logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! Papo Livre

We Are The Champions

Em ano de Copa do Mundo, o Vão Jogar! entra em campo para uma partida de futebol.

autor João Roberto   datahora 21/02/2014 às 12:43:38   tagarelices 3

Em ano de Copa do Mundo, o Vão Jogar! entra em campo para uma partida de futebol.


O futebol é, definitivamente, um esporte agregador. Esqueça por um instante a violência das torcidas, a lavagem de dinheiro e toda a sujeira que permeia o esporte bretão e pense apenas no esporte. Não há nenhum outro que una tão facilmente várias pessoas em torno de um objetivo: o gol. Chutar uma bola parece algo tão banal, mas move e encanta milhões e milhões de pessoas em todo o mundo.

Futebol

E, por falar em futebol, quem não tem a habilidade de um Ronaldinho Gaúcho, pode se divertir com as inúmeras variantes do esporte, como Pebolim, também conhecido como Totó, ou o Futebol de Botão. Aliás, quando criança, eu joguei muito futebol de botão e ainda tenho alguns times e o campo. Mas como o nosso negócio são os videogames, aqui listarei os principais jogos de futebol virtual que já joguei nessa minha vida gamer, vamos lá!

01 - International Superstar Soccer Deluxe (Snes/Mega Drive)

ISS Deluxe

Minha carreira como futebolista virtual começou aqui. Na verdade foi no primeiro ISS. Claro que eu já tinha jogado outros games do gênero antes dele, mas a jogabilidade quase perfeita, os controles intuitivos e toda atmosfera que envolvia a partida me fez quase fritar meu SNES. E claro, além do jogo em si, era muito divertido acertar a bola nos fotógrafos atrás da trave. Até parecia doer...

ISS Deluxe - Goal Kick

Tempos depois, eu joguei ISS Deluxe, e de cara já dava pra ver a diferença. As cores mais vivas, mais equipes, além das pedaladas. O game atingiu a "perfeição" quando começaram a surgir os hacks com equipes do Campeonato Brasileiro. Na época existiam várias versões: Campeonato Brasileiro 1, 2, 3. Geralmente era uma alteração mínima nos uniformes ou adição de alguma equipe, já que as primeiras versões eram sobre o primeiro ISS, e não a versão Deluxe. Mas então apareceu Ronaldinho Soccer 97, juntando as equipes brasileiras a times europeus como Barcelona, Ajax e Bayern de Munich e times sul-americanos como Boca Jrs, River Plate e Colo Colo.

Eu tenho a versão Campeonato Brasileiro 99 em cartucho, mas quem quiser, pode encontrar roms ISS Deluxe 2007 e Campeonato Brasileiro 2009, as últimas que joguei.

02 - Super Sidekicks 3 (Arcades)

Super Sidekicks 3

Eu conheci este game nos arcades, mas ele já andou pelos campos do Neo Geo, sua casa, e infinitas plataformas, por meio de coletâneas.

Eu gostava de jogá-lo por ser bastante simples. Aqui não há a necessidade de estratégia, formação, nem nada. Basta pegar a bola e correr direto ao gol, sempre de olho na tela, pois o jogo te indica a melhor hora de chutar. Quando aparecer "chance" ou "chute", basta enfiar o pé, ou melhor, o dedo. O interessante é que a perspectiva muda para algo muito parecido com a visão de trás, como em Resident Evil 4 ou Gears of War - guardadas as devidas proporções, ok? Neste momento um alvo surge na tela e você pode movê-lo um instante antes do chute para tentar enganar o goleiro adversário.

Super Sidekicks 3 - Falta

O destaque vai para as comemorações de gol, parecem finais de Copa do Mundo, com técnicos engravatados e jogadores se abraçando. Hoje pode até parecer bizarro, mas sem dúvida, foi um game que marcou a história do futebol virtual e merece ser jogado outra vez.

03 - Red Card Soccer 2003 (Gamecube)

Red Card Soccer 2003

Este eu conheci recentemente e consegui encontrar muitos pontos positivos. Os jogadores são bem modelados, principalmente por ser um jogo com mais de 10 anos. A jogabilidade é fluida, sem engasgos. Você aperta o botão e sente que pode controlar o jogador. Em alguns momentos, jogando com o Brasil, dá para ouvir falas dos outros jogadores em português, algo muito comum hoje em dia, mas não na época.

Uma reclamação vai para a maneira de chutar a bola. Não é preciso apertar botão algum, e sim, mover a alavanca C. Não chega a ser um absurdo, mas é esquisito e confunde às vezes.

Red Card Soccer 2003 - Falta!
Outro ponto que merece destaque é o sistema de faltas. Elas praticamente inexistem. Eu, pelo menos, nunca sofri falta alguma. Não que os jogadores não sejam indisciplinados, longe disso. Eles são verdadeiros fãs de Mortal Kombat. No jogo é possível agarrar, desferir socos e literalmente dar rasteiras nos adversários. Sabe o esquema de MK de apertar "Para trás + A"? Lembra-se dos movimentos que eles fazem? É igualzinho. O engraçado é que eu consigo fazer pênaltis. Aí o árbitro marca a falta...

04 - Goal (Nes)

Goal

Este pra mim é um clássico. Lembro-me das vezes em que juntávamos a molecada na casa de um amigo que tinha um Famiclone e disputávamos partidas acirradas, dentro dos limites do aparelho, é claro.

05 - Sega Soccer (Mega Drive)

Sega Soccer

ISS Deluxe fez eu gostar de futebol virtual, mas o primeiro jogo de futebol que joguei foi este. Ele era rápido e gostoso de jogar. Vez ou outra ainda jogo no emulador. Detalhe: a visão é aérea, bem em cima da cabeça dos jogadores e as cabeças são enormes.

06 - Virtua Striker 2 ver. 2000.1 (Dreamcast)

Virtua Striker 2 Ver. 2000.1

Esta é uma série que eu gosto muito. Eu a conheci nos fliperamas e desde o início me impressionei com os gráficos e jogabilidade. E aqui nada pode ser mais simples, tudo em 3 botões, passe, chute forte e chute longo. Nos arcades você enfiava a ficha, escolhia uma seleção (eu sempre escolhia a Itália) e começava a jogar. Tudo é feito em apenas um único tempo. Você tem que marcar um gol antes do fim do primeiro tempo, caso contrário, tem que gastar outro crédito para jogar o segundo. Mas ganhando o primeiro tempo já avança para o jogo seguinte, sem necessidade do segundo. Estranho, muito estranho.

Eu jogo Virtua Striker 2 para o Dreamcast, versão caprichada, mas quase impossível de se ganhar. A marcação adversária é dura, eles não dão espaço e como tudo é feito em apenas 3 botões, não há um para correr. O negócio é tocar a bola e esperar a melhor chance de chutar a gol. Mas não pense que será fácil, pois o goleiro parece um ninja de tão bom...

Eu já joguei a versão 2003, lançada para o GameCube, que é bem bacana e dá ao jogador a chance de controlar um time formado por Sonic e seus companheiros...

Virtua Striker 2003 - Sonic Team

07 - Pro Evolution Soccer (Vários)

PES

Lembro-me da estranheza que foi quando mudaram o título do jogo de Winning Eleven para PES. Eu já estava acostumado, pois jogava a versão europeia para PS1 chamada ISS Soccer - Pro Evolution 2. Amigos meus chegavam a jurar que se tratava de outra série, que PES era muito melhor do que WE... Heh.

Na época do PS1 eu jogava muito, mas muito mesmo. Eu joguei direto uns 2 anos e deixei muita coisa de lado, muita coisa mesmo, apenas para fazer meus golzinhos. Campeonatos eram disputados entre amigos e sempre queríamos decidir quem era o melhor, e quando conheci a versão hack com equipes europeias, aí que não parei mais. O engraçado é que eu só escolhia um time, o Milan de Shevchenko e Inzaghi.

Eu era muito fã de WE no PS1 até que um dia joguei FIFA 2004 no PC de um primo. Eu quase não acreditei, era muito diferente. Claro que não havia comparação entre o PS1 e PC, mas ver os jogadores modelados e uniformes reais foi verdadeiramente um choque para quem estava acostumado a ver jogadores com as caras borradas e cabelos quadrados. Eu nunca mais consegui olhar WE com os mesmo olhos, pois sempre comparava com FIFA de PC. Mas eu ainda consegui me divertir com a série, e joguei muito Winning Eleven 9, pra mim a melhor versão de todas, principalmente se comparado à versão PES 2010... Até hoje não entendo por que deixaram as cobranças de pênalti com a visão lateral...

Outra coisa que não me empolga a jogar PES é a ausência de licenças oficiais de várias equipes como Chelsea e outras equipes inglesas. E a licença da Seleção Brasileira? Não tem, aí temos que engolir aquela camisa verde...

Pra quem jogava no PS2 era fácil dizer que PES era melhor que FIFA, afinal, as versões hacks traziam várias equipes de vários países com uniformes reais, além de músicas novas. Agora, quem jogava - e ainda joga - com discos originais, não há o que fazer e mesmo que se edite equipe por equipe, ainda assim não é a mesma coisa...

08 - FIFA Soccer (Vários. Vários mesmo. Até no Zeebo)

Fifa Soccer

Eu conheci a série FIFA ainda no Mega Drive com FIFA International Soccer, mas nunca gostei. Eu achava a movimentação ruim, fora que não parecia ser eu a controlar os jogadores. Sempre preferi ISS Deluxe. Tempos depois adquiri FIFA 64, para Nintendo 64. Desnecessário dizer como o jogo é ruim. O jogo tem os controles mais porcos que eu já vi em um game, simplesmente não dá pra controlar a partida direito, você faz falta com um jogador que nem está aparecendo na tela, além de às vezes chutar uma bola do meio do campo e ela ir como um míssil pras redes adversárias. Então, migrei para Winning Eleven para PS1, na época, muito melhor. Depois eu comprei meu primeiro PC (um Pentium 3 com uma placa de vídeo de 64Mb... é faz tempo), e comecei a jogar FIFA 2005. Pouco depois troquei o PC por um Pentium 4 com uma GeForce de 256 Mb. Melhorzinho. Para mim, a edição 2005 foi a melhor de todas. É claro que o game ainda tinha o aspecto arcade nas partidas sempre velozes e sem qualquer preocupação com estratégia, ou mesmo a física da bola ou do movimento dos jogadores - isso começou a mudar com a edição 07 - mas tudo nele era bacana, como a narração oficial de Milton Leite e Rogério Vaugham.

De lá para cá, muita coisa mudou, a EA Sports investiu na mecânica do jogo, a jogabilidade evoluiu bastante e a série FIFA hoje tomou o espaço que antes era da série PES. Fora que as partidas online ficaram muito boas. Até mesmo no Wii...

É isso...

Este ano é de Copa do Mundo, e não importa para qual time você torça, pois é hora de pegar seu controle, chamar os amigos e disputar partidas até o sol raiar. Então, o que estão esperando? Vão logo! Vão jogar!

outras tags: International Super Star Soccer (Série), Dreamcast, Fliperama / Arcade, GameCube, Mega Drive, NES, Nintendo 64, PC, PlayStation, PlayStation 2 e Super Nintendo

Compartilhe

Pin it


Leia também...



3 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    21/02/2014 às 19:45:27   localizacao São Luís - MA
    Cara, eu joguei muito International Superstar Soccer Deluxe e todas as suas variantes e é meu preferido de todos (apesar de não ter jogado tantos assim, futebol não é meu forte).
    Um outro que joguei bastante também foi o Winning Eleven 4 pra PS1, mas não tinha a mesma graça e só jogava quando meu irmão tava em casa... jogar sozinha era triste!
    Uma coisa que achava massa demais no ISS era sair com o goleiro, atravessar o campo e fazer o gol, huahuahuahuahuahua

    Responda!
  • avatar de Paulo Aquino
    Paulo Aquino
    21/02/2014 às 20:33:37   localizacao São Paulo - SP
    Minha história com games de futebol?
    Bom, primeiro teve um jogo chamado Super Kick-Off de Master System.
    Levou um tempo mas eu zerei ele.

    Já passaram pelas minhas mãos Sega Soccer, World Cup ’90 (Master System - bem parecido com Sega Soccer), vários FIFA (94, 95, 96 e 97), International Superstar Soccer 64...

    Até chegar em um que eu tenho atualmente, e nem são esses Bomba Patch da vida (que eu acho que fazem com o leitor do Play2 coisas piores que o que o NFS Most Wanted faria):
    Winning Eleven 2007.

    O bom é que em games de futebol, o seu time sempre ganha (só depende de você).

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    24/02/2014 às 23:19:49   localizacao Vespasiano - MG
    Futebol, assim como FPS, é um gênero que eu gostei bastante até determinada época e depois abandonei de vez... talvez porque eu tenha abandonado futebol também, rzs (sim, já fui um torcedor fanático).

    Lembro de começar com o Futebol do Atari, ficar maluco com um do Master System que eu sempre esqueço o nome... e anos depois jogar a exaustão o ISS Deluxe. Engraçado que eu nunca curti muito as versões alternativas, sempre gostei mais do original mesmo. Quando apareceram os WE eu já não curti mais, sempre gostei do lance mais fliperama.

    Dos que você falou, claro que joguei muito Superside Kicks quando moleque, e cheguei a brincar um pouco com Virtua Striker, nos fliperamas também. Agora, bizarro esse Red Card, hein? Rzs... vale mencionar também o ridiculamente difícil e divertido Super Mario Strikers para GameCube / Wii.

    Grande escrito João, abraço!

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé