir ao bônus de conjunto, basta conferir no menu de Efeitos Especiais.

Familiaridade

Familiaridade
Outra característica que pode ser vista no menu de equipamento é a barra de Familiaridade presente nas armas, um conceito inspirado na crença japonesa de que objetos diários, quando mantidos e usados por muito tempo, adquirem espírito (Tsukumogami). A Familiaridade, assim, especifica o quanto você usou determinada arma e aumenta sua conexão com ela, aplicando alguns benefícios à mesma quando a barra chegar ao máximo: todos os efeitos especiais ganham um bônus; você receberá Amrita extra caso a ofereça no Santuário; você pode vendê-la por mais ouro para o Ferreiro; e você pode herdar efeitos especiais da arma quando usá-la como material na Fusão Espiritual.

Fusão Espiritual

Fusão Espiritual
Trata-se de um processo de melhoria de armas e armaduras utilizando outras já existentes como matéria-prima. Por exemplo, se você pegar uma espada dupla nível 60 e usar uma nível 61 como material, a espada dupla resultante terá o nível 61, aumentando seu poder de ataque.

Efeitos de Herança
Também é possível aumentar a potência de alguns efeitos especiais, bem como herdar um novo efeito especial, caso o equipamento utilizado como material tenha algum efeito com o ícone de Herança (duas barrinhas com um ►). No entanto, a herança do efeito só será possível se o equipamento-material esteja com sua Familiaridade ao máximo. Cada equipamento só pode ter um efeito herdado, logo, se sua arma principal já tiver um efeito de herança, este será substituído pelo do outro equipamento. Algumas armas e armaduras também possuem efeitos únicos (com o símbolo de hexágono) que não podem ser transferidos.

Elementais e status effects

Ataque com Máscara Hyottoko
Alguns equipamentos possuem efeitos elementais atrelados a elas. Também existem vários inimigos, especialmente Yokai, capazes de atacá-lo com diferentes elementais. É importante que você saiba que efeitos colaterais cada elemento causa ao seu personagem (pois é algo que você aprende sofrendo): Fogo: causa dano progressivo ao longo do tempo (você pode "rolar" para diminuir o tempo de dano); Água: deixa o alvo mais suscetível a outros tipos de dano; Relâmpago: diminui o ataque e a velocidade do alvo; Paralisia: atordoa o alvo até que o efeito passe (ou até usar uma Agulha Antiparalisia); Vento: deixa o alvo mais vulnerável a quebras de guarda (diminui habilidades de bloqueio e parry); e Terra: aumenta o peso do alvo, dobrando a quantidade de Ki que o mesmo usaria para qualquer ação.

Fontes Termais
Não deixe de procurar as Fontes Termais existentes em várias fases. Dar uma relaxada em uma dessas fontes deixa William com um status effect positivo de regeneração de vida por um bom tempo, sendo que algumas se localizam perto das salas dos bosses. Uma boa pedida! Encontrar todas no jogo também rende um troféu.

Itens obsoletos

Realizar Oferenda
Em Nioh, você vai encontrar MUITO loot. Então não será de se surpreender quando, ao fim de uma missão, você tiver dezenas de novos itens em seu inventário. Após fazer as devidas adequações em seu equipamento, não esqueça de aproveitar os itens obsoletos de alguma forma: eles podem ser oferecidos no Santuário em troca de Amrita (muitas vezes a melhor estratégia).

Patrocínio
Itens obsoletos também podem ser vendidos para o Ferreiro (todos os serviços da Forja dependem de ouro) ou podem ser desmontadas par adquirir materiais, caso você prefira forjar seus equipamentos do zero. Investir dinheiro em ações na Forja pode render pontos de Patrocínio , utilizados para conseguir alguns descontos e outras vantagens. No caso de receber algum equipamento que, por algum motivo, não possa ser utilizado de imediato por você, há ainda a opção de guardá-las no Armazém.

Aprendendo habilidades

Compra de Habilidades
As habilidades das armas são essenciais para aprender novos combos e novas táticas de batalhas. Ao subir de nível, completar certas missões ou aumentar sua proficiência em determinada arma, é possível ganhar pontos que são usados para a "compra" de novas habilidades. Mas nem tudo são flores: como dito anteriormente, algumas habilidades estão vinculadas diretamente à certas missões (tanto no Dojo quanto missões secundárias no mapa), então faça todo o possível para atender os requisitos.

Personalização de Habilidades
Também é importante que você equipe as habilidades corretamente, pois muitas habilidades podem possuir comandos idênticos e você deverá ativar a habilidade desejada no menu de personalização de habilidades. Lembre-se: diferentes habilidades podem ser ativadas a diferentes posturas utilizando o mesmo comando.

Proficiência

Atributos Adicionais
Não confunda com Familiaridade. Proficiência indica com quanta eficácia você usa determinada arma, enquanto Familiaridade indica por quanto tempo você a usou. Aumentar sua Proficiência com alguma arma lhe renderá Pontos de Samurai para a compra de Habilidades. Pode ainda liberar troféus específicos para cada tipo de arma. Seu nível de Proficiência pode ser visto no menu, nos Atributos Adicionais.

Reputação e Títulos

Lista de Títulos (tarefas)
Outra coisa a verificar sempre é o nível de Reputação do seu personagem. É possível ganhar reputação através de pequenas conquistas, como matar um determinado número de inimigos com certa arma, por exemplo. Basta ir ao menu de Reputação e ver a lista de "tarefas" a fazer.

Resumo de Prestígio
Completar a lista vai agraciando o jogador com pontos que podem ser trocados por benefícios, como aumento do ganho de ouro e Amrita, maior ataque contra os Yokai e muito mais. Não esqueça de sempre checar sua reputação!

Kodamas

Guiando Kodamas
Eles podem parecer meio bobinhos, mas encontrar os Kodamas pode lhe render ótimos bônus no universo de Nioh. Kodamas são espíritos bondosos que habitam árvores que se perdem com facilidade nas fases do jogo. Seu objetivo é encontrá-los e guiá-los até os Santuários.

Benção de Kodama
Resgatando os Kodamas, você pode receber comprar suas bençãos por um valor simplório de 100 gold (acredite, perto do Ferreiro, esse valor é fichinha). Mas além disso, para cada 5 Kodamas que você encontrar em uma região (são 25 em cada), você receberá um Elixir extra sempre que visitar um Santuário. So, go get those Kodamas!

Espíritos Guardiões

Alterar o Espírito Guardião
Após o prólogo, você pode escolher um Espírito Guardião para acompanhá-lo no início da aventura. Avalie com calma todas as vantagens que ele pode te oferecer, pois levará um tempo até você encontrar outro espírito guardião para substituí-lo. Ao todo, são 22 espíritos guardiões pelo jogo, encontrados e liberados durante o gameplay e com possibilidade de serem perdidos. Cada um deles possui várias vantagens, tornando-os grandes aliados, além de possuírem efeitos especiais que são liberados a medida que você sobe o seu nível de Espírito.

Mizuchi
Mas mais do que fornecer bônus de ataque, defesa ou de elementais, o Espírito Guardião é quem guarda toda a sua Amrita quando você morre, permitindo que você o encontre no local de sua morte e recupere suas preciosas Amritas.

Arma Viva
Ele também permite que você use seus poderes em combate, utilizando a Arma Viva (botões ▲ e O juntos quando o indicador estiver cheio) para ataques poderosos com a arma imbuída pelo elemental de cada espírito guardião ou com ataques menores através de um talismã específico para tal.

Missões

Missão Principal
As missões principais são apresentadas no mapa por um ícone vermelho. A tela das missões é bem simples, indicando o nível de dificuldade e qual a recompensa recebida (itens, ouro e Amrita). Nas missões principais, ainda é possível ver quais os Kodamas que você poderá encontrar. Entretanto, se você já se perguntou o que significam os ícones de túmulo abaixo do nível da missão, a gente te explica: quanto mais túmulos, maior o nível dos equipamentos conseguidos enfrentando os Ressurgidos, mas também maior será a dificuldade da batalha contra eles.

Missão Secundária
As missões secundárias são apresentadas no mapa com um ícone preto. A tela dessas missões segue o mesmo padrão das missões principais, porém sem a informação sobre os Kodamas (a não ser que eles estejam disponíveis na missão, o que é bem raro). Completar as missões secundárias não é obrigatório, mas podem dar excelentes recompensas para quem se aventurar, como novos Espíritos Guardiões ou itens raros.

Curve-se a mim!
Para animar você um pouco mais, geralmente as missões secundárias não cobrem toda a área da missão, apenas uma parte, logo a exploração é reduzida e você pode ir direto ao X da questão. A vantagem de ir direto ao ponto? Ao concluir o objetivo da missão, todos os Yokai da fase desaparecem e todos os inimigos humanos se curvam para você em rendição, aí é só terminar de explorar na paz.

Missão Crepuscular
A cada nova missão conquistada, você também libera as missões crepusculares, que são missões ab-sur-da-men-te difíceis, porém com recompensas grandiosas. Não acesse alguma dessas missões sem ter a certeza de que vai conseguir finalizá-la. Porém, para completistas, as missões crepusculares contam para o troféu de "completar todas as missões". Boa sorte.

Repetir Missões
É possível rejogar missões sempre que desejado, e você sempre terá acesso a novas recompensas, sendo também uma boa pedida para quem precisa acumular algumas Amritas para subir de nível.

Ressurgidos

Túmulos Sangrentos
Durante as missões, você encontrará túmulos sangrentos em seu caminho, que nada mais são do que os locais onde outros jogadores morreram. Através deles, você pode invocar Ressurgidos — sombras do falecido que possuem os mesmos equipamentos e habilidades deste — e lutar contra eles pode recompensá-lo com algum destes equipamentos.

Túmulo Sangrento
Verifique sempre o nível do oponente, a raridade do equipamento que ele tem e, assim como nas missões, se o nível do equipamento dele (ícones de túmulo) vale a pena o investimento na luta. Também é possível ver a que clã eles pertencem (no caso acima, clã branco Furuta). Eles podem ser inimigos formidáveis e você não vai querer enfrentá-los à toa.

Lealdade de clãs
Em um certo momento do jogo, você poderá escolher um clã para se afiliar, divido nos clãs vermelhos e nos clãs brancos. Enfrente Ressurgidos de clãs adversários para ganhar Glória (que pode ser trocada por itens na Casa Secreta de Chá), além de permitir que o seu clã suba no ranking geral online e você possa melhorar os benefícios recebidos pelo seu clã, além de poder receber itens.

Nurikabe e Mujina

Gestos
Após toda essa leitura, não se desespere, nem todos os inimigos de Nioh devem ser encarados na porrada. Durante o jogo, você vai esbarrar em inimigos "razoavelmente" amigáveis, e pode evitar conflito simplesmente através dos gestos corretos (rá, achou que eles serviam apenas pra se comunicar no coop?).

Nurikabe
Os Nurikabe são Yokai que tomam forma de parede e bloqueiam acessos especiais / atalhos ou itens poderosos. Podem ser reconhecidos pelos seus olhos sinistros e seu leve rosnado quando você se aproxima de um deles, mas preste atenção, pois podem passar despercebidos. Um Nurikabe vai simplesmente desaparecer se você usar o gesto correto (positivo, neutro ou negativo). Mas tome cuidado, você só terá duas chances de acertar e, se errar, terá que enfrentar o inimigo (que é bem forte, por sinal). Uma dica é olhar os túmulos ao redor: por darem uma breve descrição de como o cara morreu, você pode ver que tipo de gesto ele usou e, pimba, usar as outras opções!

Mujina
Já os Mujina são inimigos que se disfarçam de baús. Ao abrir um destes, ele explode e te causa bastante dano e, após isso, ele aparece e lhe faz um gesto. Responda com o mesmo gesto para evitar a batalha e receber os itens que ele guarda. Dica para reconhecer os baús com Mujina: eles sempre possuem três barras douradas na lateral, enquanto que o baú normal tem apenas duas. Quando reconhecer um destes, use o gesto de Assovio e ele se revelará, no explosions, yeeey!

---

Após todas estas dicas, esperamos que sua jornada pelo Japão Feudal se torne menos dolorosa. Agora, lustre sua armadura, afie suas lâminas e Vão Matar Yokai Jogar!

* Revisado em 28/07/2017 às 13:40:17

Nioh
Nioh

Estúdios:  e
Plataforma: PlayStation 4

Compartilhe

Pin it


Leia também...



12 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de sergio trajano
    sergio trajano
    10/03/2017 às 18:18:54   localizacao Recife-PE
    Ângela!! Tudo bom??

    Conforme combinado, assim que cheguei do trabalho vim correndo ler o seu post. (Tá bom, menti, eu primeiro tirei um cochilo, força do hábito :)

    Ângela, de fato esse jogo, pelo que vi no post, parece ótimo, e percebe-se muitas semelhanças com a série Souls. Mas tem muita coisa exclusiva de que eu gostei muito. Os inimigos que ficam em forma de parede te olhando, a stamina dos inimigos humanos aparece na tela assim como a nossa (e isso já te dá uma estratégia de combate, pois você pode esperar ele cansar para então atacar), a separação entre ouro e amrita (o que também aumenta a estratégia, pois em DS há somente as souls).

    Enfim, estou bem impressionado. E a cereja do bolo: é ps4 exclusive!!! Oh yeah!! Fanboy detected hahaha Brinks :)

    BTW1: Quanto a minha solicitação para liberar o site Vão Jogar, acho que ela seria indeferida hahaha

    BTW2: Sua franquia favorita é Mass Effect? Que legal!! Nunca joguei, mas é realmente uma série bastante famosa.

    Até breve, e Vamos Jogar!!

    • avatar de sucodelarAngela
      sucodelarAngela
      10/03/2017 às 19:13:40   localizacao São Luís - MA
      Aeeee, Sergioooo!
      Eu também gostaria muito de tirar um cochilo, então sinta-se perdoado, haha!

      Realmente não há como negar as semelhanças com a série Souls, mas ele fez história, então é de se esperar que ais jogos do gênero sejam lançados! Mas achei Nioh mais complexo mesmo e mais equilibrado na dificuldade também.

      E siiim, é PS4 exclusive! Mas eu acho que vai ser lançado pra PC também, pelo menos é o que rola por aí, vamos ver...

      BTW1: Que pena
    • avatar de sergio trajano
      sergio trajano
      10/03/2017 às 20:48:44   localizacao Recife-PE
      "vai ser lançado pra PC também"

      Vai lançar pra PC?? Tudo bem, então é console exclusive! Yeah! hahaha. Brinks de novo ;)

      "BTW1: Que pena"

      Você tá falando sério? Hahaha
    • avatar de sucodelarAngela
      sucodelarAngela
      14/03/2017 às 09:12:34   localizacao São Luís - MA
      Console exclusive, yeah! Huahuahua!

      Ah, eles deviam liberar o site, nós temos um conteúdo muito educativo aqui, hehe!
    • avatar de sergio trajano
      sergio trajano
      15/03/2017 às 21:31:01   localizacao Recife-PE
      Ângela!! Tudo bom??

      Comprei hoje no ML o Nioh e já to baixando :)))

      Terminei o Bloodborne. Muito bom também.

      Mas dos jogos que saíram pra PS4, de fato o DS3 é o melhor. A From Software fechou essa série com chave de ouro. DS3 é um DS2 com tudo melhorado, principalmente os chefes, que são antológicos. Nossa, quantas batalhas travadas (99% perdidas) com esses magníficos chefes do DS3, coisa que o Bloodborne deixou a desejar.

      Não me entenda mal, Bloodborne é um ótimo game. Mas, além da dificuldade baixa (tá bom, eu dei altas farmadas pra subir de level haha), os chefes não são memoráveis. Mas, como eu disse, é um ótimo game, só não barra DS3.

      Então é isso. Vou deixar o Nioh baixando e amanhã eu começo essa nova aventura haha

      Vamos jogar Nioh?
    • avatar de sucodelarAngela
      sucodelarAngela
      28/03/2017 às 08:10:01   localizacao São Luís - MA
      Nossa, ainda tou jogando Nioh, a duração dele é muito boa! DS3 eu só não compro porque não curti os anteriores (a lore) e isso conta bastante pra mim...

      Eu tenho dado umas farmadas em Nioh também, mas ele é mais fácil que DS3, com certeza. Talvez ache no mesmo nível de Bloodborne.

      Já começou a jogar Nioh? Eu não tenho plus, acabo não podendo jogar online... =(

    Responda!
  • avatar de helisonbsb
    helisonbsb
    14/03/2017 às 19:54:18
    kabuloso!!!!dicas bem detalhada desde trajes, armas e táticas em termos de armamentos. Vendo uma dessas imagens me lembra até aqueles gráficos de contabilidade que já vi em minha vida de trabalho...detalhes que podem tornar a jogatina mais fácil e que aos poucos vc vai se acostumando com o tempo!!!! Prestar atenção no peso, no Ki, tipo de arma e missões que vc vai adquirindo ou obtendo...o jogo oferece detalhes bastante peculiares de forma feudal... e jogável na forma de cortar(katana) e combinar no modo de ser...muito bom!!!!jogo dukaralho, gráfico dukaralho e dicas dukaralho!!!!recomendo!!!!me deu até vontade de assistir o desenho do Samurai Warriors!!!!bons tempos!!!!valeu

    • avatar de sucodelarAngela
      sucodelarAngela
      15/03/2017 às 15:02:05   localizacao São Luís - MA
      Aê!!! :D

      Gráficos de contabilidade? Que gráficos são esses, moço?

      Então, o jogo é bastante detalhado e muita coisa não é ensinada, pensei em fazer esse guia pra servir de ajuda pra galera que ainda vai começar! Que bom que curtiu!

      Abraço!

    Responda!
  • avatar de sonya
    sonya
    15/03/2017 às 21:29:40
    show!


    Responda!
  • avatar de Elionazio Filho
    Elionazio Filho
    28/03/2017 às 21:15:49   localizacao Maracanau-Ce
    Adoro quando procura algum artigo sobre algum game no google e quando acho um muito bom, descubro que foi uma amiga que escreveu! ^^ muito bom parabéns! ^^

    • avatar de sucodelarAngela
      sucodelarAngela
      29/03/2017 às 07:51:14   localizacao São Luís - MA
      Aêêê, thanks, man! Feliz com tua visita! ^-^y

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé