Esta semana a Nintendo fez uma atualização em seu sistema de contas que pode parecer boba, mas é um passo importante para a estrutura online dos futuros consoles da empresa: agora as Contas Nintendo possuem identificadores únicos.
Diferente do Nintendo Network ID, sistema de contas utilizado no Wii U e 3DS, a Conta Nintendo funciona de uma maneira independente do console, de modo a centralizar todas as suas atividades em sistemas e jogos da empresa. Lançada em Abril do ano passado, ela pode ser criada por qualquer pessoa, inclusive brasileiros, possuí uma flexibilidade maior com relação a alteração de dados, permite centralizar o cadastro das principais redes sociais e do NNID, além de já vir sendo utilizada pelos jogos mobile da empresa como Miitomo, Super Mario Run e Fire Emblem Heroes para armazenamento do progresso. Ela também é utilizada para acessar o My Nintendo, o programa de recompensas da empresa.
Leia mais em: Conta Nintendo, My Nintendo, Miitomo e Game Store
Por padrão a identificação do usuário já vem preenchida de acordo com os dados do seu perfil, mas é possível alterá-la livremente, desde que o identificador ainda não esteja em uso e possua pelo menos seis caracteres. Obviamente os nomes mais populares, como Nintendo, Mario, Linkle e Tchulanguero já não se encontram mais disponíveis.
Interessante notar também que agora há uma área disponível para que possamos acompanhar as nossas atividades na conta, incluso compras. Embora no momento esta área não esteja disponível em nosso país, é um grande avançado com relação ao que acontece no 3DS e Wii U, em que até é possível verificar tal histórico, mas ele é atrelado ao console. No caso da necessidade de transferir estes dados seja por qual for o motivo, é necessário contactar o suporte da Nintendo, tornando o processo bem burocrático. A partir de agora se espera que o processo seja mais simples, tal como já acontece no PlayStation 4 e Xbox One.