logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! EspecialDreamcast VS PlayStation 2

Dreamcast VS Playstation 2 (Segunda Parte)

Na matéria anterior vimos que os erros no passado da Sega e a rápida ascensão da Sony fizeram o PlayStation 2 ter uma grande vantagem comercial sobre o Dreamcast. Mas agora vamos ao motivo que gera todas as briguinhas histéricas entre os "istas".

autor Rafael "Tchulanguero" Paes   datahora 11/03/2008 às 00:59:15   tagarelices 60

Na matéria anterior vimos que os erros no passado da Sega e a rápida ascensão da Sony fizeram o PlayStation 2 ter uma grande vantagem comercial sobre o Dreamcast. Mas agora vamos ao motivo que gera todas as briguinhas histéricas entre os "istas".


ATENÇÃO: eu sei que você chegou aqui doido para ler mais uma comparação nostálgica entre dois grandes consoles da sexta geração, mas deixa eu dizer algo antes. Este é um texto que foi escrito em 2008, faça as contas de quantos anos se passaram. Pois é, naquela época eu pensava diferente e escrevia muito pior, então bobagens foram ditas, o que eu até tentei remediar um pouco na parte intitulada "Considerações Póstumas". Então fiquem a vontade para ler e comentar, mas tenham esta informação em mente. Agradecemos muito que este texto tenham lhes trazido para o nosso humilde buteco, mas nós temos muitas outras coisas a oferecer, esperamos que aproveitem. ;-)

Primeira Parte
Segunda Parte
Terceira Parte
Quarta Parte
Última Parte
Considerações Póstumas

Chega de papo furado e vamos esquentar um pouco as coisas. Se é pra fazer comparações, vamos deixar os "achismos" de lado e usar algo mais concreto: números.

OS VELHOS BITS: Pode parecer ridículo falar disso, mas como tem muito sonysta burro que acha o Dreamcast equivalente ao PSOne, então vou explicar: PS2 e DC são exatamente da mesma geração, conhecida também como geração 128 bit (formada por Dreamcast, PlayStation 2, Game Cube e X-Box). É algo absurdamente óbvio, mas eu tenho que ajudar os "leigos". OBS.: Falar em geração 128 bit não é errado, mas está longe de ser verdade. Em teoria só o PS2 é que realmente tem um processador 128 bit, mas antes que abram a boca pra falar merda, ao menos uma vez na vida, pensem: como, por exemplo, um Athlon XP (32 bit) roda um Metal Gear Solid 2 (um dos jogos de PS2 com versão para PC)? O ser pensante que chutou placa de vídeo ou memória chegou a meia conclusão. A coisa toda importa muito mais. Esse lance dos bits só valeu até o Saturn/PSX/Nintendo 64. Hoje falamos geração, e se DC e PS2 são do mesmo balaio (6ª geração), então parem de comparar Dreamcast com PSOne. Até porque a diferença é ensurdecedora. Conclusão: empate.

Comparativo DC x PSX
É tão difícil assim ver a diferença?

GRÁFICOS: É neste ponto que os retardados se matam em discussões infundadas e sem sentido. Analisando a parte técnica da coisa, veremos que ambos tem vantagens sobre o outro em algumas coisas e de modo geral o processador gráfico do PlayStation 2 é melhor que o do Dreamcast. Ponto para o PS2. Só que a vantagem do PS2 sobre o DC não é tão grande quanto parece. A primeiro erro dos otá... quer dizer, dos sonystas fanáticos, é comparar jogos atuais do PlayStation 2 com os do Dreamcast. Os poderosos gráficos tão aclamados pela Sony no início do PS2 só estão se concretizando realmente agora (a velha tática de mostrar CG como se fosse jogo) e dão uma diferença bem grande comparado ao Dreamcast. Agora pergunta: se a Sega tivesse levado o Dreamcast até o dias de hoje, também não teríamos jogos com gráficos melhores? Não, não estou querendo dizer que iriam superar os do PS2, mas já ia diminuir a distância. Outro ponto é, o Dreamcast tem uma memória de 8 Mb (com um sistema que pode alcançar algo equivalente a 64 Mb) para os gráficos contra 4 Mb do PS2. Sim, essa é a famosa "memória milagrosa do Dreamcast". É por esse motivo que o DC suporta mais texturas que o PS2, e jogos como Shenmue nunca saíram para o console da Sony. Já vejo orelhas murcharem.

Shenmue
O PlayStation 2 não roda isso...

Agora tem a tão falada taxa de polígonos por segundo. Aqui vemos um banho do PS2 sobre o DC, 75 milhões do console da Sony contra 3 milhões do console da Sega. Diferença esmagadora, certo? Errou de novo! Acontece que essa informação de 75 milhões do PS2 até é verdade, mas esta contando gráficos sem nenhum efeito, ou seja: o PS2 só consegue essa taxa se nenhum outro efeito estiver ligado (nada de textura, efeitos de luz, e o caralho a quatro, ou seja, nunca vai ser usado os 75 milhões). Quando você bota pra rodar tudo de verdade, essa taxa cai para algo em torno de 13 milhões. A taxa de 3 milhões do DC é real, então a diferença ainda é grande (embora não tão absurda quanto parece) o que sem choros e esperneios colocam o PlayStation 2 com capacidade gráfica maior.

God Of War II
...e o Dreamcast não roda isso.

Conclusão: Ambos os consoles apesar da ignorância sonysta são de uma mesma época, e apesar dos protestos dos fanáticos seguistas (e da "memória milagrosa do Dreamcast") o PS2 tem uma (não tão grande) vantagem gráfica sobre o Dreamcast. No próximo texto continuarei pesando os dois consoles. Até a próxima.

* Revisado em 05/12/2016 às 18:53:15

outras tags: God of War (Série), Shenmue (Série), Soul Calibur (Série), Dreamcast e PlayStation 2

Compartilhe

Pin it


Leia também...



60 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de Danilo
    Danilo
    12/03/2008 às 11:02:46
    Adorei esta comparação!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    12/03/2008 às 11:35:36   localizacao Vespasiano - MG
    Valeu Danilo. Fique atento as continuações e você vai ver a desmitificação desse assunto cada vez mais.

    Responda!
  • avatar de Igor Isaias Banlian
    Igor Isaias Banlian
    14/03/2008 às 05:55:43   localizacao Santos
    Excelênte comparação, me pareceu bem imparcial, mostrando as reais vantagens e desvantagens do Dreamcast sobre o PS2.
    Só por curiosidade minha: As duas primeiras imagens são de qual jogo? A terceira imagem é de Shenmue?!?! E a quarta e última imagem, é de qual jogo?
    Deisculpe eu ser péssimo em reconhecer jogos por imagens, mais isso é devido ao fato de eu não ter jogado muito vídeo game na vida... Espero que não me apedregem se os jogos forem famosos e óbvios, e só eu não sei quais são...

    Continue com o bom trabalho, e espero ansioso o próximo texto!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    14/03/2008 às 09:26:05   localizacao Vespasiano - MG
    Não esquenta não Igor, eu também tenho dificuldade em reconhecer jogos mais recentes justamente por não ter muito acesso a eles. Mas vamos lá: a primeira imagem mostra respectivamente os jogos Soul Edge (PSX) e Soul Calibur (DC). Coloquei jogos que são seqüencia um do outro (inclusive com um personagem igual em ambas) para a diferença ficar mais do que óbvia. A segunda imagem é do Shenmue mesmo, não tá muito boa, mas foi a melhor que eu encontrei na hora. A terceira é do God Of War II que graficamente é um dos melhores jogos do PS2 na atualidade.

    Responda!
  • avatar de Ray
    Ray
    18/10/2008 às 14:33:01   localizacao Lan House
    Nao deveriam parar de fazer jogos pro Dreamcast

    Responda!
  • avatar de Ray
    Ray
    18/10/2008 às 14:37:28
    De veriam ter colocado mas um analogico no controle do deamcast assim ficariam mas sem sives

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    18/10/2008 às 15:53:43   localizacao Vespasiano - MG
    @Ray

    Bom, ainda são produzidos jogos para o Dreamcast, mas de pequenas produtoras, normalmente puzzles e shoters.

    Creio que o que faltou no controle do DC não foi um segundo analógico e sim mais dois botões (no esquema do analógico do Saturn).

    Responda!
  • avatar de Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira
    24/02/2010 às 21:31:57   localizacao Recife - Pernambuco
    Mermão, adorei seu ponto de vista!

    Muito do CARALEO!
    Você tem o JORNALISMO TECNOLOGICO na VEIA!
    aHUAhuahuUHahuuhAHauhuA

    putz... aqui vai um pensamento meu sobre o que dizem porai de que a sega e o Dreamcast "Morreu"...

    "O Dreamcast já completou 10 anos no Brasil e está prestes a completar 11 no Japão - numa linha seguida por grandes lançamentos e grandes lembranças a todos que se divertiram, ainda se divertem ou pretendem (sonham) ter esse aparelho desde seu lançamento. Mas aí vem uma questão muito importante que quero descrever aqui: essa linha que vem desde seu lançamento até ser deixado de lado pela indústria, não quer dizer que seja precisamente a vida e a morte deste sistema, uma obra só morre na mente das pessoas.

    O Atari marcou com o PAC-MAN, a Nintendo marcou com o Mario e a SEGA marcou com o Sonic. O Dreamcast é como o bambolê, a amarelhinha e o jogo da velha. Isso serve para qualquer outro videogame ou obra de lazer.

    A questão é que se a criança, mesmo que só exista dentro de nós, joga seu brinquedo fora e busca esquecê-lo, ele desaparece do seu cotidiano, de alguma forma. Videogames não têm linha de vida, eles não vivem ou morrem, apenas são lançados e depois deixados de lado pela indústria ou do cotidiano de uma pessoa.

    Vida e morte tem um peso muito forte para serem usadas apenas sobre um objeto. Elas deveriam sempre, e obrigatóriamente, ser direcionadas a uma linha vital de um ser vivo como argumento"

    E pra se phoder! ¬¬

    Abração ae irmão!

    Responda!
  • avatar de Rafael
    Rafael
    23/06/2010 às 00:42:33
    O Dreamcast é realmente um Video Game muito bom, a falência acho que foi porcausa do Ps2 que ja usava Midia DVD, Apesar do PS2 term gráficos melhores na maioria dos jogos do que o Dreamcast , o Dreamcast tem muitos jogos bons melhores que o ps2 realmente, mais são dois Video Games Irados, que fez Historia, e o Ps2 ainda esta fazendo pelo que agente esta vendo.. ate mais so menos 2012 .

    Responda!
  • avatar de Rafael
    Rafael
    23/06/2010 às 00:47:41
    Foi mal , mais tive curiosidade e vi um vídeo do Shenmue, acho que O ps2 é capaz de rodar este jogo sim e ate com gráficos melhores, Ate o Gta San Andreas ps2 tem gráficos melhores que este Shenmue

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    23/06/2010 às 09:25:29   localizacao Vespasiano - MG
    @Rafael

    Eu fiz este comentário baseado na declaração de Yu Suzuki na época que o jogo foi cogitado para a plataforma. Na época realmente creio que ele tinha razão, hoje talvez o pessoal conseguiria fazer o port. O grande problema é a quantidade de texturas do jogo, esse sempre foi o ponto da questão. Agora falar que Sand Andreas tem gráficos melhores é sacanagem, foi um dos jogos mais feios do PS2 que eu vi.

    Responda!
  • avatar de Rafael
    Rafael
    28/06/2010 às 15:57:11
    Mais veja se eu não estou certo, achei os gráfiCos desse jogo Shenmue muito simples, e acho ate que tem jogos para Dreamcast com gráficos bem melhores .


    veja este vídeo do jogo, me lembra muito do gráfico do GTA III

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    28/06/2010 às 17:51:37   localizacao Vespasiano - MG
    Cara, pelo menos "ingame" Shenmue é bem melhor, não sei talvez com relação as cutcenes. Agora claro que San Andreas tem um ambiente maior e com mais coisas, isso é fato. Gráfico melhores que Shenmue no DC depende do aspecto, em termos de texturas acho que não, mas Soul Calibur e Dead or Alive 2 também dão banho. O ideal seria fazer uma comparação lado a lado, mas mantenho o que disse, sempre achei San Andreas muito feio graficamente, PS2 tem coisas bem melhores na minha opnião.

    Responda!
  • avatar de thiago
    thiago
    07/10/2010 às 15:09:16   localizacao santo andre
    seu burro o dreamcast tem capacidade grafica doque o ps2 é so conparar o residente evil code veronica nos dois aparelnos

    o leitor do dreamcast é 5.0 e do ps2 é apenas 2.6

    a internete do dreamcast é bem mais rapida do que o do ps2

    é só por o driver 2 do ps1 do dreamcast e outro no ps2. o ps2 roda melhor mais a difensa grafica do dreamcast é bem bem bem melhor que o do ps2

    pucos sabem mais a placa de video do dreamcast e bem superior a do ps2 gerando uma nitides bem melhor que a do ps2

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    07/10/2010 às 16:59:05   localizacao Vespasiano - MG
    @thiago

    Poh velho, xingamento eu aceito, mas cinco tagarelices seguidas pra falar do mesmo assunto não né, então juntei as cinco em uma só, e outra, escrever errado é normal, mas tenta escrever de forma que dê para entender pelo menos, fora que você fez um mimimi de viúva danado e pelo visto não entendeu nada do escrito (que aliás está ilustrado).

    Responda!
  • avatar de dartagnhan
    dartagnhan
    14/10/2010 às 23:12:57   localizacao Morro do Chapéu
    Gostei da comparação,do aspecto abordado,e das diferenças em termos tecnicos do aparelho.
    Um detalhe q vc ñ mencionou;em termos de beleza,digo a carcaça do aparelho, o Dreamcast é o console mais bonito q já tive e vejo atualmente, PS2 mais parece um prédio,e o preto com delhes em azul deixou o aparelho muito DARK,xbox um monstro de feiura,Game cube nem se fala,só falta uma barbe do lado dele com um avental de conzinheira rsrsrsrs.
    Cara, axo na minha humilde opnião ainda o melhor,porque considero ele um video game,veja q todos q jogaram nele,demostraram amor pelo aparelho,vejo q muito torcia para q sega se reerguese, e muitos se divertiram,alias o aparelho foi uma criação da sega,desde o desing, console,controle,memore card embutido no controle,tudo foi inovado,diferença da geração q entrou q simplesmente se aparoveitaram das limitações da época q o Dream foi lançado e lançou seus aparelho baseado em na arquitetura melhor,e ainda é ridiculo o PS 2 ainda perde para o Dream em termos de textura e até capacidade sonora,sendo q foi lançado 1 ano depois,além do mas,apenas 1 ano e pouco o dreamcast faliu, ñ pode ser explorado como deveria,sebemos q as empresas q trabalham com jogos,sempre busca o melhor de cada console,o dreamcast se pode fazer um sombra de tal forma,pode ser feita de outra e assim sucessivamente.em fim, considero o dreamcast o console da sega pois vejo q ele é palco para as descusões,ele é o aparelho lembrado da época,diferente do play q vai morrer, e simplesmente substituido pelo sucessor e vai ser apenas um aparelho q foi lançado,q quem jogou,jogou e pronto.
    desculpa ai galera pelo longo texto,mas é isso.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    15/10/2010 às 09:03:36   localizacao Vespasiano - MG
    @dartagnhan

    Cara, realmente o Dreamcast tem um design bacana, mas também tenho um GameCube (preto) e ao contrário da maioria eu gosto muito do design dele, é um console compacto que cabe fácil em qualquer lugar, e isso pra mim é um ponto muito importante.

    Responda!
  • avatar de Ivan
    Ivan
    24/04/2011 às 12:51:29   localizacao Novo Hamburgo
    Na verdade, o DC pode gerar 7 milhões de polígonos por segundo com boas e claras texturas, se otimizado. PS2 gera 13 milhões mas daquele jeito: serrilhado, escuro e com razoaveis texturas. São mais comparaveis do que aparentam mas, devido a prematura saída do DC sem nunca ter atingido seus limites (Shenmue II usa 60% do DC), fica difícil fazer uma comparação justa.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    24/04/2011 às 20:26:20   localizacao Vespasiano - MG
    @Ivan

    Opa, valeu pela informação. Eu só não gosto muito dessa história de "jogo X usa Y% do console", acho uma medida muito "marketeira". Acredito mais em jogos bem programados, e claro que isso vai melhorando com o tempo. O DC realmente poderia ter capacidade para jogos mais bonitos que Shenmue II, mas não sei realmente se a coisa iria tão além como alguns dizem.

    Responda!
  • avatar de SkyMeteor
    SkyMeteor
    04/10/2011 às 23:36:27
    Na realidade, um jogo medio do ps2 roda em torno de 4 milhões de polígonos por segundo.Alguns games superam a marca dos 10 milhões(Jak and Daxter series, Ratchet & Clanck series, Ikusagami ,Shadow of Collossus e Grand Prix Challenge).O DC alcança a marca dos 3 milhoes em games top(DOA2 e Soul Calibur),lembrando que Le Mans roda a 600kps e não a 7mips(os produtores mentiram o nulldc tem poly counter e dá pra ver isso). A versão do ps2 é mais serrilhada , mas tem maior poly count( adicionaram durante as trocas de pneu personagens).O ps2 é limitado pela VRAM que deixa seus games mais granulados, mas sua gpu é altamente customizavel. Ex:A capacidade de fazer streaming melhora muito a texturização e praticamente anula os loadings nos games da Imnsonic e Naught Dog.Outro ex: a engine de GT4 e Tourist Trophy roda a 1080i.Mais um: graças ao espço do dvd,a engine Havok pode ser implementada no ps2( normal mapping, real time shadowing e bumpmapping em Matrix Path of Neo e Hitman Blood Money).Além disso, faz melhores efeitos de partículas : Zone of Enders 2, Burnout 3, Valkyrie Profile 2, dbz tenkaichi 3 e Black. A iluminação é melhor: Echo night beyond, tomb raider annyversary, Haunting Ground, etc.É mais fácil fazer char models mais redondos no ps2: só comparar Dragon Quest8 vs Jet set Radio,games celshading tem texturas um pouco flat então os chars precisam de mais robustez poligonal para não ficarem quadrados.Oneechanbara, um game budget, fez char models perfeitas com 5 imnimigos na tela, boa draw distance, animação e 60fps. Eu estou só esclarecendo alguns equívocos comuns cometidos sobre ps2 vs dc.Quando se compara games top do dc vs games medios do ps2 até é válido achar os do dc mais bonitos, mas a superioridade do ps2 é até maior que a do gc em cima do ps2.Eu me extendi um pouco, mas é que gira muitos mitos em torno dessa historia e ela toma proporções cada vez maiores.Quero deixar claro que ambos são meus consoles favoritos e o gráfico do Dc é mais limpo que o do ps2, mas perde em vários aspectos.Offtopic:tem um novo game do dc q vai ser lançado esse ano, se chama Sturmwind parece dahora e está usando bem o poder do dc.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    05/10/2011 às 00:02:01   localizacao Vespasiano - MG
    @SkyMeteor

    Cara, valeu pela aula técnica, he he he. De fato eu não sou nenhum profundo conhecedor do hardware dos consoles então posso falar bobagem mesmo, o que eu digo é constatado na base do olhômetro mesmo e ae que entra a parte de comentários onde vocês podem e devem discutir sobre o assunto.

    Não sei se você leu os outros textos, mas em considerações póstumas que eu escrevi recentemente eu reconheci ter exagerado em alguns pontos e uma das coisas que reconsiderei foi o lance do Shenmue no PS2 por exemplo.

    Responda!
  • avatar de elementalsorcererk
    elementalsorcererk
    01/11/2011 às 00:18:53   localizacao Rio de Janeiro
    Cara, essa matéria foi muito foda. A primeira vez que eu entrei no seu blog foi de para-quedas, mas tem muita coisa loca ai. Parabéns, cara! Eu particularmente acho que o povo seguista tem raiva do ps2, porque ele foi extremamente popular.É só olha na rua: as famigeradas barraquinhas de dvd por toda parte. Se eu falo Dreamcast tem gente que acha que é jogo pra ps2 ou nem faz idéia do que é.ps2, gc e dc são fodas demais. Só o primeiro Xbox que é meio ruim: port de pc e quase nenhum game japonês(meu coração otaku se sente ofendido).
    Quanto ao hardware, o ps2 mostrou coisas mais avançadas que o dc(a draw-distance e os efeitos de Transformers armada por exemplo).Ele capengava pro dc em resolução de textura no entanto: Shadow of Collossus dá pra ver toda a granulação rs.Mas o dc podia bem mais..talvez nunca saberemos.Valeu!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    01/11/2011 às 00:28:45   localizacao Vespasiano - MG
    @elementalsorcererk

    Praticamente todo mundo cai aqui de para-quedas, hwa hwa hwa. Essa "raivinhas" do povo é pura besteira, e como você bem disse a sexta geração foi muito bem servida. O primeiro X-Box eu não conheço de perto, mas ele foi mais um teste da Microsoft, então acho que tava valendo o "computador disfarçado", fora que quem curte emulação adora ele.

    Responda!
  • avatar de bruno sneijder
    bruno sneijder
    10/03/2012 às 20:41:41   localizacao recife
    valeo cara essa comparação ta mto foda mas qeria saber se dreamcast roda ps2 ou o contrario sei la ?

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    11/03/2012 às 01:06:06   localizacao Vespasiano - MG
    @bruno sneijder

    Iae brow, valeu pela tagarelice. Bom, se você está se referindo a pegar o GD/DVD de um e colocar no outro, a resposta é não, não funciona. (Retro)compatibilidade normalmente só acontece em vídeo games da mesma empresa.

    Responda!
  • avatar de lukas
    lukas
    23/04/2012 às 00:38:23   localizacao rio de janeiro - RJ
    aew sou fã da sega e Nintendo, mais só existe um que pode com a sony - Microsoft. Alem do mais meu psp (playstation portátil) roda emulador de DeamCast, a Sega hoje infelizmente só faz jogos bons pq console já foi tempo!

    Abraço a todos!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    23/04/2012 às 01:08:22   localizacao Vespasiano - MG
    @lukas

    Que nada cara, a Sony nessa geração não foi muito bem, o alto custo inicial do PS3 fez com que ela ficasse no prejuízo por muito tempo. Sobre a SEGA eu vou te falar que nem jogos bons ela está dando conta de fazer, salvo algumas excessões.

    No mais seja bem vindo ao site, sinta-se em casa.

    Responda!
  • avatar de CHRIS
    CHRIS
    07/08/2012 às 08:43:58   localizacao RIO DE JANEIRO
    jogos de ps2 = fps incostante e serrilhado .

    nao precisa ir longe para ver que os jogos do dc priorizavam a jogabilidade . parecia rodar a 60fps... podia nao ter zilhoes de efeitos , mais tudo rodava redondinho .
    dizem q dc chego a usar apenas 70% da capacidade real dele .
    esses 30% nao usados. precisariam de mais tempo para ser desenvolvidos . e eu acredito plenamente .
    pq vc pega um virtua tennis de dreamcast q foi lançado a sei la 12 anos . pareçe tao bonito... q impressiona .
    nao dizer que o dreamcast revolucionou . acho q doi . pq para mim revolucionou . eu peguei epoca do atari eu vi saltos de gerações . eu via mta diferença de um master system para um mega drive . do mega para o sega saturn e psx eu vi enorme diferença . só q nesse meio termo de evolução . pinto o dreamcast .
    entaum quem tava meio que engolindo a onda da nova geração de graficos 3d .
    quem viu dreamcast rodando . ficou absurdamente pasmo !!! na epoca .
    depois do dc nao teve um video game que me impressionou ... pq vc pega um jogo de luta de hj e a formula é a msm . o que muda sao detalhes... aperfeiçoamentos .
    inovação é 0 . podem me chingar mais tekken 6 com toda sua gloria para mim é um tekken3... com 10 anos de lastro para aprimoramentos ... e msm assim uma decepção.

    a decada de 90 foi toda evolução dos games . e o apice foi o dc.

    quem viu o dreamcast rodando pensava se continuar assim em 2012 teremos video games realidade virtual . e nao aconteçeu ... estagnou...

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    07/08/2012 às 12:38:53   localizacao Vespasiano - MG
    @CHRIS

    Cara, eu já tive esse pensamento de que não usou os 100%, mas hoje penso diferente: a capacidade foi toda utilizada sim, Shenmue mesmo em vários momentos faz o Dreamcast sofrer bastante. O que teria melhorado seriam técnicas de programação para otimizar melhor os jogos, mas não veríamos nada além de polimento do já haviamos visto mesmo.

    Sobre a sua opnião a respeito da estagnação, eu já escrevi sobre coisas assim por aqui algumas vezes, mas eu discordo de você em um ponto: aconteceu algo sim que as pessoas ainda tratam com muito desdém, que foram os sensores de movimento, que permitiram novas formas de interação com os jogos.

    No mais valeu pela visita, abraço.

    Responda!
  • avatar de fred
    fred
    14/11/2012 às 12:57:17   localizacao bh
    Eu não acho que tenha usado 100% do poder do dreamcast não pois shenmue foi lançado quando o dc tinha pouquissimo tempo no mercado

    e a programação evolui muito com o tempo

    todo console demora anos para atingir seu potencial,novasengines são criadas e as já existentes são optimizadas

    olhe por exemplo a evolução grafica de games na geração atual como a do Halo 3 para o Halo 4 do xbox 360

    do gears 1 para o gears 3 do xbox 360

    Do uncharted para o uncharted 3 do ps3

    etc

    no caso do ps2
    o ps2 peidava no começo para rodar muito game, game que muitas vezes tinha graficos e efeitos bem meia boca,

    e sendo que anos mais tarde vimos games com graficos bem melhores que este que antes ele peidava para rodar e ainda por cima estes novos games rodadavam muito melhor.

    o dreamcast tinha sim muito mais a mostrar graficamente.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    14/11/2012 às 20:07:23   localizacao Vespasiano - MG
    @fred

    Iaê cara, beleza? Bem vindo ao site.

    Hoje eu encaro esse lance de 100% do console balela, todo jogo mais pesado sempre vai forçar o console ao máximo, a diferença é que alguns tem melhor aproveitamento, aê entra isso que você falou de otimização. Mesmo assim eu tenho minhas dúvidas se o Dreamcast conseguiria coisas muito melhores que Shenmue ou Dead or Alive 2, apesar de bom console era bem limitado em termos de hardware, até o PS2 custava acompanhar os concorrentes.

    Responda!
  • avatar de alvaro
    alvaro
    16/11/2012 às 23:59:55
    o melhor e o

    dc e pronto

    Responda!
  • avatar de Chris Phinheiro
    Chris Phinheiro
    29/12/2012 às 11:09:20   localizacao Arraial do cabo
    Pô adorei a comparação do ps2 com o DC, é claro que tenho Video games da geração atual , e um pc mais que atual ^^ ( não estou me gabando isso é só para reforçar o quanto eu gosto da era 128 bits ¬¬).
    Gráficos para mim nunca foi prioridade ( claro que é essencial, eu não gostaria de ligar meu 360 e jogar um RPG bacana com o gráfico de ps1,mais se eu decidisse ligar o ps1 ai seria outra história). Ps2 para mim é um video game perfeito, graficos bonzinhos muitos RPGs bacanas ... e outros Jogos em geral mais...
    Sempre tive vontade de ter conferido o DC... Não sei emular ¬¬ (tbm nem me enforcei muito, não gosto de emuladores). Creio que shenmue rodaria sim no ps2 mais com algumas limitações, pois shenmue é um jogo bem interno, rico em detalhesinhos, e outras mecanicas que o ps2 tem UM POUCO,reforço,UM POUCO menos, porem poderiam ser facilmente burladas se os programadores realmente tivessem vontade de produzir ... Bom Já devo ter dito que adorei a comparação.. continue ...

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    29/12/2012 às 12:24:47   localizacao Vespasiano - MG
    @Chris Phinheiro

    Claro que é bacana gráficos modernos em consoles modernos, isso só não pode ser prioridade, o que infelizmente rola muito hoje.

    Também não tenho saco pra emuladores cara, acho um porre ter que configurar um milhão de coisas pra poder jogar. Mas você disse que tem um X-Box 360 certo? Tem um bocado de jogos do Dreamcast que sairam na Live como Space Channel 5 e Jet Set Radio, vale a pena dar uma conferida.

    Sobre o lance do Shenmue no PlayStation 2 hoje eu também acho que dava pra rodar com as devidas adaptações, mas talvez não tenha sido lançado porque estas adaptações não valeriam o custo, é só lembrar que Shenmue foi um fracasso comercial e um dos grandes pesos que selaram a história da SEGA.

    Eu escrevi um "adendo" a esta série de escritos um tempo atrás, o "Considerações Póstumas", depois dê uma lida lá.

    No mais valeu pelo comentário e bem vindo ao site, abraço!

    Responda!
  • avatar de Luíver
    Luíver
    02/03/2013 às 18:36:04   localizacao Santa Catarina
    Muito boa essa comparação, to adorando a matéria. To começando uma coleção e to pensando em comprar o Dreamcast em seguida, tá sendo de grande ajuda o que tu postou aqui. Vou ler a Terceira parte agora.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    02/03/2013 às 18:43:15   localizacao Vespasiano - MG
    @Luíver

    Opa, baum demais? Bem vindo ao site :D

    Só toma cuidado, porque os leitores do Dreamcast não costumam ser muito bons, e é raro achar um funcionando bem, o meu mesmo tá parado por conta disso. Fora isso é um excelente console, mesmo com poucos jogos disponíveis.

    Boa leitura, abraço!

    Responda!
  • avatar de Alan Oliveira
    Alan Oliveira
    23/03/2013 às 01:14:06   localizacao Rio de Janeiro
    O Shenmue 2 saiu pro xbox 1 também e acho que não usou quase nada do poder do xbox, então acho que o ps2 rodaria ele sim, o que impediu a Sega de lançar foi a série Yakusa afinal de contas pra que deixar de lançar algo novo para lançar algo ja antigo ?


    Sem contar que o PS2 foi todo feito pela Sony, ja o Dreamcast quase todo por empresas ja do ramo da tecnologia (Microsoft, NEC, Yamaha, Hitachi).

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    23/03/2013 às 12:01:34   localizacao Vespasiano - MG
    @Alan Oliveira

    Eu fiz novas considerações sobre o assunto em vaojogar.com.br/escrito/dreamcast-vs-playstation-2-consideracoes-postumas, e uma das coisas que eu cito é isso. Mas é fato que seria inferior em certos aspectos, que aliás foi o grande motivo, e não Yakusa.

    Não é assim que as coisas funcionam. O DC foi feito pela SEGA, mas assim como todo eletrônico (incluindo o PS2), possuí componentes de outras empresas. Ninguém fabrica 100% um produto nos dias de hoje, é inviável.

    Responda!
  • avatar de Alan Oliveira
    Alan Oliveira
    23/03/2013 às 15:35:53   localizacao Rio de Janeiro
    Esse site aqui mostra o dreamcast num monitor (que imagem) forum.outerspace.terra.com.br/index.php?threads/efeito-uau-liguri-o-dreamcast-no-vga-e-que-imagem-me-surpreendi.312250/


    Mas eu não fiz uma critica quando disse que o Dreamcast tem no seu projeto "partes" de outras empresas não,a maioria dos consoles possuem.

    Mas é inegavel que o PS2 Foi o mais "feito pela própria" dos ultimos consoles existentes, e por isso muitas empresas não souberam tirar tudo que ele tinha.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    24/03/2013 às 16:20:51   localizacao Vespasiano - MG
    @Alan Oliveira

    Eu entendi que não é uma crítica, mas ainda sim é equivocado. O que você deve estar confundindo é em relação ao leitor do DC que foi fabricado por várias empresas diferentes, isso sim algo incomum.

    E souberam tirar muito bem proveito do PS2 sim, não é atoa que ele durou tanto tempo e recebeu port de jogos considerados impossíveis nele, como Resident Evil 4 por exemplo.

    Responda!
  • avatar de Romário Alves Gondim
    Romário Alves Gondim
    02/05/2013 às 18:43:11   localizacao São Paulo -SP, São Mateus
    Olha! Gente!, na minha Humilde opinião!, Sou muito Fã da Sega e de seus Videogames, e sou muito Fã do Dreamcast, tenho um amigo que ganhou um naquele sorteio da TV Cruje, (se alguém se lembra disso é nostalgia pura), que até hoje não sei como ele conseguiu isso!... mas enfim, me impressionei! De mais Com o Game Sonic Adventure, nossa tinha Achado o game perfeito e com Gráficos Perfeitos!! Nosssa tinha sido loucura Jogar aquele negócio, 07:00 da manhã já tava enchendo o saco do meu amigo pra gente ir jogar!! kkkk, quando ele descolou o Virtual Figther 3, Vixe Pulamos de alegria porque o negócio era igualsinho o do Arcade, e tinha mais personagens, Soul Calibur então de longe o melhor jogo de luta do Dreamcast na minha opinião, foi Realmente impressionante. Mas me Desculpem os amantes de Dreamcast e de Nintendo aqui deste Site, Pois Sou Amante de Nintendo também (aliás de Quase Todas as plataformas de jogos); não quero ferir a paixão dos amantes de games deste site, mas não tem jeito, mesmo eu tendo jogado o Dreamcast bem em sua época de lançamento aqui em São Paulo, foi logo no fim do primeiro ano de lançamento do PS2 no Brasil. Quando o Primo do meu colega Touxe um dos EUA!, o Games que ele Touxe foi um de SnowBoarding, um de Baseball, um de corrida de Quadriciclos, e um demo, Cujo qual tinha os demos jogáveis de Granturismo 2000, Também conhecido como Granturismo 3, e um demo jogável de Final Fantasy X, meu quando ele colocou para mostrar pra gente, e eu Vi o FFX, e o Granturismo, MEU DEUS! Do Céu!, que que éra Aquilo, meu quando a demo do FFX Começava e dava o Controle do Personagem na Sua mão, eu ficava controlando o bonequinho e dizendo, ISSO É O GRÀFICO DELE MESMO?, cara sinceramente para uma primeira olhada na época éra Fácil Confundir o Gráfico do Game com as CGs, Não tem Jeito por mais Guerreiro que o Dreamcast éra, não éra capaz de Fazer aquilo que eu tinha visto, no Granturismo a mesma coisa, o Desing nos carros eram Suaves, e eu não Via Serrilhado Não! essa coisa de serrilhado veio só nos games mais pesados depois!, e isso em uma TV de Plasma só! porque na de Tubo meu amigo, quem Vê serrilhado no PS2, não tem não, o Dremacast é a mesma Coisa liga ele numa TV de Plasma Pra vc ver os Serrilhadões!, o Resident Evil éra um Caso a Parte, foi porte, porque ninguém compara com os Resident Evil File Outbreak, que é no mesmo estilo!, Não Importa o que Digam, os games do dreamcast pode até ser mais "Divertidos", mas melhores gráficamentes, nunca foram e nunca poderiam ser, desculpem amigos mas é a realidade, tem um Game muito parecido com Shenmue que é Yakuza, o primeiro e Segundo game é bem parecido!, o terceiro tomou um rumo estilo GTA. Não importão os números, as idéias e nossas vãns filosofias (kkkkk), mesmo que queriamos que o Dreamcast Fosse Melhor, infelizmente a triste realidade é que não é. detalhe não é minha intenção ofender ninguém aqui, antes longe de mim causar brigas e entrigas, esta é minha opinião, com todo respeito a todos.

    Responda!
  • avatar de Romário Alves Gondim
    Romário Alves Gondim
    02/05/2013 às 18:46:55   localizacao São Paulo -SP, São Mateus
    (Desculpem os erros de português0 preciso estudar Caligrafia de novo! kkkkkkkkkkkkkk)

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    02/05/2013 às 22:07:26   localizacao Vespasiano - MG
    @Romário Alves Gondim

    Que isso cara, pode dar sua opnião a vontade.

    É como eu disse aê em cima pro @elementalsorcererk, além de eu não ser um profundo conhecedor, eu depois escrevi o vaojogar.com.br/escrito/dreamcast-vs-playstation-2-consideracoes-postumas aonde eu me "retrato" de algumas bobagens que falei, he he he.

    Mas creio que o grande ponto não é ele ser superior ao DC, e sim que o DC também era capaz de coisas muito bonitas, embora eu não ache que ele tivesse ido muito além de Shenmue, que eu acho bem mais bonito que Yakusa, que pra mim foi um belo exemplo de sacrifício gráfico em prol de um ambiente maior.

    Agora, acho que você tá confundindo um pouco a qualidade gráfica dos dois consoles com resolução, se você não usar o cabo adeqüado a imagem fica uma merda mesmo. No caso do DC tem a VGA Box que creio ser o mais apropriado, o PS2 se não me engano tem que ser com vídeo-componente.

    Valeu cara, abraço!

    Responda!
  • avatar de Romário Alves Gondim
    Romário Alves Gondim
    02/05/2013 às 23:01:09   localizacao São Paulo -SP, São Mateus
    É isso mesmo Vc Tem razão em relação aos Cabos, Lembrando que o Segudno modelo do PS2 já vinha com uma Saída parecida com a do Game Cube para TV Plasma... mas mesmo assim éra Horrível Velo nestas Tvs Gigante, ixels Todos Explodidos, o GC já Ficava Bonitão (GC, esse sim um console MUITo superior ao PS2, Tenho um até hoje!, Metroid Prime e Resident Evil Remake originais Ainda.) ^^! Tudo de Bom um Abraço, se tu quiser vir pra São Paulo para ir em EGS, BGS ou qualquer coisa aiba que eu ofereço minha casa como estadia Gratuita! Como Vc é um fã da Nintendo faço questão, se um dia tu quiser viajar pra cá, pode pousar aqui em casa!, para poder participar de eventos de games e animes que aqui acontece em 4 cidades diferentes, Santo André, São Bernardo, São paulo, e São Caetano! Fica o Convite mano!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    03/05/2013 às 10:22:21   localizacao Vespasiano - MG
    @Romário Alves Gondim

    Ah cara, GC é muito mais fodão mesmo, tem um amigo que toda vez que vai lá em casa e me vê jogando Metroid, fala que aquilo é gráfico de XBox 360, rzs.

    Ow, valeu pelo convite! Mas apesar de eu morar em MG a muitos anos eu sou paulista, então eu tenho muitos parentes espalhados por aê, e sempre rola "aquela" disputa pra eu ficar na casa do povo, he he he. E pode deixar, se eu for aparecer em algum evento (to pensando em ir na BGS), eu aviso aqui no site e nas redes sociais e encontro com a galera :D

    Responda!
  • avatar de Romário Alves GondimR
    Romário Alves GondimR
    03/05/2013 às 17:04:51   localizacao São Paulo -SP, São Mateus
    Ai sim Eim Mano!!, Blz!!! então, Te vejo na BGS qualquer dia desses!! ^^!

    Responda!
  • avatar de Alexandre Rozycki
    Alexandre Rozycki
    10/12/2013 às 11:34:30
    Muito boa a forma de comparação dos dois consoles. Sou da época do Ataria, Master System, Nintendo 8bits e por aí vai. Tive um Dreamcast e gostava muito dos seus jogos. Acredito que comparação deve ser feita de forma técnica pois gosto é de cada um.
    Tanto PS2 como o DC proporcionaram qualidade e diversão.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    10/12/2013 às 18:28:25   localizacao Vespasiano - MG
    @Alexandre Rozycki

    Iaê cara, beleza? Bem vindo ao site, sinta-se em casa :D

    Esse lance de gosto é isso mesmo, eu na verdade gosto dos dois. Esse ano eu comprei o meu PS2 e me divirto muito com ele também. Jogos bons em todos os consoles.

    Abraço!

    Responda!
  • avatar de Eduardo
    Eduardo
    11/11/2014 às 21:31:06   localizacao São Paulo
    Cara depois dessa explicação me deu vontade de comprar um Dreamcast, eu nunca imaginei que o Dream fosse tão bom em aspectos de som e de memoria.Apesar de ter um play 2 e play 3 sempre fui apaixonado por um Dreamcast.O meu colega há um tempo atras trouxe o Dreamcast dele aqui em casa, eu fiquei maravilhado em ver ele jogando Sonic Adventure,o Resident Code Verônica, skies of arcadia,

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    12/11/2014 às 12:17:55   localizacao Vespasiano - MG
    @Eduardo

    Iaê cara, beleza? Bem vindo ao site.

    Dreamcast realmente é um console muito bom, uma pena ser tão difícil de mantê-lo atualmente. Mas vai devagar, esse escrito meu é velho e eu devo ter falado muita besteira, rzs.

    Mas se um dia pegar um, recomendo muito Jet Set Radio, Space Channel 5 e REZ :D

    Abraço!

    Responda!
  • avatar de Eduardo
    Eduardo
    21/11/2014 às 21:50:05   localizacao São Paulo
    Recentemente eu adquiri um xbox Classic ( o caixote preto),e para minha surpresa descobri que ele é como posso dizer um "sucessor espiritual" do Dream com muitos jogos da sega como Otogi 1 e 2, Panzer Dragoon Orta, toejam and earl 3, jet set radio future, Sega GT2002, Outrun 2, Crazy táxi 3, shenmue 2. To felizão.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    24/11/2014 às 23:04:12   localizacao Vespasiano - MG
    @Eduardo

    Sim, muita coisa do DC foi para as mãos da Microsoft, que na época era parceira da SEGA, tanto que o Dreamcast rodava uma versão do Windows. Mas algumas outras coisas, como Skies Of Arcadia por exemplo, foram para as mãos da Nintendo, foi meio que um leilão de franquias, he he he.

    Responda!
  • avatar de Filipe Varela
    Filipe Varela
    10/12/2014 às 19:11:58   localizacao S. Domingos
    Eu tive as duas e qualquer uma delas me deram muitas horas de grande diversão :)

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    10/12/2014 às 23:49:15   localizacao Vespasiano - MG
    @Filipe Varela

    Iaê cara, beleza?

    Pois é, o meu Dreamcast está enconstado por conta do problema no canhão, mas hoje também tenho um PS2 e gosto muito de vários jogos dele, inclusive o God Of War, he he he.

    Valeu cara, abraço!

    Responda!
  • avatar de Lucas
    Lucas
    15/08/2015 às 23:06:23   localizacao Lauro De Freitas
    Eu tive 2 consoles Game Cube e eu gostei muito do controle, alguns jogos, do controle, depois eu tive 3 PS2,e é muito melhor, muitos jogos de todos os tipos e gráficos ótimos, até nos primeiros jogos que eram Need for Speed Hot Pursuit 2, Ace Combat 4, Tekken Tag, Ratchet and Clank, Metal Gear 2, Socom, Final Fantasy 10 e outros, então eu gosto mais do PS2 do que dos outros, simplesmente o melhor vídeo game da sexta geração.

    Responda!
  • avatar de Charles
    Charles
    09/02/2016 às 12:28:11
    Eu acho que é o segunte, esse pessoal fã da Sega e da Nintendo tem um certo ódio da Sony e dos seus fãs só por que foram derrotados pelos ps1 e o ps2.
    Isso explica o fato de querer rotular os fãs da sony de "sonysta burro"?.
    De que fã da sony vcs estão falando?
    A maioria são caras que nunca jogaram tais consoles, e nem sequer conhece sobre hardware mas falam que os consoles da sony são melhores do que as concorrente, apenas por falar ou falta de conhecimento etc. Mas o fanatismo partem e de vcs mesmos, fãs da Sega e da Nintendo.
    Eu ja vi ate blogs de cara querendo provar que o dreamcast e superior ao ps2.
    E que história e essa de chamar uma pessoa fã dos consoles da sony de "sonysta burro"??
    Nunca vi um fã da sony chamando um fã da sega de "seguistas". chamar fãs do Nintendo de nintendista ate que eu ja vi, mas isso e por causa de seus fanatismos em querer hatear contra o PS1, só por que derrotou o Nes64. E mesmo assim são minorias, diferente dos fãs da sega e Nintendo que vivem querendo provar que seus consoles merecem créditos... Certo dia eu vi um blogue em que um cara quer provar que o Dreamcast e superios ao ps que veio depois, ai ja é demais..

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      09/02/2016 às 17:19:29   localizacao Vespasiano - MG
      Charles, a primeira coisa que eu tenho a lhe dizer é: foi mal. Esse é um texto de oito anos atrás, de uma época que eu pensava diferente e escrevia muito pior, então muitas bobagens realmente foram ditas. Aliás, preciso colocar uma aviso nesses textos, sério.

      Ironicamente, hoje o meu Dreamcast não funciona mais e tenho um PS2 que jogo regularmente, rzs.

      Sobre as coisas que você falou, fãs da Sony não implicam com o pessoal que curte a SEGA, porque não existe mais SEGA como desenvolvedora de software. Mas assim como outrora a briga foi entre nintendistas x seguistas, hoje nós temos as brigas de casuais x hardcores, sonystas x caixistas, consolistas x pczistas, e por aí vai... infelizmente, mudam os nomes, mas a história se repete.

      Valeu pela visita, espero que goste de nossas publicações mais recentes, abraço!

    Responda!
  • avatar de jefferson max
    jefferson max
    19/07/2016 às 15:55:05
    Eu tive dreamcast por muito tempo, era viciado pelo console , comprei diversos jogos e digo que pela experiencia que tive, acho o dream muito superior em muitos jogos que o play 2 (inclusive tenho play 2 até hj) em jogabilidade , controle é uma delicia de jogar, memoria card (VMU) do dream parece game boy que roda até alguns joguinhos nele, foi primeiro game aqui no brasil com acesso internet, aceita até 4 controles direto sem adptador. Só criticam quem não conhece mesmo ou nunca teve um para sentir o poder...abraço a todos!!!!

    Responda!
  • avatar de gisele
    gisele
    18/04/2017 às 00:31:36   localizacao sp
    Boa noite!sou mãe de um garotinho de 5 anos que está enlouquecido para entrar no mundo dos vídeo game kkkk,eu estou tentando entender porque tanta diferença de um para outro kkkk alguém sabe indicar um game barato e legal para um garoto de 5 anos.

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      18/04/2017 às 13:58:16   localizacao Vespasiano - MG
      Olá Gisele!

      Nossa, complicada essa, rzs. Eu não sei para qual plataforma você está procurando jogo, mas vou assumir que é para computador ou celular, certo? Nesses dois casos, acho que vale a pena arriscar algumas coisas gratuitas mesmo, para entender do que ele gosta, só ficar de olho na classificação etária do jogo.

      Abraço.

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé