logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! DegustaçãoAssassin’s Creed IV: Black Flag

Yo Ho Ho e uma garrafa de rum!

Análise de Assassin’s Creed IV: Black Flag - Traições, pilhagens, bebedeira e muita pancadaria em muito menos bugs! Esse é Assassin’s Creed IV: Black Flag!

autor sucodelarAngela Caldas   datahora 10/01/2014 às 12:52:18   tagarelices 24

Traições, pilhagens, bebedeira e muita pancadaria em muito menos bugs! Esse é Assassin’s Creed IV: Black Flag!


Quem me conhece sabe que Assassin’s Creed é minha franquia favorita, mesmo com todos os bugs e missões secundárias cansativas (por isso nunca platinei nenhum). Também sabe que Assassin’s Creed III foi uma grande decepção para mim. Não é porque é minha franquia mais querida que eu vou aliviar, o jogo em si foi até bacaninha, mas o protagonista e a forma como abrangeram a história dele foi um pé no saco. Connor é cabeça dura, infantil e chato... Chato como aquele cara que só sabe conversar te cutucando.

Minha decepção com ACIII me fez ter muito medo do que viria em ACIV, ainda mais com essa mania da Ubisoft em continuar lançando um jogo por ano. No ato do lançamento de ACIV, foi anunciado que já haviam outros dois Assassin’s Creed em produção, e eu sempre me pergunto se eles realmente tem enredo o suficiente para tantos jogos, mas isso já é outra história.

O que realmente importa é que, com Black Flag, a Ubisoft se superou! Cara, que jogo foda! Ele trouxe elementos que surgiram com Assassin’s Creed III, como a caça e as batalhas navais e aliou com a fodalice da Era de Ouro da Pirataria, trazendo personagens históricos reais muito, muito bacanas, como Edward "Barba Negra" Thatch, Benjamin Hornigold, Chales Vane, Mary Read, entre outros!

Atenção, se não quiser possíveis spoilers do jogo, coloca o dedo na rodinha do mouse e desce ordinária até ver o Edward com a espada pronta apreciando um belo rabo!

SPOILERS!
Relaxem, eu vou pegar leve nos spoilers porque o @Tchulanguero ainda não jogou, huahuahua!

Uma das primeiras coisas que a gente se perguntava em relação à Black Flag era como a história ia continuar rolando sem o Desmond, mas nada temam, pois fica tudo bem explicadinho através de arquivos que você encontra ao hackear os computadores da Abstergo Entertainment (que agora está com esse nome bonito e joiado). E falando em Abstergo, as partes da jogatina na atualidade ficaram bem menos maçantes no Black Flag, mesmo eu gostando do Desmond e da jornada dele nos AC anteriores.

Alguns personagens voltam a aparecer, como Shaun e Rebecca, e você logo percebe o que realmente acontece nessa "nova" Abstergo. Isso me aliviou, pois pensei que a justificativa do Animus seria realmente apenas para entretenimento, como é dito pela menina mala que te guia pelo prédio. E a explicação em relação à Desmond também me deixou satisfeita.

Já em relação à vida de Edward, o jogo começa te colocando em 1715, com o pirata lutando para conseguir fama e fortuna para ter aquela famosa "vida curta e feliz" que os piratas tanto almejam, só que ele quer isso ao lado de sua nêga - Caroline. Algumas coisas acontecem, levando Edward a se meter no meio do caminho de Templários e Assassinos, e sendo meio mal visto por ambos os grupos, até porque ele não está nem aí para qualquer um deles. O que ele quer mesmo é o que eles procuram, então durante praticamente todo o jogo, Edward age por conta própria, virando o queridinho dos Çaçinos apenas bem perto do fim do jogo.

Falando em fim do jogo, ele é bem bonito, e com uma parcela de tristeza também, mas faz uma boa ponte entre Black Flag e ACIII. Era o mínimo que eu esperava para o final do jogo, visto que Haytham e Connor são parentes consanguíneos de Edward (se bem que todos os personagens de Assassin’s Creed tem alguma relação consanguínea, mas essa era mais direta). E, na minha opinião fecal, o jogo dá margem para uma continuação, até porque ainda há muito o que explicar sobre a vida de Edward como Assassino, e não como pirata. Só acho.

Ed_Kenway
Gente, eu estava falando desse rabo...

Pegando a deixa do rabão aí em cima, o jogo tem uma novidade muito massa, que é a pesca de tubarões e baleias, algo que rendeu uma baita confusão com a louca da PETA, que alegou que o jogo incentiva a violência contra os animais... Eu acho digna a causa da PETA, mas quem leva ela a sério quando ela persegue tanto os games e pouco faz em relação ao resto? Em resposta, a Ubisoft alegou que o jogo relata eventos históricos reais, então é plausível ter pescas de baleias no jogo, já que é algo que acontecia com frequência naquela época. Enfim, de qualquer forma, eu é que não vou pegar uma canoinha, uns arpões e me tacar em alto mar pra caçar BALEIAS E TUBARÕES! Aloca!

Independente de todas as tretas, as pescas são bem tensas e divertidas, além de renderem bons itens para a confecção de melhorias, como bolsas para dardos, melhoria de vida e de coldres. Entre os "bichinhos" que podem ser pescados, temos o tubarão-martelo, o tubarão-touro e o grande tubarão branco, o mais difícil. Mesmo com minha baleeira e meus arpões evoluídos ao máximo, o grandalhão aí é bem duro na queda! Já no time das baleias, temos a jubarte, a orca e a baleia branca (que surge apenas como evento online). Ainda não encontrei ela por aí, mas me disseram que o tubarão branco é um passeio no parque perto dela... #tenso

Quando ele surge assim, dá até taquicardia!

Outro ponto super-mega-power-ultra alto do jogo são as fucking awesome batalhas navais! Com uma melhoria imensa em relação ao título anterior, agora é possível abordar os navios inimigos e acabar com a tripulação para recolher 100% da carga que eles levam (se você afundá-los, só receberá 50% da carga)! No começo, qualquer naviozinho é o suficiente para te dar um trabalhão, mas conforme você vai evoluindo o Jackdaw, mais tranquilos eles ficam. Isto é, até você enfrentar seu primeiro Man O’ War, um navio medonho de grande e super bem armado! Ultimamente tenho me prendido em enfrentar apenas eles, já que os outros navios são bem mais fáceis e com cargas bem menores.

Só que, mais fodas que os Man O’ War, são os Navios Lendários. Ainda não consegui vencer nenhum, mesmo com o meu navio praticamente 100% evoluído. Eles são gigantes, extremamente velozes e, às vezes, atacam até em dupla! São quatro no total, um em cada canto do mapa principal, e com uma recompensa muito boa! Infelizmente, o primeiro que eu encontrei foi o El Impoluto, que me afundou em poucos tiros. Só depois fui saber que ele é considerado o mais difícil de todos. #Chateada

E não são só navios que você enfrenta nas batalhas navais. Você também pode destruir e dominar os fortes dos inimigos, o que libera uma boa parte do mapa, revelando a localização de novos lugares e novas missões! As batalhas contras os fortes são algumas das melhores, isso quando você não tiver que enfrentar fortes e navios ao mesmo tempo. Ah! E não vamos esquecer das tempestades com trombas d’água e tudo!

As batalhas navais também não acontecem somente com você e o Jackdaw. Em determinado momento no jogo, você vai ter a chance de ficar com navios inimigos para sua frota, que podem ir em missões secundárias através do servidor da UPlay. Dentro da cabine do capitão, você pode acessar informações da sua frota, ver o andamento dessas missões, pegar os espólios e cargas adquiridas e batalhar também! Você batalha para diminuir os riscos das rotas e enviar seus navios para as missões. Essas missões tem tempo variável, mas como rodam nos servidores da UPlay, o tempo delas independe de você estar jogando ou não, e você pode conseguir itens fantásticos nessas missões.

Screenshots da frota de Kenway
Screenshots da Frota de Kenway, mostrando a tela de recompensas, escolhas de missões e preparação para batalhas.

As batalhas geram abordagens e danos que acabam diminuindo bastante sua tripulação. É aí que você pode chegar em algum local, ajudar piratas que estão sendo atacados pelos guardas para ganhar sua lealdade, ou simplesmente pagar alguns Reales para que eles se juntem a você. Quanto menor sua tripulação, menor suas chances de sucesso ao abordar um navio, principalmente os maiores.

Falando em locais, Black Flag se passa no Caribe, tendo como cenário ilhas paradisíacas e cidades famosas, como Havana, Kingston e Nassau. Essas são as três cidades principais, com bastante chão para explorar. Existem ainda incontáveis ilhotas que podem ser visitadas apenas para recolher baús ou fragmentos do Animus, e algumas outras ilhas maiores que farão parte também das missões principais. O mapa do mundo de Black Flag é gigantesco! É tão grande que, quando em zoom total, você nem mesmo vê a silhueta do seu navio na mapa. Dá uma olhada no vídeo abaixo para ter uma noção:


Você também pode ir a determinados pontos no mapa onde há navios naufragados. Esses navios deixam bons tesouros no fundo do mar, e com a ajuda de uma espécie de sino gigante de metal, você pode mergulhar em alto mar nesses pontos e coletar tuto, tuto!!! Essa é outra novidade foda em relação aos outros Assassin’s Creed, e as paisagens no fundo do mar são muito, muito bonitas! Dá até gosto de ver! Só se deve tomar cuidado com seu fôlego, tubarões e moreias, coisa boba...

Quanto às atividades em terra firme, você tem a caça a animais como onças, veados e coelhos, por exemplo. Dessa forma, você pode adquirir mais materiais para criar itens de melhoria para Edward. Pode ganhar respeito em tabernas, que servem para ganhar dinheiro com apostas, conseguir informações secretas, ou simplesmente para se embebedar a 5 Reales a dose (caro demais, aqui em São Luís eu encontro pela metade do preço XD). Você também pode adquirir contratos de assassinato para pegar uma graninha extra, procurar tesouros escondidos (sim, há muitos mapas do tesouro!), manuscritos e novas canções para seus piratas, e prosseguir com as missões principais do jogo!

Mapa do Tesouro
Um dos vários mapas do tesouro existente em Black Flag.

Todas essas coisas não diferem tanto dos jogos anteriores. As caças continuam as mesmas, as lutas tiveram uma melhora significativa, com Edward podendo fazer alguns movimentos especiais bem fodas, além dos comandos responderem bem melhor. O pirata possui como armas duas Hidden Blades, duas espadas (porque pirata que é pirata não usa uma só) e pode carregar até quatro pistolas se seus coldres estiverem evoluídos ao máximo. Como armas secundárias, Edward tem a corda com gancho, surgida em ACIII, bombas de fumaça e dardos, que podem ser de sono ou ensandecidos (meu preferido ♥). Todas essas armas permitem que você faça várias combinações diferentes nas lutas corpo-a-corpo. Algumas delas, como os dardos, são super efetivas para o modo stealth.

O modo stealth também é algo que responde bem melhor que antes. A exploração também melhorou bastante, agora o personagem não fica querendo trepar em qualquer cantinho à toa. Particularmente, vi apenas dois bugs nem tão bizarros no jogo, então posso dizer que a Ubisoft também melhorou bastante nesse quesito. Porém, preciso dizer que os bugs de Assassin’s Creed são uma diversão à parte (i.e. quando não atrapalham o gameplay) e são característica marcante e esperada na série, assim como os bugs de GTA que a galera tanto curte. Esse aqui é um dos bugs que eu queria muito ter vivenciado no jogo, mas que, infelizmente, não rolou:


Considerando toda a saga de Assassin’s Creed e todos os seus altos e baixos, posso dizer com toda a certeza do mundo que este é um dos melhores Assassin’s Creed já criados. Black Flag conseguiu tirar aquele gostinho azedo de Connor que dá azia na gente até hoje. Para mim, ele fica empatado com o Brotherhood como meus AC’s preferidos, os melhores de todos! E sinceramente, se Black Flag abrangesse um pouco mais a briga entre Templários e Assassinos, com certeza Brotherhood já teria perdido seu posto!

E você? Já jogou Black Flag? Não? Então pegue suas espadas, marujo, e Vão Jogar!

* Revisado em 18/12/2016 às 23:55:57

Assassin’s Creed IV: Black Flag
Assassin’s Creed IV: Black Flag

* * * * .  Dos jogos da saga feitos para o PS3, é um dos melhores. A jogabilidade responde melhor que os anteriores, mas sempre irritando vez ou outra por subirmos em coisas que não queríamos. As guerras navais, mergulhos e pesca em alto mar são pontos positivos para a saga, deixando as sidequests menos maçantes que as dos jogos anteriores, apesar do gigantesco mapa aberto que possui.
Avaliado no PlayStation 3
(entenda o nosso sistema de notas)


Série: Assassin’s Creed
Estúdio: 
Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, Wii U, Windows, Xbox 360 e Xbox One
3

Compartilhe

Pin it


Leia também...



24 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de Cebola Çacina
    Cebola Çacina
    10/01/2014 às 13:47:03
    Ae Sukita Çacina,adorei o escrito.Pena que ainda tenho que jogar o AC Brotherhood,Reveleitons,o 3(Irc!!) antes de jogar esse.

    Responda!
  • avatar de kratosvudu
    kratosvudu
    10/01/2014 às 15:27:59   localizacao Fortaleza - CE
    Belo escrito @Suco! O incrível é q boa parte do q tu descreveu aqui eu já sabia, tu me contou quase tudo! xD
    Fiquei bastante empolado com tudo q tu falou do jogo, mas ainda tenho um longo caminho pela série até chegar a esse título. Valeu pela experiência compartilhada e pelas informações!

    Responda!
  • avatar de Cebola Çacina
    Cebola Çacina
    10/01/2014 às 20:36:47
    @Vudu

    Eu também tenho um longo caminho até o Black Flag,pois estou zerando o 1 e tive que recomeçar o 2 porque perdi meu save.Mas acho que o único AC que vou ter dificuldade mesmo é o 3,pois como dizem É UM PORRE!!!

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    11/01/2014 às 11:51:08   localizacao São Luís - MA
    @Cebola Çaçina
    @Kratos Vudu

    Caras,,, corram logo, vocês estão muito atrasados e estão perdendo tempo, huahuahuauha

    O AC3 realmente é chatinho, mas AC4 compensa todo o esforço e paciência!

    Valeu, galera!

    Responda!
  • avatar de Cebola Çacina
    Cebola Çacina
    11/01/2014 às 16:00:06
    @Suco

    O AC3 só é bom na parte da DLC Tyranny of King Washingtom,mas se for para chegar no AC4 eu engulo jogar o jogo do Connor (ou Ezio Índio,ou Índio Virjão).

    Responda!
  • avatar de kratosvudu
    kratosvudu
    11/01/2014 às 16:13:39   localizacao Fortaleza - CE
    @Suco @Cebola
    É isso aí! Let’s go! ^^

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    15/01/2014 às 01:20:30   localizacao Vespasiano - MG
    Ah, dessa vez nem tomei spoiler na cara, essas paradas que você falou eu já havia lido pela internet, rzs.

    Como não tenho paciência para jogar no PC, é bem provável que eu pule os primeiros, vou começar do terceiro mesmo, que é o que tem para o U, assim eu chego no Black Flag um pouco mais ambientado pelo menos.

    Ótimo escrito, abraço!

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    15/01/2014 às 12:14:26   localizacao Apucarana - PR
    "Atenção, se não quiser possíveis spoilers do jogo, coloca o dedo na rodinha do mouse e desce ordinária até ver o Edward com a espada pronta apreciando um belo rabo!"

    kkkkkkkkk Ri muito!!!

    Puxa vida, nunca zerei nenhum jogo da série. Comecei a jogar o primeiro, o de PSP e até de DS... Cone da vergonha pra mim...

    Ótimo texto!!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    15/01/2014 às 12:24:26   localizacao Vespasiano - MG
    @João Roberto

    Caramba, não sabia que tinha AC para o DS o.O

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    15/01/2014 às 14:02:43   localizacao Apucarana - PR
    @ Tchulanguero

    url imagem: jogorama.com.br/arquivos/telas/assassins-creed-altairs-chronicles/2.jpg

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    15/01/2014 às 17:56:31   localizacao São Luís - MA
    @Tchula

    Eu já te disse que o III é o pior de todos? Sim, já disse, huahuahuahua
    Mas vá com fé, porque o ACIV fica até mais gostoso depois que você zerar o III!
    Valeu!

    @João Roberto

    Puta que me pariu, eu também não sabia que tinha AC para DS!!! O.o

    Responda!
  • avatar de kratosvudu
    kratosvudu
    15/01/2014 às 18:09:31   localizacao Fortaleza - CE
    @Suco @Joao @Tchula
    Perdão por meter na conversa çaçina de vcs, mas já me metendo... ^^

    Diacho de fã fraca é essa @Suco?! =P
    Brincadeira! Quem sou eu (q só joguei o Assassin’s Creed 1) pra falar da série né. Tô só de zueira viu. xD

    Mas então... pesquisei aqui lendo a conversa de vcs e achei isso: goo.gl/HtgRkb
    Penso eu ser algo semelhante ao Gof of War Betrayal (goo.gl/e6xeEp). Não pq seja um spin-off (ou não), mas em relação as plataformas de lançamento e pouca notoriedade q o game ganhou. Pouca gente (fã de God of War) também conhece esse Betrayal.

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    15/01/2014 às 18:25:15   localizacao São Luís - MA
    @Vuda

    Esse eu já vi no Marketplace (a loja do Windows Phone), mas nunca tive vontade de jogar. Odeio jogo pra celular...

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    15/01/2014 às 22:29:00   localizacao Apucarana - PR
    @ Ângela
    @ Tchulanguero

    Pois, é. E tem 2: Altair’s Chronicles e Discovey...

    Ângela, você também lê os livros? Eu tenho o "Renascença", mas acho um porre. Aliás, eu tinha vontade de comprar livros baseados em jogos, mas depois deste, desisti...

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    16/01/2014 às 00:30:35   localizacao Vespasiano - MG
    @João Roberto
    @sucodelarangela
    @kratosvudu

    Poxa, podia ter rolado umas paradas dessas para o Wii, teria sido bacana. João, você já jogou esses do DS?

    @sucodelarangela

    Já, um milhão de vezes, hwa hwa hwa. Mas tipo, ele é ruim comparado aos outros, ou é ruim mesmo? É que eu não queria começar pelo quatro direto, e minhas opções se resumem basicamente ao três, rzs.

    Responda!
  • avatar de Cebola Çacina
    Cebola Çacina
    18/01/2014 às 12:59:35
    @suco @tchula @vudu

    Esses AC de DS e Celular contam histórias paralelas do Ezio e Altair antes ou depois dos eventos dos jogos em que aparecem.

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    19/01/2014 às 17:27:40   localizacao São Luís - MA
    @João

    Eu tenho os 3 primeiros livros, e a história é exatamente a mesma dos jogos, porém com uma explicação melhorada dos sentimentos dos personagens em determinadas situações, o que me levou a ver com outros olhos algumas atitudes do Ezio no jogo...

    @Tchulanguero

    É difícil responder essa pergunta, visto que eu joguei todos na ordem certinha e talz... mas eu diria que ele é ruim comparado aos outros. Como você nunca jogou nenhum dos outros Ac, talvez até ache ele bacaninha... ou não.

    Responda!
  • avatar de Thiago "T-ROK"
    Thiago "T-ROK"
    20/01/2014 às 10:23:39
    Eu desci (ordináááááária) pq ainda não joguei os títulos ainda... kkkkkkk

    Mas que vc é a caçina em pessoa isso ninguém duvida e todo mundo ta falando mto bem desse ACIV! xD

    Quero só ver o que vc vai escrever do jogo novo da caçina mulher (q eu bem acho parecida contigo xP kkkkkkkkkk)

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    20/01/2014 às 11:18:21   localizacao São Luís - MA
    @Mano

    Esse AC tá realmente muito muito bom, só tenho elogios, apesar de eu ser suspeita pra falar de AC assim como o Tchula é suspeito pra falar de Metroid! XP

    Comecei o Liberation HD ontem e, olha, tou gostando bastante. Até deixei algumas impressões no meu check-in-the-middle e no check-out da Alpinista. Se quiser dar uma olhada lá...

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    21/01/2014 às 01:39:53   localizacao Vespasiano - MG
    @Cebola Çacina

    Valeu pela info ;)

    @sucodelarangela

    Esperar ele sair numa promoção bacana na PlayAsia, assim se eu não gostar, pelo menos não gastarei muito, rzs.

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    21/01/2014 às 12:26:22   localizacao São Luís - MA
    @Tchulanguero

    Tou jogando o AC Liberation HD, que é um Port do PS Vita pros consoles, e tou gostando beeeeem mais que o ACIII...

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    21/01/2014 às 21:47:39   localizacao Vespasiano - MG
    @sucodelarangela

    Hwa hwa hwa, acontece :P

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    23/11/2015 às 21:30:47   localizacao Apucarana - PR
    Ângela!

    Terminei finalmente, e voltei a este texto antigo, mas muito bom!

    Fiquei bastante contente, principalmente com o destino da mulher dele... #maldade

    Só que eu não fiz tudo, não. Tem muita coisa nesse jogo! Chegou uma hora que eu só fui atrás das missões principais...

    Pra quem nunca tinha ido muito longe, agora quer jogar os outros...

    T+

    • avatar de sucodelarangela
      sucodelarangela
      07/12/2015 às 13:32:51   localizacao São Luís - MA
      João, esse jogo é lindo demais. Também recomendo jogar o Rogue (já escrevi aqui sobre ele também, segue o link caso queira ver: vaojogar.com.br/escrito/uma-questao-de-etica)

      Realmente tem muita coisa pra fazer em Black Flag... acho que finalizei com mais de 50h e ainda tem coisa pra fazer no jogo, mas eu deixei pra próxima!

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé