Introdução
Super Street Fighter II X
Street Fighter III: Double Impact
Street Fighter III: 3rd Strike
Street Fighter Alpha 3: Saikyo Dojo
Saidera
Assim como Street Fighter II teve um monte de versões, o mesmo aconteceu com Street Fighter III (mas em menor número). Os dois primeiros títulos (entitulados respectivamente... na ordem, melhorou?), New Generetion e 2nd Impact - Giant Attack foram levados para o Dreamcast em um único GD com o nome de Double Impact, onde na tela inicial você opta por qual versão jogar. O bacana é que ambos os jogos compartilham o mesmo arquivo save no seu VMU.
O QUE TEM DE NOVO?
Muita coisa, a começar pelos personagens: em New Generation só temos do pessoal antigo Ken e Ryu e os novatos Sean, Oro, Dudley, Elena, Yun, Yang, Necro, Alex, Ibuki e o novo chefão apelação em pessoa Gill. Em 2nd Impact temos a mais Urien, Hugo (vindo da Final Fight) e Akuma (que aparece como personagem secreto). A falta de personagens antigos não agradou muito ao público, embora ao jogar é visível que o estilo dos novos personagens são iguais aos de alguns antigos. Particularmente achei que a maioria dos novos personagens não deram muito o clima de "briga de rua", ficou algo meio "the king of fighters" demais, mas não são ruins.
Gráficos e sons também foram melhorados (e muito) com relação a SSF II X, mas o destaque fica para a jogabilidade, que está muito melhor (é notavel como os golpes saem muito mais fácil). Agora também os personagens tem três Super Arts Moves (correspondente ao super), mas só podem escolher um para usar, não sendo possível trocá-los entre as lutas. Destaque também para a inclusão do movimento chamado "parryng" em que você se defende de um ataque inimigo e pode contra-atacar sem receber dano algum (ao contrário da defesa normal). Já vou avisando que se quiser se sair bem nessa SF é bom aprender a fazer este movimento na hora certa (basta apertar para frente no momento exato em que o golpe for atingi-lo). É incrível como as possibilidade de combos devastadores aumentaram, a jogabilidade realmente ficou excelente. Mas melhor do que ficar imaginando é ver como funciona, então saca só (o vídeo é grande):
Ou seja, embasbacante. Os dois jogos são muito parecidos, sendo que 2nd Impact tem alguns refinamentos, novos personagens e tudo que o que New Generation tem a oferecer. Recomendo muito um controle arcade, embora o controle tradicional do Dreamcast já seja suficiente.
Embora não tenha conseguido o clima e a popularidade de SF II, SF III é um excelente jogo de luta. Infelizmente, assim como todos os jogos da placa CPS3 é difícil achar um fliperama com ela, mas as versões caseiras estão disponíveis para vários consoles. A versão de Dreamcast está perfeita, mantendo a boa jogabilidade e gráficos, além de outros modos que irão garantir muitas horas de diversão, tanto para os nerds solitários quanto para grupos de jogadores.
Ah, e já ia me esquecendo, fica aqui uma dica minha para o jogo:
* Revisado em 11/10/2013 às 00:02:45