logo Vão Jogar!
Ajude o @tchulanguero a pagar as contas do Vão Jogar!, clique aqui e doe qualquer quantia para o site através do PicPay. Não é assinatura, é só uma moral! ;D
logo Vão Jogar! EspecialDreamcast VS PlayStation 2

Dreamcast VS Playstation 2: Considerações Póstumas

Ressuscitando a série mais polêmica do site.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes   datahora 09/07/2011 às 17:06:46   tagarelices 58

Ressuscitando a série mais polêmica do site.


Ajude o @tchulanguero a pagar as contas do Vão Jogar!, clique aqui e doe qualquer quantia para o site através do PicPay. Não é assinatura, é só uma moral! ;D
Na época em que isso aqui ainda se chamava "Todos Merecem Sonhar", eu escrevi um monte de merda com o nome "Dreamcast VS PlayStation 2". Naquela época a galera tagarelou bastante, virando o maior (e único) sucesso do site. Depois dei uma faxina em tudo e passei a monitorar (espio mesmo) melhor o que vocês liam, e adivinhem quais os escritos mais lidos? Exatamente, por incrível que pareça até o Google manda vocês virem pro Vão Jogar!

Diante desse interesse todo e dando uma relida no que eu mesmo escrevi, em um momento de esquizofrenia eu comecei a discordar de alguns pontos, então revolvi escrever este pequeno patch para vocês juntarem com os escritos anteriores. Vai ser uma resposta para mim mesmo e para todos aqueles que tagarelaram, então vamos lá.

Dreamcast VS PlayStation 2 (Primeira Parte)

- A primeira besteira que falei foi sobre o Nintendinho e o Master System, na verdade eu não me expressei muito bem, quando eu falei da superioridade do NES na verdade eu quis dizer mesmo que ele foi mais bem sucedido, e ignorem a minha provocação, aquilo foi só pra causar mesmo.

- Ainda continuo achando o Sega CD e o 32X duas grandes merdas, mesmo que tenham recebido um ou outro jogo bom, mas tem uma coisa que eu fiquei pensando nos últimos dias, que mesmo sendo jogadas erradas da Sega o mercado dava mais atenção pra invenções e inovações. Hoje só temos a Nintendo fazendo isso, mas mesmo assim sempre muito criticada.

- O lançamento do Dreamcast e a estratégia da Sega de querer entupir o mercado antes da chegada do PlayStation 2 foi algo desesperado e suicida. Hoje se sabe que muita gente lá dentro queria ter parado no Mega Drive mesmo e que não havia chance de superar a rival. Algo que eu reconsiderei totalmente também é a importância dada ao console, que eu continuo achando excelente, mas que não chamo mais de inovador e tão pouco revolucionário. É verdade que foi o primeiro console a implementar com sucesso os jogos online nos consoles, mas eu vejo isso hoje mais como uma evolução natural do que uma inovação. Mesmo o VMU que pra mim foi a coisa mais bacana e realmente criativa do console não emplacou e só agora estamos vendo algo nessa linha surgindo no mercado com o Wii U.

- Pensando bem, a culpa do Dreamcast ter ido pro saco é da Sega sim, afinal, tirando os seguistas, quem mais estava afim de apostar em um console vindo de uma empresa que só vinha fazendo cagada? O PlayStation 2 era um investimento bem mais seguro.

Dreamcast VS PlayStation 2 (Segunda Parte)

- Hoje eu não diria que Shenmue seria impossível no PS2, vide que também falaram de Resident Evil 4 algo parecido e no final das contas tá lá do mesmo jeito, claro que inferior a versão do Cubo, mas ainda sim é o mesmo jogo.

Dreamcast VS PlayStation 2 (Terceira Parte)

- Na época eu só tava com o Dreamcast então estava mais habituado ao controle dele, mas hoje com o Cubo eu vejo que o controle dele é meio pesadinho sim, ainda mais com o VMU + Jump Pack.

- O lance da Nintendo ter projetado o controle do PlayStation é algo que eu sempre escutei, mas que no final das contas acho que na verdade é uma interpretação errada, o que provavelmente aconteceu foi que a Sony deve ter aproveitado alguma coisa do projeto original com a Nintendo, fora que isto só vale pro controle original do PSX, aquele sem analógicos. Se alguém souber mais detalhes sobre essa história fala aí nos comentários.

Dreamcast VS PlayStation 2 (Quarta Parte)

- O PS2 ficou na ativa por muito mais tempo que o planejado então a biblioteca dele ficou imensamente maior que a do DC, e fora o fato que poucos jogos se mantiveram exclusivos no console da Sega, então não acaba sendo uma vantagem muito grande hoje um Dreamcast, vale mais pelo console mesmo ou então se você gosta muito dos poucos exclusivos (eu gosto).

- Na época eu falei só de Metal Gear no PS2, mas eu incluiria ICO, Shadow of The Colossus e God of War na lista.

Dreamcast VS PlayStation 2 (Última Parte)

- Na verdade o VMU não foi lá tão bem aproveitado assim, na prática poucos jogos souberam explorar bem a segunda tela no controle, o que tirou um bocado do brilho da invenção.

Três anos depois...

Eu confesso que quando escrevi a série Dreamcast VS PlayStation 2 eu estava bem empolgado com o DC e dá pra perceber bastante isso nos escritos, hoje eu vejo que foi um bom console, mas bem longe de ser revolucionário, assim como o próprio PlayStation 2 foi, a questão do sucesso foi mais da situação de cada empresa, então não importava o que a Sega tivesse feito, o final seria muito parecido com o que aconteceu. No final das contas a minha conclusão ainda continua a mesma, os dois consoles são excelentes, e o melhor vai ir da opinião e gosto de cada um, principalmente pelos jogos. O importante é que cada um pegue o seu vídeo-game, coloque aquele jogo favorito e vão jogar!

* Revisado em 05/12/2016 às 19:20:57

outras tags: Dreamcast e PlayStation 2

Compartilhe

Pin it


Leia também



58 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações


  • avatar de Leonardo Soler
    Leonardo Soler
    09/07/2011 às 17:48:28   localizacao Rio de Janeiro
    Procurando redenção??? rsrs’ é cara... o dreamcast é para fã mesmo... =\

    Responda!
  • avatar de Fabio
    Fabio
    18/08/2011 às 19:05:47   localizacao Curitba
    Claro que hoje em dia, nao é mais lucro em ter um DC, pq varios jogos que teve pra ele, saiu apos muito tempo para o PS2.
    Mas para akeles que gostam de uma qualidade grafica melhor desses jogos, fiquem no DC, nao é opiniao de ista e nem nada, pq nao sou.
    Mas ja tstei N jogos que saiu pro DC e que depois saiu pro PS2, e vi que é brochante.

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      18/08/2011 às 22:33:28   localizacao Vespasiano - MG
      Eu nem diria pela qualidade gráfica, mas é por alguns exclusivos mesmo. Eu mesmo tenho mais vontade de consertar o meu pra jogar Jet Set Radio do que comprar um PS2 que está muito barato agora. Só que isso é pra mim, para a maioria das pessoas não vale tanto a pena pelo tamanho da biblioteca e a diferença gráfica na maioria das vezes não é algo tão absurdo, sempre o que eu vi sendo pior mesmo são os serrilhados do PS2. Vale lembrar também que muitas vezes os gráficos são melhores no DC porque as conversões para o console da Sony foram feitas bem nas coxas.

    Responda!
  • avatar de Daniel Santos
    Daniel Santos
    28/09/2011 às 16:03:46   localizacao Pelotas
    Parabéns pelo artigo Tchulanguero, muito boa sua matéria sobre DC vs PS2, realmente, em varios trechos deu para perceber que vc puxou um pouco para o console da sega, talvez por preferir mais a ele ou sei lah...
    Sempre gostei da Sega, ja tive mega-drive e joguei mto jogos legais nele... Ja tive psx e passei altas horas jogando tb, ja tive um n64 que passei madrugadas inteiras jogando Ocarina of time que terminei uma 22 vezes, hoje me arrependo de ter me desfeito de todos os meus consoles... mas a vida é assim mesmo.. hoje eu possuo um ps2 que alias comprei na semana pssada.
    Comprei um ps2 pela biblioteca de jogos que ele possue, realmente muito vasta, pq naum procuro graficos, mas sim jogos... ainda acho futil ficar comparando o DC com o ps2 pq ambos são muito bons, ambos fizeram sucessos mas ambos ja passaram e viraram apenas passado.
    O ps2 é um ótimo video game, assim como o DC foi.

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      28/09/2011 às 21:38:28   localizacao Vespasiano - MG
      De fato eu prefiro o Dreamcast, por causa dos jogos. Na biblioteca do PS2 ou são jogos que eu encontro para o GameCube que eu já tenho ou simplesmente não são de meu interesse, mas ainda quero ter um por conta de alguns jogos, mesmo que poucos. O PSX eu já joguei muito mais, mas sempre na casa de amigos e apesar de tecnicamente ser um console ruim tem jogos muito bons e divertidos.

    Responda!
  • avatar de luis otavio
    luis otavio
    05/11/2011 às 00:41:48   localizacao poços de caldas mg
    ai cara so eu de novo vou comprar um dc e tenhum direito a es coler 20 jogos queria que voce me indicasse alguns ja conheço crazy taxi sonic 1 e 2 shenmue 1e2 e um de pixação.

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      05/11/2011 às 19:09:19   localizacao Vespasiano - MG
      Esse ae de pixação deve ser o Jet Set Radio, se for pode pegar de olhos fechados, melhor jogo do DC. Tem vários outros jogos bons, vou indicar alguns: Power Stone 1 & 2, Street Fighter III: 3rd Strike, Marvel Vs. Capcom 2, Skies Of Arcadia, Space Chanell 5: Part II, Grandia II, Star Wars - Episode I: Racer, Rez, Ikaruga, Resident Evil: Code Veronica, Soul Calibur, Rayman 2, Ecco: The Dolphin, Dead Or Alive 2, Tony Hawks Pro Skater 1 & 2, Metropolis Street Racer, The Sword Of Bersek, Samba de Amigo e... bom, são esses que eu lembro agora, he he he.

    Responda!
  • avatar de Adriano Magno
    Adriano Magno
    09/11/2011 às 19:07:47   localizacao Santos - SP
    Pois é. Comparações entre consoles sempre existiram e sempre vão existir. E nunca chegam a algum lugar, até porque, videogame, pra quem gosta realmente, é muito mais do que um aparelho de passa-tempo, é quase um objeto de estimação. Eu por exemplo jogo há quase 30 anos e acompanhei várias gerações de consoles. E podem falar o que for, mas os videogames da SEGA possuem uma mágica diferente. Concordo que eles são "inferiores tecnicamente" aos seus concorrentes em suas respectivas épocas. Mas isso não faz um console ser bom ou ruim. Meu Saturn por exemplo, é o meu console preferido, tenho quase 70 jogos (todos originais americanos) e não vendo por nada, embora eu hoje jogue praticamente só meu PS3 e PS2. Inclusive tenho o PS1 que não preciso nem dizer que é um grande console. Joguei muito. Mas eu jogo meu Saturn com o mesmo gosto, senão com um pouco mais. Independente de qual marca, são todos consoles que marcaram época e fizeram história. O Dreamcast é outro que também não troco por nada. Inclusive tenho 2. Tem jogos memoráveis e de qualidade, fazendo dele um console pra quem é fã e entende de videogame e não só pra quem é fã apenas da SEGA. Conheço muitas pessoas que jogam Dreamcast até hoje. Isso reforça o meu pensamento que "console morto" é aquele que você aperta o "power" e ele não liga. Mas até isso um bom técnico pode resolver. O importante é jogar e curtir. Não importa console, marca e nem época. Apenas divirtam-se. Abraço.

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      09/11/2011 às 21:47:49   localizacao Vespasiano - MG
      Comparações e até pequenas provocações podem ser algo saldável se levadas na base da brincadeira, o foda é quando começa a rolar o xiismo. Jogadores medem consoles e empresas desde sempre, mas de uns anos pra cá até parece que a galera tem ações na bolsa pra defender com tanto fervor. Concordo plenamente com o que você disse, e no caso da Sega pré-Sammy o problema sempre esteve bem longe do setor criativo, todo mundo sabe que as cagadas vinham do administrativo. Tenho um Dreamcast que infelizmente tá cego mas que ainda vou consertar, e tem jogos nele que eu pirei jogando e não vi mais nada parecido depois.

      Valeu brow, até mais.
    • avatar de Adriano Magno
      Adriano Magno
      10/11/2011 às 00:27:30   localizacao Santos - SP
      Pois é cara. De fato na década de 90 existia uma rivalidade mais saudável entre os jogadores de sistemas diferentes. A gente tirava onda do console do outro mas no final das contas todo mundo jogava nos videogames uns dos outros. Não importava se era Saturn, PS1, N64 ou até mesmo um 3DO que um amigo meu tinha. A gente se juntava pra jogar e curtia. Hoje tem gente que até se nega a encostar no controle de um PS3 porque só joga XBOX. E eu to falando sério, tem um conhecido meu que faz isso. Azar o dele, fazer o que né? Agora com relação ao seu Dreamcast é uma pena. Tinha uma loja numa cidade vizinha aqui de Santos que era uma antiga autorizada da Tec Toy. E os caras tinham muitas, mas muitas peças de reposição de Saturn e Dreamcast. Mas eles se desfizeram de tudo há uns 2 anos porque não estavam mais tendo serviço pra esses consoles. Se eles estivessem na ativa eu te passava o contato porque eles era especializados em restauração desses consoles e não cobravam muito caro. Dreamcast vale muito a pena ter.

      Grande abraço.
    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      10/11/2011 às 10:34:57   localizacao Vespasiano - MG
      Cara eu só preciso arrumar um novo canhão de leitura mesmo, a troca eu mesmo faço, cheguei a comprar um no Mercado Livre mas não rolou.

    Responda!
  • avatar de Reginaldo
    Reginaldo
    08/12/2011 às 17:06:28
    Infelizmente eu não tive o prazer jogar no Dreamcast,Eu comecei a jogar no mega-drive,passei para o super nintendo,migrei para o ps1 e ps2,e agora somente jogo em meu pc!Mas ainda quero comprar xbox 360 ou um ps3!

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      10/12/2011 às 12:50:50   localizacao Vespasiano - MG
      Ah cara, arrume um usado que vale a pena, tem experiências no Dreamcast que são praticamente únicas.

    Responda!
  • avatar de ps2
    ps2
    10/12/2011 às 18:28:50   localizacao hell
    youtube.com/watch?v=7WRx-QI2Bnw&feature=related

    Responda!
  • avatar de CHRIS
    CHRIS
    07/08/2012 às 08:00:45   localizacao RIO DE JANEIRO
    pow . kra de boa . eu tenho os 2 consoles . a sony venceu com ps2 . por imundar as prateleiras com imensas variedades de jogos . kit de desenvolvimento que ate um macaco . cria rapido!!! mais isso trouxe mto lixo ao mercado.
    obvio que a sega errou. e muito antes da chegada do dreamcast ela perdeu prestigio abandonando o sega cd o 32x e o sega saturn . eu lembro ate hj . as pessoas diziam , eu nao compro o dreamcast ainda pq vo esperar o ps2 . " a sega vai acabar desistindo do dreamcast!! " dito e feito ...a sega venceu de verdade com mega drive ela acerto em cheio. ganhou dinheiro . msm com concorrencia acirrada da nintendo . o resto foi fail!!
    podem falar muito do hardware do ps2 ser isso aquilo . melhor placa de video .
    mais o que fica na minha lembrança sao imensos serrilhados . e eu gostava msm do antialiasing do dc . tudo liso !!
    e ports perfeitos do arcade !!
    resumindo dc é para fans de arcade !!!
    jogos do dc sao maravilhosos é dificil achar jogos ruims ... diferente do ps2
    essa é minha humilde opiniao .

    Responda!
  • avatar de CHRIS
    CHRIS
    07/08/2012 às 08:21:02   localizacao RIO DE JANEIRO
    "Ah cara, arrume um usado que vale a pena, tem experiências no Dreamcast que são praticamente únicas. "

    esperiencia do dreamcast é unica se vc tiver uma tv de tubo em casa .
    se tu tiver . compre usado 250 pratas . poe shemmue para rodar e pasme !!
    tem algo muito bom em ver um dreamcast ligando . nao sei dizer mais é especial.
    tirando o chiado cheekk chekeek . quando ele começa a ler meus jogos rs.
    realmente a esperiencia é unica .
    incrivel como mvc2 no ps2 consegue me dar nauseas.
    e quando ponho a versao dc . só me vem a palavra !! ohhh supremo !!
    mais como??? rs
    msm aconteçe com crazy taxi do ps2 e mais uma penca de jogos ...

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    07/08/2012 às 12:33:34   localizacao Vespasiano - MG
    @CHRIS

    É bem por ae mesmo, mas só um porém na sua colocação: a SEGA não faturou a geração 16-bits e embora eu não saiba dizer com certeza como ela saiu financeiramente, o fato é que naquela época já tinha gente lá de dentro que achava melhor sair do ramo de hardware.

    Sobre a TV de tubo ela não é obrigatória, mas numa nova é recomendado uma VGA Box ou similar, he he he. E de fato, as conversões para o console da SEGA foram no geral mais bem feitas, creio que por isso tem gente que crê mais no hardware do Dreamcast. No entanto vale lembrar que o console da Sony também recebeu muitos jogos extremamente bem feitos que eu duvido que o Dreamcast suportasse na mesma qualidade.

    Responda!
  • avatar de Nathy
    Nathy
    08/10/2012 às 17:09:30
    Eu achei um bom post, explicou bem,o único lugar que não puxou sardinha pra ninguém.
    É terrível ver fã de uma empresa criticando outra.Com a falência da Sega, hoje sonystas xigam Nintendistas. Pra que isso?
    Porque hoje em dia a nova briga é entre o PsVita e N3DS. Nem sei pra que tanta briga, cada um compra o que gosta oxente!

    E tem gente que arruma briga sem nem saber se realmente tem diferença de um para o outro. Só comparam graficos ’-’

    Eu gosto de inovação, não me importa de que empresa venha, apenas quero que venha ^^
    Alguma inovação em jogos! Qualquer coisa diferencial! e não a mesmice de sempre .-.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    08/10/2012 às 20:45:48   localizacao Vespasiano - MG
    @Nathy

    Iae Nathy, baum? Seja bem-vinda ao site :D

    Sabe o que é pior? O pessoal critica somente por criticar, muitas vezes sem nenhum conhecimento do assunto, saem apenas repetindo o que algum outro disse.

    Mas no final é isso que você disse mesmo, cada um compra o que quer. E sobre as inovações elas estão sempre ae, é que alguns bons jogos acabam passando batido por não fazer parte do "círculo de estrelas".

    Abraço!

    Responda!
  • avatar de vits
    vits
    25/03/2013 às 03:02:40
    na minha opinião o que faliu a essa sega mesmo foi o segacd e o 32x o pessimo marketing no mercado americano a sega n~çao podia bancar adds on e vende-las como consoles e que trouxe bastante prejuizo fora o fato que em cima disso ela lançou o saturn que ia ser um 16 bits acabou tendo que lançar com um 32 bits e pra piorar ela não teve um bom marketig nos u.s.a o que resultou e não consegiu repetir o sucesso na europa o que fez com que a sega tivesse uma tremenda divida na minha opinião a sega nessa epoca vendo que o mercado europeu e americano não tava dando o lucro que no japão e outros paises como o brasil que vendiam rasoavelmente bem ela devia para a produção nesses países e se concentrar numa boa estrategia de marketing para a proxima geração ai ela não acumulava divida o dreamcast não fez um marketing ruim porem a sega ja estava falida era um videogame facil de se produzir jogos ao contrario do gamecube ,do seu antesessor uma coisa eu axo que é fato quem saiu ganhando com essa historia foi a microsoft que ja tava de olho em ficar no lugar da sega a muito tempo fora o fato de que fabricou poucos jogos prea ela e o suporte de windows ce, foi inutil o suporte que tambem gerou bastante divida na produção do console justamente pra facilitar a produção de jogos e não houve quase jogos que usaram o suporte teve alguns mais muito poucos,o dreamcast receberia titulos pesos,pra min o problema foi esse,e se a sega tivesse condições de espera mais 5 anos ela seria a segunda plataforma da geração o Dreamcast foi um apelo sim mais a cula foi o passado dele

    Responda!
  • avatar de vits
    vits
    25/03/2013 às 03:24:12
    A e vale falar que a morte do Okawa em 2001 influenciou muito na saída da sega do mercado mundial em 2002 ,so continuou a produção ate 2006 no japão onde ainda se anunciavam jogos e 2008 no Brasil em 2010 ainda teve lançamentos de pequenas empresas pro dreamcast a popularidade dele no japão foi bem grande ate hoje lançam versões portateis do Dreamcast

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    25/03/2013 às 12:38:44   localizacao Vespasiano - MG
    @vits

    Iae brow, bem vindo ao site!

    Eu sempre digo que Sega CD e 32X são duas idéias idiotas, e me desculpem quem gosta deles. E de fato, foram com eles que toda a merda começou.

    Sobre o Saturn só uma correção, ele não seria um console 16-bits, o que mudou no planejamento dele é que ele seria um console puramente 2D e depois convertido nas coxas para 3D.

    Sobre marketing não vejo por aê não, muito pelo contrário, acho que a Sega fazia um marketing suficiente, o problema era a administração da empresa que gerava todas essas decisões erradas, que juntas deu no que deu.

    Abraço!

    Responda!
  • avatar de Vits
    Vits
    28/03/2013 às 02:48:33
    concordo mais ela sumiu na era 32/64 bits nunca vi um sega saturn na minha vida rsrsrs eu acho que no inicio da geração 128 ela fez um marketing legal como fez na 8 e 16 bits com o mega driver e o master system mesmo nos ultimos anos de vida ela batalhou pau a pau com a sony na minha opinião essa geração se resumiu em ps2(o video-game da hora)e Dreamcast o sonho que não vingou o videogame mais poderoso por causa de ser o primeiro a ter acesso internet em termos de jogos e titulos foi o video-game mais polemico da geração eu tive um gamecube e pra ser sincero amo os video games da nintendo mais ele foi minha maior decepção em relação a nintendo tirando twilight princes,final fantasy cristal chronicle,Re 4 que era multiplataforma entre outros titulos da nintendo e multiplataformas enfim a biblioteca do dreamcast dava uma surra nele fora que é um console caro mais ainda é aproveitavel agora Xbox tirando a internet dele não vi um nada a acrescentar ele vivia e ainda vive do apoio das terceiras tirando halo acho que n lançou nenhum titulo excluso só alguns remakes assim como o 360.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    28/03/2013 às 23:45:19   localizacao Vespasiano - MG
    @Vits

    Não sei de onde tu tirou o "mais poderoso" e "polêmico", mas tá valendo, valeu pela tagarelice :D

    Responda!
  • avatar de Vits
    Vits
    29/03/2013 às 19:48:22
    rsrsrsrs foi jeito de se falar mais ppoderos é cctza o xbox mais foi o videogame mais polemico da geração pelo fato de trazer a net pros videogames mane eu lembro que tipo quando a sega parou de produzir games muitas e muitas pessoas n acreditam porque era uma empresa forte enfim polemico ele foi pakas manow e ate hoje fico pensando se a sega quis fazer isso ou foi obrigada a faser isto naquela epoca por situações financeiras srsrsrsrsrs eu lembro que em 2000 era uma febre e claro tudo acabou com o lançamento do ps2

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    29/03/2013 às 23:22:12   localizacao Vespasiano - MG
    @Vits

    Ah tah, agora entendi, rzs.

    E foi problemas financeiros mesmo, a SEGA já tava com problemas desde o final da 4ª geração, aê as dívidas só foram acumulando. O próprio Dreamcast foi uma cartada suicida, a chance de sucesso era muito pequena devido a pouca grana que tinham para investir, e projetos como Shenmue (excelente jogo, mas custou caro e vendeu pouco) só serviram para afundar ainda mais a empresa. Aliás, aquela SEGA nem existe mais, já tem tempos que ela foi comprada pela Sammy, que manteve o nome.

    Responda!
  • avatar de Vits
    Vits
    30/03/2013 às 16:22:57
    De qualquer jeito acho a biblioteca dele é uma das melhore é um videogame muito balanceado ele não atende só ao publico hardcore como tambem os fãs de arcade fãs da sega e sem contar que tem muito rpg bom só faltava um gta descente pra ficar legal embora eu me contente com gta 2 eles podiam lançar gta 3 no japão, e podiam trazer um jogo que fez parte da minha infancia Sonic The Fighting.mas esse papo da sammy ter comprado eu ia morrer e não ia saber rsrsrs soube que a nintendo falou em uma entrevista que comprar a sega seria um sonho de consumo pra eles ou coisa do tipo e o boato de que a microsoft quase comprou a sega porem o bilgates achou que ela n tinha competencia pra alcançar a sony mas acho que ela nunca teve essa ideia ate pq o pc era e acho que ainda é a maior plataforma para jogos pq não fazer um videogame com funções de computador então dessa ideia surgiu o xbox n teve mt exito porem destaque por ser a mais potente da geração e popularizou no xbox 360 embora acho que falte mts exclusividades ele tem suas vantagens por exemplo você pode emular varios videos games nele fico imaginando como é jogar um dolphin(emulador de gamecube e wii no 360 rsrsrsrs é estranho tu jogar o videogame de sua concorrente em outro mais tem suas vantagens.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    31/03/2013 às 23:46:44   localizacao Vespasiano - MG
    @Vits

    Se a Nintendo comprasse a SEGA eu ia ter um treco, hwa hwa hwa.

    Responda!
  • avatar de Romário Alves GondimR
    Romário Alves GondimR
    03/05/2013 às 18:06:17   localizacao São Paulo -SP, São Mateus
    cara pelo que eu sei esse game do PS Roda a 60 FPS e tem texturas montras!

    Responda!
  • avatar de Romário Alves GondimR
    Romário Alves GondimR
    03/05/2013 às 18:07:46   localizacao São Paulo -SP, São Mateus

    Responda!
  • avatar de Romário Alves GondimR
    Romário Alves GondimR
    03/05/2013 às 18:08:18   localizacao São Paulo -SP, São Mateus
    Desculpe o primeiro video não foi

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    05/05/2013 às 20:46:13   localizacao Vespasiano - MG
    @Romário Alves GondimR

    Opa, sem problema, apaguei o vídeo que não estava funcionando :)

    Não conhecia esse jogo, parece ser bonitão mesmo, pra falar a verdade não conheço muito profundamente a biblioteca do PS2, só agora que comprei um também, he he he.

    Abraço!

    Responda!
  • avatar de marciosass
    marciosass
    06/05/2013 às 01:05:30
    o mundo gamer boicotou a sega ...infelizmente...e já que a sega foi vendida...acho impossível lançarem um console novo...nem de bolso...snifff....

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    06/05/2013 às 01:11:17   localizacao Vespasiano - MG
    @marciosass

    Iae brow, bem vindo ao site.

    Acho que boicote é meio exagerado, mas tava foda confiar na empresa depois de tanta mancada. E do jeito que a empresa anda atualmente, agradeça ela realmente não lançar um console.

    Responda!
  • avatar de marciosass
    marciosass
    06/05/2013 às 01:26:46   localizacao são josé dos pinhais /paraná
    Verdade...mas se a sega tivesse yens o bastante...seria interessante uma briga ps4 x box 720 e new dreamcast hehe não estou surtando apenas imaginando...obs. não sou fanatico pela sega meus consoles preferidos são meu ps2 e 3

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    06/05/2013 às 12:02:09   localizacao Vespasiano - MG
    @marciosass

    Cara, se ainda fosse aquela SEGA que brigou com a Nintendo palmo a palmo pelo mercado nos 16-bits, seria realmente muito foda, seria uma dose maior de criatividade e inventividade no mercado :D

    Responda!
  • avatar de lucas da silva santos
    lucas da silva santos
    18/06/2013 às 09:56:23   localizacao maceio
    caro comprei o meu dc mais não sei como grava os jogos vc teriam como me passar um tutorial de como grava

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    18/06/2013 às 12:21:57   localizacao Vespasiano - MG
    @lucas da silva santos

    Iaê cara, beleza?

    Essa eu vou ficar te devendo, aqui no Vão Jogar! nós não lidamos com esse tipo de coisa.

    Outra é que sinceramente eu não recomendo: o Dreamcast é muito chato com mídias, e muitas vezes isso força o leitor até que o bicho pare de funcionar, fora que por conta da diferença de espaço entre o GD (mídia original) e o CD, os jogos são adaptados e costumam conter diversos bugs, que acredite, são chatos pra kct.

    Valeu pela visita, abraço! :D

    Responda!
  • avatar de marciosass
    marciosass
    09/09/2013 às 12:04:32   localizacao são josé dos pinhais /paraná
    verdade...mas se vc quer jogos alternativos...voce terá que garimpar muito ..por que não se encontra jogos do dreamcast alternativos a não ser que vc compre de alguém que ainda tenha um dremcast e queira se desfazer ...

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    09/09/2013 às 12:47:14   localizacao Vespasiano - MG
    @marciosass

    Não entendi... pra mim, jogo alternativo é só uma forma simpática de se referir a jogos piratas, rzs.

    Responda!
  • avatar de Gil
    Gil
    16/02/2014 às 00:35:35
    Galera eu ainda tenho quase uns 80 jogos de DC todos prensados,porque eu encapei todos a uns 12anos atrás,e permanecem perfeitos.
    Se quiserem dou a dica para manter seus jogos em CD ou DVD por muito tempo.

    Responda!
  • avatar de Suzano de Castro
    Suzano de Castro
    30/04/2014 às 03:39:24
    KKKKKKKKKKKKK essa foi boa, vou resumir
    3 anos atrás, ele tinha acabado de ganhar um Dream Cast aí ficou todo empolgado e super estimou o DC... tanto criticou os sonystas fanáticos, mas agiu como um seguista fanático
    -
    3 anos, agora mais maduro e decepcionado com o console, pq jogou, jogou e viu que é uma bosta...ele observa a merda que fez 3 anos atrás e fez esse post pra se retratar kkkk
    -
    O console da sega tem um nome bonito D-R-E-A-M C-A-S-T... e só, nada mais que isso... é um lixo

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    01/05/2014 às 20:22:27   localizacao Vespasiano - MG
    @Suzano de Castro

    Ow, a sua análise foi quase perfeita... mas você escorregou na hora de falar que o Dreamcast é um lixo. Sim, ele é superestimado e eu já cometi esse erro, mas ainda sim é um excelente console com excelentes jogos. Ainda quero fazer o meu voltar a funcionar, só para jogar Power Stone, Jet Set Radio, Shenmue, Skies Of Arcadia...

    Responda!
  • avatar de Alan Oliveira
    Alan Oliveira
    02/05/2014 às 00:09:43
    Só o jogo Shenmue ja vale a compra de um Dreamcast.

    Responda!
  • avatar de Beto Dural
    Beto Dural
    03/01/2015 às 02:39:38   localizacao Descalvado-Sp
    Olá li todos seus textos sobre o DC fiquei comovido, de como nunca dei o devido valor ao meu MD, e a Sega, atualmente estou procurando um Dreamcast pra comprar, sabe onde acho um?

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    07/01/2015 às 20:47:37   localizacao Vespasiano - MG
    @Beto Dural

    Desculpe pela demora cara, esse fim/virada de ano foi uma maluquice, rzs.

    Você pode arriscar pelo Mercado Livre, mas DC é um console complicado por conta do leitor que é meio problemático. Mas muitos jogos você consegue jogar em plataformas atuais, através de algumas coletâneas. Infelizmente jogos como Shenmue são meio restritos, então só no console mesmo.

    Abraço!

    Responda!
  • avatar de jailson
    jailson
    02/07/2015 às 15:28:02   localizacao Araraquara sp
    Na minha opinião o dreamcast só não é melhor que o ps 2 por causa da midia dele ser gd rom, o que limitava muito o dreamcast,mas em termos de grafico acho que são equivalentes, pq o dreamcast era muito mais fácil de programar,então nunca veremos um jogo do dreamcast usando totalmente seu limite infelizmente. devido a própria sega de ter abrido falência com o console com pouco tempo de produção.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    06/07/2015 às 18:36:04   localizacao Vespasiano - MG
    @jailson

    O GD só limitava mesmo o tamanho dos jogos, mas apesar do Dreamcast ser muito bom com texturas, no geral ele acabava levando desvantagem sim.

    Sobre essa questão de potencial, é meio ilusão do povo. Não dava para esperar coisas muito além de Shenmue 2, por exemplo, que já fazia o console capengar bastante em alguns trechos.

    Valeu pela visita, abraço!

    Responda!
  • avatar de Dyluck
    Dyluck
    13/05/2016 às 23:28:09   localizacao Canoas / RS
    1º Lugar: Li todo seu texto, incluindo considerações postumas(ah ?kkkkk)
    2º Lugar: Também cheguei aqui atravéz do google :D

    Posso dizer que sou da geração antiga(sim sou velho) dos video games, meu primeiro foi um odissei, segundo foi o intellivision e terceiro o atari...
    Nada foi tão significativo no mundo dos games PARA MIM, quanto a disputa Nintendo vs Sega.
    Tinha um nes 8 bits (versão Phantom System) mas tinha uma admiração enorme pela Sega e Master System, mas com o passar do tempo, acabei percebendo a superioridade do nes, embora o calcanhar de aquiles do nes fosse a velocidade do processador, sendo que o master system tinha a mesma velocidade de processamento que o SNES, mas como vc falou em um post ali, o quesito som é muito importante, e na era do Nes vs Master System, o nes com seus 5 canais de sons, contra o master com seus 3 canais de som, sucumbiu no quesito dessa qualidade.
    O Nes 8 bits teve uma biblioteca de jogos infinitamente maior, e o master system vivendo apenas praticamente das produções próprias da Sega(que diga-se de passagem, muito boas o que se acabou confirmando no mega drive)
    Mas aquela época que eu vivi, era diferente, queriamos quantidade, porque dado as limitações da epoca, a qualidade não era algo muito dificil de se conseguir, pois eramos menos exigentes, eramos da geração anterior, estavamos na era 8 bits (embora intellivission tivesse 16 bits, sim, pasmem, e modulador de voz) mas desde cedo, bits foi provado que não era realmente tudo dentro de uma estrutura...
    Porque estou apenas falando de nes e master system, sendo que o post nem condiz com o conteudo que eu estou aqui redigindo ao estar tomando minha cerveja e curtindo um som ?
    Apenas para podermos chegar a derrocada da sega com seu FABULOSO Dreamcast.
    Ela foi capaz de enfrentar a poderosa Big N praticamente com suas proprias pernas(diria suas proprias produções) só que tentou a mesma jogada com o Dreamcast, mas com uma diferença... na epoca da batalha 8 bits, games podiam ser desenvolvidos em apenas semanas por apenas 1 produtor, o maior erro da Sega foi achar que poderia seguir a mesma tecnica, pois nessa hora, a qualidade contava e muito, e para obtermos qualidade em jogos, não eram dias ou semanas, e sim meses e anos para produzir um game, e nessa hora não era mais a Nintendo uma ameaça, e sim a Sony, com todo seu gás, seus investimentos e parcerias para nos apresentar "quantidade e qualidade"
    A Sega sucumbiu aos seus próprios erros, podendo ter aprendido com o master system e mega drive... diga-se de passagem, o mega drive o melhor console dela, e ela apenas perdeu a batalha dos 16 bits por questão de marketing, da nintendo ter abocanhado e fechado acordos exclusivos...
    E quem viveu a era dos 16 bits sabe... o Snes apenas alavancou devido a exclusividade do Street Fighter...
    Teria assunto para continuar postando muito mais, mas vou parar por aqui para o texto não ficar muito longo(to de brinks né, depois de quase redigir o velho testamento aqui).
    Mas resumindo, na batalha dos primeiros consoles 128 bits(Dreamcast, xbox, game cube e ps2) o play 2 se saiu melhor exatamente pela sony ter adotado as armas de marketing que a nintendo adotava contra a sega.
    Deixo claro... Dreamcast, um ótimo console, muito inovador, mas falhou por a sega não ter aprendido nada no passar dos anos... uma pena.

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      18/05/2016 às 05:06:12   localizacao Vespasiano - MG
      Olha mais um perdido aparecendo por aqui, he he he.

      Cara, na real o jogo que desequilibrou a balança entre SNES e Mega foi Donkey Kong Country, até então a SEGA estava dando muita canseira na Nintendo. Depois vieram os addons como Sega CD e 32X que foram o prego no caixão do console, diferente da Nintendo que utilizava uma opção muito mais prática, os chips especiais como FX, FX-2 e SA-I.

      Abraço!
    • avatar de Rafa Max
      Rafa Max
      12/02/2017 às 15:32:12   localizacao Rio de Janeiro / RJ
      Eu imagino que sou um dos poucos que ainda possuem um Saturno intacto. Até hoje ainda compro jogos para ele. Saturno e Snes são os 2 videogames que marcaram a minha infância e ainda tenho os dois. Infelizmente não cheguei a comprar o Dreamcast pq era muito caro e difícil de comprar jogos aqui no Brasil. Mas tive um PS2 e cheguei a jogar Code Verônica, que eu sei que é originalmente do DC, um jogaço que consegui terminar! :)
      Não tenho mais meu PS2 pq eu fudi o leitor dele usando jogos piratas. Vendi para um colega de trabalho quase de graça contando a ele do problema e acho que ele trocou o leitor. DC é um puta videogame, vários jogaços mas só fez sucesso de verdade no Japão assim como o Saturno que por aqui fez uma graça mas sucesso mesmo só na terra do sol nascente. Não sou seguista, nintendista, sonista, etc, nada dessas babaquices, sou só um cara que procura sempre pelos os melhores jogos em qq plataforma em que ele esteja. Tb acho que a Sega perdeu tempo e dinheiro com o Sega CD e 32x, se tivesse lançado logo o Saturno na época teriam evitado alguns prejuízos como eu acho que a Nintendo foi burra qd lançou o N64 em cartucho. Blog bacana, virei aqui mais vezes tagarelar, abraço.
    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      12/02/2017 às 16:31:42   localizacao Vespasiano - MG
      @Rafa Max

      Seja bem vindo! :)

    Responda!
  • avatar de Jon Pirovsky
    Jon Pirovsky
    11/09/2017 às 10:15:32
    Um barato o artigo, embora, fato, caia um pouco no fanboyismo. Algons aspectos q eu acho legal pontuar:

    - O Sega CD não foi uma ideia lá muito inovadora ou louca da Sega. Na verdade, eles apenas copiaram a ideia da NEC, que havia lançado o PC Engine CD não como um upgrade técnico de processamento, mas como um upgrade de memória (os Hu Cards do PC Engine - vulgo Turbografx no Ocidente - eram minúsculos e com baixa capacidade de armazenamento). O Sega CD ia além, adicionando um processador a mais.

    - O controle do Playstation original nada mais é do que uma evolução do controle do Super NES, com dois botões adicionais e extensões para melhor ergonomia nas mãos. A Sony, que nunca foi lá muito inovadora, depois copiou outra inovação da Nintendo, o direcional analógico, criando o Dual Analog e, logo depois, o Rumble Pak, criando o Dual Shock.

    - Para dar crédito à Sony, o Playstation 1 era uma máquina muito bem engendrada. Era uma combinação de um CPU rápido com um GPU com efeitos de hardware bem avançados para a época. O conceito de colocar o peso da renderização na GPU era comum em máquinas de fliperama, e foi uma inovação do mercado de consoles. O Saturn tb seguia o mesmo conceito, mas com uma arquitetura bem mais complexa e o dobro de processadores (para dar crédito à Sega, o Saturn foi o pioneiro em arquitetura paralela).

    - A capacidade de renderização do Dreamcast em comparação com o Playstation 2 não é muito diferente. Aparentemente, o jogo com maior número de polígonos por segundo do Dreamcast, Test Drive Le Mans, roda 5 milhões de pol/seg, enquanto que jogos com alto número do polígonos no PS2 rodam no máximo 9 milhões de pol/seg, segundo análises. A GPU do Dreamcast tb tem algumas particularidades em sua arquitetura bem inteligentes, q permitem algumas vantagens, como o fato e q a placa texturiza somente os polígonos visíveis na tela, salvando capacidade de processamento para outras finalidades. Além disso, o Dreamcast era capaz de texturas de alta qualidade impossîveis no PS2, e tb bump mapping, responsável pelos gráficos atuais q apresentam aquela ilusão de mais polígonos do que realmente são renderizados.

    - Ao contrário do que se imagina, o Dreamcast não foi um fracasso, muito pelo contrário. O videogame vendeu cerca de 9,5 milhões de unidades em cerca de dois anos de existência, um número bastante respeitável para os padrões atuais, que dizer à época. E isso q, no Ocidente, o período no mercado foi de cerca de um ano. O que efetivamente matou o Dreamcast foi a Sega e sua situação financeira cambaleante com o resultado negativo do Saturn (esse sim um fracasso) e o mercado de fliperamas em queda livre.

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      11/09/2017 às 16:27:31   localizacao Vespasiano - MG
      Me dê um desconto, isso já tem uns bons anos, eu ainda estava apaixonado pelo Dreamcast, rzs.

      No mais valeu pelas informações, abraço!

    Responda!
  • avatar de Salomao
    Salomao
    18/12/2018 às 12:36:00   localizacao Arujá/SP
    Ata..o DC foi revolucionario sim,e sim..seu jogos são de alta qualidade..PS2 trabalhou anos p chegar perto do que o DC fez ..aí te falo..o DC com o tempo não teriam jogos superiores? Já que o PS2 chegou a esses gráficos milagrosos"Graças a várias técnicas descobertas pelas softeware,e se explorassem o DC? Já pensou? Já que o DC tem trilhões de efeitos q o PS2 nem só há em fazer...sem contar que seus jogos parecem ser todos escuros
    Parem de ser fansticos.
    PS2 só vingou graças a pirataria.

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      23/12/2018 às 23:52:12   localizacao Vespasiano - MG
      Bom, pela sua fala acredito que quando se refere a qualidade de jogos está olhando por um viés puramente técnico, certo? Seguindo a sua lógica, de fato o Dreamcast teria jogos mais polidos, mas isso não significaria que o PS2 ficaria parado e a equivalência seguiria a mesma, independente do resultado. No final das contas essa comparação nem faz mais sentido, uma vez que 1) os consoles já estão fora do mercado há muitos anos e 2) reduzir jogos a meros aspectos técnicos é jogar fora tudo o que faz deles serem o que são.

      Dizer que o PS2 só vingou graças a pirataria também não faz muito sentido. É até difícil você alegar uma coisa dessas do console mais vendido de todos os tempos, mas pense o seguinte: um console para seguir em frente precisa de um grande apoio das desenvolvedoras. Se ele é um dispositivo que se sustenta por conta de pirataria, logo ele se torna um investimento inseguro e isso não confere com o que aconteceu. Claro que provavelmente isso teve algum impacto em alguns mercados, incluindo o Brasil, mas é exagerado atribuir isso a todo o mercado.

    Responda!
  • avatar de Marcelo Pazetto Lepi
    Marcelo Pazetto Lepi
    23/11/2020 às 01:56:23   localizacao Orlândia
    Cara vc esqueceu de FALAR DA LISTA GIGANTE de jogos A 60 FPS q o PS2 n rodava!!!! Eu achei isso incrivel e ate hj depois de varias gerações e 20 anos depois so agora o PS5 E SX rodam a 60FPS e no modo capenga dinamico e nao 4K NATIVO.Tony Hawk Pro Skater rodava a 60 fps so no DREAMCAST. O JOGAO TAXI exclusivo do DC era 60fps. VIRTUA TENNIS 2K2 o melhor jogo de Tennis q joguei ate hj era 60 fps. Tem na web gringa uma lista enorme de jogos a 60 fps no DC. O PS2 n rodava mada a 60 fps.

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      25/11/2020 às 18:49:27   localizacao Vespasiano - MG
      Sim, rolava muito jogo a 60 fps no Dreamcast mesmo. Mas assim como hoje, isso tem muita da filosofia de cada console, de privilegiar gráfico ou performance. Nessa eu sempre lembro da história do F-Zero X, do Nintendo 64, que para conseguir rodar a essa taxa teve que sacrificar até o som.

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail ou cancele o seu cadastro
e-mail  

       

fechar

Publicações recentes

Parceiros

topo base