logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! DegustaçãoSomari the Adventurer

Somari The Adventurer

Análise de Somari the Adventurer - Gorducho, bigodudo, usa um chapéu vermelho e faz spindash. Esse é Somari! Você não conhece!? Ora pois, então venha conhecer essa maravilha do submundo das bizarrices dos games! :D

autor Hugo "Somari" Couto   datahora 15/04/2013 às 12:32:36   tagarelices 26

Gorducho, bigodudo, usa um chapéu vermelho e faz spindash. Esse é Somari! Você não conhece!? Ora pois, então venha conhecer essa maravilha do submundo das bizarrices dos games! :D


Ele é gorducho, tem bigode, usa um chapéu vermelho e faz spindash. Ficou confuso? Então você não conhece Somari . “So... quem, tio?” - Acho que pelas características já deu pra sacar um pouco: SOnic + MARIo = Somari.

Tela inicial de Somari

Somari é basicamente um jogo crossover, feito por hackers na época em que os famiclones (clones do Famicom) estavam em alta, mais precisamente em 1994.

Cartucho Somari

Foi feito nos moldes do Sonic the Hedgehog de Mega Drive e por incrível que pareça até que é uma boa “conversão”.

Mas você sempre disse que esse jogo é todo bugado. Como você pode dizer que é bem feito? Está se contradizendo?” – Não, mas vou explicar o que disse mais pra frente.

Somari é um jogo diferente. Mas ao contrário do que muitos acham, não é tão ruim quanto aparenta ser. Claro, tem todos os seus problemas, mas vamos analisar por partes.

Visual

Os gráficos são bonitos. Sim, verdade! Os gráficos são bem bonitos, coloridos e tudo mais. Lógico, estamos falando de um NES, mas pra um jogo hack a qualidade visual não está ruim. O mais legal de tudo é que os caras que fizeram Somari tiveram o maior cuidado de fazer absolutamente todas as fases do Sonic the Hedgehog do Mega Drive, desde Green Hill até Scrap Brain. Aliás, eu já vi muito jogo oficial com qualidade bem inferior ao apresentado aqui. Claro que não devemos comparar ao Sonic de Master System, tanto por esse ser oficial quanto pela qualidade gráfica do console ser superior a do NES (desculpa pessoal mas isso é verdade. Pesquisem por aí!).

Somari x Sonic
Até que é bonitinho, né não? :3

Som

Aaaah! A memorável música de Green Hill. Tão nostálgica, tão linda, tão... fora de ritmo e sincronia. As músicas desse jogo são tão boas quanto uma mídia de 25 centavos, arranhada, com uma compilação das piores músicas de MP3 a 32 kbps do Michel Teló. Tá, mentira. Nada é pior do que isso. Nada. NADA MESMO!!!! Mas as músicas de Somari também não são boas não. Entretanto, elas não vão te causar repúdio. Ao contrário: você muito provavelmente terá um acesso de riso, como eu tive ao ouvi-las pela primeira vez. Elas são tão ruins que chegam a ser engraçadas! Já os efeitos sonoros são aceitáveis. Não são tão bons, mas aceitáveis.

Gameplay

E finalmente chegamos ao ápice da análise!

A jogabilidade é péssima e as posições dos badniks não ajudam em absolutamente nada na hora de controlar nosso herói. Por mais que a coisa aqui seja uma fusão de Sonic e Mario, são raras as vezes em que Somari corre. Precisa de um lugar bastante reto para isso e qualquer subidinha ou descidinha faz nosso amigo parar drasticamente. Seu pulo não é dos melhores e muito pior quando se está em uma subida ou descida (eu já falei disso, né?). Somari derrapa quando você não quer ou às vezes anda sem você pedir. E como se não bastasse, você vai ter sempre (SEMPRE SEMPRE SEMPRE) uma horda de Buzz Bombers treinados no exército paquistanês sobre sua cabeça, prontinhos para te pegar a qualquer pulo que você der. É mais louco que tiroteio em Call of Duty!

Além dessa dificuldade toda, adiciona-se o fato de não se pegar uma vida extra com 100 rings ou check points, o que deixa o jogo bem desafiador. Outra coisa que o deixa o jogo ainda mais hardcore são os bugs. Claro que bugs são coisas ruins e isso não é exceção em Somari, mas vendo por um outro ângulo, podemos adicionar isso no fator do gameplay e não tratar como um problema. Em Labyrinth por exemplo, temos as bolhas de ar. Você está debaixo d’água e vê duas bolhas no chão na mesma tela. Então você para por cima de uma delas e fica esperando a bolha de ar subir. A questão é que nem todas as bolhas no chão soltam ar, e você nunca sabe quando vai morrer (lembrando sempre que não há check points nesse jogo, ok?). Há outros bugs do tipo e você ainda vai passar muito perrengue até conseguir superá-los.

Vejam o gameplay por vocês mesmos!

Há um estágio bônus semelhante ao do Sonic de Master System, mas ao contrário deste o de Somari não dá nada além de mais pontos (tentei procurar uma caixinha de continue igual ao do Sonic, mas não tinha ):).

Conclusão

Somari the Adventurer é um jogo desafiador, difícil e muito, mas muito engraçado. E é justamente em seus problemas que está a graça e a simpatia do jogo. Pode não ser um game de classe como Sonic the Hedgehog ou Mario Bros., mas para quem é fã de ambos vale a pena dar uma conferidinha nessa super bizarrice! Uma dica legal é jogar com os amigos, pra ficar mais divertido e tal. Só não é recomendado para aquele tipo de pessoa que leva à sério ou se estressa fácil com jogos difíceis ou bugados, pois esse jogo é muito dos dois.

E é isso aí amiguinhos! Espero que tenham gostado do meu primeiro review :D. Uma análise simples e completa (não tem como ser mais completo que isso XD) de um dos meus jogos bizarros mais favoritos dentre todos os que já joguei. Agora, vão jogar!

(Este post é especialmente dedicado aos meus amigos Nana e Luiz. Sem vocês eu não teria feito esse review. Valeu pessoal! :D)

* Revisado em 18/12/2016 às 19:31:20

Somari the Adventurer
Somari the Adventurer

Séries: Mario e Sonic
Plataformas: NES e PolyStation

Compartilhe

Pin it


Leia também...



26 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    15/04/2013 às 12:45:23   localizacao Fortaleza
    @Somari

    Cara, valeu! Hoje aprendi mais sobre esse game q antes eu só conhecia o nome! \o//

    "Aliás, eu já vi muito jogo oficial com qualidade bem inferior ao apresentado aqui"

    Talvez isso seja pq ele foi criado tempos depois do games originais serem lançados. Aliás, vc pode datar essas informações?

    Responda!
  • avatar de Somari
    Somari
    15/04/2013 às 13:11:46
    É, não levei em conta as datas dos jogos hehe n_ñ’ Erro meu. Mas mesmo assim, há jogos como Total Recall de 1990, feito pela Acclaim que tem gráficos de Atari 7800, além de outros dos anos 88 e 89 que tão no mesmo patamar. E pra um jogo feito por hacks, até que não tá tão feio, hein xP

    E uma informação que esqueci de colocar: Somari foi feito por cima de um outro hack do Sonic 1 pro NES (sim, já tinha um antes desse)

    Responda!
  • avatar de Luiz Braz
    Luiz Braz
    15/04/2013 às 13:27:54
    Caraca...eu lendo as partes dos bugs fiquei pensando se é algo que possa se assemelhar com "I wanna be this guy"... espero que não! haha
    Muito maneira a análise cara. Título bizarrézimo. Nessas horas que realmente compreendendo que num vi nada ainda nesse mundo...haha

    Responda!
  • avatar de Sucodelarangela
    Sucodelarangela
    15/04/2013 às 13:35:45   localizacao São Luís - MA
    "As músicas desse jogo são tão boas quanto uma mídia de 25 centavos, arranhada, com uma compilação das piores músicas de MP3 a 32 kbps do Michel Teló." Utaqueoparil, mermão, vai ser ruim assim lá no... Somari! auhauhauhauhauhauhau
    Na boa, Somari, esse jogo é um dos mais toscos que já vi na vida, mas deve ser realmente divertido jogar com os amigos ou quando não se tem nada pra fazer!
    Adorei tua review, espero conhecer mais bizarrices com tua parceria no nosso VJ!
    Parabéns!

    Responda!
  • avatar de Somari
    Somari
    15/04/2013 às 13:49:20
    EUAHEUAHE Sim Larangela XD Tenho um amigo que joga comigo sempre que ele vem aqui em casa. A gente ri horrores com isso (com qualquer jogo, aliás) XDD

    @Rafael Alencar, esqueci de te agradecer pela tagarelice UEHAUEH Valeu pelos parabéns, bro 8D

    E gente, só queria deixar claro que esse gameplay aí não é meu. Achei no youtube e esqueci de citar, mas agora estou fazendo isso e um detalhe: esse cara joga mal! @_@ ELE SE JOGA NO ESPINHO, CACETE!!!

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    15/04/2013 às 13:58:35   localizacao Fortaleza
    @Somari

    Hahaha!! Q isso pow! Essa auto biografia ficou muito boa! =D

    Esqueci de perguntar outra coisa também. Existe algum tipo de enredo pra esse game?
    Existem chefes? Quem são?

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    15/04/2013 às 14:02:06   localizacao SP
    Nossa, de cara já comecei a rir aqui. No pouco que joguei Somari achei que a música se perdia completamente depois de certo ponto, pelo menos do que me lembro da música da Green Hill Zone. SIM, parece que a banda que tá tocando se perde e fica, como vc mesmo disse, sem sincronia! huahuahuahua! Acho que é bem isso que vc disse, chega a ser engraçada a trilha sonora do jogo!
    Os Buzz Bombers desse jogo são a verdadeira prova de inteligência artificial dos games! kkkkkkkk... enquanto isso os games atuais com burrice artificial extrema. Tsc tsc...
    O barato das bolhas de ar eu nem lembro, talvez nem tenha chegado a ver. Sério mesmo que nem todas soltam ar? Sacanagem! hahaha! Jogo troll!
    Muito bacana o review, me diverti aqui. Quem sabe um dia eu não tento finalizar o jogo, acho que vale a pena.

    Responda!
  • avatar de Somari
    Somari
    15/04/2013 às 16:20:21
    @Rafael Alencar Bom, Somari é a mesma coisa do Sonic 1 do Mega, só que com o Mario XD Inclusive os chefes são os mesmos, todos eles. E da-lhe bugs aheuaehuae

    @Gamer Caduco Sim, o jogo é legal pra isso mesmo: dar risadas. Em Labyrinth é assim, as bolhas são aleatórias e o mais engraçado é que se você for acompanhando as bolhas que saem, vai ver que vão pra fora da água e dá pra você pega-las mesmo no seco XD

    Responda!
  • avatar de Somari
    Somari
    15/04/2013 às 16:29:03
    @Luiz Braz Cara, você ainda não viu nada xD Dá uma confiridinha no meu outro escrito pra você ter uma introdução que fiz uheuaeh Ainda pretendo abordar muito esse tema por aqui, além de outras coisas, claro.

    Sobre Somari, é basicamente isso mesmo. Difícil, mas não impossível. E bem zoado de se jogar xD

    Responda!
  • avatar de sucodelarAngela
    sucodelarAngela
    15/04/2013 às 17:30:37   localizacao São Luís - MA
    Caraca, Somari, realmente o cara que tá jogando joga MUITO mal... mas ele não deve ser calejado com os bugs do jogo como você é, né? hahaha

    Responda!
  • avatar de Nana
    Nana
    15/04/2013 às 21:56:15
    Poxa, Hugo!! Que isso.

    Não precisa agradecer.. Se precisar de algo é só falar! Vc leva jeito para escrever, rapaz!

    Vou tirar uma foto das minhas tatuagens de cogumelos do mario e homenagear vc num lugar legal. hahaha

    beijo

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    16/04/2013 às 00:54:48   localizacao Vespasiano - MG
    Nunca joguei Somari, mas quando você comentou essa parada do jogo ser tão ruim, mas tão ruim que se torna engraçado, eu me lembrei na hora de quando vi o Tekken 2 para SNES, eu pirei naquilo na época que vi, rzs.

    Pra falar a verdade, faz pouco tempo que eu descobri que esse jogo existia, antes pra mim o ápice era aquela adaptação do Ligeirinho no SNES também.

    E parabéns pelo escrito, dessa vez o Facebook nem bugou na hora de divulgar, hwa hwa hwa.

    Abraço!

    Responda!
  • avatar de Somari
    Somari
    16/04/2013 às 02:17:46
    @sucodelarAngela Nah, eu jogo melhor que esse aí, pelo menos xD Consegui decorar umas partes (e uns bugs) já UHEAUHE

    @Nana poxa, claro que preciso agradecer! Sem você eu não teria conseguido esse jogo, oras uehaueh E eu havia prometido uma review e cá está ela. Demorei mas cumpri u-u E poxa, essa da tatuagem me emocionou, hein *-* UEHAUEH Valeu mesmo! <3

    @Rafa Um outro jogo muito zoado e muito foda que já joguei foi Virtua Fighter vs Tekken 2 pro Mega Drive. Esse sim é um jogo de porrada UHEUAHEU Não cheguei a ver esse Tekken 2 pro SNES não, vou dar uma googlada por aqui e sobre esse Sonic 4, esse sim é um hack decente. Praticamente não tem bugs e é muito foda o jogo! Uma vez eu comprei um numa lojinha duma amiga da minha mãe, mas achei que era Sonic 3 pro Mega Drive, porque a caixa era idêntica. Quando eu cheguei em casa e abri a caixa... UHEAUEHUAHE

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    16/04/2013 às 16:42:05   localizacao Vespasiano - MG
    @Somari

    Ah, o Sonic 4 de SNES nem conta muito, só pegaram o jogo do Ligeirinho e trocaram os sprites, acho ele ruinzinho pra kct, rzs.

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    16/04/2013 às 16:56:00   localizacao Fortaleza
    @Rafa

    Esse do Ligeirinho é legal com O Ligeirinho!
    Só o fato de ter trocado os sprites já cagou tudo.. xD

    Responda!
  • avatar de Somari
    Somari
    16/04/2013 às 17:06:55
    Bah, eu gostei desse Sonic 4 xD

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    16/04/2013 às 17:24:55   localizacao Vespasiano - MG
    @Rafael Alencar
    @Somari

    Não gradei nem do original e nem do hack. :P

    Responda!
  • avatar de romgb
    romgb
    17/04/2013 às 23:42:11
    SOMARI = SOnic + MARIo...

    Shit bricks man... shit bricks...

    Não acredito que nunca percebi isso Ç_Ç

    Responda!
  • avatar de D00d!
    D00d!
    18/04/2013 às 00:08:01
    Lembro que joguei esta bosta como Sonic the Hedgehog somente:


    Só que o Hack que eu peguei começava na Terceira fase e a fase do Labirinto não passaga porque o pulo do personagem dava um lag que não me permitia alcançar a parte mais alta para eu sair da água na Act 2. Lol.

    Responda!
  • avatar de Somari
    Somari
    18/04/2013 às 01:27:41
    @romgb LOL SÉRIO MESMO QUE CE NÃO REPAROU NISSO!? XDDD

    @Dood! Pois é, cara. Eu joguei esse aí também e ele é BEM mais bugado que o Somari D: UEHAUEH Eu cheguei a cita-lo numa tagarelice aí pra cima.

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    18/04/2013 às 08:22:56   localizacao Fortaleza
    @romgb
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!
    Antes eu também não me liguei pq conheci primeiro O @Somari, só através dele conheci o game e assim q vi já me liguei!

    @Rafa
    É.. pensando bem.. "legal" foi mesmo só pra ser legal com o game.. xD
    Também acho ele fraquinho..

    Responda!
  • avatar de Thiago "T-ROK"
    Thiago "T-ROK"
    18/04/2013 às 10:27:24
    Eu ja me considero íntimo do jogo de tanto que ja conversei do mesmo com o Somari, mas ainda não tive "coragem" de jogá-lo kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Sobre o "Sonic 4" que o pessoal ta falando aqui, eu não curti não =X kkkkkkkk Sonic chutando bundas não pegou bem o.O kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk como o Rafael disse, só de ter trocado tudo ja fudeu o jogo, com o Ligerinho o jogo é ótimo! xP

    Parabéns pelo texto, man! Quero só ver qual vai ser o próximo jogo bugado da vez *Fear* kkkkk

    Responda!
  • avatar de Ganon,o Destruidor
    Ganon,o Destruidor
    18/04/2013 às 19:08:18
    hacks existem pra tudo que e canto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e apesar das criticas eles pelo menos nos fazem rir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,esse somari ate que não e ruim não e bem legal o esquema e tal .

    Responda!
  • avatar de Somari
    Somari
    19/04/2013 às 23:55:14
    Acho que minha relação de amor com Sonic 4 vem de ter sido o primeiro hack que joguei na vida. E logo do Sonic XD

    @Trok O próximo texto está em fase de juntar os ingredientes. Logo logo o ponho no forno e não muito tarde vocês poderão saborear a minha próxima análise. Aguardem!

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    01/05/2013 às 19:31:11   localizacao SP
    @Somari

    Dá pra pegar as bolhas em pleno ar fora d’água??????
    kkkkkk

    Esse jogo é muito engraçado!

    Responda!
  • avatar de Somari
    Somari
    08/05/2013 às 21:02:51
    @Gamer Caduco Sim! Isso é o que é mais sarro XD

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé