logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! Papo LivreDaytona USASega Rally ChampionshipStar Fox 64

Nostalgia gamística

Nostalgia é apenas um sentimento?

autor João Roberto   datahora 16/12/2016 às 17:57:47   tagarelices 20

Nostalgia é apenas um sentimento?


O que te traz nostalgia? A definição do termo, segundo o dicionário, é esta:

nostalgia
sf
1. Melancolia ou tristeza profunda causada em pessoa exilada ou longe de sua terra natal: “[…] (CN).
2. Sentimento ligeiro de tristeza sentido por alguém, pela lembrança de eventos ou experiências vividas no passado; saudades ou tristeza por algo ou alguém que já não existe mais ou que já não possuímos mais.
3. Tristeza sem um motivo aparente.


Trocando em miúdos, é algo que remete a tempos idos que, em nossa cabeça, mesmo não tendo sido realmente, nos parecem melhores do que os tempos atuais. E diversos fatores podem ativar esse sentimento dentro de nós: Uma música, um filme, uma comida, um passeio e também os videogames. E foi pensando justamente nisso que separei 3 games que, quando jogo, sou tomado de assalto pela nostalgia.

Sega Rally Championship (Sega Saturn)

Sega Rally Championship

É incrível como um jogo simples para os padrões atuais consegue trazer tanta nostalgia em mim. Eu não era tão jovem quando comprei meu primeiro Sega Saturn, já trabalhava e era grandinho (sic), mas foi uma maneira de compensar os anos perdidos quando eu não podia ter o console. E de cara veio este título.

O jogo tem apenas 2 carros, um Toyota Celica e um Lancia Delta, mas com um código (X, Y, Z, Y, X) era possível destravar o Lancia Stratus, portanto, tem 3 carros. O número de pistas também é limitado, com apenas 3 e, logrando êxito nelas, você abre uma pista especial que, terminando em primeiro, você vê seu piloto comemorando a vitória sobre seu carro. Sensacional.

Com tão poucas pistas e certa prática é possível terminar o jogo em pouco mais de 20 minutos, mas, ainda assim, eu passava horas e horas tentando bater meus melhores tempos, inclusive anotando-os em um caderno;

Hoje em dia ainda jogo, mas no PS2, que é um port do Arcade que foi lançado junto do jogo Sega Rally 2006.

Daytona USA (Sega Saturn)

Daytona USA

Outro da leva do Saturn. No modo principal você só escolhe entre câmbio manual ou automático, mas no Saturn, com alguns códigos, há a possibilidade de destravar vários outros carros com cores e desempenhos diferentes, inclusive dá para correr com um cavalo (!).

Daytona USA Horse

Também com 3 pistas, eu me dedicava a bater os meus tempos. O engraçado é que, mesmo tendo o jogo em casa, eu ainda vou a um shopping para jogar na máquina que tem lá.

Star Fox 64 (Nintendo 64)

Star Fox 64

Este eu perdi a conta de quantas vezes já terminei, mas, com certeza, foram mais de 30. O jogo em si já é muito bom, mas é quando derroto Andross e ouço aquela música que fico em êxtase. A melodia é sensacional e faz com que eu queira jogar mais e mais. Fora que é mais um jogo em que tento bater meu recorde de inimigo abatidos. Acho que o que me cativa nesse título é a mesma coisa dos outros já citados: a simplicidade que nenhuma de suas sequências conseguiu fazer melhor.


E vocês? Quais jogos trazem a nostalgia, que fazem viajar para outro tempo, outro lugar? Escrevam aí embaixo e, enquanto isso, peguem esses jogos, liguem seus consoles e Vão jogar!

Daytona USA
Daytona USA

Estúdio: 
Plataformas: Dreamcast, Fliperama / Arcade, PlayStation 3, Sega Saturn, Windows e Xbox 360

Sega Rally Championship
Sega Rally Championship

Estúdio: 
Plataformas: Fliperama / Arcade, Game Boy Advance, NGage, Sega Saturn e Windows

Star Fox 64
Star Fox 64

Série: Star Fox
Estúdio: 
Plataformas: 3DS e Nintendo 64
5

Compartilhe

Pin it


Leia também...



20 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de leandro (leon belmont odst) the devil summoner
    leandro (leon belmont odst) the devil summoner
    16/12/2016 às 19:51:26   localizacao Recife-PE
    Parabéns pelo post. Também tiro alguns rachas na lama no Sega Rally nos fins de semana. Ele é curto, Mas com ótimo fator replay

    • avatar de João Roberto
      João Roberto
      24/12/2016 às 08:32:34   localizacao Apucarana - PR
      Fala, Leandro. Beleza?

      Cara, como eu escrevi, chega a ser engraçado esse game ainda ser jogado hoje em dia, mas ele é um exemplo de que às vezes não precisamos ter especificações mil, efeito de luz e tal, só uma boa jogabilidade já é o bastante. Clássico!!

      Obrigado!!

      T+

    Responda!
  • avatar de helisonbsb
    helisonbsb
    19/12/2016 às 23:10:59
    joguei muito a versão demo de saga rally que tinha na versão pc...bons tempos!!!!Daytona USA joguei muito no buteco do Seu Zé, mas tenho a versão pc para matar saudades...e zerei algumas vezes star fox n64...atualmente jogo muito star fox do snes...jogo muitos clássicos: Resident evil 3, thunder force 3 do mega drive e nigel mansel do super nintendo...clássicos que ainda tenho em suas formas de cartuchos e mídias físicas...bons tempos. jogos que marcaram minha vida ao longo da vida gamer...saudades da época em que tinha menos responsabilidade e mais amigos...infelizmente tempo não tenho muito para jogar, mas de vez em quando to detonando nos clássicos...tanta coisa: internet, família, contas a pagar...fica dificil de jogar. bons tempos!!!!valeu

    • avatar de João Roberto
      João Roberto
      24/12/2016 às 08:36:58   localizacao Apucarana - PR
      Fala, helisonbsb! Beleza?

      Putz, Daytona USA em um buteco? legal!!

      Você me lembrou o Thunder force 4, clássico!!!!

      Nigel Mansell eu jogo um pouco até hoje, tanto a versão de Snes com visão de dentro do carro (1ª pessoa, bwa ha ha!), quanto a do Mega Drive, que é de fora do carro, tipo Top Gear... Boas lembranças!!

      Falando em tempo e responsabilidades, eu tenho saudade de quando podia pegar um sábado e jogar Resident Evil 2 madrugada à dentro. Isso sim é nostalgia!!

      Obrigado!!

      T+
    • avatar de helisonbsb
      helisonbsb
      26/12/2016 às 04:25:06
      beleza!!!!no buteco do seu Zé tinha tudo: máquinas da namco, sega e snk...e ainda uma máquina com o enduro no volante e mortal kombat o primeirão...sério mesmo!!!!Em Brasília nos anos 90 tinha em algumas padarias máquinas com mortal kombat,,,imagina 6 horas da manhã arrancando cabeças com jonny cage...acho que passava mais tempo jogando em fliperamas, casa de amigos e poucas vezes jogava em casa...gostava mesmo era de jogar com a galera...bons tempos!!!bom demais jogar os três primeiros RE do psx antigamente...nigel mansel ainda jogo muito a versão snes!!!!sempre!!!!valeu
    • avatar de João Roberto
      João Roberto
      30/12/2016 às 03:49:05   localizacao Apucarana - PR
      Cara, eu já mencionei em alguém lugar aqui no site que na frente da minha casa tinha um buteco com Street Fighter 2, que a molecada fazia fila monstro para poder jogar. Era lotado todo dia, mas só tinha uma máquina. O interesse esfriou quando o dono do buteco trocou Street por Bomberman...

      Aqui o que tinha de melhor eram duas casas de fliperama próximas uma quadra da outra e era bem dividido. Enquanto uma tinha os jogos do momento para a época em que eu jogava, lá por volta de 1997/1998, então tinha Street Fighter Zero 2, Marvel vs Capcom e por aí vai, a outra tinha Street Fighter 2, Cadilacs & dinossauros, Final Fight, então dava para jogar o que quiséssemos.

      Eu sempre falo por aqui, se eu tivesse guardado o dinheiro que gastei com ficha nesses lugares, eu teria comprado um PlayStation na época. Mas também não teria me divertido tanto...

      Obrigado!

    Responda!
  • avatar de Minquis
    Minquis
    20/12/2016 às 07:52:06   localizacao Belo Horizonte
    Poxa kra que matéria legal!!!

    Pra mim alguns jogos trazem grandes memórias nostalgicas.

    Tinha um cartucho que veio junto com um mega drive que minha mãe me deu com muito sacrifício. O cartucho tinha 6 games na memória e em especial Golden Axe me traz muitas lembranças.

    Ayrton Senna Monaco GP 2 também do mega me traz grandes recordações pq eu ganhei este cartucho completo de um amigo meu que tinha migrado para o Sega Saturn.

    Por fim um jogo que me traz muitas recordações também é Resident Evil 3 para psone. Primeiro por ter zerado ele com eu no controle e um amigo meu me guiando através de uma revista ação games. Depois de tanto zera-lo eu fui o guia para muitos colegas. Quem nunca foi guia de resident que atire a primeira pedra.
    Nós não colecionamos só gamer e sim memórias também.

    • avatar de João Roberto
      João Roberto
      24/12/2016 às 08:41:25   localizacao Apucarana - PR
      Fala, Minquis! Beleza?

      "Tinha um cartucho que veio junto com um mega drive que minha mãe me deu com muito sacrifício. O cartucho tinha 6 games na memória e em especial Golden Axe me traz muitas lembranças."

      Esse cartucho eu nunca tive. É o 6-Pak, certo? Mas eu tenho um Mega Drive Tectoy com 10 jogos na memória e tem esses jogos no pacote. :)

      "Ayrton Senna Monaco GP 2 também do mega me traz grandes recordações pq eu ganhei este cartucho completo de um amigo meu que tinha migrado para o Sega Saturn."

      Puxa, isso é um baita presente. Eu tenho um desses em casa, mas é loose. Ainda assim, diversão garantida!

      "Por fim um jogo que me traz muitas recordações também é Resident Evil 3 para psone."

      Para quem viveu a geração do PSone, Resident é uma das séries mais clássicas, neh? Zerei demais o RE2, pena que nunca zerei o 3, nem sei o porquê...

      E sim, já fui guia de Resident Evil!!! kkkkkkkkkkkkkk

      Obrigado!

      T+
    • avatar de helisonbsb
      helisonbsb
      26/12/2016 às 04:30:25
      RE 3 acredito que seja mais rápido de zerar do que imagina...não é muito dificil não...!!!!mas em relação ao 2 o RE 3 é mais rápido na minha opinião...depende do jogador mesmo!!!!valeu
    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      26/12/2016 às 15:47:55   localizacao Vespasiano - MG
      Esse é O CARTUCHO do Mega!

      url imagem: vaojogar.com.br/tmp/1/imagens/bkp/img-20161226-153806691.jpg
    • avatar de Minquis
      Minquis
      27/12/2016 às 08:44:39   localizacao Belo Horizonte
      É este mesmo...o próprio, tinha uma edição do mega drive que vinha com ele.
      Fiquei muito tempo só com este cartucho, joguei muito todos este jogos mas não consegui dar final em Columns (acho que nem tem) e nem em Super Hang-On (joguinho que mais para frente ficava bem difícil e qualquer queda colocava a corrida toda a perder).

      Eu não lembro muito bem como se fazia para selecionar os jogos. Era através do reset ou tem uma tela de seleção?
    • avatar de Minquis
      Minquis
      27/12/2016 às 08:51:41   localizacao Belo Horizonte
      Já ia esquecendo galera. O dia que eu enfrentei o Homem Aranha em Revenge of Shinobi foi surreal.
      Eu não acreditava que o cabeça de teia estava ali. Depois, depois a verdade é revelada né, mas a já tinha rolado a emoção.
      Alguém mais ficou surpreso com esse chefe ae? Grande abraço.
    • avatar de João Roberto
      João Roberto
      30/12/2016 às 03:42:11   localizacao Apucarana - PR
      Eu sempre ouço alguém falar sobre o Homem-Aranha e o tal Mari-o (é do mesmo jogo?), mas nunca fui longe em Shinobi... quem sabe um dia?
    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      30/12/2016 às 13:36:10   localizacao Vespasiano - MG
      Minquis, tem uma telinha de seleção dos jogos sim.
    • avatar de João Roberto
      João Roberto
      30/12/2016 às 19:48:49   localizacao Apucarana - PR
      É essa a tela de seleção?

      url imagem: http2.mlstatic.com/cartucho-original-mega-drive-6-pak-D_NQ_NP_7540-MLB5236929938_102013-F.jpg

      No meu Mega com 10 jogos na memória a tela é mais simples...

      url imagem: eternalplayers.files.wordpress.com/2013/02/intro2.jpg?w=604&h=284
    • avatar de Minquis
      Minquis
      02/01/2017 às 15:47:23   localizacao Belo Horizonte
      Uai é essa mesmo..eu já tinha esquecido. heeee...
      Muito poder relembrar essas memórias aqui com a galera.
    • avatar de João Roberto
      João Roberto
      04/01/2017 às 02:36:44   localizacao Apucarana - PR
      url imagem: geradormemes.com/media/created/ydpcyt.jpg

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    23/12/2016 às 11:22:52   localizacao SP
    Tirando o jogo de nave que é tech-demo de polígonos, os dois de corrida são muito bons mesmo! OK, OK, eu tô zoando, não se revolte... huhauhuaa!
    Jogos que me trazem nostalgia? Hmmm... acho que a maioria tem alguma ligação com o fato de estar com mais pessoas jogando, tipo Sonic 2 que jogava com meu primo, Street Fighter 2 que jogava em turma, ISS64 (antes dele o J-League) que jogava com um amigo de infância, FIFA 95 que eu surrava todo mundo, The Need For Speed 3 (PSOne) que era uma bagunça quando reunia a galera pra jogar, ou mesmo Tetris do Game Boy, que primeiro meu pai ensinou algumas técnicas e depois a gente passou a disputar score e até a mostrar resultados legais um pro outro... entre outros que não vou me recordar agora. Até mesmo o pouco de Mario Kart Wii que joguei com a turma aqui do VJ! me traz nostalgia já!
    Os jogos em si a gente consegue matar a saudade, mas os momentos do passado com estes jogos, a bagunça que a gente fazia enquanto jogava, ah... isso não volta mais, infelizmente. Que venham os novos momentos com novos jogos! \o/
    Muito bom! Obrigado por me fazer relembrar estas coisas!

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      24/12/2016 às 03:06:26   localizacao Vespasiano - MG
      Triste por nunca termos conseguido repetir aquelas jogatinas no Wii U com Mario Kart 8 :’(
    • avatar de João Roberto
      João Roberto
      24/12/2016 às 08:28:47   localizacao Apucarana - PR
      Puxa, verdade, hein? Eu gostava muito de jogar daquele jeito, toda sexta até dormir com o wiimote na mão kkkkkk. Pena que eu não tenho um Wii U, só o 2DS...

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé