logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! EspecialDreamcast VS PlayStation 2

Dreamcast VS Playstation 2 (Quarta Parte)

Muito falamos de processadores, gráficos, som, controles e tudo mais, mas no final das contas, o que mais importa mesmo são os jogos. Então quem tem mais jogos? Mais importante ainda, quem tem os melhores jogos? Os mais inovadores? Os mais bem feitos? Os mais... ah, que se dane tantas perguntas, vamos ao que importa.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes   datahora 10/04/2008 às 22:58:25   tagarelices 19

Muito falamos de processadores, gráficos, som, controles e tudo mais, mas no final das contas, o que mais importa mesmo são os jogos. Então quem tem mais jogos? Mais importante ainda, quem tem os melhores jogos? Os mais inovadores? Os mais bem feitos? Os mais... ah, que se dane tantas perguntas, vamos ao que importa.


ATENÇÃO: eu sei que você chegou aqui doido para ler mais uma comparação nostálgica entre dois grandes consoles da sexta geração, mas deixa eu dizer algo antes. Este é um texto que foi escrito em 2008, faça as contas de quantos anos se passaram. Pois é, naquela época eu pensava diferente e escrevia muito pior, então bobagens foram ditas, o que eu até tentei remediar um pouco na parte intitulada "Considerações Póstumas". Então fiquem a vontade para ler e comentar, mas tenham esta informação em mente. Agradecemos muito que este texto tenham lhes trazido para o nosso humilde buteco, mas nós temos muitas outras coisas a oferecer, esperamos que aproveitem. ;-)

Primeira Parte
Segunda Parte
Terceira Parte
Quarta Parte
Última Parte
Considerações Póstumas

Em primeiro lugar, e sem discussão: quem tem mais jogos é o PlayStation 2, pelo simples fato do Dreamcast ter parado de receber jogos (salvo pequenos, esporádicos e de pequenas produtoras) a muito tempo enquanto o PS2 ainda tá na ativa. Se falamos de quantidade (e se é isso que te interessa) então vitória do PS2. Só de versão de Winning Eleven devem ter umas vinte. Mas como eu tenho a esperança de que você, caro leitor, tem um pouquinho de senso e sabe que nem sempre quantidade é vantagem sobre qualidade, vamos fazer uma análise real deste quesito e ver qual tem a melhor biblioteca.

PlayStation 2: A Sony com o seu PSX junto com a burrice de suas concorrentes (Sega e Nintendo) e uma estratégia de marketing fodida, conseguiu trazer para si grandes softhouses e grandes franquias. O sucesso, claro, foi total. Com o anúncio do PlayStation 2, que prometia gráficos antes jamais vistos e blá, blá, blá a euforia foi total. Todo mundo queria jogar as continuações daqueles jogos feios mas bem feitos, mas agora bonitos e bem feitos. E foi assim que o PS2 atacou: com as continuações. Final Fantasy, Metal Gear, Winning Eleven (?), Tekken, Resident Evil e nem lembro mais o que, só lembro que o povo só sabia falar de continuações, tinha cara que só faltava dar a bunda pra ter um PlayStation 2 (ou deu, sei lá).

International Super Star Soccer Deluxe
Se é pra jogar futebol eu não compro um PS2,
eu jogo isso que é muito mais divertido

Só ano passado quando um amigo meu comprou um PS2 (com a grana do DC que ele me vendeu) é que eu pude finalmente avaliar os jogos. E a minha suspeita se confirmou: continuações iguais com gráficos um pouco melhores (não aquelas CGs que a Sony mostra como se fosse jogo) e alguns jogos realmente novos (e du caralho). E são esses jogos que fazem a biblioteca do PS2 valer a pena. Não que um Metal Gear Solid 3 não preste (muito pelo contrário, eu mesmo sou afinzão de jogar ele), mas se não tiver inovação não adianta. Porra, começa a jogar um Devil May Cry ou God of War e tu nem vai lembrar de Final Fantasy XZYMMIO. E antes que me entendam mal, PS2 tem muito jogo realmente bom sim, continuações ou não. Um fato também que ajudou muito foi quando o Dreamcast faliu e a Sega se tornou uma softhouse, afinal jogos como Head Hunter, Sword of the Bersek, Space Channel 5 Part 2 e outros foram parar no console da Sony. Sem contar que até hoje ainda são produzidos jogos para ele. Acho que é justamente essa impressão inicial do PS2 que gerou "revolta" em muito cara que hoje sai entrando em tudo quanto é fórum e falando que PS2 não presta e que só tem jogo ruim e etc. PS2 tem jogo ruim? Tem, e não é pouco. Tem jogo bom? Tem, e também não são poucos. Tem muitos jogos? Mais do que você aguenta jogar.

Onimusha 2
Vai dizer que isso é ruim?

Dreamcast: Em sua mais ousada empreitada, a Sega lança aquele que seria o seu maior trunfo, o Dreamcast. No entanto todos os holofotes estavam focados no seu concorrente direto, o ainda não lançado PlayStation 2. Praticamente ninguém mais apostava na Sega, as softhouses, assim como o público estava ocupados demais babando nas CGs do futuro console da Sony. Então o que fez a Sega? Jogos. Se ninguém queria fazer jogos para o DC pouco importava, a Sega apostou alto nos talentos dela mesma. E o resultado foi algo jamais visto em outro console: muitos jogos novos, totalmente inovadores, de ótima qualidade, continuações de velhos clássicos, e o melhor de tudo, você podia escolher praticamente qualquer um de olhos fechados e podia ter certeza que estava levando algo bom para casa. Até hoje eu ainda não vi um jogo para Dreamcast que seja "intragável", no máximo um jogo mais ou menos. Jogos como Jet Set Radio, Space Channel 5, Sonic Adventure, Head Hunter, Shenmue, tudo da Sega e todos eles são daquele que te deixam grudado na frente da TV por horas. Mas quem disse que não teve gente que apostou, e até mesmo inovou no Dreamcast? Destes tivemos Sword of Bersek, Dead or Alive 2, Soul Calibur, Guilty Gear X, Ikagura, Soul Reaver, Mortal Kombat Gold, Quake III Arena, Unreal, Rayman 2 e... cara, é muito jogo mesmo. Agora ninguém apoiou mais o DC do que a Capcom: Street Fighter II X, III e Alpha 3, Marvel Vs Capcom 1 e 2, Resident Evil II, III e Code Veronica, Power Stone I e II, Cannon Spike, Rival Schools 2, Dino Crisis, entre outros (Na minha opinião ela só ficou devendo mesmo um Rockman). Você ainda dúvida que só tem jogão?

Jet Set Radio
Roolers malucos grafitando Tokyo. Precisa falar mais?

O único defeito do Dreamcast em termos de jogos é que com a sua falência prematura a sua biblioteca não ficou muito grande (Apenas alguns jogos caseiros ou de produtoras independentes são lançados para ele ainda). Muitos jogos saíram apenas no Japão e muitos, mas muitos mesmo não saíram do papel. Alguns como Propeler Arena chegaram a ser finalizados mas nunca saíram oficialmente. Só pra vocês terem ideia, olhem esta lista e vocês vão ver o quanto o console ainda ia render. Tem jogo ruim? Tem, poucos mais tem. Tem jogo bom? Tem, e são muitos. Tem muitos jogos? Mais do que você imagina.

Soul Reaver 2
Tava quase pronto...

Conclusão: Então, qual é o melhor em termos de jogos? A resposta é: nenhum. Nem empate. Os dois consoles tem excelentes títulos que fazem valer a pena a compra, apesar de cada um ter suas características vai ir mais do gosto de cada um mesmo. Eu mesmo prefiro mais o DC, porque de PS2 o único jogo que eu realmente tenho vontade de jogar é o Metal Gear Solid 3. E por mais que eu goste da série eu não vou gastar quatrocentos dinheiros num console pra jogar apenas um jogo né.

Então fico por aqui, no próximo texto vamos falar de mais algumas coisas e acabar com essa novela que virou essa série de textos.

* Revisado em 05/12/2016 às 19:09:22

outras tags: Jet Set Radio, International Super Star Soccer (Série), Legacy of Kain (Série), Onimusha (Série), Dreamcast e PlayStation 2

Compartilhe

Pin it


Leia também...



19 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de Anthony
    Anthony
    24/04/2008 às 13:55:57   localizacao Algum lugar de Vespasiano
    Putz,... ficou fino a materia, mas vc e fodah!!!! faz 4 materias pra dizer que ninguem vence!!!! ^^^hauhauah so vc mesmo.. mas ficou bem legal, bem neutro tambem!!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    24/04/2008 às 14:06:45   localizacao Vespasiano - MG
    Iae brow!

    Cara, na verdade são cinco matérias até agora se você contar com o complemento e ainda vai rolar uma sexta, que vai ser a conclusão da bagaça.

    Quanto ao "pra dizer que ninguem vence", esse é justamente o barato dessa análise, acabar com essa merda de coisa de que video-game X é melhor que video-game Y. Todos tem seus pontos positivos e negativos, o que vale mais para uns vale menos para outros.

    Flw!

    Responda!
  • avatar de DHX
    DHX
    29/04/2008 às 11:01:51   localizacao In Reality
    Nunca tive-se um PS2 certo ?

    E ainda vives na guerrinha que morreu a anos ?

    Aff meu fio, acorda pra vida, PS2 hoje em dia tem mais AAA que o Dreamcast.

    Falta:

    Capcom,

    Konami

    Square

    Namco

    Fez muita diferença.

    Fora fato da própria SEGA não ter dado devido suporte ao console, lançando jogos ali e acolá deixando todos com "pedaços" (afinal Shenmue 2 só euro e jap...)

    Eu tive um Dremcast e agora tenho um PS2, e te digo, se não "joga-se o 2" ainda vais viver nessa era de "ismo" infundado.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    29/04/2008 às 11:51:51   localizacao Vespasiano - MG
    DHX, interpretação de texto realmente é algo muito dificíl, principalmente quando se lê só o título. Mas vamos lá:

    - Não vivo na guera, apenas falo sobre ela. Problema?

    - Das softhouses que você citou só não tem Square e Konami.

    - Claro que tem, com todo esse tempo de mercado. Eu disse o contrário?

    - Não deu o devido suporte? O Dreamcast faliu, como a Sega sem grana iria dar suporte?

    - Que legal, tu está evoluindo. Agora compre um PS3, seja feliz (com seu amigo da assistência técnica).

    Responda!
  • avatar de Dartagnhan
    Dartagnhan
    18/10/2010 às 13:10:05   localizacao Morro do Chapéu-Ba
    Muito bom o texto, vc escreve muito cara.Parabens !!!
    Na minha humilde opnião, o Dreamcast foi o melhor que todos eles,porque? algo chamado inovação,e isso a sega mostrou para o mercado de consoles,inovou e tudo e surpriendeu a todos.
    quando jogavamos no Dreamcast,antes do PS 2, ficavamos surpreso com seus graficos,som e outras coisa.
    Já o PS2 não pude observa nada de tão interessante e inovador,alias nem tem cara de video game,simplesmente observou o console da sega,viu os pontos fracos e lançou um melhor,e colocou no mesmo o q tinha de melhor,igual como xbox e cube,emfim cade a inovação ?
    Dreamcast Ainda é o melhor e foi e vai ser o que vai me surpreender sempre.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    19/10/2010 às 14:06:23   localizacao Vespasiano - MG
    @Dartagnhan

    Não falo que o Dreamcast é melhor, mas acho ele muito bom. PS2 também, tem muitos pontos falhos mas é um ótimo console. O primeiro X-Box eu nunca joguei, mas foi mais um teste de penetração de mercado da Microsoft. GameCube eu tenho um e acho ele excelente também, não tenho nada do que reclamar.

    Responda!
  • avatar de Ricardo
    Ricardo
    09/11/2010 às 17:12:55   localizacao São Paulo
    Não tenho nada contra o ps2, mesmo porque nele eu só jogo futebol. Agora no DC Me impressiono pena que não lançaram o Shenmue 3.

    Responda!
  • avatar de marcelo
    marcelo
    06/07/2011 às 15:08:15   localizacao fortaleza
    Rapaz isso é que é um cara que fala o que sente a muito tempo percebi a falta de criatividade dos jogos que foi deixada pra traz no tempo do "super nintendo vs mega drive"

    e quando a sega tenta voltar a criar coisas novas la vem a SONY com seu tijolo de construção civil querem monopolizar a liberdade de criação.

    Claro que o PS1 e o ps2 tem sua importancia mais sem duvida eu considero a SONY a menos criativa empresa de jogos pra uma so softhouse e capaz de ser mais criativa do que ela ACtivision e seu Guitar HEro Pra mim o unico jogo 100% original e diverdido do PS2 OS OUTROS EMBORA TENHA GRAFICOS ESPETACULARES FORAM FEITOS APENAS JUNTANDO IDEIAS QUE JA EXISTIAM EM OUTROS JOGOS MAIS ANTIGOS. O PRODUTO DA SONY DEU ENFASE MAIS A ILUSÃO DE UM GRAFICO ESPETACULAR E NÃO A UMA IDEIA SIMPLES E CRIATIVA QUE NÃO PARASSE DE TE EMTRETER E TALVES ATE MESMO EMOCIONAR DIFERENTE DA NINTENDO E DA SEGA QUE AINDA HOJE TIRA LAGRIMAS DOS OLHOS DOS JOGADORES QUE JOGAM ZELDA SONIC MARIO E OUTROS JOGOS

    CONCLUSÃO: ALGUMAS EMPRESAS DEVERIAM DEIXAR UM POUCO DE LADO A GANANCIA DE QUEREM LUCRAR A QUALQUER CUSTO E USAR A CRIATIVIDADE PARA AGRADAR SEUS FANS AO INVES DE RECICLAR COISAS QUE FORAM USADAS NO PASSADO (GOW,CRASH,GTA..ETC)

    Responda!
  • avatar de marcelo
    marcelo
    06/07/2011 às 15:18:09   localizacao fortaleza
    O PROBLEMA DO PS2 É QUE A SONY É UMA EMPRESA MUITO COMERCIAL E QUE SO TEM INTERESSE EM VENDER AO INVES DA SEGA E DA NINTENDO QUE AGRADA SEUS FAZ COM SURPRESAS.
    A UMA DECADA E MEIA O VIDEO GAME ERA USADO PARA ENTRENTER E SO QUEM REALMENTE AMAVA JOGAR FALAVA MUITO DISSO

    HOJE TEM QUALQUER BABACA QUE ACHA QUE O UNICO JOGO DO PS2 É O FUTEBOL FALA DELE COMO SE FOSSE UM MICROSYSTEM

    AO INVES DOS MEGADIVES SNES N64 E DEANCAST DA VIDA QUE ERAM NOSSOS BRIQUEDOS E NÃO ESSE TIJOLO DE CONSTRUÇÃO CIVIL QUE NÃO SERVE PRA OUTRA COISA SE NÃO PRA BOTAR DINHEIRO NA GANACIOSA SONY

    A FALTA DE CRIATIVIDADE DA SONY E TÃO GRANDE QUE ELA NUNCA MUDA O CONTROLE SO O DREAN CAST QUE JA MORREU A MUITO TEMPO TEM 4 ENTRADAS PARA CONTROLE ALEM DISSO TINHA ATE O APOIO DA MICROSOFT PARA RODAR JOGOS EM PC NO WINDOWS CE

    CONCORDO COM O TEXTO O DREAM CAST ERA MELHOR MUITO MELHOR

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    06/07/2011 às 15:39:21   localizacao Vespasiano - MG
    @marcelo

    Não dá pra culpar a Sony por ser o que ela é, afinal se os PlayStation’s fazem sucesso é porque tem gente que gosta. Vale lembrar também que o PSX fez sucesso em cima das cagadas da Nintendo e da SEGA.

    Ah, e valeu pelos comentários e tal, mas tenta não escrever com o CAPS LOCK ligado, aquela regrinha básica da internet né.

    Responda!
  • avatar de Thiago F.
    Thiago F.
    26/08/2011 às 15:41:09   localizacao São Paulo
    Os gráficos do Sonic Adventure, 1e 2, são muito bons, de encher os olhos, mas o jogo é um lixo total. Sem diversão, desafio, basicamente é sair correndo. Muito sem graça! Entediante ao extremo.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    26/08/2011 às 16:06:43   localizacao Vespasiano - MG
    @Thiago F.

    O problema é que nem sair correndo dá, de tanto bug que os jogos tem. No dois melhorou um pouco, mas ainda sim a jogabilidade é bem zoada.

    Responda!
  • avatar de Thiago F.
    Thiago F.
    27/08/2011 às 13:31:37   localizacao São Paulo
    Verdade. Foi uma grande decepção.

    Responda!
  • avatar de Thiago
    Thiago
    11/09/2011 às 18:54:11   localizacao Bagé
    Cara, vc fala tanto dessas DC’s que a Sony mostrava, que me deu curiosidade de ve-las!
    EU ainda tenho meu ps2 dois aki, e por curiosidade queria ver oque a Sony dizia que iria ser o ps2
    vc sabe onde tem esses videos? obrigado

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    11/09/2011 às 19:25:20   localizacao Vespasiano - MG
    @Thiago

    Procure no YouTube vídeos de eventos da época de pré-lançamento, mais ou menos em 1999. Você vai notar que muito dos gráficos que eles prometeram se tornaram realidade sim, mas alguns anos depois em jogos mais recentes, tanto que tem muitos jogos do início do PS2 perdem feio em gráficos para alguns jogos do DC.

    Responda!
  • avatar de Manolo
    Manolo
    27/09/2011 às 10:16:50   localizacao pindamonhangaba
    Mano, vou ser sincero, eu achava o dreamcast muito bom mesmo,eu tinha um simples nintendo 64 e troquei ele por um DC quimado fudido mas gastando mais um graninha consegui concerta-lo, de fato é um execelente console, que inovou muito na época, graficos, jogabilidade, controles, até mesmo existia o tão polêmico bleem, emulador de psx que a sony brigou na justiça e blá blá blá... Hoje comprei um ps2 e estou muito feliz com ele, jogando god of war 2 e shadow of colossus.. O fato é que a sony senpre se mascarou atrás dos outros consoles, e usando seu markting sempre consegui seus objetivos.. sempre teve muitas produtoras afiliadas a ela, lançando varios titulos realmente muito bons... como square, capcom, etc...
    Mas na minha opinião mesmo é que o foco sempre ficou mesmo no ps2.. e se ele não tivesse feito tanto sucesso assim? se ele não fosse de nada e ficasse para trás como o DC, de qual console estariamos falando e discutindo? GC? XBOX? eu acho de fato que muita gente sentiu muita inveja da sony de ter tantos lançamentos que passaram a critica-lo, talvez com ciumes ou inveja.
    Todos os consoles são bons? não sei.. mas eu gosto de todos e respeito a eles, porque ja tiveram seu momento de fama... o DC esta morto? sim, tambem o CG e xbox.
    O fato é que existe pessoas que não suportaram ver jogos da sega sendo feitos para outras plataformas.

    Fica aqui minha opinião sobre esse assunto DC vs PS2

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    27/09/2011 às 11:54:34   localizacao Vespasiano - MG
    @Manolo

    O lance aqui na verdade foi mostrar os pontos positivos e negativos de cada console, tanto que no final e depois eu falo melhor sobre isso.

    Uma coisa que eu sempre falo é que o console não importa muito e sim os jogos. Por exemplo, eu prefiro o Dreamcast e o GameCube do que o PS2 porque neles tem muito mais jogos que eu gosto, não porque é da Sony ou seja lá quem for.

    Responda!
  • avatar de Daniel
    Daniel
    27/09/2011 às 14:13:22   localizacao Pelotas RS
    Concordo com vc, respeito a opinião de todos, e curto muito sim os outros consoles com NGC, XBOX, DC...
    Não tive a oportunidade de conseguir um NGC, sempre admirei ele, sempre axei ele um puta console em que infelizmente a sua propria criadora a nintendo os destruiu, sempre querendo inovar para não cair nas garras da pirataria, fez aquele mini-dvd que não pegou ningeum, além de ser mais caro, ninguem quis fazer jogos para ele... se os mesmos titulos de peso do ps2 como a séria FF, god of war, shadow of colossus, metal gear etc.. tivessem saido para o NCG.. meww ia ser d+...
    Agora falando sinceramente, o NCG e o XBOX como não foram muito pirateados, encareceram muito, fazendo com que muitos não tivessem acesso a eles.
    Uma pena issto, pq comprar produtos piratas é foda, tem uma péssima qualidade e duram muito menos.. digo isso porque hoje pago R$20,00 num comtrole de ps2 contra os R$100,00 que eu paguei no meu controle do n64...
    Sendo que compra quase um controle de ps2 por mes pq naum dura nada.. logo vai pro vinagre... ja o do n64 tive ele por 6 anos e nunca deu problema...
    Por esses motivos é que probre ainda mais brasileiro, naum curtiu muito os outros consoles, como DC, NGC e XBOX.. e se agarrou em um ps2 aonde vc compra tudo na banquinha mais próxima.

    Abraços
    Até a próxima..

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    27/09/2011 às 14:44:44   localizacao Vespasiano - MG
    @Daniel

    Mini-DVD do GameCube é meio foda mesmo, mas também não chega a ser tão ruim. Sobre os jogos, Final Fantasy só deixou de ser exclusividade da Sony no XIII. God Of War e Shadow Of The Colossus são feitos por estúdios da Sony, então ver eles em um console da Nintendo seria o mesmo que querer ver Mario no PS2. Metal Gear ganhou um remake pro GC com o nome de Twin Snakes. Ah, e um GameCube usado nem é muito caro e difícil de achar, é um ótimo console.

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé