Análise de Sonic the Hedgehog - Quinta-feira passada foi o aniversário de 20 anos do Sonic, então em homenagem a esse personagem tão importante no mundo dos jogos, vai aqui o meu escrito sobre o primeiro jogo da série.
Quinta-feira passada foi o aniversário de 20 anos do Sonic, então em homenagem a esse personagem tão importante no mundo dos jogos, vai aqui o meu escrito sobre o primeiro jogo da série.
Apesar de eu ter jogado um bocado de Mega Drive e Master System quando moleque, a grande maioria das vezes eram jogos mais genéricos e talvez o único clássico que eu me lembre de ter jogado é Sonic, mas mesmo esse joguei bem pouco. Hoje felizmente graças a emulação e coletâneas é fácil corrigir este problema então vamos lá.
Conhecendo o Mario-Killer
Pra quem não sabe lá no começo da guerra dos 16-bit, a SEGA tinha um sério problema chamado Mario (aquele que...). Além de já ter um monte de jogos bacanas o bigodudo ainda entupia o bolso dos japas da Nintendo de verdinhas... ok, faz isso até hoje.
O Mega Drive na época vinha com Altered Beast, que apesar de ser bom jogo não era lá o melhor chamariz para o console, ainda faltava algo com o mesmo apelo que Mario, então a galera botou a cabeça pra funcionar. A idéia básica era criar um personagem que fosse o oposto do encanador italiano e assim nasceu Sonic, The Hedgehog (Sonic, O Ouriço).
Para cada coisa que Mario tinha ou era, Sonic era diferente e principalmente em uma coisa melhor: a velocidade. Essa era a principal vantagem do jogo, já que também era a vantagem do Mega Drive. Então ao mesmo tempo que um novo e carimático mascote era criado, eles ainda de quebra faziam um jabá do famoso Blast Processing.
O jogo
Apesar de também ser um jogo de plataforma, no final das contas Sonic é bem diferente de Mario, e a aquela coisa de sair correndo em Green Hill Zone como louco deixa isso bem claro. Até a tela inicial é rápida, aonde apenas um "start" já te coloca jogando.
Mas nem só de correria desenfreada vive o ouriço, e há momentos em que é preciso planejar bem o pulo, empurrar coisas e tomar cuidado com os inimigos. Isso é bacana porque quebra aquela coisa de simplesmente sair correndo sem rumo o tempo inteiro, e o melhor, mesmo com essa história de fase com correria, fase com estratégia, os controles funcionam bem sempre, e tudo no estilo "fácil de aprender, difícil de dominar".
A trilha sonora é ótima, com músicas dando o clima certo de cada fase sem ficar aquela coisa chata com o tempo, incrível o que conseguiam fazer com midis naquela época não? Os gráficos também são bem bacanas e coloridos, coisa de primeira. Também tem um bocado de itens pra pegar durante o jogo, cada um dando uma coisa diferente, como os sapatos pra correr mais rápido ou o escudo pra te proteger dos inimigos. Tudo isso dividido em sete fases com três atos, e no final de cada uma aparecia o vilão da história, Dr. Robotnik.
Pra quem fez as contas aê viu que o jogo é bem curto, mas não se enganem: aqui não rola password e nem save, morreu volta pro começo e vai tudo de novo. É cruel, mas divertido, sempre fica aquele desafio de aprender como as fases funcionam e passar delas.
Objetivo alcançado?
Aí depende, se você pensar em Sonic como um destruidor de Mario eu diria que não, já que o encanador bigodudo está ae firme e forte até hoje sem maiores abalos. Porém a SEGA conseguiu o seu mascote, aumentou as vendas do Mega e criou um dos melhores jogos de todos os tempos, o que pra mim foi muito melhor. Nem preciso falar que por causa disso também a briga com a Nintendo ferveu mais e com isso ganhamos aquele caminhão de jogos.
O sucesso foi tanto que tiveram versões para Master System e Game Gear, além das continuações para o Mega mesmo. Pena que atualmente tentaram mudar demais o personagem e o que ganhamos foi um ouriço azul tentando ser radical, mas tropeçando em joguinhos meia boca. A SEGA está prometendo acertar a mão dessa vez em Sonic Generations, e apesar de já termos escutado essa ladainha quem sabe dessa vez eles consigam mesmo né?
Mas no fim esqueçam tudo isso, vamos comemorar o aniversário do bicho pegando o bom e velho Mega e colocando aquele cartucho com um ouriço azul na capa... é isso ae cambada, vão jogar!
Poxa, pensei que o Sonic veio primeiro com o Master System... Mas o que sempre me chamou atençao no Sonic, ao contrário do Mario, foi a sensação de rapidez, o Mario parece meio pesado, enquanto o Sonic e muito rápido.
Época 16bit Ora era ouro sonic foi sem dúvida um jogo revolucionário 2d plataforma, estréia primeiro jogo não ultrapassou Super mário world, mas deu arranhao, mas programadores da sega não estavam satisfeito, então equipa sonic team não ficou por aqui, partiu equipa em dois, sega no japão sonic team e outros foram para Usa sega institute, para produzir mais sonics, dando sonic 2, sonic cd, e por fim golpe finais no Mario, o sonic 3 e knuckles, com fusão dois cartuxõ, upa upa Ko super mario! Porrada foi tal maneira tempos 16bit o canudo ficar ausente meia década até chegada oficial nintendo 64 era mário virou 3d durante década e meia daí sonic nunca mais fez a frente do mario, pois 3d não está ser fácil para ourico adaptar mecânica ultra velocidade.
Eu não vejo Sonic derrotando Mario e nem vice-versa, mas que deu um gás naquela geração, isso deu mesmo. Quanto ao lance de juntar cartuchos em Sonic & Knuckles eu nem considero muito porque na verdade foi uma gambiarra, afinal Sonic 3 foi lançado pela metade por conta disso. E Sonic em 3D não é por conta de dificuldade de adaptar mecânica não, é incompetência mesmo infelizmente.
Pode parecer que eu fico só metendo o pau, mas não é, acho Sonic um jogo fantástico mas mal administrado ao longo do tempo, assim como a própria SEGA.
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