logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! Wii

Senhoras e Senhores, Vos Apresento o Nintendo Wii

Ou se preferirem, revivendo 2006.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes   datahora 17/03/2012 às 16:28:32   tagarelices 10

Ou se preferirem, revivendo 2006.


Uma voz desesperada grita: Não! O Tchulanguero vai falar de outro vídeo-game que ele comprou / ganhou / roubou / caiu na cabeça dele? Façam ele parar, por favor!!!

Calma galera, eu sei que vocês estão achando que isso aqui virou um festival de relembrar coisas antigas e mostrar consoles novos, mas hoje a parada tem mais a ver com o Vão Jogar! mesmo. Como alguns de vocês sabem eu finalmente comprei um Nintendo Wii para mim no começo do ano com a ajuda da dona maria. Aliás se ela não tivesse me botado pilha e eu não tivesse comprado no dia que comprei teria me fudido, porque no dia seguinte o treco subiu cem conto, então mais uma vez: obrigado linda :P.

Mas diferente das minhas últimas aquisições, o Wii é um console novo, e apesar de já estar no fim da carreia ainda é o principal console da Nintendo e concorrente direto dos gêmeos HD. Então ao invés de destrinchar ele literalmente como eu fiz com Saturn, Nintendo 64 e Mega Drive, vou contar para vocês como funciona esse vídeogame que mudou o mercado, se realmente ele é bom ou ruim e toda essa porquera que eles chamam de review, que nada mais é um termo enlatado que usam para parecer chique.

O Console

Kit Wii Mario Kart

O Wii que eu comprei é um modelo preto, que já vem com o jogo Mario Kart Wii e o Wii Whell, um suporte em forma de volante para o controle, mas esse jogo fica para um outro escrito. O último console de mesa que eu comprei novo e tive o prazer de abrir a caixa foi o Super Nintendo, e nele só vinha o console, um controle, um cartucho, cabo RF e a fonte de energia. No caso do Wii minha sala virou uma zona com o tanto de plástico que eu ia tirando, afinal o treco vem com o console, um Wii Remote Plus, um Nunchuk, fonte de energia, cabo AV, barra sensora, base para colocar ele em pé, além do jogo que eu já falei. E além da quantidade de coisas, de cara o que mais me impressionou foi o tamanho do bicho: é muito pequeno, praticamente o suficiente para caber um DVD lá dentro, ótimo para quem tem espaços reduzidos como eu. O lance de poder usar ele em pé ou deitado facilita bastante também, no meu caso acabou ficando de pé mesmo. O material é muito brilhante, diferente do fosco que é o GameCube, que é mais bonito mas tem um defeito horrível que são as manchas de dedo que ficam nele.

O leitor é naquele estilo "som de carro" em que não há uma bandeja para colocar a mídia, apenas uma entrada que puxa o DVD assim que você começa colocar ele. Apesar de eu não ser muito fã deste tipo de entrada, já que se der alguma zica e a mídia ficar presa lá dentro e dá uma trabalhera danada para tirar, o negócio funciona muito bem, tanto para os jogos do Wii quanto para os do GameCube. Só para título de curiosidade, o Wii não usa realmente DVD como mídia e sim uma proprietária semelhante, igual foi feito no GameCube.

Mas tudo isto é besteira ficar falando, afinal o grande diferencial do treco está no seu controle, o Wii Remote, também conhecido como Wiimote. Através de um monte de apetrechos tecnológicos como infravermelho, acelerômetros e giroscópios, ele capta os seus movimentos com o auxílio da barra sensora e os reproduz na tela, toda aquela coisa que vocês já estão carecas de saber como é. Uma das principais funções dele é a de ponteiro, que simula perfeitamente um mouse em menus, e é impressionante o nível de precisão. O bicho funciona a base de duas pilhas AA que apesar de equiparem algo que utiliza comunicação bluetoth tem uma duração excelente. O bacana também é que o nível das pilhas pode ser consultado facimente através do menu de controles, que pode ser acionado a qualquer momento durante os jogos. Um acessório que é praticamente obrigatório é o Nunchuk, aquele controle menor com um analógico em cima, e apesar de ser bem mais simples este controle secundário também tem um sensor de movimento e é essencial para a maioria dos jogos. O único inconveniente é o seu fio curto... aliás, porra Nintendo, tu me faz um controle sem fio e um acessório com fio? Senti falta também de alguma forma de gatilho analógico assim como no GameCube.

Porém se tem uma mancada que a Nintendo deu com o Wiimote foi o Motion Plus. Não me entendam errado, o Motion Plus funciona muito bem e em Skyward Sword por exemplo é difícil imaginar o jogo funcionando sem a precisão que o recurso acrescenta, mas não ter isto como padrão desde o lançamento foi osso. O pior de tudo é que o acessório/atualização não emplacou muito e a lista de jogos que realmente utilizam ele é muito pequena, o que praticamente não justifica a sua compra. Tenho certeza que existem vários jogos que se viraram bem sem ele, mas é fato que teria acrescentado muito mais a jogatina.

Menu

Mii Menu

Pra vocês pode parecer besteira, mas eu sou da época que ligar um vídeogame sem jogo resultava somente em uma tela preta sem nenhum som. Depois que vieram os consoles de CD/DVD ainda vieram algumas opções como player de música e gerenciamento de saves, mas nem comparação com o número de opções do Wii (e de qualquer console desta geração). Claro que para quem está acostumado com configurações de um computador como eu não tinha nada demais ali, mas era um pouco estranho configurar coisas como ip, nome da máquina e afins em um vídeogame.

Outra grande novidade para mim são os Channels, os programas e jogos que aparecem na tela inicial, em um esquema até parecido com os smartphones atuais, facilitando a organização. Todos os Channels podem ter sua disposição alterada, com excessão do Disc Channel, que é aonde você tem que entrar para acessar um jogo de Wii ou GameCube. O legal também é que como o meu já veio na versão mais atualizada (outra coisa estranha, mas enfim) é possível instalar Channels no cartão SD, apesar que na hora de rodar ele copie para a memória interna mesmo, de qualquer forma poupando assim a pequena memória do console, que é de míseros 512 Mb.

Os Miis, que são os avatares que você monta também possuem um Canal próprio para lidar com eles, o que seria uma ótima idéia se não fosse o baixo nível de costumização e o quão genérico ficou esta parte. Sério, você não vai conseguir se identificar muito com um Mii, apesar da interação deles com jogos como em Mario Kart Wii ser muito bacana.

Não sei se isto é padrão, mas o meu console já veio com alguns canais pré-instalados, a maioria deles relacionados a internet, coisa que ainda não tive como testar, pois o Wii só aceita por padrão conexões sem-fio através de um roteador ou acessório proprietário, então nada de conexões ad-hoc. Mesmo ainda não tendo experimentado a tão criticada rede online da Nintendo, é notável que o lance do Friend Code é algo bem exdruxulo mesmo, é um código para cada jogo, então se você tiver dez jogos com suporte online, terá dez "usuários" diferentes para jogar na rede. Também é possível trocar mensagens tipo e-mail entre seus amigos que também tenham um Wii, mas pelo que eu entendi somente isto.

O suporte ao cartão SD também permite que sejam salvas/carregadas fotos, vídeos e músicas em alguns formatos específicos (e nada tradicionais) para serem utilizados em alguns canais, como o Photo Channel por exemplo. Também se pode fazer backup dos saves no cartão, embora eu tenha notado que jogos que utilizam os Miis como save (Mario Kart Wii) não permitam isto. Agora algém me explica por que diabos eu sou obrigado a apagar um save que está no cartão, para poder subir uma versão do mesmo mais atualizada, ao invés de simplesmente substituir o mais antigo? Que isso Nintendo, de onde vocês tiram estas idéias hein?

No mais o Wii lê somente jogos mesmo, então esqueça dele como uma central multimídia. Existem duas saídas do tipo USB na parte traseira, mas são mais para acessórios da própria Nintendo, embora seja possível plugar um teclado comum ali e utilizá-lo normalmente.

Som

O som do console de um modo geral é muito bom, e não sei se por causa do cabo ser de melhor qualidade, mais alto que o do GameCube. Eu costumo ligar o vídeo-game em uma aparelho de som para jogar e não tenho do que reclamar neste ponto.

Gráficos

skyward sword

Aqui vem o ponto mais criticado do console, que é a parte gráfica. De um modo geral eu digo que o Wii realmente nada mais é que um GameCube melhorado, e não há nenhuma discrepância entre os gráficos. Inclusive em jogos como Mario Kart Wii que tem algumas pistas de Double Dash do GameCube dá para ver que a diferença é muito pequena, quase imperceptível. Com relação a efeitos de iluminação e sombra, ae eu já diria que melhorou um bocado, e dá pra notar que pelo menos o pessoal da Nintendo sempre abusa bastante destes efeitos em seus jogos.

Apesar de não se equiparar a um PS3 ou X-Box 360, eu acho a capacidade gráfica do Wii completamente satisfatória, até porque o GameCube já conseguia fazer jogos muito bonitos (tem um amigo meu que diz que Metroid Prime tem gráficos de 360). Ainda comparado ao seu antecessor, a capacidade de trabalhar com texturas também se manteve, agüentando bem mais coisas, embora eu tenha tido a impressão que ele serrilha um pouco mais. No fim das contas ele dá conta do recado tranqüilo nos jogos feitos para ele pelo menos, e claro que deve sofrer um bocado nos multiplataforma (não joguei nenhum ainda).

Retrocompatibilidade

Wii retrocompatibilidade GameCube

A retrocompatibilidade com o GameCube e seus acessórios funciona perfeitamente, mesmo com os não oficiais. Mario Kart Wii por exemplo reconheceu de boa tanto o controle original quanto o sem fio da Pellican que eu tenho. Jogando os jogos do Cubo nele a coisa também vai tranqüilamente, pena que para isto é obrigatório o controle e memory card do GameCube mesmo, não dá pra jogar com o Wii Remote ou Classic Controler, o que é uma pena, mas compreensível.

A única coisa que me deixou realmente chateado foi a incapacidade de passar os saves do Memroy Card para o cartão de memória SD, eu tava mó felizão achando que finalmente ia conseguir fazer backup dos meus saves do Cubo e tomei um balde de água fria.

Mais consoles, mais jogos, mais escritos

Bom, com isso vocês já devem imaginar que assim como aconteceu com o Cubo, agora o Vão Jogar! vai sofrer uma invasão de jogos de Wii, mas o rítimo vai ser um pouco menor, afinal entrei na fase de só comprar original e como não sou rico o lance é ir com calma. Mas não pensem que esqueci dos consoles que ganhei no fim do ano passado não, tem muita coisa para falar sobre ainda, então me dá licença que eu vou jogar!

* Revisado em 08/01/2013 às 00:14:19

Compartilhe

Pin it


Leia também...



10 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de Leandro(leon belmont)Alves the Devil Summoner
    Leandro(leon belmont)Alves the Devil Summoner
    17/03/2012 às 16:42:11   localizacao Recife-PE
    legal o seu Wii ser preto, a cor branca acho enjoada para o console. queria um para jogar o novo Zelda ou algum mario kart, mas a galera quer o PS3...e além disso é meio difícil achar o Wii por aqui. e espero quais games você falará por aqui

    Hee-Hoo!!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    17/03/2012 às 16:51:47   localizacao Vespasiano - MG
    @Leandro(leon belmont)Alves the Devil Summoner

    A grande vantagem é que não amarela, rzs. E cara, as lojas online estão ae pra isso mesmo ;-). Hey! Ho! pra você também, hwa hwa hwa.

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    17/03/2012 às 17:33:16   localizacao Apucarana-Pr
    Falai Tchulanguero!!
    Legal saber do teu Wii. Sobre o que você escreveu sobre os plásticos na sala, eu tomei um susto por que estava tão empolgado com o meu que abri sem me sentar, nem deixá-lo sobre uma mesa, por exemplo, e eu nem sabia que por dentro era tipo "gaveta". Então puxei a de cima e a de baixo quase caiu no chão... rsrs

    Quanto ao motion plus, eu conversei com um amigo meu que trabalha com video games e ele disse que é verdade, quase não compensa comprar um controle novo, a menos que se queira jogar um Skyward sword mesmo. Bem, eu não sei se é isso mesmo, pois o meu Wii é preto como o seu e já veio no pacote, mas o meu veio com Wii Sports e Sports resort...

    Quanto ao on line, bem, eu estou jogando call of Duty MW Reflex on line. Minhas considerações? Muito legal, são 10 players 9se não me enganos nos HD são 18), mas é tudo muito rápido, você escolhe a opção que quer e em menos de 10 segundos já começa a partida. O grande problema é não se comunicar de forma algumas , ms de resto é tudo perfeito...

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    17/03/2012 às 18:01:08   localizacao Vespasiano - MG
    @João Roberto

    Hwa hwa hwa, eu também só fui ver que era uma "gaveta" depois de ter tirado tudo de dentro da caixa.

    O Motion Plus hoje é padrão, acho que nem vende mais o controle antigo, mas pra quem tem os modelos antigos realmente não vale a pena investir, um só já resolve.

    Pelo que eu entendi, o grande do problema do online no Wii é a estrutura muito tosca, mas de conexão nunca vi ninguém reclamando muito não. Tenho que colocar um roteador aqui em casa para experimentar.

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    17/03/2012 às 23:10:27   localizacao Apucarana-Pr
    Bem, pode até ser, mas como eu nunca joguei no PS3 ou X360, fica difícil falar alguma coisa, só jogando mesmo.

    Agora, uma coisa que eu acho que você vai ver bastante são os conteúdos do Nintendo Channel. Lá tem vídeos, trailers dos jogos e ainda rola de vez em quando algumas entrevistas. Teve até a apresentação oficial na íntegra do Zelda Skyward Sword. Muito legal.

    Sem falar nas demos do Wiiware e os jogos do Virtual console. Mas deixa eu te falar, eu baixei o Super Mario kart do Virtual console (o meu wii veio com um "bonus" de 50 doletas), mas eu não tenho o classic controller, nem o de game cube. Mas pra você vale a pena.

    Ah, lembrei!! Eu tenho aqui o netflix também, 15 reais por mês e,cara, muito bom,com um acervo bacana de filmes, documentários, séries e desenhos.

    Vai ter mutia coisa pra fazer no seu Wii!! rsrs

    Valeu!! T+

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    19/03/2012 às 00:30:32   localizacao Vespasiano - MG
    @João Roberto

    Eu to louco pra testar todas essas paradas ae, mas minha internet vem de um modem 3G, e achar um roteador 3G compatível com o meu modem tá foda, rzs.

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    19/03/2012 às 23:29:44   localizacao SP
    Aeee! Wii adquirido e ainda por cima no dia certo, antes de subir o preço!
    Bom, minha opinião sobre o console vc já leu no blog, né? Não vou ficar tagarelando tudo de novo aqui! huahuahua
    Esse negócio do monte de plástico por incrível que pareça eu só fiquei sabendo quando fui guardar o console na caixa pra trazer aqui pra casa e vi. Eu não soube guardar tudo nos plásticos e nos espaços certos, fiz a maior bagunça! hahaha
    E eu achava que a mídia do Wii era DVD, legal saber que é mídia proprietária, a Nintendo sempre se preocupou bastante com esse lance de pirataria.
    Também me incomoda o fio curto do Nunchuk, inclusive foi algo que esqueci de comentar no meu post. Bem observado!
    Essas doideras com saves também é meio complicado, o pouco espaço interno do console dá um certo trabalho se vc começar a salvar muita coisa nele.
    Cara, legal a sua análise com nome chique (review)! Agora ficamos na expectativa da chuva de jogos do console, tem vários que me interessam ler!
    Parabéns pela aquisição!
    Abraços

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    20/03/2012 às 11:57:40   localizacao Vespasiano - MG
    @Gamer Caduco

    Hwa hwa hwa, que isso, pode tagarelar a vontade. Cara, eu nunca consigo guardar nada na caixa da mesma forma que veio, sempre fica meio estufado as coisas lá dentro. Esse lance das mídias se não me engano nem é tanto pela pirataria, porque na prática é praticamente a mesma coisa que um DVD tanto que o leitor é de DVD mesmo, li uma vez que seria pra Nintendo fugir de patentes, mas não sei dizer se isto é verdade ou não. O Wii U parece seguir este mesmo caminho, vai ser uma mídia proprietária que provavelmente será muito parecida com o Blu-Ray. E sobre a chuva de jogos vamos com calma né, por enquanto eu só tenho dois, rzs.

    Responda!
  • avatar de Daniel Santos
    Daniel Santos
    29/03/2012 às 15:49:56   localizacao Pelotas
    Cara, que massa que vc conseguiu finalmente seu Wii, realmente é um grande console, diretamente ele não chega a concorrer com os outros consoles como o ps3 e o xbox nos gráficos, mas com certeza ganha em jogabilidade e inovação, que sempre foi referencia da nintendo.
    Quando vc começou a descrever o quanto estava empolgado abrindo seu console, me lembrei de mim quando depois de quase 1 ano juntando dinheiro, finalmente comprei meu ps2, que tenho até agora.
    Cuido dele como um filho e curto bastante esse console que marcou uma época muita massa na guerra dos consoles.
    Tem um monte de videos no youtube comprando os graficos dos consoles, ps2 vs wii, xbox vcs ps3, eu acho meio palhaçada isso, porque só serve para os caras ficarem se duelando e se xingando. sou totalmente contra isso.Cara, eu sou da opinião que não existe console ruim, se faz o cara feliz e ele curte uns jogos da hora, então o cara pode ser feliz com qualquer um.
    Mais uma vez digo, parabéns pela aquisição e seja feliz jogando muito!

    Abraços

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    29/03/2012 às 16:50:13   localizacao Vespasiano - MG
    @Daniel Santos

    Engraçado você dizer esse lance de não concorrer diretamente, pois era justamente este o discurso da Nintendo antes do Wii explodir em vendas.

    Sobre vídeos comparativos em alguns casos, quando o objetivo é realmente algo mais técnico eu acho válido sim, agora estes comparativos que fazem só para esculhambar também acho sem sentido.

    Ah cara, e pode ter certeza que to felizão sim, igual menino pequeno com brinquedo novo, he he he.

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé