Mais um daqueles jogos endless run para "celular", só que não!
A primeira pergunta que eu fiz quando vi o pessoal aqui na empresa jogando Ninjump Dash foi: é um daqueles que corre sem fim?
Ninjump Dash: Multiplayer Race é um jogo de corrida para dispositivos móveis publicado pela Backflip Studios em outubro de 2014. É, na verdade, uma variação do jogo Ninjump, também publicado pela Backflip Studios.
Sabe Mario Kart?Ninjump Dash é igual, só que diferente. A ideia é basicamente a mesma: uma corrida onde é necessário e divertido permitido prejudicar os adversários. A principal diferença é que não são usados veículos e as disputas não acontecem em pistas ou circuitos, mas sim ninjas correndo e pulando em telhados de prédios e construções nipônicas, em perspectiva 2D (plataforma). E é com uma ideia bem minimalista que eu acho que o jogo consegue se destacar, pois são partidas rápidas e muito divertidas. Bom, às vezes até tão "frustrantes" quanto as do Mario Kart!
Se divertindo em Mario Kart
Como funciona
As disputas acontecem entre 4 jogadores (no máximo) e duram em média 1 minuto cada corrida. Seu personagem corre sozinho e você só pode pular (com possibilidade de salto duplo) e usar alguns itens pressionando botões do lado direito e esquerdo da tela, respectivamente. Os itens que podem ser usados são coletados em caixas que lembram aquelas do jogo Crash Bandicoot e servem pra atacar os inimigos ou garantir alguma "vantagem" temporária, como escudo de proteção ou speed boost. Dentre os itens que podem ser utilizados pra atacar os inimigos existe o portal, que também lembra muito o portal do jogo Portal, se é que não tiraram mesmo de lá! E esse portal, quando te atinge, te manda de volta pro ponto onde ele foi lançado, apenas. Isso quer dizer que se você estiver prestes a cruzar a linha de chegada e um infeliz lançar um portal do meio da fase e ele te atingir, sim, você volta pro meio da fase! Existe também outro item de ataque que tenho certeza que foi tirado do jogo Re-Volt, que é um rojão desgraçado que quando atinge seu "rabo" te queima e te atrasa muito! E tempo é algo que você não pode perder em Ninjump Dash. Os personagens do jogo são apenas meros skins do jogo Ninjump e não influenciam em nada, pois não possuem atributos diferenciados e o que define uma vitória é apenas a sua habilidade nas corridas (desconsiderando os itens), por isso qualquer erro pode colocar tudo a perder.
E a mecânica do jogo é basicamente essa, bem simples mesmo. Pra incrementar as disputas existem as ligas, que são torneios diários com premiações em pedras de jade e moedas de ouro, o "dinheiro" do jogo utilizado pra comprar skins e outras coisas como as provocações, que são frases pré-definidas que você pode "falar" para os seus adversários em certos momentos durante as partidas. Existem também as cartas de boost, que são apenas versões aprimoradas dos itens que você coleta durante as corridas. Por exemplo o rojão, normalmente ele é lançado pra atacar o adversário mais próximo à sua frente e uma carta de boost do rojão faz com que 2 rojões sejam lançados ao mesmo tempo, um pra atacar o inimigo mais próximo à frente e outro pra atacar o inimigo mais próximo atrás de você. Eu confesso que no começo eu usufruía muito dessas cartas, mas a verdade é que o importante mesmo é a sua habilidade, acredite.
Um dos pontos fracos do jogo são os cenários. Tanto a escassez deles como a semelhança entre eles, pois são apenas 8 e visualmente bem parecidos. Como as partidas são realmente bem rápidas, fica uma coisa inevitavelmente repetitiva. Por outro lado Ninjump Dash é dos únicos jogos em que as microtransações realmente não te dão vantagem alguma, visto que skins, cartas de boost, provocações etc não influenciam em nada na habilidade de jogar.
A melhor parte
Jogar com amigos lado a lado. O pessoal aqui do trabalho se reúne no horário de almoço pra jogar e já que cada corrida só suporta até 4 jogadores, fica todo mundo revesando corridas com todo mundo, é bem divertido! Mas infelizmente o jogo não possui um "tipo de conexão LAN" ou algo parecido, ele sempre utiliza a internet. Então ou você utiliza o seu "3G" ou a "WiFi" de algum lugar. Aqui a gente usa, é claro, a WiFi da empresa mesmo. E você nem precisa criar nenhuma conta de usuário nem nada, basta escolher um apelido, adicionar amigos, "criar uma sala" e enviar convites. Simples assim!
Outro motivo que destaca Ninjump Dash é exatamente o fato de ele estar disponível em dispositivos móveis, que hoje em dia é a coisa mais comum que as pessoas possuem (é quase que um membro do próprio corpo e tem gente que não vive sem!), então é muito mais simples juntar amigos pra jogar. Além de que o jogo é muito leve, tanto no tamanho que ocupa como em processamento e o "consumo" fica mesmo só por conta da transferência de dados pela internet. Ah, e Ninjump Dash é cross platform, ou seja, você pode jogar no iOS enquanto seus amigos jogam no Android, por exemplo. Um colega aqui do trabalho tentou instalar no Windows Phone, mas não teve sucesso. Na verdade ele até conseguiu instalar sim, mas não conseguiu jogar não sei por qual motivo. Não sei se até o momento o problema foi resolvido.
E Ninjump Dash é isso. Um jogo simples, fácil e que proporciona a mesma diversão que qualquer outro jogo "grande" com a mesma premissa. Ele copia mistura várias coisas de outros jogos de uma maneira minimamente genial. Até The Sims dá pra enxergar no jogo, com aqueles loadings típicos (coisa que não faz a menor diferença, mas é legal). Experimente, é grátis.
Convide seus amigos e VãoCorrer!, VãoPular! e VãoJogar!
Não tem pra Windows Phone, apenas a versão "genérica". O WP10 até permite instalar apk, mas eu não tenho coragem. Tou usando versão "besta tester", prefiro não provocar o capeta, huahauhauua! Mas quando tiver tudo mais estabilizado, quem sabe eu experimento? Parece muito divertido, principalmente com amigos!
Compartilhe