logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! DegustaçãoPokkén Tournament

Os pokémons vão a luta!

Análise de Pokkén Tournament - Pokkén Tournament não é somente um ótimo spin-off de Pokémon, como também é um bom jogo de luta.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes   datahora 29/04/2016 às 16:49:35   tagarelices 9

Pokkén Tournament não é somente um ótimo spin-off de Pokémon, como também é um bom jogo de luta.


Pokkén foi um jogo que demorou muito para entrar no meu radar. Apesar de gostar da série Pokémon e ter acompanhado as notícias desde o vazamento das primeiras imagens da versão para fliperamas, que só foi lançada no Japão, a real é que o fato do pessoal de Tekken estar envolvido não fazia com que eu empolgasse muito, uma vez que eu já não jogo nada da série de luta 3D desde o primeiro PlayStation, e mesmo assim, nunca foi dos meus jogos favoritos. Mas a versão para Wii U acabou sendo anunciada, os vídeos foram chegando, análises... no final eu já estava completamente rendido.

Veja mais sobre Pokkén Tournament em:
Vídeo Degustação: Pokkén Tournament

Dos jogos de luta, eu sempre gostei muito das séries Street Fighter e Killer Instinct, e para mim, Ryu e cia. estão sentados no trono do gênero sem maiores ameaças. Sendo bem direto, não acho que Pokkén chegue nem perto disso, mas eu diria que ele aparece muito bem na foto.

O grande diferencial dele é misturar uma jogabilidade de arena, onde você pode transitar livremente para qualquer direção, com a tradicional movimentação 2D, tal qual uma Street Fighter. Quem assistiu o vídeo degustação que eu fiz uns dias atrás vai entender melhor, mas funciona assim: a batalha se inicia no tal modo arena e você tem disponíveis botão para pulo, defesa, assistência, ataque fraco, ataque forte e ataque especial, tudo extremamente simples. Não se dá muito bem em jogos de luta, mas sempre sonhou em fazer combos maneiros? Tudo bem, com um botão você resolve isso. Quer dar aquele especial lindo, que vai destruir o adversário? Sem problemas também, basta apertar L+R com a barra de especial cheia, ativar um modo em que você fica mais forte, e depois L+R novamente para disparar o especial. E a base é a mesma para todos os personagens. Só que ao golpear, ou ser golpeado, de maneira mais certeira, você é enviado para o plano bidimensional, que é aonde a coisa fica mais interessante. Apesar de perder a movimentação livre, e de tabela ficar mais difícil de esquivar, a gama de golpes aumenta, assim como o dano causado. Se acertar um golpe mais forte novamente, os personagens voltam para o modo arena e assim por diante. Pode parecer meio estranho a princípio, e realmente leva uns minutos para acostumar na primeira vez, mas funciona incrivelmente bem.

Field Phase
No modo arena, ou FIeld Phase, fica mais fácil desviar de ataques a longa distância, enquanto no modo 2D, ou Dual Phase, o combate mais próximo do adversário permite golpes mais complexos e devastadores.

Outro ponto interessante de Pokkén, é como ele trás todo o universo de Pokémon junto, assim como algumas mecânicas clássicas, fazendo com que ele seja praticamente um Pokémon Stadium com lutas em tempo real. Você tem níveis, por exemplo, e ao final de toda batalha, caso você acumule experiência suficiente para isso, poderá alterar os atributos do seu personagem. Aliás, assim como na série tradicional, os pokémons também possuem níveis de energia diferentes, sendo que alguns são mais resistentes que outros. Claro que há um equilíbrio de outras habilidades, para que o jogo não fique desbalanceado.

O número de personagens disponíveis é pequeno (14+2), porém variado. Ao invés de ficarem presos somente ao tipo lutador, diversos pokémons, como Pikachu e Charizard, também marcam presença, sendo um desbloqueável, Mewtwo, e outro habilitado através de um amiibo card especial, que acompanha somente a primeira leva da versão física do jogo, Shadow Mewtwo. Aliás, este último em especial até um tempo atrás era quase impossível de ser derrotado, mas parece que balancearam melhor em uma atualização recente. Sinceramente eu não acho que o número de personagens reduzido seja lá um grande problema, e eu tenho quase certeza que outros virão via DLC, mas dependendo do modo em que você estiver jogando, enfrentar os mesmos monstrinhos várias vezes pode ser um pouco cansativo.

Pokémon select
É isso mesmo, você pode lutar com um lustre!

Há também outras características bem conhecidas de outros jogos de luta. Além do seu lutador, você também deverá escolher uma dupla de suporte, em que os membros são escolhidos durante os rounds. Esses pokémons de suporte podem dar efeitos diversos, como atacar o inimigo, alterar os status e até mesmo recuperar um pouco da sua energia. Alguns desses efeitos também podem ser conseguidos através de caixas de itens no cenário, mas somente em alguns modos de jogo.

E como estamos falando de um jogo da série Pokémon, não podemos esquecer dos treinadores, certo? A verdade, é que no contexto do jogo, você sempre está jogando com um treinador comandando um pokémon, e esse treinador é criado por você, um avatar. A princípio não há muitas opções de customização, mas você pode ir liberando e/ou comprando com dinheiro virtual roupas e acessórios conforme for jogando, apesar de ser uma questão meramente estética. É também preciso escolher qual será o seu pokémon principal, que será o único que poderá ser utilizado em alguns modos de jogo, mas que pode ser trocado posteriormente.

Menu principal
Tela do menu principal, com os dados da Valdirene, a treinadora que eu criei, assim como outras informações a respeito dela.

Falando em modos de jogo, Pokkén conta com o básico: batalhas locais contra o computador, batalhas locais contra outra pessoa, modo treino e batalhas online, amistosas e rankeadas. O multiplayer local inclusive também é peculiar: devido ao esquema de câmera do jogo, uma das pessoas utiliza a tela do GamePad, enquanto a outra a televisão. Funciona bem, mas a taxa de quadros cai um bocado nesse modo. O multiplayer online também, apesar de básico, funciona muito bem, não apresenta lags e está bem fácil de encontrar contra quem lutar. Para vocês terem noção, ele espera por dez segundos e se não encontrar ninguém, te joga em uma batalha contra o computador enquanto continua procurando. De todas as vezes que eu joguei, o adversário sempre foi encontrado antes que eu sequer conseguisse terminar um round.

Shadow Mewtwo
No modo história temos a aparição Shadow Mewtwo, um personagem extremamente apelão, que terá que ser enfrentado algumas vezes.

Mas o principal mesmo é o modo história. Ok, é uma história bem ruim e contada da maneira mais insonsa possível, mas existe. Você é guiado por uma treinadora assistente, enquanto faz a sua escalada em algumas ligas, disputando torneios e aumentando o status ao derrotar os mestres das ligas. No meio disso tudo, tem o misterioso Shadow Mewtwo e... enfim, são um monte de batalhas com alguns diálogos no meio. Nesse modo é que o número reduzido de personagens mais pesa, mas é também onde você desbloqueia novas duplas de suporte, cenários, customizações para seu avatar, etc. E é nesse modo também que você fica restrito a utilizar somente o seu pokémon principal. Eu particularmente nunca fui lá muito fã de modo história em jogos de luta, mas sou da opinião que se ele está presente, deve ser colocado de uma forma no mínimo agradável, e nisso o jogo falha por ser meio repetitivo demais, embora não chegue a ser desastroso.

Pokkén Tournament é um jogo extremamente acessível, que consegue mesclar bem uma jogabilidade simples, mas com mecânicas amplas o suficiente para quem quiser se aprofundar, seguindo a escola do "fácil de aprender, difícil de dominar". Embora eu ache que ele conseguirá um espaço no cenário competitivo mais pelo fator curiosidade, para os donos de um Wii U, que além de já meio moribundo não possuí muitos títulos do gênero, podem considerá-lo um jogo quase que obrigatório. Ele trás uma experiência sólida, com bons gráficos e trilha sonora, um sistema básico de conquistas e o principal, ele é um jogo divertido, bem na proposta Nintendo, independente de você ser bom e ganhar ou não.

Pikachu Libre
Pikachu Libre, disparado um dos melhores personagens e também dos mais fáceis de aprender a jogar.

Então saquem suas pokébolas, entrem nas arenas da Ferrum League e Vão Lutar!

* Revisado em 07/06/2017 às 01:38:08

Pokkén Tournament
Pokkén Tournament

* * * * .  Pokkén Tournament é um jogo de luta extremamente divertido e acessível, que consegue adaptar muito bem o universo de Pokémon ao gênero. Porém o jogo se torna repetitivo com o tempo devido a falta de lutadores e modos de jogo, ainda que possua um multiplayer online bem ativo.
Avaliado no Wii U
(entenda o nosso sistema de notas)


Série: Pokémon
Estúdios:  e
Plataformas: Fliperama / Arcade, Nintendo Switch e Wii U
4

Compartilhe

Pin it


Leia também...



9 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de leandro (leon belmont odst) the devil summoner
    leandro (leon belmont odst) the devil summoner
    29/04/2016 às 18:17:25   localizacao Recife-Pe
    Já acompanhei vídeos de ganeplay do jogo e é bem... É incomum ver Pokémon se degladiando dessa maneira, mas o que eu gostaria de ver um Heracross ou um Snorlax lutarem. É Hitmonlee e Hitmonchan? Porque votaram um lustre e o Suicune ao invés deles?

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      05/05/2016 às 19:08:50   localizacao Vespasiano - MG
      Pois é, eu não faço a mínima ideia do critério que eles utilizaram, não sei se utilizaram dados de popularidade ou simplesmente utilizaram o que eles acharam ser o suficiente para diversificar a jogabilidade. De qualquer forma, eu ainda acredito em personagens via DLC no futuro, então vai saber.

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    13/05/2016 às 01:12:07   localizacao SP
    Pô, vc já deve estar me taxando de velho chato faz tempo, mas eu não consigo entrar aqui e ver a mistura de duas coisas que não gosto e falar que tá tudo bem... não gosto de "Pokemão" e nem te "Té Quem?"... kkkkkkkkkkkkkkk
    Não consigo me empolgar pra conhecer o jogo, por mais que seu texto esteja ótimo! Mesmo com toda facilidade que o jogo te dá (e eu prezo muito isso por eu ser uma negação em jogos de luta)... kkkkk
    Pelo menos eu concordo que SF tá no topo do ranking dos jogos do gênero.
    Só não consegui imaginar muito bem como funciona esse chaveamento entre arena 3D e modo 2[.5]D, mas se vc está dizendo que funciona bem, eu juro que acredito!
    É isso! Ótimo escrito! hehe
    PS: VALDIRENE?
    PS2: "Vão Lutar!"

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      18/05/2016 às 04:45:21   localizacao Vespasiano - MG
      Não assiste os vídeos que a gente faz, dá nisso, hwa hwa hwa. Basicamente a mudança é feita sempre ao final de um combo ou golpe mais forte, independente se foi com você apanhando ou batendo, é bem de boa de acostumar.

      Sim, aleatoriedades da minha mente, hwa hwa hwa.

    Responda!
  • avatar de sucodelarAngela
    sucodelarAngela
    16/05/2016 às 13:13:23   localizacao São Luís - MA
    Eu achei essa parada de mudar de arena pra 2D muito foda, é um diferencial e, pela simplicidade geral do jogo, acho que isso acaba sendo bem aplicado.

    Valdirene é gatinha ;) huahuahua

    Modos História em jogos de luta são bem bobinhos sempre. Mas eu até gostei do modo no Mortal Kombat 9, a história alterna entre personagens e você tb acaba lutando com e contra personagens diferentes o tempo todo. Mas realmente, não dá pra levar a sério.

    E eu ainda queria ver o Psyduck num jogo desse, huahuehuehuahuahuahuehue

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      18/05/2016 às 04:48:02   localizacao Vespasiano - MG
      Pois é, fiquei cabreiro com isso no começo, mas depois vai de boa.

      Hwa hwa hwa, que isso mulher, tá perdoando nem minhas personagens? :P

      Nossa, não, mas é sério, esse é muito ruim mesmo! Não pela história, mas como ela é exposta, são só uns diálogos soltos sem muito nexo.

      Ué, quem sabe, eu ainda aposto em DLCs de personagens.
    • avatar de sucodelarAngela
      sucodelarAngela
      18/05/2016 às 12:49:27   localizacao São Luís - MA
      Huahuahuahua, que nada, só estou elogiando o seu bom gosto para personagens femininas! ;)

      Fiquei imaginando os dialogos dos Poquemão. Ou seria dos treinadores? Ou ambos?

      Psyduck e Magikarp, ahuahuahuahu
    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      20/05/2016 às 05:13:03   localizacao Vespasiano - MG
      Hwa hwa hwa, não, são entre os treinadores mesmo. Quer dizer, todos os outros, porque o seu avatar nunca fala nada.

      Magikarp está no jogo, ele é um dos pokémons que você pode usar de assistente. Aliás, eu nem liberei todos, vai que o Psyduck tá lá no meio também, he he he.
    • avatar de sucodelarAngela
      sucodelarAngela
      20/05/2016 às 12:53:34   localizacao São Luís - MA
      Magikarp ♥

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé