logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! MatériaMass Effect: Andromeda

Tudo que sabemos sobre Mass Effect: Andromeda

Um apanhado geral de tudo que já se sabe sobre o novo jogo da franquia Mass Effect.

autor sucodelarAngela Caldas   datahora 11/11/2016 às 13:21:58   tagarelices 0

Um apanhado geral de tudo que já se sabe sobre o novo jogo da franquia Mass Effect.


Após mais de um ano de sua apresentação oficial na E3 2015, finalmente os fãs de Mass Effect tiveram acesso a importantes informações sobre o novo jogo da franquia: Andromeda. As revelações foram feitas na última segunda-feira, no N7 Day, data comemorada todo 7 de Novembro no mundo todo como o Dia de Mass Effect (N7 = November 7th, sacou?).

Leia também: 
A Essência Da Trilogia Mass Effect
Expandindo O Universo Mass Effect #1

O primeiro trailer oficial mostrava muito pouca coisa sobre o game, apenas a presença de um personagem em um uniforme N7 escolhendo destinos no CIC - Combat Information Center de sua nave. Até então, pouco do que a EA e a BioWare haviam confirmado era o foco na exploração em todo o gameplay de Mass Effect e que, para isso, estavam propondo melhorias significativas no Mako, — aquele carrinho de física inigualável do primeiro jogo da trilogia — baseadas no feedback dos fãs sobre o veículo.

Hoje sabemos que o tal personagem no uniforme N7, até então conhecido como Pathfinder, se chama Alec Ryder e ele é, na verdade, o pai dos protagonistas do novo jogo. Na trilogia Mass Effect você escolhia jogar como um personagem masculino ou feminino, mas ambos eram versões do mesmo personagem: Shepard. Em Mass Effect: Andromeda, a opção de gênero permanece, mas se tratam de personagens diferentes, pois são irmãos. Escolher jogar como Sarah Ryder não implica no desaparecimento do irmão e vice-versa, pois ambos são personagens canônicos, um controlável (o seu escolhido) e o outro como um NPC.

A SisRyder foi apresentada oficialmente no trailer da EA Play 2016.

Falando na família Ryder, vale ressaltar que na trilogia inicial, o protagonista foi inspirado em Alan Shepard, o primeiro norte-americano a ir para o espaço. Já existiam evidências de trailers anteriores a este acima, onde o nome da(o) protagonista de Andromeda seria Ryder/Rider, o que poderia ser outra homenagem: Sally Ride, a primeira norte-americana a ir para o espaço.
 
A História


O trailer mostra muitas cenas de ação e dá muitas informações sobre o enredo de Andromeda, nos apresenta aos protagonistas e resumindo bem a trama com uma simples frase: We’re the aliens here. No entanto, para quem se cadastrou na Iniciativa Andromeda (tipo eu), informações extras foram divulgadas em forma de um treinamento dividido em 6 partes e que pode recompensar os cadastrados com um capacete exclusivo para o jogo.

No site, somos apresentados à fundadora da Iniciativa, Jien Garson (a mulher de armadura que aparece junto com o Pathfinder no teaser da Iniciativa lançado semana passada), que informa aos membros da Iniciativa que eles entrarão em criogenia e embarcarão em uma viagem só de ida para a galáxia de Andrômeda, viagem essa que durará 600 anos.

Iniciativa Andrômeda

"Fundada em 2176 e lançada em 2185, a Iniciativa Andrômeda é um projeto civil de múltiplas espécies criado para enviar cientistas, descobridores e colonos em uma viagem unidirecional para se estabelecerem na Galáxia Andrômeda. Com o apoio de benfeitores poderosos, o programa cresceu significativamente em seu escopo desde sua criação. O principal objetivo da Iniciativa é estabelecer uma presença permanente na fronteira de Andrômeda, rica em recursos, e eventualmente criar uma rota confiável entre ela e a Galáxia Via Láctea." 
 
Na linha do tempo do universo Mass Effect, em 2176 a ameaça dos reapers ainda não tinha surgido. Para quem conhece o jogo e quer ter uma noção do que acontecia na época, os eventos do primeiro Mass Effect começam em 2183, a Jon Grissom Academy havia acabado de se tornar o lar do novo programa de treinamento biótico da Aliança — o Ascension Program — e James Vega (ME3) havia acabado de se alistar na Aliança. Logo, a Iniciativa Andromeda havia sido fundada com o propósito de colonizar outra galáxia, mas nada tinha a ver com a ameaça reaper. Já o lançamento da Iniciativa parece, sim, ter sido uma atitude forçada pelos reapers: a esta altura, os Collectors já estavam agindo e Shepard é revivida para eliminar essa ameaça, enredo de Mass Effect 2.

Krogans e Salarians
Krogans e Salarians estão confirmados.

O comboio da Iniciativa é formada por quatro "arcas", cada uma levando uma raça diferente, e cada arca terá seu próprio Explorador (Pathfinder), "um misto de soldado de elite, cientista e guia" cuja função é encontrar um novo lar. Das raças que habitam as arcas, já é sabido que teremos os Humanos, as Asari, os Salarians e os Krogan ocupando as arcas. Aparentemente, temerosos de que os reapers obteriam sucesso em destruir as raças mais inteligentes na Via Láctea, estas raças decidiram lançar a iniciativa a fim de garantir a sobrevivência das espécies. Mas o que aconteceu com os Turians? Eles eram a raça mais evoluída militarmente na Via Láctea e apesar de seu planeta natal ter sido destruído pelos reapers, seria de se esperar que a raça fizesse parte da Iniciativa Andromeda junto com as demais. No entanto, ainda não vimos nem sinal deles nos materiais divulgados... 

Já havia sido dito pela EA que os eventos finais de Mass Effect 3 não implicariam no enredo de Andromeda, pois este se passaria anos depois e não teria relação com Shepard e seu squad. Os fãs ficaram temerosos com a notícia, pois o final da trilogia sempre foi considerado crucial pro desenrolar de um novo jogo, afinal, independente de sua escolha, as consequências são definitivas para toda a galáxia. No entanto, após a revelação do enredo no trailer divulgado no N7 Day, percebemos que a premissa das arcas faz muito sentido levando-se em consideração o final da trilogia, e os 600 anos em que todos passaram em criogenia é tempo suficiente para que quaisquer outras consequências dos reapers que pudessem ter surgido em outras galáxias fosse sanada. A BioWare parece ter acertado na escolha do roteiro para Andromeda, visto que muitos fãs se mostraram favoráveis à proposta apresentada no último trailer. 
 
A Família Ryder

Alec Ryder

"Descobridor galáctico experiente, Alec Ryder foi integrante da força tarefa original de John Grissom, que viajou através do transmissor de massa Caronte, o primeiro encontrado pela humanidade, em 2149. Ryder foi ainda mais longe para provar sua determinação concluindo o treinamento N7, firmando-se como parte da elite militar da Aliança. Recrutado por fim para o cargo de Explorador da Iniciativa Andrômeda, Ryder representa o começo dos esforços da humanidade para encontrar um novo lar nessa galáxia desconhecida."

Como já dito, Alec Ryder é o pai dos nossos protagonistas gêmeos, o que nos leva a crer que algo acontecerá com ele logo no início do gameplay e a responsabilidade da função de Explorador ficará para seus filhos. Essa tese é reforçada por uma cena do último trailer que mostra Scott Ryder (o irmão) e a voz de Garson dizendo "You’re the new Pathfinder". Alguns fãs, inclusive, criaram uma teoria de que Garson seria a mãe dos personagens, teoria que já foi refutada pela produção do jogo.

De acordo com a Game Informer, assim como nos demais jogos da série, os Ryder são customizáveis, ou seja, você conseguirá editar as características não só do seu personagem escolhido, — Sarah ou Scott — mas também do Ryder não escolhido e do pai deles. Alec é um militar N7, ou seja, um militar de elite da Aliança. Já Scott e Sarah são treinados, mas ainda não testados em campo. Enquanto a trilogia inicial já era iniciada com um personagem herói (Shepard já era famosa(o)), Andromeda será mais voltada a personagens que ainda se tornarão heróis, confirma Mac Walters, diretor criativo da Bioware.
 
Raças e squadmates

Peebee, a Asari

A figura não humana mais marcante em praticamente todas as mídias de Andromeda é a asari que acompanha Ryder. Nenhuma informação foi dada sobre a personagem, além de seu apelido, PeeBee (seu nome verdadeiro é desconhecido até então). Além dela, existe um outro humano presente na squad do jogo: seu nome é Liam e ele é um ex-policial. Além disso, o pouco que sabemos é que teremos um squadmate de uma raça exclusiva de Andromeda, informação confirmada por Michael Gamble, produtor do jogo.

A primeira raça inteligente de Andromeda que conhecemos através das informações são os Kett, e eles terão o papel antagonista na história. Além dos Kett, também teremos os Remnants, cujas ruínas são vistas e exploradas no vídeo de apresentação de Andromeda no PS4 Pro, que vocês podem conferir abaixo:

Aparentemente, o futuro do pessoal da Via Láctea dependerá dos Remnants.
 
Missões, gameplay e romances

Assistindo o vídeo acima, percebemos que a jogabilidade de Andromeda permanece fiel à da trilogia, porém parece haver um maior refinamento. De cara, porém, percebemos a novidade do rocket jump utilizado para saltar as plataformas, algo que acredito que acrescentará bastante à exploração dos cenários. Há também um scanner portátil, com o qual poderemos coletar novas informações acerca dos ambientes, civilizações e outras coisas. O sistema de câmera e de cover também parece bastante similar aos dos jogos anteriores, mas o combate terá um sistema menos travado.

Como o foco do jogo é em exploração, não podíamos deixar de falar do Mako, que recebeu melhorias e agora se chama Nomad. O veículo será usado para a exploração de planetas ainda não mapeados, assim como no primeiro Mass Effect, porém seu uso é exclusivamente exploratório, não teremos os combates veiculares (mas ainda esperamos um Mako Kart, viu, Bioware?). À propósito, esses planetas continuarão tendo missões secundárias e bosses.

Edição de Colecionador com o Nomad
Mass Effect: Andromeda terá duas edições de colecionador, uma com o Nomad "comum" e outra com o Nomad controlado remotamente. Curiosamente, nenhuma das versões vem com o jogo, que deverá ser comprado separadamente.

Falando em missões, em Andromeda teremos as Loyalty Missions de volta. Em Mass Effect 2, essas missões tinham o objetivo de ganhar a lealdade de seus companheiros, como seu próprio nome diz, e não cumprir essas missões poderia resultar em um comportamento diferenciado, reduzindo opções de diálogos, além de poder causar o insucesso e até a morte dos companheiros em alguma missão. As LM foram muito bem recebidas pelo público, não apenas pelas consequências ao gameplay, mas também por dar a oportunidade de conhecer mais a fundo a história dos personagens e alguns de seus dramas pessoais e poder melhorar o relacionamento de seu personagem com ele. Lembro que, com a Loyalty de Miranda, passei a ver a personagem com outros olhos.

Algo que também está de volta são os romances. Ainda não temos confirmação de que personagens serão "romanceáveis" ou não, mas Walters já confirmou em seu Twitter que as opções de romance não serão limitadas por questão de gênero e/ou raças.

Também teremos algumas mudanças no sistema de moral e de evolução do personagem: não teremos mais a escolha entre Paragon e Renegade. Ainda assim, o jogo continuará mantendo as importantes escolhas morais e os tons diferenciados de respostas. Além disso, continuaremos tendo várias classes diferentes no jogo, porém não as escolheremos no início de gameplay, como era de costume. O jogador receberá skill points durante o gameplay e poderá montar sua skill tree como melhor lhe convir, sendo assim, as classes serão atribuídas automaticamente de acordo com a atribuição dos pontos. Vale ressaltar que os pontos poderão ser reatribuídos para mudar a especialização do seu personagem, se você quiser.
 
Lançamento e versões

Como já dito anteriormente, as edições de colecionador de Andromeda não virão com o jogo. No entanto, se ainda assim os fãs quiserem adquirir uma das versões, eis os itens inclusos:

• Um modelo do Nomad em escala 1:18, controlado ou não remotamente;
• Um steelbook.

A versão não controlada remotamente do Nomad possui corpo metálico e interior detalhado com painel iluminado alimentado por três pilhas AA. Já a versão por controle remoto possui controle de curvas nos pneus dianteiros e traseiros, uma câmera embutida, iluminação em LED e bateria recarregável através de cabo USB.

Saindo do mérito das edições de colecionador (a mais cara saindo a 200 trumps dólares), o jogo poderá ser adquirido em até três versões diferentes: Standard, Deluxe e Super Deluxe. A versão Standard traz apenas o jogo básico; a versão Deluxe vem com a Pathfinder Casual Outfit, a armadura Scavenger, um conjunto de armas Pathfinder Elite, um Pyjak de estimação, a trilha sonora digital e um pacote multiplayer que inclui armas e equipamentos. Já a edição Super Deluxe vem com tudo isso, mais vinte, sim, VINTE pacotes multiplayer que o jogador receberá semanalmente (um a cada semana) e vinte pacotes premium boosters. Além disso, independente da versão adquirida, comprar na pré-venda recompensa os jogadores com a armadura Deep Space Explorer, a Booster Pack para o modo multiplayer com cinco boosters de experiência e uma skin para o Nomad.

Anúncio da pré-venda.

Com diferença de preço de apenas $10, talvez valha a pena investir na versão Deluxe do jogo, pelo menos para os jogadores mais ansiosos, como eu. Já a versão Super Deluxe custará $40 a mais que a versão Standard e talvez os conteúdos acrescentados não sejam chamativos o suficiente para comprar a versão depois da conversão para Temer Real.

Ao longo dos próximos meses, através do programa da Iniciativa Andrômeda serão divulgadas mais e mais novidades sobre o novo Mass Effect. O lançamento do jogo está previsto para 31 de Março de 2017 e, até lá, fiquem ligados em mais novidades que serão atualizadas neste post! Mas enquanto isso, peguem sua saga espacial favorita e Vão Jogar!

---

Update: Foi divulgado pela Game Informer um pouco das características de Liam e PeeBeeLiam chegará em Andrômeda à bordo da Hyperion. De acordo com Mac Walters, ele é "jovial, entusiasmado" e, apesar de levar as tarefas à sério, o faz com um tom mais leve. Poderíamos dizer que ele seria equivalente a Garrus. Já PeeBee é do tipo que não ameniza as palavras, vai direto ao ponto e é extrememente inteligente. Walters também afirma que não é por se tratar de uma asari que devemos esperar que ela seja como LiaraPeeBee será recrutada após uma missão específica no jogo.

Fontes: YouTube (Mass Effect)Iniciativa Andromeda, Twitter (Mac Walters)Twitter (Michael Gamble), Mass Effect Wikia, IGN, Game Informer, Games Radar, VG 24/7, Bioware Store, PC Gamer

* Revisado em 11/11/2016 às 14:16:37

Mass Effect: Andromeda
Mass Effect: Andromeda

Série: Mass Effect
Estúdios:  e
Plataformas: PlayStation 4, Windows e Xbox One

outras tags: PC

Compartilhe

Pin it


Leia também...



Seja o primeiro a tagarelar!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé