logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! DegustaçãoSuper Metroid

Como virei fã de... Metroid

Análise de Super Metroid - O melhor jogo do Super Nintendo!!!

autor Rafael "Tchulanguero" Paes   datahora 02/07/2011 às 13:43:31   tagarelices 32

O melhor jogo do Super Nintendo!!!


Este escrito faz parte do meme Como Virei Fão De.. promovido pelo Gamers Team, se quiser participar é só escrever o seu texto e entrar em contato.

Tem certos jogos que são tão adorados pela galera que chega a ser clichê você dizer que é fã, ainda mais se for jogo velho, como Mario e Sonic por exemplo. Mesmo assim cada pessoa tem a sua história, e cada um aprendeu a gostar de uma maneira diferente do outro.

Pra quem leu isto aqui sabe que eu só fui ter o meu primeiro console depois de velho e era um SNES, mas antes sempre rolava a jogatina na casa de colegas e vizinhos e era assim que eu conhecia os jogos. Uma dessas pessoas sempre me falava de um cartucho que um cara que ele conhecia tinha de um jogo bacana pra caramba, aonde você ia andando pelos lugares, atirando em uns bichos, pegando umas melhorias para a armadura e enfrentando uns chefes enormes. Um dia ele conseguiu emprestado o cartucho e eu era apresentado a nada menos que Metroid 3, ou como é mais conhecido, Super Metroid. Como eu não vivia na casa do cara vi só uns pedaços do jogo, e apesar de achar legal pra caramba não rolou aquela química logo de cara. Depois com o Super Nintendo em mãos, consegui o cartucho emprestado e ae sim pude jogar o melhor jogo do console.

Capa de Super Metroid
Logo de cara já rola aquela apresentação com música de suspense, mostrando que o treco não é pra brincadeiras. Fuço um pouco no menu e ao entrar no jogo rola uma prévia do que aconteceu nos dois primeiros, mas o que mais me marcou na época era o cara falando no começo "the last metroid is in captivity, the galaxy is at peace", hoje isso é rotina em quase todos os jogos, mas em um Super Nintendo um jogo começar com um cara falando era coisa de outro mundo. A história começa em um laboratório espacial deserto, encontro os cientistas mortos e na hora que vou pegar o metroid (um parasita alienígena que dá nome ao jogo) aparece um pterodáctilo gigante e me desce o cacete. Pra piorar a situação o bicho vaza e o laboratório começa a explodir, então saio eu igual louco correndo de volta pra minha nave, que depois me leva pra outro planeta aonde todo o restante do jogo se passa.

Ridley
A grande sacada de Metroid é não ser somente mais um jogo aonde você tem que sair atirando em tudo que se meche sem pensar pra quê, o lance aqui é procurar as atualizações para a sua armadura que não só te deixa mais forte como vai servindo para liberar mais áreas no mapa. Coisa mais normal do mundo é passar um monte de vezes pelo mesmo lugar, mas sempre por um lugar diferente ou fuçando um canto novo, exploração é a palavra chave. E não pensem que é mole assim também, só sair fuçando em tudo sem ninguém te encher o saco, tem bichos estranhos pra todos os lados prontos pra atrapalharem o seu caminho, sem contar os sub-chefes e chefes do jogo, cada um maior e mais difícil que o outro. Lembram do pterodáctilo do começo? Vai tá lá em uma salinha te esperando, prontinho pra triturar seus ossos e jogar na lava. Claro que nem tudo é desespero, afinal os controles são bem pensados e funcionam direitinho, nada daquela desculpa de que "apertei e não funcionou".

Kraid
Agora se tem uma coisa que faz com que Metroid seja o clássico que é, com certeza é a trilha sonora, que na maior parte do tempo te faz se sentir com o cu na mão num suspense filho da puta. Tem horas que estar longe de um save point, sentir que está perto de alguma área mais perigosa e escutar a música é pedir pra ter um ataque do coração. São poucos os jogos que utilizam tão bem a trilha sonora para dar um clima no jogo, ainda mais suspense que hoje em dia é baseado somente em mudanças rápidas de silêncio para barulho, parecendo mais filme de terror adolescente. Os efeitos sonoros também não ficam atrás e são de excelente qualidade, e muitas vezes não é preciso nem ver pra saber exatamente o que está acontecendo.

O jogo não é grande, mas a primeira vez que a gente joga não tem como ficar horas e horas perdido sem saber pra onde ir e o que fazer. É normal também fechar ele a primeira vez faltando pegar um monte de itens, já que tem muita coisa bem escondida que mesmo os mais viciados tem dificuldade pra achar. E por falar em final, além da dramática (literalmente) batalha final contra Mother Brain, dependendo do tempo com que você zera o jogo é possível ver a bela Samus sem a armadura... sim, o bonequinho que você controla o tempo todo é na verdade uma mulher. Ok, ok, isto já não era novidade desde o primeiro Metroid, mas eu não sabia na época então me dá um desconto, inclusive eu só consegui isso um bom tempo depois, sempre na busca pelo menor tempo e os 100% dos itens (meu recorde é de 2 horas e 29 minutos, tinha gravado em VHS e tudo mais), o que foi legal pois fui pegando mais detalhes da história também, fora que fiz um mapa na mão em folha quadriculada com todos os itens, ainda digitalizo ele e posto aqui.

Sala dos Chefes
Enfim, Metroid é um daqueles jogos que eu poderia ficar babando o ovo aqui o dia inteiro e ainda teria coisa pra falar, na minha opinião foi o melhor jogo do Super Nintendo, e não é atoa que a sua fórmula inspirou muitos outros jogos, especialmente Castlevania: Simphony Of The Night e todos os Castlevanias de Game Boy Advance. Além dos dois títulos anteriores, ainda rolaram muitos outros, como o não tão bom Fusion e o remake do primeiro, Zero Mission, ambos para GBA. Depois de um tempo ausente no Nintendo 64 a franquia ressurgiu com a trilogia Prime no GameCube na forma de um FPS, mas incrivelmente mantendo tudo que fez da série o que ela é hoje, inclusive já falei um pouco disso aqui. Ainda tivemos o mais recente Other M que não foi lá muito bem recebido pelos fãs por ter virado meio que novela demais, além de Prime Hunters para Nintendo DS, e o spin-off Metroid Pinball, também para o DS. Como se não bastasse, Samus virou personagem fixa da franquia Smash Bros. Você pode até não gostar da Nintendo ou do Super Nintendo, pode ter detestado a mudança radical da série no Cubo, pode ter achado um saco Other M, mas não deixem de jogar Super Metroid, pois este é O JOGO da série e só depois que você jogar ele é que pode dizer se gosta ou não de Metroid, e se gostar o risco de virar fã incondicional é grande, muito grande.

Metroid
Então é isso ae galera, bora dar uns tiros nos traseiros de uns piratas espaciais, vão jogar!

Outros blogs / sites participantes:

Dosers Games - Leonardo Costa
Game Genius - Leonardo Soler
Gamer Supremo - Thiago Ferraz
MarvoxBrasil - Marvox
Nick News Games - Nick
Videogame.etc - João Carlos

* Revisado em 18/12/2016 às 18:54:24

Super Metroid
Super Metroid

Série: Metroid
Estúdio: 
Plataformas: Super Nintendo, Wii e Wii U

Compartilhe

Pin it


Leia também...



32 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de Leonardo Soler
    Leonardo Soler
    02/07/2011 às 14:48:26
    Hahaha Metroid cara... eu joguei muito poco este jogo... quando eu era criança achava os cenários muito cavernosos, sei lá, uma parada sombria e não curtia muito e nem tinha a fita... então não foi um dos meu preferidos... mas depois de anos eu peguei joguei zerei e posso dizer é bom pra KARALHO Ahahaaha

    Maneiro o relato tchulagueiro!! xD

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    02/07/2011 às 18:51:57   localizacao Vespasiano - MG
    @Leonardo Soler

    É Tchulanguero, não tem nenhum "i", rzs. Valeu pelo comentário, depois vou passar no texto da galera pra ler.

    Responda!
  • avatar de Rodrigo RFnet®
    Rodrigo RFnet®
    04/07/2011 às 18:05:24
     Aquele seu mapinha feito em papel quadriculado é clássico! ahaauhhuaha scaneia ele e manda o original pro museu, é histórico!kkkk

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    04/07/2011 às 18:17:51   localizacao Vespasiano - MG
    @Rodrigo RFnet®

    Velho o pior que to sem scanner, faz um tempão que to querendo postar ele por aqui, hwa hwa hwa. E mais, eu tenho todas aquelas anotações, cartas da Nintendo, xerox de revista guardados até hoje :P

    Responda!
  • avatar de Leonardo Soler
    Leonardo Soler
    05/07/2011 às 01:33:24   localizacao Rio de Janeiro
    Hahaha Eu tbm vou querer se vc conseguir o mapinha aí.. e se vc não fazer eu vou fazer O_O Hhahaah maneira a idéia...

    outra jogo que eu poderia fazer um mapa da mesma maneira seria o Zelda do NES hahah

    Foi mal pelo "i" no Tchulanguero Hahaha

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    05/07/2011 às 01:44:24   localizacao Vespasiano - MG
    @Leonardo Soler

    Pois é, o mapa existe e tá ali guardado, só falta um scanner... e nem me fale do Zelda de NES, to jogando ele na coletânea do Cubo e o jogo pra deixar a gente perdido, fiquei mal acostumado com os Zeldas novos...

    Responda!
  • avatar de Solo Player
    Solo Player
    06/07/2011 às 00:07:55
    Super Metroid é bom para caramba, adorava esse jogo, conseguia fazer 100% com menos de três hora e ver o melhor final, gravei em video cassete para ninguém duvidar...

    Depois que joguei o Metroid Fusion, não consigo jogar esse ae mais, sinto a movimentação da Samus muito estranha, mas não faz diferença já vi o jogo todo...

    Ótimo post, ótimo jogo, estou pendente desta participação, vou ver se faço uma postagem também até semana que vem pelo menos.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    06/07/2011 às 00:26:16   localizacao Vespasiano - MG
    @Solo Player

    Fusion e Zero Mission tem mais coisa na jogabilidade, mas não acho que muda taaaaaanto assim não, nunca senti essa diferença.

    Terminando o seu é só avisar que eu atualizo aqui ==^

    Responda!
  • avatar de Romário Gondim
    Romário Gondim
    22/07/2011 às 16:26:45   localizacao São Paulo -SP
    Crara! parabéns, a melhor matéria do site, sou fanático por Metroid também, unica série espacial junto com Doom que eu gosto.!!!!!

    Responda!
  • avatar de Romário Gondim
    Romário Gondim
    25/07/2011 às 18:00:50   localizacao São Paulo -SP
    to jogando Metroid, depois que li essa matéria bateu uma saudades, mano como faço para jogar normal na água, tem que pegar a gravity suit?
    Se vc souber da uma ajudinha ai? eu num lembro mais nada do jogo, joguei ele só lá em 1995 mais ou menos, ta difícil... valeu??

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    25/07/2011 às 18:38:35   localizacao Vespasiano - MG
    @Romário Gondim

    Precisa sim, tá lá em Wrecked Ship depois do chefão fantasma. Mas te dar um conselho, o legal de Metroid é justamente a caça aos itens e descobrir aonde estão as coisas, então quando empacar não sai perguntando pra ninguém e nem vai olhar na internet, se não tirar muito a graça do jogo.

    Responda!
  • avatar de Romário Gondim
    Romário Gondim
    25/07/2011 às 19:19:55   localizacao São Paulo -SP
    valeu mano!!!!, é que eu precisei pegar um joystick de pc emprestado e tenho de devolver nessa semana so para jogar esse jogo, eu tinha jogado ele no snes e fechado mas na época só comsegui isso com no máximo apenas metade do mapa descoberto nem cheguei perto dos 100%, no teclado simplesmente num dá para jogar, acabei de matar o primeiro chefão do fogo(aquele que vc derruba na lava), peguei o aquele gancho élétrico) peguei o tiro rocho de 3, botas de pulo, a primeira armadura a vermelhinha, o tiro de gelo, 6 energy e 2 tank, 70 de míssil, 15 Smíssil, 20 bombonas, ai eu parei ai, tem lugares que eu não sei como passa, e nem sei onde pega a gravity suit, porque agora eu acho que eu tenho é de ir na fase da água, mas num dá só dá para mim ir lá em um lugar, porque o resto o pulo da Samus não chega... tá osso mano!!!

    Responda!
  • avatar de Romário Gondim
    Romário Gondim
    25/07/2011 às 19:23:55   localizacao São Paulo -SP
    Ainda não vi nada, na net, mesmo porque não sou acostumado a ficar vendo Detonados, por isso eu pesso só umas dicas para outras pessoas que jogaram, também peguei o item que da velocidade para a corrida e eu aprendi um negócio de pular na parede igual Mega Man, muito legal ná época do Super eu não conseguia fazer isso...

    Responda!
  • avatar de Romário Gondim
    Romário Gondim
    25/07/2011 às 19:25:44   localizacao São Paulo -SP
    Mano eu acho que esse é mais difício que o Other M, isso porque o Other M tem uma jogabilidade mais intuitiva e mais fácil, tá muito osso esse aqui!!!

    Responda!
  • avatar de Romário Gondim
    Romário Gondim
    25/07/2011 às 19:31:11   localizacao São Paulo -SP
    Wraked Ship fica aonde?? fica no começo??

    Responda!
  • avatar de Romário Gondim
    Romário Gondim
    27/07/2011 às 10:23:25   localizacao São Paulo -SP
    Ae valeu achei lá a bagaça, achei sozinho, e já completei toda a fase da água, pelo menos acho que toda, peguei o raio x, o pulo da bolinha e u pulo no ar, (a saber já com com 10 horas de jogo, kkk enquanto tem gente que diz fechar em 2:30h, e não acredito nisso) acho que agora so falta completar a fase do fogo e mais um item que eu não si qual é, pelo menos to jogando sem detonado, kkk, mas valeu pela dica....

    Responda!
  • avatar de Romário Gondim
    Romário Gondim
    27/07/2011 às 10:24:16   localizacao São Paulo -SP
    Escuta é verdade que existe mais de um final nesse jogo?

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    27/07/2011 às 11:02:10   localizacao Vespasiano - MG
    @Romário Gondim

    Meu record é de 2h29 com 100% dos itens. E não são bem finais diferentes, o que muda é como a Samus aparece no final, quanto mais rápido você zerar com menos armadura ela aparece.

    Responda!
  • avatar de GLStoque
    GLStoque
    29/07/2011 às 22:09:52
    Depois do Fusion não consigo ver esse jogo como via antes... Também não faz diferença, já vi o jogo todo como espectador e com olhar de criança.

    Excelente game, mas já foi superado.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    29/07/2011 às 22:25:10   localizacao Vespasiano - MG
    @GLStoque

    Nossa, eu achei o Fusion o mais fraquinho dos Metroids além de ser colorido demais quase não tem exploração.

    Responda!
  • avatar de Caio
    Caio
    28/09/2011 às 16:24:34   localizacao Brasil
    O Other M é muito bom.
    Mas nenhum nunca vai superar esse aí.
    É que nem Mario, o New Super Mario bros é bom,
    mas nenhum nunca vaii superar o Super Mario World...

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    28/09/2011 às 21:42:48   localizacao Vespasiano - MG
    @Caio

    Other M eu ainda quero jogar pra tirar minhas próprias conclusões, as opniões são muito diversas, mas duvido que supere a trilogia Prime que ficou muito foda.

    Responda!
  • avatar de Reginaldo
    Reginaldo
    04/12/2011 às 13:16:23
    Nossa eu jogava muito esse jogo,mesmo assim nunca conseguir zerar,devido a dificuldade em passar das fases que eram uma verdadeira prova de paciência,mesmo assim me divertia muito..

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    04/12/2011 às 17:57:34   localizacao Vespasiano - MG
    @Reginaldo

    Cara, mesmo assim tenta fazer um esforço um dia qualquer seja em um SNES ou em emulador pra chegar ao final e zerar, o negócio é épico!

    Responda!
  • avatar de leandro
    leandro
    01/05/2012 às 01:17:30   localizacao franca
    onde eu acho o tiro de gancho do metroid 3 ....eu não consigo encontra essa bosta em lugar nenhum...
    me manda um video ....sei lá qualquer coisa ...quase quebrei o meu computador hoje....me passa por email...me ajuda......valeu!!!

    Responda!
  • avatar de Rodrigo dos Santos
    Rodrigo dos Santos
    01/05/2012 às 02:09:35   localizacao Curitiba/Paraná
    Gente eu Fiz FInal no Super Metroid com 2 : 04 Seg 100 %
    so que ja meio que perdeu a graça faze Final mas eu Soou Louco Por Metroid !!
    Tenho que Postar uins Videos de Mim jogando por que quando eu falo que fiz em duas horase e pouquinho ninguem Acredita !!!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    01/05/2012 às 16:24:39   localizacao Vespasiano - MG
    @leandro

    Calma fi, faça uma oração a São Google que ele te ajuda, rzs: www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=super+metroid+grappling+beam

    @Rodrigo dos Santos

    Poxa, realmente fez em um tempo bem pequeno, parabéns. Se não me falha a memória o record mundial é 1:40 ou algo assim.

    Responda!
  • avatar de Romário Alves Gondimr
    Romário Alves Gondimr
    09/05/2013 às 13:17:19   localizacao São Paulo -SP, São Mateus
    O! Tchulanguero! deixa eu te fazer uma pergunta? Você Acha Metroid Zero Mission! mais Difícil do Que Super Metroid???? To jogando o Zero mission Agora! já Fechei o Fusion! (não tinha jogado eles ainda!) e agora to jogando o Zero Mission é muito difícil (ou ainda sou muito noob nele) tem uma parte que eu não sei o que tem que fazer! e to com preguiça de olhar Detonados!... enfim qual a sua opinião entre os 2 jogos?

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    09/05/2013 às 14:08:02   localizacao Vespasiano - MG
    @Romário Alves Gondimr

    Iae brow!

    Bom, deixa eu dizer as coisas na ordem cronológica, rzs.

    Super Metroid ainda continua sendo o meu jogo preferido de todos os tempos, mas acho que ele não vai resistir a Metroid Prime 2, que estou jogando atualmente e é muito bom. O que eu mais gosto nele é o clima de tensão, tanto pela ambientação quanto pela dificuldade, fora o lance da exploração que eu curto bastante.

    Já Fusion é tecnicamente muito bom, tem umas adições na jogabilidade bem interesssantes, mas deixa muito de lado tanto a parte da tensão quanto o da exploração, e por isso dos que joguei é o Metroid que eu menos gosto.

    Já Zero Mission é um remake de um jogo que ainda não joguei, o primeiro da série, e creio que por isso ele tem muito essa pegada de tensão e exploração que eu gosto tanto, prefiro bem mais ele do que Fusion. Faz muitos anos que joguei ele, mas não me lembro de ter passado tanto perrengue pra zerar não, mas pra quem ficava brincando de zerar Super Metroid o mais rápido possível com 100% dos itens já era de se compreender né? :P

    Mas no final das contas eu gosto de todos os jogos, ainda não consegui achar os cartuchos a um preço justo, mas pretendo rejogá-los e claro, escrever mais detalhadamente aqui sobre eles.

    Abraço!

    Responda!
  • avatar de Romário Alves Gondimr
    Romário Alves Gondimr
    09/05/2013 às 17:04:10   localizacao São Paulo -SP, São Mateus
    Opa Blz! é Nóis! Quando Tu descolar! Reescreve sobre os 2 de novo, já que nesta altura voc~e já deve ter jogado Toda a Série! ai vc compara, já que você tem o Dom para escrever!! kkkk! Flw! Vlw!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    12/05/2013 às 22:33:56   localizacao Vespasiano - MG
    @Romário Alves Gondimr

    Quando eu conseguir os cartuchos e reezerar eles, pode deixar que vou escrever sim. No momento estou jogando a série Prime, mas ainda falta os dois primeiros, Hunters e Other M (se não me falha a memória).

    Valeu cara, abraço!

    Responda!
  • avatar de helisonbsb
    helisonbsb
    04/12/2014 às 21:29:07
    bons tempos de super metroid...

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé