logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! Papo LivreWii U

Se O Nx Vem Aí, Então O Que Aconteceu Com O WII U?

Mais uma E3 se foi e, com ela, a incerteza da esperança de sucesso da Nintendo . Rumores já dizem sobre o novo console da empresa vindo logo ali, em 2016. Afinal, aonde a Nintendo errou no seu console de mesa?

autor Hugo "Somari" Couto   datahora 03/07/2015 às 08:22:35   tagarelices 14

Mais uma E3 se foi e, com ela, a incerteza da esperança de sucesso da Nintendo . Rumores já dizem sobre o novo console da empresa vindo logo ali, em 2016. Afinal, aonde a Nintendo errou no seu console de mesa?


Galera, sejamos francos: o Wii U está mal. Apesar de ter jogos lindos e ser o melhor dos consoles no mercado em termos de exclusivos, isso somente não é o tchan que dá o aval de sucesso a ele. Pra mim, claro, o console já é ótimo por ter jogos como Splatoon e Mario Kart 8, mas no geral ele anda bem fraquinho, especialmente pelas outras empresas que não querem fazer jogos pra ele. Afinal, o que aconteceu com o Wii U?

Iwata segurando um cacho de bananas
Vish

Vamos por partes. Apesar de a Nintendo ter mostrado títulos fortes esse ano, em sua grande maioria não é nada que já não tenhamos visto antes. Isso faz com que a E3 2015 fosse, basicamente, um rehash da edição do ano passado, onde tivemos praticamente todos os jogos mostrados esse ano. O maior destaque talvez fique por Star Fox Zero, que de certa forma também foi mostrado na E3 2014 e já era aguardado para esse ano. Portanto, novidades mesmo foram quase nenhuma. Junte isso ao fato de não terem mostrado alguns dos jogos que os fãs mais esperam, como Zelda e um possível Metroid, por exemplo (o Federations Force não conta). No fim das contas, a maior atração da empresa na feira foi o EarthBound Begginings.

Será que o Wii U está morrendo? Ao que tudo indica, sim.

Wii U Chorando

Vamos começar falando dos meios oficiais. Diversos funcionários da Nintendo já confirmaram a presença do NX nos laboratórios da empresa, incluindo gente como Miyamoto - que afirmou que não está envolvido (diretamente) no projeto do novo console - e Reggie, que inclusive disse na transmissão da E3 desse ano que não falaria sobre o console até o ano que vem, então vamos ter de esperar mais um pouquinho pra saber oficialmente das coisas. Entretanto os rumores vem estourando como pipoca em manteiga quente em todo o canto na internet, falando sobre um ou outro que iria estar vindo pro Wii U mas que foi portado para o NX, sobre seu hardware ou até mesmo sobe sua recepção para com os desenvolvedores que tiveram um papo nos backstage da E3 com o pessoal da Big N.

Algumas teorias sobre o surgimento do próximo console já em 2016 incluem um possível lançamento do Zelda para ambas as plataformas, tal como o Twilight Princess com o GameCube e Wii, e sua insistente mania de marcar o encerramento da geração (assim como Majora’s Mask no final do Nintendo 64, Twilight Princess no final do GameCube e Skyward Sword no final do Wii).

Zelda U
E nada dele na E3 2015. Será que esse jogo é mesmo pro Wii U?

A Nintendo errou em várias coisas. Se o ditado "em time que está ganhando não se mexe" é válido, a empresa usou da forma errada, pois o Wii U é um time diferente do Wii, que obteve êxito na sua forma diferente de jogabilidade. Arriscar algo no mercado nem sempre é garantia de sucesso e sempre há aqueles mais conservadores. No caso do Wii U, o problema não é o Gamepad em si, mas a obrigatoriedade dele. Imaginem como seria o Wii U se fosse também vendido em um pacote com o Pro Controller como padrão? Não só seria mais barato como também chamaria atenção de bastante gente, não é?

O Gamepad não só afastou os jogadores como também os desenvolvedores, que devem preferir agilidade na produção dos jogos e na praticidade do que ter de desperdiçar tempo pensando em como adaptar um jogo para aquele controle de forma que faça seu uso ser justificável. No geral, o Gamepad é só um aparelho pra você ver mapas e trocar de item em alguma interface meia boca. NFC? Esquece! Se não fosse os Amiibos (além de Skylander e Disney Infinity, que são multiplataforma) esse negócio nem seria usado. As empresas não estão procurando novas formas gameplay. Elas querem apenas lançarem seus jogos.

Isso acontece com frequência?

Não devemos esquecer também que o Gamepad limita um pouco o hardware do console. Afinal, por mais poderoso que ele seja, teria capacidade de fazer ainda mais se o console não tivesse de fazer streaming o tempo todo para o controle. É mais ou menos como o Kinect com o Xbox One, que come uma porcentagem da memória e CPU do console, mas que se tornou algo opcional com o tempo e esse poder extra passou para a mão dos desenvolvedores. Será que o Wii U teria ainda mais poder de fogo em seus circuitos que é limitado pelo controle grandalhão?

Outro problema gravíssimo da Nintendo, e que também diz respeito ao 3DS, é o seu sistema de servidores, em especial a loja online. A falta de um sistema de compras por conta e não por console, a falta de um sistema de vendas mais eficiente e um servidor que não caia tanto quando algum personagem novo fica disponível pra comprar no Smash Bros., por exemplo, são coisas que deveriam ser revistas pela empresa.

Ryu atacando servidores Nintendo
Ninguém baixa nada hoje! ATAQUE DAS CORUUUUJAS

Mas e se a Nintendo lançasse um console novo bem no meio da geração atual? O que aconteceria?

Sendo bem objetivo: isso é suicídio. Primeiro, porque se caso lancem um console para competir com os poderosos atuais do mercado, teria de bater de frente com a base já instalada deles. Segundo, que isso seria o mesmo que a Nintendo dizer “Ok, nós erramos. Nosso produto não é bom pra competir no mercado” e, pra mim, rendição não é algo que seja visto por bons olhos, coisa que a Nintendo atualmente não anda sendo vista.

E o que mais pode acontecer? Além da frustração dos jogadores que compraram um Wii U e não tiveram muito o que jogar (mesmo que o pouco que tenha seja de ótima qualidade), um novo console agora pode trazer alterações bastante significativas em todo o ecossistema da Nintendo, afetando primeiro o 3DS. Com um novo console de mesa e um hardware atualizado de seu portátil, o New 3DS aos poucos será transformado no novo portátil que irá integrar o ecossistema console-portátil que a Nintendo mantém desde sempre. Isso virá com o tempo, claro, mas de um jeito ou de outro, os donos do 3DS regular vão ter que se adaptar ao longo da vida do portátil. Lógico, isso não significa necessariamente que o 3DS irá morrer definitivamente com o lançamento do NX, afinal o GBA ainda teve muito lançamento após o surgimento do DS, quatro anos depois.

Por fim, alguns boatos dizem que o NX se trata de um console com o hardware bastante parecido com o Wii U, com uns upgrades aqui e acolá, principalmente na banda de memória, e que inclusive alguns desenvolvedores já estão desenvolvendo coisas pra ele usando o kit de desenvolvimento do console-tablet. Isso diz respeito ao mercado em que o possível novo console irá competir: com preços na faixa dos US$ 149,99. Isso vai de encontro com aquele velho rumor (já desmentido pela Nintendo) de que o NX viria com algo baseado no Android como sistema operacional. Será que a Nintendo realmente caiu para a segunda divisão contra o Ouya, Shield e cia. e adentrar no mercado dos consoles com Android TV? E se for isso mesmo, será que eles vão tirar o Wii U do mercado ou vão apostar em um novo nicho (para eles)?

Ouya
Seja com Android ou com um sistema próprio, será que a Nintendo vai passar para o mercado dos Android TV e concorrer com a Nvidia e a Razer (nova dona do Ouya) no mercado dos consoles underground?

Obviamente isso são só rumores. A única verdade concreta é que o NX é real.

Certamente é muito triste ver a situação em que a toda poderosa dos anos 80 e 90 se encontra hoje. Eu gostei muito do Wii U e tive ótimas experiências no que joguei, mas infelizmente é triste admitir que ele não anda nada saudável. Boa sorte, Nintendo! E que você acerte as pernas e não tropece mais.

E vocês? O que acham sobre a situação da Nintendo hoje? Passo a palavra para vocês, amigos do boteco para dar vosso pitaco sobre a coisa. Sentem, peguem o copinho que a cerveja já tá vindo e Vão Tagarelar!

Compartilhe

Pin it


Leia também...



14 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de Cyber Woo
    Cyber Woo
    03/07/2015 às 08:59:55   localizacao Itu
    A Nintendo foi muito errou ao lançar o Wii U pra competir contra o Xbox360 e PS3 quando os mesmos já tinha uma base praticamente consolidada.

    Eles poderiam ter se segurado, acompanhado melhor o mercado e lançado um console mais pé no chão e sem o gamepad que o acompanha ou pelo menos com um melhor aproveitamento.

    Eu gosto da Nintendo e quero muito comprar um Wii U, mas essas notícias realmente desanimam.

    Acredito que ela poderia lançar um Wii U Slim, como ela faz com essas novas versões do DS. eles poderia fazer um belo upgrade e retirar o gamepad, pra ver se atrai os desenvolvedores.

    Uma empresa com uma biblioteca enorme de jogos, mas que não os revisita de jeito nenhum, isso é algo que nunca entenderei.

    Ótimo texto, Somari!

    Responda!
  • avatar de leandro (leon belmont) the devil summoner
    leandro (leon belmont) the devil summoner
    03/07/2015 às 09:35:38   localizacao Recife-Pe
    "Mas e se a Nintendo lançasse um console novo bem no meio da geração atual? O que aconteceria?

    Sendo bem objetivo: isso é suicídio"

    cometeria o mesmo erro da Sega do 32X ao lançar o Sega Saturn pouco tempo depois....e não acabou num final feliz .

    sobre o NX, ainda não se tem muitas informações. uns dizem que é algo para celulares, outros falam que vai ser um novo console, outros dizem que será para ambos. é confuso

    digamos se esse NX venha daqui a 3 anos, bacana? eu não sei, pois se vier um novo console (ou aplicativo de celular) da Nintendo com gráficos ainda melhores que o WiiU, ahh...digamos que a concorrência vai demorar muito mais para anunciar um PS5 ou XTWO. e o NX novamente vai estar ultrapassado.

    e o novo Zelda, talvez venha para o WiiU, mas no NX vai ter uma versão remaster, no minimo

    Responda!
  • avatar de Somari
    Somari
    03/07/2015 às 10:24:46
    @CyberWoo Na verdade eu acho que eles apostaram na mesma fórmula do Wii - e perdeu. O Wii era um console com gráficos pra bater de frente com PS2 e Xbox, mas com uma proposta diferente na jogabilidade. Naquela época, isso foi um diferencial, mas com o tempo o mercado mudou e o Wii já não era mais atrativo tanto pros consumidores quanto pros desenvolvedores. O Wii U veio depois disso. Agora o jeito é apostar mais em P&D e esperar mais um pouco.

    Pelo último rumor que eu vi, naquela reunião dos acionistas, o Iwata disse que o Wii U não irá sair do mercado de imediato, e que o NX também será uma plataforma com um teor mais multimídia, ou seja, eu to chutando mesmo que ele irá concorrer contra as plataformas Android TV. Não sei dizer se isso seria burrada ou não, já que esse mercado anda bem morno-quase-esfriando, mas é um mercado mais livre pra Nintendo. Ou a Nintendo faz sucesso em cima deles, ou fracassa junto com eles.

    @LeonBelmont Pois é! Na verdade é meio que confirmado que o NX é uma plataforma nova, mas não como ela será (integraçao portátil-console, sei lá). Só espero que eles façam algo mais convencional dessa vez e não tentem arriscar e perder de novo. O mercado atual pede consoles sem firulagens (o Kinect e o PS Move estão aí pra provar isso). Tomara que venha algo mais próximo de um GameCube dessa vez.

    Se eles lançarem algo mais intermediário nessa geração, eles podem começar a preparar o terreno para competir com o PS5. Isso seria burrada a essa altura, mas como o Wii U tem dado prejuízo e o 3DS não sustenta a Nintendo sozinho... Enfim, é complicado isso.

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    03/07/2015 às 13:27:00   localizacao São Luís - MA
    Excelente texto, Suma.

    A minha opinião é muitíssimo parecida com a do @Cyber Woo no que diz respeito à época de lançamento dos consoles da Nintendo contra os da Sony e MS. E lançar o NX agora sem dar a devida atenção ao Wii U é, IMO, uma das maiores cagadas que a Nintendo poderia fazer.

    Sinceramente, eu achei que o Wii U ficaria bem mais tempo no mercado e receberia muito mais títulos. O anúncio do NX me entristece.

    Responda!
  • avatar de helisonbsb
    helisonbsb
    03/07/2015 às 22:23:35
    a nintendo já faz besteira desde a época do snes quando rejeitou a sony e assim nascendo o playstation que reina até hoje.... e depois lançando nintendo 64 onde todos queriam mesmo era jogos em cd e não em cartuchos... bons tempos aquele!!!! aqui onde moro não conheço ninguém que tenha um Wii U,,, a verdade é que a galera ta sempre jogando no ps4 e xbox da vida mesmo... eu particularmente não tenho nada contra a nintendo,,, tenho boas recordações da nintendo em termos de jogos snes!!!! em termos de NDS nunca me adaptei bem a portáteis...desde a época do game boy!!! acompanho sempre novidades da nintendo e dos jogos que eu sou fã: star fox, metroid, zelda e mario,,, a nintendo faz parte e fez parte da infância de muita gente,,,,mas eu queria mesmo ter visto o nintendo cd que ficou apenas no projeto mesmo e em versões beta...valeu

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    04/07/2015 às 13:16:17   localizacao São Luís - MA

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    06/07/2015 às 13:45:45   localizacao Fortaleza - CE
    Esses dias eu vi uma galera dizendo por aí que acha que esse NX pode ser apenas uma acessório pro Wii U. Outros disseram ainda que poderia ser um console de mesa pra disputar com a geração atual ao mesmo tempo que poderia facilmente se tornar um console portátil e que ainda poderia ser possível fazer upgrade de hardware quando necessário! Já pensou?!
    Bom, confesso que desconhecia qualquer rumor sobre esse assunto.

    Pra falar a verdade as vezes eu vejo a Nintendo como a Apple, ou seja, uma empresa que possui um conceito de se esforçar pra pensar sempre à frente da época em que está, seja com inovações tecnológicas ou ideias conceituais. Comparações à parte, eu acho que isso é complicado quando você disputa o mercado com empresas em que o único objetivo é vender.

    É esperar mais uma vez pra ver.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    06/07/2015 às 18:50:33   localizacao Vespasiano - MG
    Eu confesso que revisei esse escrito com a mão coçando viu, rzs... mas vamos lá.

    A real é: ninguém sabe o que é o NX. As únicas informações oficiais que temos é que vai ser um hardware que irá conviver lado a lado com Wii U e 3DS. Fora isso, tudo o que vejo são notícias sensacionalistas e que muitas vezes não fazem sentido. E outra, se a Nintendo tivesse largado o console como a Sony fez com o Vita é uma coisa, mas de todas as coisas que você tiver para reclamar, falta de suporte da empresa não é uma delas, povo já desesperou porque não anunciaram trocentos títulos para o ano que vem. Quando anunciarem o NX eu vejo dikolé e dou minha opinião.

    Esse lance de bundle do Wii U sem GamePad não existe, pelo menos não sem uma grande mudança em toda a interface do console. É sério, tem coisa que é obrigatório ter o controle, mesmo que você tenha o Pro. E se não tivesse ele a situação iria ser ainda pior, porque qual seria o fator de destaque do Wii U? Porque nesse caso só sobraria o hardware puro, que além de arquitetura diferente, não compete com PS4 e XOne. Pode não ter sido lá muito bem feito, mas alterar o que o console é hoje seria muito tiro na cabeça, melhor ir levando do jeito que tá, já que ao menos dá uma lucro, ainda que pequeno.

    E não dá para comparar o consumo de processamento do GamePad com o Kinect. O Wii U só faz o streaming da tela, nada mais, enquanto o XOne tem que realmente processar as informações do Kinect, como posicionamento da pessoa, sala, etc. Até porque, existem jogos que desligam a tela, como Donkey Kong Tropical Freeze, isso é opção dos desenvolvedores.

    No final das contas, vou repetir pela enésima vez: parem de sofrer antecipadamente pelo NX!

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    07/07/2015 às 20:17:47   localizacao SP
    Duvido que o Wii U esteja morrendo, aposto que o NX não será substituto dele, mas sim uma terceira plataforma da Nintendo para esta geração. Como será? Sei lá, eles são a Nintendo, eles sempre inventam umas maluquices estranhas, umas dão certo e caem na graça do público, outras nem tanto (caso do próprio questionado no post). Tanto que eles até mostraram aquela imagem que mostra as duas plataformas lançadas e mais o misterioro NX, mas o curioso é que ng se lembra disso. Tá todo mundo tão aflito por matar o Wii U que esquecem.

    url imagem: images.nintendolife.com/news/2015/03/nintendo_working_on_new_dedicated_game_platform_codenamed_nx/attachment/0/630x.jpg

    Sabe no que eu aposto? Que o NX será um Wii U sem o Gamepad obrigatório e com a possibilidade de utilização do New 3DS como controle / segunda tela. Sério, não duvido. Afinal de contas, falta um lance "cross play" e "cross save" da Nintendo, como ocorre com PS3/4/Vita. Tem vários títulos assim para os consoles da Sony e isso faz uma falta gritante na Nintendo, muito mais que hardware que consegue processar zilhões de pixels por nanossegundo.
    Que a Nintendo está preparando a próxima geração eu não tenho dúvidas, a Sony e Microsoft também estão.
    Mas uma coisa que vc diz no texto é muito certa e faz todo sentido: terceiros preferem agilidade na produção de jogos e pouco se importam com adaptações pra plataformas com arquitetura diferente, isso é muito custoso e, como o Wii U vendeu pouco, nada lucrativo. O que me fez pensar que o NX pode ser um Wii U em questões de poder de processamento, só que com arquitetura mais próxima dos PCs (como fizeram com PS4/Xone). Será que podem fazer uma maluquice dessas? Isso agradaria as thirdies de certa forma. Tem tanto jogo saindo pra geração anterior ainda...
    Outra coisa que eu sempre falo e achei genial vc mencionar no texto: lançar um novo console pra substituir o Wii U agora é TOTAL SUICÍDIO. Lembra daquela empresa lá que tinha um jogo legal de um bicho azul que corria pra cacete, como era mesmo o nome dela? Então... acho que foi isso que ela fez, né?
    Foi mal pelo tamanho do comentário, pra variar me empolguei, fui escrevendo enquanto lia. Até algumas coisas coincidiram com o que vc disse e eu fiquei com preguiça de mudar depois... kkkkk
    O que me dá tristeza é muita gente não dar valor ao Wii U por não ter os jogos mais populares. E mais tristeza ainda me dá ver as pessoas comprando PS4 e Xone mesmo sem saber o que Vão Jogar! (PLIIIMMMM), já que ainda hj as duas plataformas não tem tantos jogos imperdíveis assim. O Wii U tem. MK8 e Splatoon foram ótimos exemplos, isso sem falar em Bayonetta 2, Super Mario 3D World (que insisto em lembrar a todos que é um jogo excelente) e por aí vai (não vou prolongar ainda mais o texto, sorry).
    Outra coisa que me deixa triste é a galera tentando matar a Nintendo de qualquer jeito. Ainda acho que é fogo no fiofó pra jogar os jogos dela em outros hardwares só pra não ter que comprar e passar a vergonha de contrariar os sites da tal """"mídia especializada"""".
    Chega, fui!
    huauhahuahuahua

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    07/07/2015 às 20:20:52   localizacao SP
    @Tchula

    Aaahhhh que bom que alguém lembra que eles vão coexistir! Agora que li seu comentário fiquei menos frustrado com a humanidade! hauhuahua

    O que mata é que esse monte de boato que tão colocando por todos os cantos da Internet (se é que ela tem cantos) tá virando algo muito negativo pra Nintendo e gerando expectativas desnecessárias.

    A grande verdade é que o grande público não sabe o que quer, mas quer reclamar. E essa palhaçada toda só piora as coisas...

    Repito sua afirmação e ainda coloco um plus: parem de sofrer antecipadamente pelo NX e Vão Jogar!

    Chega!

    Responda!
  • avatar de Somari
    Somari
    08/07/2015 às 15:36:46
    O NX de fato não vai ser um substituto do Wii U. Segundo o Iwata na última conversa com os acionistas, ele irá conviver com o Wii U (e o 3DS) e não irá bater de frente com o PS4/Xone, logo da pra supor que ele deva entrar nesse mercado dos Android TV (Ouya e Shield), não necessariamente com o sistema do Google, mas mesmo com um sistema próprio e voltado pra esse nicho.

    Sobre o Gamepad @tchula, a Nintendo apostou de novo na mesma jogada do Wii - jogabilidade sobre performance, mas perdeu dessa vez pois o tablet é um diferencial além do que os jogadores estavam esperando. Eu acho que seria interessante se houvesse uma opção de bundle com o pro controller inclusive pra baratear a venda do console. Lógico que isso deveria ter sido pensado no começo pra não fazer uma interface com obrigatoriedade do gamepad, mas eu acho que isso seria uma opção pros que não gostaram do gamepad, mas agora é tarde.

    Esse lance de duas telas pode ser legal e tal, mas ele funciona bem melhor onde surgiu: nos portáteis. Afinal lá você não precisa desviar tanto sua visão para ambas as telas e aproveitar melhor o gameplay. No Wii U isso fica um pouco complicado. Outro fator crítico é o controle cheio de coisa legal, como NFC e tudo mais, mas ninguém pra usar. Entendo a Nintendo quando quis colocar isso no mercado pra tentar fazer uma mudança nas coisas, mas parece que os desenvolvedores não tão querendo perder tempo inventando n coisas em relação a só fazer os jogos e lançar e já começar a fazer novos jogos. Acho que isso faz com que eles também não queiram perder tempo pensando em como integrar o gamepad de forma legal no jogo e daí só jogam um menuzim meia boca pra ver mapa e inventário.

    Eu sinceramente torço muito pro Wii U. Tomara que as pessoas o amem mais ):

    Responda!
  • avatar de D00d!
    D00d!
    08/07/2015 às 19:15:36
    Na verdade eu vejo um mercado de games em crise: enquanto Sony e Microsoft ainda tem "munição pra gastar" a Nintendo não tem quase nada pra usar, aliás ela tem mas por ser uma empresa com uma visão um tanto "fechada" pro mercado consumidor ocidental é a que mais tem capengado como podemos assim dizer.

    Hoje o conceito game é muito amplo: o público que outrora foi ávido consumidor do Wii descobriu o Smartphone e o Tablet. Os consoles se tornaram algo complexo ao contraponto do que foi os anos 90 onde os games eram produto pronto e era só plugar e jogar. Hoje temos jogos saindo aos pedaços, mais mal acabados que as obras da copa (não estou falando graficamente, falo dos bugs mesmo). Até porque a tecnologia evoluiu: antes era mais fácil contornar isso, antes se testava o game antes de sair. Parece que hoje não há muito esforço nisso, talvez por conta do desenvolvimento ser caro. Deixa o consumidor final testar, se achar um problema a gente "dá um jeito"...


    Esse insucesso da Nintendo é a ponta de um iceberg de um mercado onde está perigoso de se aventurar. Imagina daqui há alguns anos quando essa geração dos jogos mobiles de tablets for definir o que for games, acho que as empresas forçosamente vão ter que aceitar que o mercado mudou cedo ou tarde.

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    08/07/2015 às 19:46:03   localizacao Apucarana - PR
    Ótimo texto, @Somari. Como sempre...

    Cara, eu demorei para comentar por um simples motivo e se alguém já escreveu algo parecido, me desculpe, mas quero apenas acrescentar...

    O Wii U deixou mesmo uma má impressão pós E3 por "N" motivos, mas acredito que tivessem mostrado o novo Zelda com uma possível data qualquer que seria inevitavelmente adiada, tudo mundo diria "tá ruim, mas tá bom!"

    Mas o que eu não pude deixar de de lembrar (e comentar aqui) é que desde o ano passado já falavam sobre isso na própria Nintendo, pois alguns sites veicularam que ela "estaria" projetando um novo aparelho para "mercados emergentes". Seguem os links que achei logo abaixo, com data do ano passado:

    www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/05/nintendo-lancara-console-para-paises-emergentes-brasil-pode-estar-na-lista.html


    g1.globo.com/tecnologia/games/noticia/2014/05/nintendo-deve-lancar-videogame-para-mercados-emergentes-a-partir-de-2015-1.html

    mynintendonews.com/2014/05/08/nintendo-is-making-a-cheap-new-console-for-emerging-markets/


    Juro que não entendi direito o que seria um "console para mercados emergentes", mas creio que era sobre o NX que falavam.

    Fora que uma pulguinha aqui atrás da orelha me coça dizendo que talvez o tal NX seja algo como "New X-perience". Afinal, ela sempre quer mudar a maneira como nós vemos os jogos...

    Responda!
  • avatar de Romário Alves Gondimário
    Romário Alves Gondimário
    12/07/2015 às 07:01:03   localizacao São Mateus, São Paulo
    Só não concordo com uma coisa que falaram ai, tá o WiiU tem poucos jogos verdade, mas cadê os MUITOS jogos de qualidade do PS4, meu vizinho tem um e desculpa eu falar a biblioteca dele ainda ta uma porcaria, até agora o único game realmente primoroso que eu joguei lá foi o Blood Born, o Batman também é legal, o resto... Aff vou nem falar nada, as vezes a gente prefere ficar jogando Hyrule Warriors ou Dokey kong aqui em casa... Destiny é legalzinho também, o problema é que reclamam da biblioteca de um, mas cade os jogos do Outro?, os bons de verdade vai sair daqui a anos... ???? Simplesmente não entendo qualé a do povo.

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé