Jogo que nasceu e fez sucesso no PS Vita, Gravity Rush recentemente teve um segundo jogo anunciado, desta vez para PlayStation 4. Uma demo jogável também estava disponível durante a BGS 2016, em algumas poucas estações tímidas no estande de Sony.
Sendo o meu primeiro contato com a série, não sei dizer muito bem o que é novidade ou não, mas no geral eu achei um jogo muito divertido. Em Gravity Rush 2, a história gira em torno de Kat, protagonista do primeiro jogo, que vive em uma cidade flutuante e multiétnica. Tudo é contado em um formato de histórias em quadrinhos, mas eu não fiquei assistindo as conversas para não gastar o meu tempo da demonstração.
A mecânica básica é simples, mas leva um tempinho para acostumar. Com um toque de botão você faz a sua personagem flutuar um pouco acima do chão, depois basta mirar em uma outra superfície com o analógico ou giroscópio do DualShock, independente da direção, e apertar o botão novamente para "cair" até o local indicado. Você também pode parar no meio do caminho e alterar o seu trajeto livremente. E não somente Kat, mas essa alteração no campo gravitacional também afeta tudo o que está a sua volta e próximo, sejam pessoas ou objetos, sendo isso necessário as vezes para levar algo a determinado ponto do cenário.
Obviamente as batalhas também abusam da mecânica. Além de poder desferir alguns chutes no chão, as lutas que começam simples, vão ficando progressivamente mais complexas, utilizando o controle de gravidade para golpes mais insanos, como jogar objetos nos adversários, e utilizar um golpe especial em que você vai controlando a personagem e atingindo vários inimigos em sequencia enquanto ela fica girando. Claro que há também batalhas contra chefes, infelizmente o meu tempo jogando a demonstração acabou bem no momento em que eu cheguei em um deles.
Gravity Rush 2 é um jogo simples, mas é uma pedida bem interessante para PlayStation 4. A sua mecânica única funciona bem, tornando o jogo dinâmico, com gráficos em cel shading muito bonitos e trilha sonora alucinante. Eu como dono de um Wii U, gostei de poder utilizar o giroscópio do controle como mira, embora tenha achado a sensibilidade muito baixa, me obrigando a usar o recurso em conjunto com o analógico, servindo só para ganhar um pouco de precisão na mira.
Gravity Rush 2 tem data de lançamento prevista para o dia 02/12/2016, exclusivamente para PlayStation 4.
* Revisado em 14/07/2017 às 01:59:33