Depois de uma semana fazendo mistério e lançando diversos teasers por e-mail e através das redes sociais, a Tectoy finalmente anunciou com um leve atraso no planejado, o lançamento do seu mais novo produto, um Mega Drive idêntico ao original... ou quase.
Leia também: A Tectoy Tem Um Mega Anúncio Para A Próxima Semana
O console tem o visual do modelo original, com entrada para cartuchos, saída estéreo para fones de ouvido e o acréscimo de uma entrada para cartão SD, já com 22 jogos licenciados inclusos no cartão e um controle de três botões. Porém devido a diferenças nos componentes que compõe o hardware, certos jogos não serão compatíveis com o aparelho de nenhuma maneira, em especial aqueles que utilizam algum chip especial, como Sonic & Knucles e Virtua Racing. Segundo a própria Tectoy, certos componentes não são mais fabricados e foram substituídos por equivalentes, o que impede uma compatibilidade plena. Novos jogos podem ser acrescentados ao cartão SD, mas obviamente a Tectoy não se responsabiliza pelo funcionamento e licença dos mesmos. Embora não tenha nada no momento, a empresa também deixou em aberta a possibilidade de relançar algum título sob a forma de cartucho no futuro, mas isso depende de negociações das licenças dos jogos.
Outro ponto é que o console só terá saída em vídeo composto, então quem estava na esperança de uma saída HDMI, tal como aparelhos como o NES Mini, nada feito. Não é impossível de se jogar nas televisões atuais, mas qualquer um que ainda possua consoles antigos sabe que estes aparelhos funcionam melhor nas antigas televisões de tubo, seja pela qualidade de imagem, seja pelo problema de latência no apertar de botões. A alegação para a ausência da saída em alta resolução é para não encarecer o custo do produto final, que é de R$ 399,00, com recebimento somente em junho de 2017.
O novo Mega Drive me parece ser um produto incerto, que não atende nem os fãs que carecem de um produto igual ao original, com várias incompatibilidades e diferenças de áudio e vídeo, nem as pessoas que gostariam da mesma experiência de antes com recursos mais avançados. Conseguir um Mega Drive usado atualmente não é uma tarefa muito complicada e extremamente nem cara, embora possa se ter alguma dificuldade para conseguir certos jogos, e embora eu não seja muito fã por conta da qualidade, existem diversos aparelhos disponíveis no mercado que aceitam cartuchos de uma infinidade de consoles, Mega Drive inclusive, além de seus controles originais, com saída em HDMI, filtros de imagem e diversos outros recursos.
Para quem ainda sim se interessar no console, a pré-compra pode ser feita no site da própria Tectoy em tectoy.com.br/pre-venda-mega-drive-edicao-limitada/p/995040461825.