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Valve finalmente define o valor para a autopublicação no Steam Direct

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Para alívio dos desenvolvedores, decidiu-se pelo menor valor proposto.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes
datahora 02/06/2017 às 18:58:52   tagarelices 0

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Para alívio dos desenvolvedores, decidiu-se pelo menor valor proposto.


A Valve anunciou hoje que o valor para que os pequenos desenvolvedores publiquem os seus jogos na plataforma através do Steam Direct será de US$ 100. Ainda não se sabe dos valores em reais, que normalmente são inferiores a conversão direta pela cotação do dólar.

Quando a empresa anunciou o término do Steam Greenlight e a chegada do Steam Direct, uma das grandes dúvidas era justamente com relação ao valor que seria cobrado para que os jogos fossem publicados. Na época, a própria Valve especulava algo entre US$ 100 e US$ 5000, o que deixou muitos desenvolvedores independentes preocupados, uma vez que altos valores afastariam projetos menores e mais experimentais. Por outro lado, há aqueles que defendem que não existe tanto espaço assim para desenvolvedores tão pequenos na plataforma.

Ainda sim o custo para publicar um jogo no Steam Direct inicialmente será mais alto do que no Steam Greenlight. Enquanto no sistema antigo o desenvolvedor desembolsava uma quantia de US$ 100 e podia publicar quantos projetos quisesse mediante aprovação do público, no novo sistema o valor terá que ser pago a cada novo jogo, porém sem nenhuma necessidade de aprovação. A vantagem fica para quem conseguir ultrapassar uma receita de US$ 100, conseguindo reaver o dinheiro da inscrição.

A alteração tenta conciliar a preocupação da Valve em manter a sua plataforma ativa com jogos independentes ao mesmo tempo em que afasta projetos de qualidade duvidosa, que por vezes acabam tomando o espaço de projetos mais interessantes, porém de menor apelo, e esse era o grande ponto que deixava a dúvida do preço: um valor alto funcionaria como um filtro melhor, mas um valor mais baixo abre mais espaço para novas ideias, o que acabou sendo prioritário na decisão da empresa, apesar do valor de US$ 500 ter sido fortemente cogitado.

A verdade é que ainda assim é bem difícil conseguir algum destaque na plataforma em tempos atuais devido ao alto volume de jogos publicados, o que faz com que diversos desenvolvedores estejam cada vez mais explorando outras plataformas, como o itch.io, por exemplo. A própria Valve ainda trabalha em melhorar os seus algorítimos para que mais jogos tenham algum destaque na loja.

A Valve ainda dará maiores detalhes sobre o Steam Direct futuramente.

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