Introdução
Super Street Fighter II X
Street Fighter III: Double Impact
Street Fighter III: 3rd Strike
Street Fighter Alpha 3: Saikyo Dojo
Saidera
Pra começo de conversa, o "definitiva" é por conta da época e do Dreamcast. Foram lançadas versões posteriores, para os outros consoles da 6ª geração, e agora para a 7ª geração.
Super Street Fighter II X (ou Super Street Fighter II Turbo) foi lançado no ano de 1994 e trouxe duas inovações maiores: o movimento Turbo (conhecido também como super, especial, super combo, etc) e o "capeta" Akuma (Gouki). Muita gente faz confusão com o jogo lançado no ano anterior, Super Street Fighter II: The New Challengers, que adicionava ao jogo novos movimentos e os personagens Cammy, T. Hawk, Dee Jay e Fei Long. Este jogo foi lançado no ano anterior e ganhou versões para os velhos Mega Drive e Super Nintendo. Esta versão não tinha Akuma apesar de muitos insistirem que tem, sabe aquela história "- Tem sim, eu já vi!", e parte da confusão é por causa dos lançamentos próximos, e como a SSF II X tem tudo que a SSF II tem e muito mais, o jogo anterior não foi muito para frente (pelo menos nos arcades, porque nos consoles 16-bit a história foi outra).
GRÁFICOS
O jogo teve uma boa remodelagem no visual, o desenho dos personagens está melhor trabalhado, as movimentações estão melhores, novas cores para as roupas (isso pra mim não ficou bom, algumas cores de roupas ficaram bizarras) e efeitos visuais (como a enésimas vezes remodelada tela de Super Combo Finish). Apesar das melhorias, não a nada de muito diferente dos títulos anteriores.
SOM
O som também foi melhorado, mas não espere muita coisa. O narrador também é diferente em comparação com as vesões antigas (e pra variar ficou pior) assim como as "falas" de alguns personagens ao soltar os golpes.
JOGABILIDADE
Aqui é que a Capcom mostrou porque é boa no que faz. Além de novos movimentos para os personagens (tudo bem quem em alguns casos você nem vai perceber que há um novo movimento), a jogabilidade está bem mais apurada e a inclusão dos movimentos "Turbo" deram uma... "turbinada" na dinâmica do jogo.
EXTRAS
A versão para Dreamcast não conta com muitos extras, mas o modo "Network" tem destaque. Infelizmente jogos online no Dreamcast não são mais realidade (também com conexão discada não ia dar mesmo). No mais todos os modos tradicionais (Arcade, Versus, etc) estão presentes.
MAS E AÍ?
SSF II X tem tudo o que consagrou a série e muito mais. Um conselho que sempre dou para quem diz não ter muita habilidade com jogos de luta é revirar esse jogo ao avesso, a jogabilidade de qualquer SF II é (como eu já disse) a base de boa parte dos jogos de luta atuais. Recomendo também um bom controle Arcade (aliás, se alguém achar algum barato e quiser me dar de presente eu aceito). A dificuldade é superior as versões atuais e como aqui não tem muita frescura na jogabilidade o pau quebra de acordo. Recomendo não perder rounds, fazer vários "Super Combo Finish", alguns "perfects" para poder enfrentar tio Akuma no final: o bicho bate muito! É um jogo que não pode faltar na coleção de qualquer fã do gênero. Não é atoa que até hoje são feitos tantos remakes desta versão.
Deixa eu voltar a jogar meu SSF II X, jogo de luta de verdade. Se eu fosse vocês faria o mesmo.
* Revisado em 25/08/2013 às 02:09:14
Compartilhe