logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! DegustaçãoStar Fox 2

Star Fox 2 (Super Nintendo)

Análise de Star Fox 2 - Star Fox 64 foi só um upgrade.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes   datahora 21/03/2009 às 18:50:29   tagarelices 3

Star Fox 64 foi só um upgrade.


Estava eu caçando alguma coisa pela internet pra tirar a poeira daqui, quando no fórum do NeoSeganet alguém comenta sobre jogos não lançados para alguns consoles. Alguém fez uma piada sobre os jogos não lançados para o horrendo Virtual Boy, mas acabaram colocando a parada lá mesmo. Entre alguns poucos títulos, lá estava, Star Fox. Difícil imaginar ele no Virtual Boy, não? No final resolvi que ia escrever algo sobre Star Fox, talvez uma série de textos, daquelas que eu quase nunca termino por aqui, sabem como é. Mas o problema é que eu só conheço o Star Fox do Super Nintendo e o Star Fox 64, o que não ia render muita coisa. Então lembrei de algumas roms da versão beta de Star Fox 2 que nunca saiu e que eu nunca havia conseguido jogar, o emulador sempre travava com ele. Mesmo assim resolvi colocar a parada pra rodar, e no meio de um monte de beta, escolhi o de nome Star Fox 2 (Beta) [b4].smc, que parecia ser o último. E não é que dessa vez eu consegui jogar a parada? Não me perguntem como, mas funcionou, então nada mais justo que falar sobre esse que seria um jogão do Super Nintendo, mas nunca lançado.

História rápida

O fato é que o jogo já estava bem adiantado, zerei só no modo normal, que é bem curto, mas tirando um detalhe ou outro inacabado, o jogo estava bem completo. Conforme o lançamento do Nintendo 64 foi ficando mais próximo, alguns projetos da Nintendo foram transferidos para a nova plataforma. Pode-se dizer que Star Fox 2 mudou de nome para Star Fox 64, e mudou do Super Nintendo para o Nintendo 64. Algo semelhante ocorreu com The Legend Of Zelda: Ocarina Of Time, só que nesse caso acho que não chegou a rolar um beta.

O jogo

O jogo continua usando a tecnologia Super FX, mas logo de cara vemos que o pessoal estava explorando ela mais, com mais cores e mais elementos na tela, porém com o gráfico no mesmo nível, com aquela mistura de polígonos sem textura e sprites em 2D. A trilha sonora também continua muito parecida e mantém bem o clima do jogo. A introdução mostra uma espécie de serpente espacial atacando algumas naves, em seguida corta para as naves de Fox & Cia. entrando na nave mãe da Star Fox. Na tela de título vem o logo do jogo e ao fundo o rosto de Andross. Também nota-se os pilotos antigos, Fox, Falco, Peppy e Slippy e as novatas, Miyu, que é a versão feminina de Fox e a cadela Fay.

Star Fox 2
Novos personagens, velho inimigo.
A indicação de framerate no topo é do jogo e não do emulador.

Entrando no jogo pelo modo principal (Mission), há uma rápida apresentação de Andross enviando algumas naves para atacar algum lugar (o jogo está em japonês, somente os menus e alguns itens em inglês). Isto é mostrado direito em uma mapa do espaço, semelhante a seleção de fases do primeiro jogo. Após algum falatório do comandante, somos levados a tela se seleção de personagens. Sim, agora é você que escolhe com quem vai jogar. Cada personagens tem naves com características diferentes. Escolhe-se duas naves, se morrer com uma pega a outra, se morrer de novo, Game Over. Depois aparece a grande mudança no jogo: agora é possível andar pelo mapa inteiro livremente, porém enquanto você vai andando no mapa, ou até mesmo está em alguma fase, mísseis e naves de batalha vão se dirigindo a sua base, o que torna o jogo bem estratégico.

Mapa Star Fox 2
Mapa de seleção de fases.

As fases continuam no mesmo estilo, só que aqui, temos as fases abertas e fechadas, onde se pode andar livremente, sendo que algumas são mistas. Os controles continuam os mesmos, mas aqui já notamos a adição do tiro "carregado" que vimos em Star Fox 64. O botão select tem duas funções, nas fases abertas ele muda a câmera para fora, porém a nave fica parada, só se movendo para cima e para baixo e rotacionando. Nas fechadas, usar o select faz as asas da nave se transformarem em "pernas", lembrando um pouco o tanque de Star Fox 64. O movimento neste modo mesmo na ausência de um analógico funciona bem com a combinação de direcional e os botões de ombro, a movimentação 3D ficou muito boa para o Super Nintendo.

Tanque
Dentro das naves é melhor ir no chão.
Notem que nesse ponto há indicado também o número de sprites.

Principalmente pra quem já jogou Star Fox 64, muitos elementos vão ser notados por aqui, vários detalhes que a Nintendo reaproveitou, incluindo a equipe adversária de Star Fox, a Star Wolf, que é enfrentada aqui também. Vale a pena procurar pela rom e curtir o jogo em um emulador (mas com um joystick, teclado é foda), o beta já está bem acabado e no modo normal pelo menos está completo, com créditos finais inclusive. Pra falar a verdade, a única coisa que mostra que não é a versão final são indicações de framerate e sprites no canto superior esquerdo da tela, que deviam estar sendo usadas no desenvolvimento e seriam retiradas na versão final.

Creio que a Nintendo só não chegou a lançar ele por não ver um retorno financeiro, já que na época, todas as fichas estavam indo para o Nintendo 64, mas com certeza seria mais um ótimo jogo na vasta biblioteca do Super Nintendo. Claro que hoje o jogo pode parecer bem feio, mas na época de Super Nintendo e Mega Drive, jogos assim eram coisa de outro mundo. Felizmente, Star Fox 64 herdou a maioria dos elementos e ficou excelente, o que acaba compensando nesse ponto. Mas se vocês não conseguiram imaginar muito como era o jogo e estão com preguiça de procurar pela rom, não se preocupem, eu fiz um videozinho pra vocês.


Ainda vão ficar aí, ou vão indo correndo jogar?

* Revisado em 16/12/2016 às 17:28:57

Star Fox 2
Star Fox 2

Série: Star Fox
Estúdio: 
Plataforma: Super Nintendo

Compartilhe

Pin it


Leia também...



3 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de helison
    helison
    28/04/2010 às 22:26:14   localizacao df
    clássico!!!!1

    Responda!
  • avatar de helinux
    helinux
    13/07/2014 às 23:59:36
    bons tempos mesmo!!!!voltei a jogar esse clássico recentemente!!!show

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    14/07/2014 às 18:18:59   localizacao Vespasiano - MG
    @helinux

    Você é o mesmo cara da tagarelice acima? Os e-mails são idênticos, rzs. Está jogando o original ou a ROM do 2? Eu tenho tanto o original para SNES quanto o para Nintendo 64, ambos são jogos excelentes, volta e meia jogo eles ainda.

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé