logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! Papo Livre

Shame On You, Ubisoft!!! Isn’T?

Recentemente tivemos o anúncio de mais um, porém esperado, título da série “Assassin’s Creed”, que deverá sair apenas para PC e consoles de nova geração PlayStation 4 e Xbox One. Ué, mas pera lá!!! CADE O WII U?!? Mais um capítulo desta longa novela gamer se inicia...

autor Thiago "T-ROK" Pulcineli   datahora 26/03/2014 às 12:23:45   tagarelices 6

Recentemente tivemos o anúncio de mais um, porém esperado, título da série “Assassin’s Creed”, que deverá sair apenas para PC e consoles de nova geração PlayStation 4 e Xbox One. Ué, mas pera lá!!! CADE O WII U?!? Mais um capítulo desta longa novela gamer se inicia...


Como todos sabemos, dias atrás a Ubisoft, famosa publisher francesa, anunciou o futuro de uma de suas séries mais amadas (e rentáveis): Assassin’s Creed!

Assassin’s Creed Unity Logo

A confirmação do título do jogo, “Assassin’s Creed Unity”, correu o mundo todo no formato de um teaser liberado pela própria Ubisoft. Na mesma velocidade que a notícia foi se propagando, novos questionamentos, provocações e briguinhas “istas” foram se formando, deixando até o grande anúncio em segundo plano devido a contínua polêmica envolvendo a Nintendo e as demais third parties: de um lado os Nintendistas inconformados com a publisher francesa “fazendo igual a EA” (empresa que deixou de lançar jogos para o Wii U) e do outro “istas” aproveitando da situação para fazer chacota do tema.

Estaria a Ubisoft errada? Fãs mais “entusiasmados” bradam aos quatro cantos a traição cometida pela empresa, quase como se tivesse sido uma facada nas costas da Big N! Outros juram baixar o jogo pirata e jogarem em seus PCs, ao invés de comprar a versão original, numa clara tentativa de “vingança”. Tem até aqueles que “não-ligam-porque-é-um-jogo-que-não-gosta-mesmo-e-não-fará-falta-para-a-biblioteca-do-Wii-U”. Mas fará falta sim!!!

Não, a Ubisoft não tem culpa alguma do que está acontecendo, apesar da decisão ter partido dela. Acontece que nenhuma empresa (e isso inclui a Nintendo) é boazinha a ponto de sacrificar seus lucros para satisfazer seus queridos fãs. It’s all about the money, baby! E infelizmente nesse quesito o console de nova geração da Nintendo anda desapontando. Basta ver o gráfico abaixo que mostra as vendas do último “AC” em todos os consoles:

Vendas AC
Fonte: VGChartz.com

Viram como o Wii U está MUITO abaixo dos demais? Não precisa ser muito gênio para deduzir que a empresa não vai gastar tempo e dinheiro em uma versão que não dará o retorno esperado, né?

Mas e aí... de quem é a culpa? Dos consumidores da Nintendo, que não cumprem com sua obrigação de comprar jogos third parties no Wii U? NÃO! Já vi inclusive sites “importantes” sobre games escrevendo sobre isso e é RIDÍCULO! Consumidor nenhum tem obrigação com empresa ou marca, ele compra o que achar melhor para ele!

O fato de jogos de outras publishers não venderem bem em consoles da Big N não vem de hoje e inúmeros fatores podem contribuir para isso: a Nintendo é uma softhouse extremamente forte e essa concorrência (que só tem em seus consoles, claro), dificulta um pouco a venda dos demais jogos das third parties. A própria relação Nintendo x outras empresas não anda muito amigável (e isso vem de anos) e a nossa querida japonesa aparenta não fazer muita questão de mudar isso. Os gamers, ao decorrer dos anos, começaram a se acostumar com a ideia de que certo tipo de jogo é encontrado mais facilmente nos demais consoles. As outras empresas, Sony e Microsoft, que não possuem tantos jogos first assim, apoiam muito mais a chegada de jogos third em suas plataformas... enfim, se for parar para analisar, o buraco é muito mais embaixo do que se imagina e o que também, convenhamos, realmente não nos interessa!

Mas aí é que chega no segundo ponto desse post, também baseado numa notícia que saiu recentemente nesse “mundão Web”: um portal aí anunciou que “Titanfall”, grande exclusivo da Microsoft (e distribuído pela EA), estaria vindo para o Wii U, portado de uma versão para Xbox 360 que ainda seria lançada!

Titanfall

Não sei a quantas andam esse rumor totalmente estapafúrdio mundo afora, mas no Brasil diversos sites reproduziram a notícia, ainda que alertando ser muita estranha toda essa história. O problema é que na fonte original tem bem pequeninho no final da notícia escrito “April Fools’” (Dia da Mentira) e por aqui no Brasil, ninguém mencionou isso. Qual o resultado? Novas discussões istas começaram por causa dessa besteira! Seria para trollar? Seria para conseguir mais visualizações? Ninguém sabe! Fato é que os sites que propagaram esse rumor sem avisar do “pequeno detalhe” da fonte original foram, no mínimo, nonsense!

E por quê você está tocando nesse assunto que não tem nada a ver com o primeiro,T-ROK? Aí é que você se engana caro leitor que fez essa pergunta. As duas notícias tem sim uma certa ligação!

Atualmente as pessoas estão preocupadas com a quantidade de vendas dos consoles, a quantidade de vendas dos jogos, a quantidade de pixels que tem na tela, a determinação exata dos FPS, a definição HD ou Full HD de um jogo, se tal jogo vai ser lançado ou não, qual o impacto isso resultará... E NÃO JOGAM! Sim, meu caro leitor, os gamers de hoje estão tão preocupados com DETALHES que deixam o principal, que é desfrutar do jogo, em segundo plano! E detalhe: muitas vezes compram uma ideia pré estabelecida por um grande site ou grande empresa, não vão verificar a veracidade do que leu e já saem divulgando para todos os lados, ao invés de quê? “Perder” seu tempo jogando! Isso que eu nem citei a “horda” de gamers-zumbi que compram consoles e títulos apenas por comprar, por “orgulho a marca” ou por ostentação... E QUE TAMBÉM NÃO JOGAM!

Na sincera opinião desse que vos escreve: um jogo do porte de “Assassin’s Creed” não sair para o Wii U é realmente uma notícia nada animadora, mas não sou eu quem devo me preocupar com isso, muito menos tentar achar a culpa ou o culpado de toda essa história! Deixa a Nintendo e a Ubisoft se entenderem, eu tenho é que como consumidor, CONSUMIR, ou seja, jogar os títulos que tenho em mãos! O Wii U ficará sem esse jogo, mas outros virão, não só para ele como para todas as demais plataformas e cabe a nós consumidores apenas decidir o que vamos jogar e aonde, mais nada!

Wii U GamePad

Sério, a neura com esses pormenores de vendas e ismo barato com empresas é tão grande que as vezes você se pega pensando como eles... e nessas horas é bom pegar o joystick, chacoalhar bem a cabeça e voltar a concentrar no que é mais importante dessa indústria que todos nós amamos: os jogos propriamente ditos!

Então, deixem de paranoia com questões econômicas, mercadológicas e “fanboysse” ao extremo e VÃO JOGAR, que é de fato, o mais importante no mundo dos games!

outras tags: Assassin’s Creed (Série) e Wii U

Compartilhe

Pin it


Leia também...



6 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    26/03/2014 às 12:50:48   localizacao São Luís - MA
    A ROCHA-T ESTÁ DE VOLTAAAAA!!!! ♥

    Ultimamente temos visto o Wii U ser boicotado por várias empresas, não apenas a Ubisoft... a questão é alguns dos jogos mais esperados do ano vem exatamente da publisher francesa, então ela acaba se sobressaindo nas notícias. Fazer falta? Sim, claro! Pode não fazer falta para um ou outor jogador, mas para a Big N, faz sim. Querendo ou não, a credibilidade da Nintendo com esses "causos" só tende a cair mais...

    Mas também não acho que seja culpa da Ubisoft. Concordo com você: it’s all about the money! Ora, vejam: eu mesma não tinha planos de comprar um PS4 até o fim de 2015 e já tenho planos de me dar um de presente em 2014 só por causa do AC Unity (essa coisa linda)!

    Eu acho que o fato da Nintendo focar sempre nos seus mesmos e cansados exclusivos (Mario e Zelda) acaba fazendo com que muita gente o veja como um console para seus exclusivos. Eu mesma comprei meu Wii só por causa deles. Se eu posso jogar Rayman em um console que me dá melhor qualidade em gráfico, som e, PRINCIPALMENTE, mais conforto nos controllers, eu o farei. Sorry, Big N!

    Responda!
  • avatar de leandro (leon belmont) the devil summoner
    leandro (leon belmont) the devil summoner
    26/03/2014 às 13:14:15   localizacao Recife-Pe
    "Atualmente as pessoas estão preocupadas com a quantidade de vendas dos consoles, a quantidade de vendas dos jogos, a quantidade de pixels que tem na tela, a determinação exata dos FPS, a definição HD ou Full HD de um jogo, se tal jogo vai ser lançado ou não, qual o impacto isso resultará... E NÃO JOGAM! Sim, meu caro leitor, os gamers de hoje estão tão preocupados com DETALHES que deixam o principal, que é desfrutar do jogo, em segundo plano!"

    vi algo parecido no Nintendo Blast sobre ao invés de não dar mais notícias "ruins" sobre o WiiU, e uma das partes mencionadas é justamente essa é não ligar para quanto de jogo esta sendo vendido.o que na teoria, isso está certo, quando Mass Effect 3 foi anunciado para o WiiU, alguém se importou? pfftt....haha!

    sobre o boato do Titanfall...duvido, conheço meio mundo que esta no maior Hype para pegar esse jogo e dando cachoeira de dinheiro para o imbecil do Bill Gates. tirar a exclusividade? HÁ!! Duplo Há!! é mais fácil acreditar que Halo 5 vai ser o ultimo Halo e que não vai ter outro Gears of War.

    como o Tchlanguero sempre fala, vão jogar e esqueçam os numeros

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    26/03/2014 às 13:22:56   localizacao SP
    Até entendo a questão "cultural" que vc mencionou, muita gente se preocupa tanto com detalhes que sempre tem sites de comparação entre versões, sendo que o importante pra mim ainda é a diversão.
    Mas, pelo menos para nós brasileiros, também tem uma questão bastante importante sobre qual versão optar na hora de escolher um jogo, que no caso é o preço que os jogos para consoles da Nintendo custam por aqui.
    Pode ver, vira e mexe vc encontra uma promoção muito boa de um jogo pra PS3 e X360 e a versão para Wii U sai mais cara. E nem por questão de geração, mas sim de importadoras mesmo ou talvez de produção local (como acontece em alguns casos).
    Muitas vezes EU acabo optando por outras versões por causa disso, exceto se determinada versão tem algum diferencial que me faça querer comprá-la ao invés da versão mais barata. Um exemplo: Rayman Legends. Estou atrás da versão do Wii U, dane-se as outras. E olha a coincidência: Ubisoft!
    Agora, falando em termos gerais, por mais que a gente queira defender a Nintendo e tudo mais, temos que lembrar que algumas empresas não desenvolvem para seus consoles não somente por conta de vendas, mas por conta de alguns detalhes que a Big-N impõe para que um jogo seja lançado em suas plataformas. Infelizmente a empresa ainda mantém aquela mentalidade de "nós somos a Nintendo e vcs vão fazer do jeito que eu quero ou não vão lançar aqui". Não sei se ainda acontece na atual geração, mas isso deixou a empresa um tanto quanto queimada com algumas desenvolvedoras.
    Acho que nunca saberemos qual a grande verdade por trás do fato do Unity não sair pro Wii U, a Ubisoft talvez esteja preparando um jogo específico pra plataforma, como fez com o Vita há um tempo atrás. Depois este foi lançado para o PS3 também, mas a princípio seria exclusivo, mas por conta de baixas vendas acabaram portando.
    Não adianta chiar do "all about the money", pras empresas sobreviverem elas precisam de grana, não tem jeito. Portar para uma plataforma envolve tempo e dinheiro, as equipes dentro das empresas grandes custam caro, tempo dessas equipes é caro, eles não vão arriscar fazer isso tendo em mente que a chance de prejuízo é exorbitantemente maior do que a de dar lucro. E, com esse ponto de vista, tenho que concordar com eles.
    É, meu caro, é triste, mas a verdade dói.
    O jeito é torcer pra que numa próxima geração a Nintendo crie uma plataforma que convide as thirdies a desenvolver pra ela, além de dar uma baixada de bola com os termos de desenvolvimento dela. Por sorte, a parte de software dela ainda é forte o suficiente pra ela sobreviver mais uma geração, além do sucesso do 3DS, claro.
    Mas chega de tagarelar, infelizmente vamos ter que tolerar mais uma geração com a Nintendo sendo o "segundo console" das residências.
    Ótimo ponto levantado!

    Responda!
  • avatar de Sekto
    Sekto
    26/03/2014 às 13:36:26   localizacao São Luís-MA
    Antes de chegar ao ponto X desse post já tinha chegado a essa conclusão: O pessoal tem a chancer de jogar tal jogo, mas não compra, mas quando não sai reclamam.
    Imagino que se fosse o proprio AC4 que não tivesse saido,por exemplo, seria a mesma coisa..
    -Acho que os usuarios do WiiU só não querem mais motivos pros huezeros de plantão curtirem do consoles deles.
    Agora fico com a dúvida,será que os dono da Nintendo tá realmente preocupado com isso? Tipo assim, o pessamento dele será:
    "-Ah,que droga AC não vem pro WiiU, minha vendas vão cair." ou
    "-Ah que se dane, essa droga não vendia antes, nem vai fazer falta.."
    ?:-l

    Responda!
  • avatar de Marvox
    Marvox
    26/03/2014 às 20:35:01   localizacao São Paulo/SP
    Muito legal texto!
    Olha, ficar preocupado com número de vendas de qualquer natureza, eu acho que a pessoa está precisando ser internada em uma clínica de saúde mental. Eu nunca tive preocupação se o jogo vai sair ou não vai sair, se sair beleza vou tentar jogar em algum momento, se não saiu ok, tem mais 300 jogos esperando para ser jogado, dane-se os números, press start and have fun!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    26/03/2014 às 22:35:33   localizacao Vespasiano - MG
    Ah, nem tenho muito o que falar, já que esse escrito é meio que sobre uma conversa que tivemos, rzs.

    Como eu já te disse, a mim esse lance não me afeta muito, não porque eu desdenhe dos jogos que o console está perdendo, muito pelo contrário, fiquei mais chateado pelo Batman, mas é tanta coisa pra jogar de qualquer forma, que não tenho do que reclamar.

    E não que eu espere muita coisa, até porque os multi vão continuar na Sony e Microsoft mesmo, mas quero ver o que vai rolar na E3 desse ano.

    Valeu pela visita cara, abraço!

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé