logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! Papo LivreGod of War (Série)

Sony, Onde Está O Seu Deus Agora?

Não é uma crise de fé. É a espera de um milagre...

autor Rafael "Kratos Vudu" Alencar   datahora 28/08/2015 às 08:01:58   tagarelices 19

Não é uma crise de fé. É a espera de um milagre...


Mesmo para os jogadores como eu, que não costumam acompanhar rigorosamente o mercado de videogames, não é tão difícil de perceber como a geração atual de consoles ainda não conseguiu provar o seu total valor. Considerando que houveram poucos lançamentos relevantes desde 2014, algumas boas promessas novidades apareceram na E3 2015 e, para a alegria de muitos, alguns dos jogos bem aguardados ainda estão por vir até o final do ano. Mas mesmo assim parece que isso não está sendo o suficiente para a new gen. E no meio dessa aparente crise de abstinência de bons jogos parece que uma das empresas que está “sofrendo muito” é a Sony (haha!!). Tirando o exagero de piadas que rolam por aí, a empresa tem sido considerada a “culpada” pela quantidade de títulos remasterizados que, de certa forma, não está agradando o pessoal que espera o que ela prometeu há quase dois anos quando anunciou o Playstation 4, com toda a aquela conversa de “agora ser possível alcançar a tecnologia até então inalcançável”, como sempre ouvimos a cada salto de geração.

Mas vamos lá, essa tal “crise” new gen não é exatamente o ponto hoje, porém o assunto é importante e ajuda a fazer uma pergunta interessante...


Cadê o Deus da Guerra?!

Vamos lembrar que a série God of War conquistou uma enorme quantidade de fãs no ocidente desde o lançamento do seu primeiro título pra PlayStation 2 em 2005, principalmente na América Latina. O negócio por aqui foi tão bom que já rendeu até edição especial exclusiva pras nossas bandas!

Apesar desse sucesso todo, a mecânica dos jogos da franquia ainda é facilmente criticada por vários fatores, principalmente quando comparada a outros jogos do mesmo gênero, o hack and slash ocidental. Mas o fato é que aquele cara que tem uma mania besta de sair matando tudo e todos GoW fez (ou ainda faz) muito sucesso ao longo desses anos. Em um certo momento, o próprio Kratos poderia até mesmo ter sido considerado um “garoto propaganda” da Sony, fazendo uma analogia com o que acontecia com o personagem Crash, da série Crash Bandicoot da Naughty Dog na época do PlayStation 1.

Crash
Eu jurava que esse bicho era uma raposa!

E o que houve?

Há mais de dois anos o não tão bem sucedido God of War Ascension foi lançado deixando muitos fãs com um certo receio sobre o futuro da série. Na época mesmo já havia uma grande dúvida de como a equipe da Santa Monica Studio (The Order: 1886) iria dar algum sentido histórico ao novo jogo, visto os eventos ocorridos em seu antecessor God of War III. E de fato GoW Ascension não trouxe nada de relevante pra franquia, nem em história (que é a mais fraca de todos os títulos na minha opinião) e nem na mecânica de jogo, que pra ser bem honesto é algo que não dá pra mudar muito. O que realmente salvou o título foi o inédito modo multiplayer, que é sim divertido e tem uma proposta bem bacana, mas não é bem isso que nós fãs queremos ? E isso parece mesmo ter esfriado as coisas…

GoW Multiplayer
Combates balanceados, jogabilidade simples, divertido...

Durante um evento conhecido como PlayStation Experience, que teve sua primeira edição realizada em dezembro de 2014 em Las Vegas, EUA, o pessoal da Santa Monica participou de um bate papo onde o tema foi uma retrospectiva de GoW, em comemoração aos 10 anos da série. Em um momento dessa conversa foi perguntado, obviamente, sobre um possível título novo e, diante de vários rumores que existiam, uma certeza não muito animadora foi dada para os fãs: “Estamos realmente trabalhando em um novo God of War …”, eles disseram. E essa foi e ainda é a única informação oficial que existe até então.

Um novo God of War?! Pra qualquer fã da série assim como eu esse tipo de informação é, num primeiro momento mais eufórico, algo que faz o cabra querer soltar aquele grito “caralhoooo! puuuta q pariu!!! porrraaa!! aaahhh!!” e morrer. Mas para aqueles que conseguem sobreviver à notícia e pensar como isso seria possível é algo preocupante, na verdade. Nesse mesmo evento em 2014 o carinha lá da Santa Monica mencionou também, de forma bem vaga e superficial, sobre a possibilidade de o universo de GoW se “encontrar” com o universo de outras mitologias (egípcia, nórdica ou outra?), algo que também é cheio de rumores e especulações. Confesso que não faço a menor ideia de como isso seria possível, seja através de uma sequência direta após os eventos históricos do GoW III ou de alguma prequela entre um título e outro, lembrando que GoW Ascension é o último título lançado, mas é o primeiro na ordem cronológica do enredo da série. Bom, eu sei que eles (Santa Monica) conseguem fazer isso e a preocupação é exatamente essa.

Analisando o histórico da franquia e considerando que numa visão geral existem dois títulos por plataforma (PS2 GoW I e GoW II, PSP GoW Chains of Olympus e GoW Ghost of Sparta, PS3 GoW III e GoW Ascension), além de outras remasterizações, leva-se a acreditar que na teoria ainda haveriam mais dois títulos inéditos pro PS4. Eu, como fã da série e sendo completamente honesto, gostaria que se realmente vier algo novo, que esse seja o último título! Essa história de que talvez exista um encontro com outras mitologias soa muito estranho dentro do contexto de GoW. Não que eu não goste da ideia, até porque não sei nem como seria, mas imagino que isso se aplicaria melhor em um outro jogo (outra franquia), com outros personagens e uma outra história. E além do mais, mesmo que não exista isso de outras mitologias, aparentemente não existe mais espaço pra Kratos e não há muito o que “inovar” em relação a mecânica e experiência de gameplay. Se for pra ser só mais um “mais do mesmo” com gráficos bonitos eu prefiro que nem seja (mentira, eu iria pirar)!

Pra falar a verdade até existem sim alguns fatos históricos que deixam uma certa brecha pra uma possível continuação, mas isso tá à nível de interpretação de quem joga e acompanha a história, ou seja, vira só especulação.

God Of War IV
Capa do God of War IV! Mentira... é só uma montagem feita por fã =(

Havia até uma certa expectativa de qualquer outra novidade, mesmo mínima que fosse sobre esse novo GoW durante a última E3, onde a conferência da própria Sony foi uma das melhores do evento. Nesse dia várias coisas animaram bastante a quem assistia a apresentação e acho que se eles tivessem divulgado alguma informação relevante sobre o possível “God of War IV” teria sido muito bom mesmo, e talvez até ajudado entender melhor o que pode vir por aí. Esse ano o evento PlayStation Experience vai se repetir e essa expectativa continua...

Enfim, a Sony fez algo recentemente que piorou um pouco situação dela naquela história da “crise” new gen, que foi lançar mais uma versão remasterizada do GoW III pra PS4. Deixando de lado qualquer crítica sobre esse ato, me pergunto se estaria a empresa fazendo uma pesquisa de mercado e talvez preparando o terreno para o possível GoW IV ou só querendo ganhar um “trocadinho” com uma franquia de sucesso até então esquecida. O que eu realmente espero é que essa Sony “acabe” com a série God of War de forma digna, respeitando o tamanho desse sucesso (esse seria o milagre).

E você, mero mortal, o que acha do futuro do Bom da Guerra? Seria legal ver Kratos destruindo as pirâmides do Egito ou num duelo épico contra Thor, o Deus do Trovão? Diz aí...

Vão Jogar!

outras tags: PlayStation 4

Compartilhe

Pin it


Leia também...



19 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de leandro (leon belmont) the devil summoner
    leandro (leon belmont) the devil summoner
    28/08/2015 às 10:12:25   localizacao Recife-Pe
    na boa, deixem o Kratos em paz. tudo não se resolveu no terceiro jogo? esse pessoal da Santa Mônica não tem mais criatividade para bolar outro game?

    se fizerem outro game, bom pra quem gosta. mas conforme vai ser o destino de MGS sem o Kojima...melhor bolar outro jogo e deixem o espartano quieto

    Responda!
  • avatar de Léo Carvalho
    Léo Carvalho
    28/08/2015 às 11:15:44
    Ótimo texto Vudu! Não sei de onde vc tirou essa ideia fantástica para esse texto tão bem escrito... huahua
    Mas falando sério: minha ideia para o futuro de GoW seria uma nova franquia, talvez ambientada no mesmo universo, mas com outro personagem. Ainda é muito cedo pra fazer um reboot na série, mas num futuro quem sabe?
    Quanto a criar uma nova série, poderiam fazer experiências com novas mecânicas, quem sabe até com a câmera livre! Ou em um mundo aberto, que está em alta ultimamente.
    O único porém é com relação à história mesmo, que teriam que tomar muito cuidado pra não ser mais um Ascension da vida. =)

    Responda!
  • avatar de Paulo Aquino
    Paulo Aquino
    29/08/2015 às 03:49:24   localizacao São Paulo - SP
    Faço minhas as palavras do @Leandro (Leon Belmont) the Devil Summoner.

    Pra mim GOW acabou no 3. Se o Ascension saiu a coisa caída que saiu, que outras provas vocês precisam?

    O que aconteceu com o game que, por algum tempo, foi a minha idéia de "game de macho"?...
    Com o nervoso que eu passei em alguns momentos, o legal de God of War era "tocar o dito ’foda-se’".

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    31/08/2015 às 13:33:34   localizacao Fortaleza - CE
    @Leandro
    The Order: 1886 e PlayStation All-Stars Battle Royale são os outros "únicos" (leia relevantes) jogos da tal desenvolvedora, isso ao longo de mais de 10 anos... Incapacidade de fazer outro jogo eu acho difícil, até pq o mais recente The Order: 1886 tá aí pra comprovar isso mesmo com todas as críticas recebidas. Acredito q seja mais uma "submissão" à Sony e o fardo de carregar uma série q rendeu muita grana pra empresa. Não sei...

    @Léo
    Eu também não sei de onde saiu essa inspiração... Haha!!
    Bom, também voto numa outra franquia. Essa questão da câmera livre seria uma boa. No próprio God of War às vezes esse recurso faz uma falta danada.
    Sobre um reboot, só se isso realmente inovasse em algo que fosse relevante. Resetar a história só pra fazer mais do mesmo não seria tão interessante, eu acho...

    @Paulo
    Ele realmente "acabou" no 3. Ou pelo menos fez a gente acreditar nisso né...
    Eu só peço aos deuses que eles não façam nenhum bagunça bizarra na história com esse lance de outras mitologias. E mesmo que isso aconteça, eles devem pelo menos trazer alguma mudança relevante no gameplay (como falei q acho isso bem difícil). Pq se vier história bizarra e mais do mesmo, aí lasca...

    Ah, e essa filosofia do "foda-se" eu testei e é legal mesmo, às vezes, mas do normal (até hard) pra baixo. No very hard não é bem assim não... Haha!!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    01/09/2015 às 11:01:53   localizacao Vespasiano - MG
    Tava demorando o Xará falar do Kratos, hwa hwa hwa.

    Das histórias que eu já escutei, dizem que o criador da série já tinha a intenção de no terceiro jogo fazer essa parada de no final o Kratos ir atrás dos deuses de outros panteões, com o objetivo de eliminar todos os deuses mesmo, mas que o pessoal da Sony barrou a ideia, o que na minha opinião é uma pena, eu acho que teria sido legal.

    Eu acho que o grande problema de God Of War é justamente esse foco na história. Pegue outros hack ’n’ slash como Devil May Cry e Bayonetta, eles tem a história principal, mas cada jogo é uma aventura fechada, que não necessariamente impede de acontecer um próximo.

    Mitologia greco/romana é cheia de coisas bacanas, se eles trabalhassem com arcos ao invés de uma história única fechada, isso renderia muito mais jogos facilmente. Mas de fato, precisa dar uma renovada na jogabilidade.

    Abraço!

    • avatar de Rafael Alencar
      Rafael Alencar
      04/11/2015 às 11:30:50   localizacao Fortaleza - CE
      Pois é Tchula, concordo. E isso que tu falou de o grande problema de God of War ser a história é meio que um paradoxo, visto que o grande sucesso do jogo se dá exatamente por conta disso, incluindo os aspectos cinematográficos. Vamos ver o que virá por aí. Valeu!

    Responda!
  • avatar de Cyber Woo
    Cyber Woo
    06/09/2015 às 18:37:18   localizacao Itu
    Cara, o lance é o estúdio Santa Monica continuar experimentando e deixar o Ghost of Sparta descansar eternamente.

    Eu gosto de GoW, mas acho que já foi sua época, precisamos de outro personagem tão icônico quanto Kratos, eu acho, né, hahaha!

    De qualquer maneira, excelente texto ;)

    • avatar de Rafael Alencar
      Rafael Alencar
      04/11/2015 às 11:35:01   localizacao Fortaleza - CE
      Penso o mesmo Cyber, porém a última aposta da Santa Mônica não agradou muito né, pelo menos foi o falatório que houve na época de lançamento do The Order: 1886. Mas concordo contigo. Obrigado!

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    09/09/2015 às 13:24:27   localizacao São Luís - MA
    Kratos is the new Crash! Mas, na boa, talvez não seja pra gente que é mais "instruído" quando se trata de conhecimento em games, mas qualquer outra pessoa mais "leiga", quando pára pra pensar na Sony e nos PlayStations da vida, sempre pensa em God of War.

    E eu tb jurava que o Crash era uma raposa...

    Em relação ao Ascension, no quesito enredo ele foi realmente muito fraco, mas eu gostei muito dele em relação às mecânicas. Não que ela tenha mudado, mas a jogabilidade ficou bem mais fluida nesse título, tanto na movimentação de Kratos quanto nas alterações de armas in-combo.

    Mas continuando no enredo, por mais que eu curta muito GoW, eu sei que não tem mais o que aproveitar da história. Já vimos toda a saga de Kratos pra se vingar de Zeus, já vimos o prólogo dessa bagaça toda... o que mais poderia vir?

    Não creio que há algo que sustente essa história de Kratos se voltar contra deuses de outras mitologias. Seria muita apelação. E o que ele teria contra? Afinal, toda a saga dele foi baseada em motivos pessoais. E, de certa forma, esse drama pessoal dele é o que me motivava mais a prosseguir a jornada do mata-deuses. Sem esse motivo, Kratos é somente um fdp que gosta de matar. E isso é muito sem graça.

    Um motivo bacana pra fazer um novo GoW? Ou, na verdade, um spin-off? Porque não abranger um pouco a história de Deimos, o irmão de Kratos? Eles foram separados na infância, Deimos virou um cara quase tão fodão quanto o irmão, acho que seria válido algo que mostrasse um pouco mais a formação dele...

    Mas, na boa, se Kratos é o novo Crash, porque não fazer um Kratos Team Racing? Huehue!

    • avatar de Rafael Alencar
      Rafael Alencar
      04/11/2015 às 11:46:41   localizacao Fortaleza - CE
      Concordo totalmente contigo Angela! Sem mais, nem menos.

      Seria mesmo bem bacana um jogo protagonizado pelo Deimos, daria até pra contar eventos paralelos (distintos) da história do próprio Kratos.

      "...Kratos é somente um fdp que gosta de matar."
      No jogo isso não é bem claro, mas lendo os livros essa ideia é bem aceita.

      E imagina uma corrida sanguinária com aquelas carruagens antigas? Haha!!

      Valeu Sukita!

    Responda!
  • avatar de Ulisses 8Bit
    Ulisses 8Bit
    09/09/2015 às 14:35:53
    Não gosto de ser alarmista ou algo do tipo mas, eu vivi todas as gerações de consoles de perto,ou quase isso,já que sempre morei no Brasil e as coisas por aqui tinham um delay tecnológico absurdo kkkkk,e em todas elas a geração sucessora trazia não só mehlora nos gráficos como tbm novidades de gameplay e principalmente jogos inéditos.O problema não são as remasterizações,elas existem desde o NES,se vc entender que TETRIS do Gameboy foi portado para NES,então é um tipo de remasterização.O problema é o comodismo do público consumidor que parece satisfeito com um FPS e um jogos de futebol ou Assassins Creed saindo todo ano em edições requentadas.Eu até poderia(e isso seria elitismo de idade de minha parte) culpar os jogadores jovens,que não viveram épocas clássicas e por isso se contentam com o que tem por desconhecer os grandes jogos,mas NÃO É ISSO!Estudos mostram que a média do gamer no mundo gira em torno de 30 anos então são esses caras e minas que estão acomodados em seus FIFA´s e COD´s,não a moçada.
    Se é necessário um novo GOW eu não sei,mas uma coisa que eu sei é que hoje a indústria está acomodada e a culpa é daqueles que viveram justamente momentos de glória e criatividade dos consoles.
    Se isso não mudar pode estourar numa bolha.Digo isso porque o número de consoles vendidos de PS4 é absurdo,parabéns a SONY,mas se essa gigantesca base instalada não se traduzir em ótimos jogos que a acompanhe,as pessoas podem ficar menos propensas a comprar na próxima geração,PRINCIPALMENTE,porque os PC´s nunca estiveram tão bem no mercado de games como estão hoje.Então esse é eu conselho.Faça games novos e interessantes ou os PC games irão nos engolir.

    • avatar de Rafael Alencar
      Rafael Alencar
      04/11/2015 às 11:55:09   localizacao Fortaleza - CE
      Pois é Ulisses, o cenário atual não é o melhor, infelizmente. Eu particularmente espero viver até que essa situação possa mudar e vou fazendo a minha parte, jogando o que me deixa feliz.

      Valeu!

    Responda!
  • avatar de Eric Silva
    Eric Silva
    12/09/2015 às 12:10:39
    Cara, parabéns pelo texto!

    Ótima leitura, bela explicação.

    De fato, eles conseguem criar toda uma atmosfera para o novo, e o novo não chega com cara de novo. Só nos resta esperar e torcer para que a situação, de modo geral, possa melhorar. Jogos, preços, inovações...

    Mais uma vez parabéns pelo texto, Kratos Vudu!

    • avatar de Rafael Alencar
      Rafael Alencar
      04/11/2015 às 11:56:04   localizacao Fortaleza - CE
      Pois é Eric, só nos resta esperar!

      Valeu! Abraço!

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    22/09/2015 às 19:03:03   localizacao SP
    Vudu, meu caro! Eu gostei muito do texto, de verdade, eu consigo me colocar no seu lugar e entender onde vc quer chegar.
    Porém confesso que comecei a ler o texto já pensando que GoW é uma série popular, mas que não tem mais nada a acrescentar na história (inclusive vc mesmo mencionou não ter sido empolgante nos dois últimos jogos) e tentar forçar mais coisas vai começar a deixá-la impopular, como aconteceu com Assassin’s Creed e outras franquias com muitos jogos. Acho que as vezes o "gostinho de quero mais" é a melhor solução, e daqui alguns anos anuncia no Kickstarter que vai chover dinheiro... kkkkkkkkkkkkkkk... não, a parte do Kickstarter é zueira, mas eu acho que precisa dar um tempo pra série. A não ser que coloquem outro protagonista, outra história, mas mantenha toda a "alma" de God of War, inclusive a jogabilidade que é divertida (exceto no Chain of Olympus).
    Não quero que aconteça com fãs de GoW, que é a principal franquia de uma geração, o que aconteceu com fãs de franquias como Sonic the Hedgehog que não se empolgam mais com novos lançamentos anunciados (especialmente depois da atrocidade chamada Boom). Imagine sai um Boom of War? Não, nenhum jogo merece isso (só Zelda).
    Acho que precisamos nos apegar menos à personagens e franquias, viu...
    A geração atual vai sobreviver, não se preocupe! rs

    Off topic:
    "Kratos Team Racing" foi foda, hein @Çaçina?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • avatar de Paulo Aquino
      Paulo Aquino
      31/10/2015 às 19:53:14   localizacao São Paulo - SP
      Como seria um Legend of Zelda Boom?
      Com Link nonagenário, enrugado e mais barbudo que os caras do ZZ Top?

      KKKKKKKKKKKKKKKKK
    • avatar de Rafael Alencar
      Rafael Alencar
      04/11/2015 às 12:05:17   localizacao Fortaleza - CE
      Exatamente Cadu! Mas o problema é que são os próprios fãs que pressionam o desenvolvimento de jogos em seguida, consequentemente saturando a série. E por outro lado pq as empresas não seguem o exemplo da Valve com o Half-Life? Elas não são firmes e só pensam nas vendas. A Valve ganha dinheiro vendendo jogos de terceiros e lança poucos jogos, mas cada jogo da Valve é uma maravilha. Enfim... espero que a Sony dê a Kratos o "descanso" merecido.

      Valeu!!!

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    23/09/2015 às 08:10:03   localizacao São Luís - MA
    @Caduco

    Ia ser foda, Kratos enrolando corrente no pneu dos carros alheios, jogando cabeças sangrentas pros outros rodarem na pista...

    • avatar de Rafael Alencar
      Rafael Alencar
      04/11/2015 às 12:06:44   localizacao Fortaleza - CE
      Haha!!
      Deixando poças de sangue para os adversários derraparem.

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé