nostalgia
sf
1. Melancolia ou tristeza profunda causada em pessoa exilada ou longe de sua terra natal: “[…] (CN).
2. Sentimento ligeiro de tristeza sentido por alguém, pela lembrança de eventos ou experiências vividas no passado; saudades ou tristeza por algo ou alguém que já não existe mais ou que já não possuímos mais.
3. Tristeza sem um motivo aparente.
Trocando em miúdos, é algo que remete a tempos idos que, em nossa cabeça, mesmo não tendo sido realmente, nos parecem melhores do que os tempos atuais. E diversos fatores podem ativar esse sentimento dentro de nós: Uma música, um filme, uma comida, um passeio e também os videogames. E foi pensando justamente nisso que separei 3 games que, quando jogo, sou tomado de assalto pela nostalgia.
Sega Rally Championship (Sega Saturn)
É incrível como um jogo simples para os padrões atuais consegue trazer tanta nostalgia em mim. Eu não era tão jovem quando comprei meu primeiro Sega Saturn, já trabalhava e era grandinho (sic), mas foi uma maneira de compensar os anos perdidos quando eu não podia ter o console. E de cara veio este título.
O jogo tem apenas 2 carros, um Toyota Celica e um Lancia Delta, mas com um código (X, Y, Z, Y, X) era possível destravar o Lancia Stratus, portanto, tem 3 carros. O número de pistas também é limitado, com apenas 3 e, logrando êxito nelas, você abre uma pista especial que, terminando em primeiro, você vê seu piloto comemorando a vitória sobre seu carro. Sensacional.
Com tão poucas pistas e certa prática é possível terminar o jogo em pouco mais de 20 minutos, mas, ainda assim, eu passava horas e horas tentando bater meus melhores tempos, inclusive anotando-os em um caderno;
Hoje em dia ainda jogo, mas no PS2, que é um port do Arcade que foi lançado junto do jogo Sega Rally 2006.
Daytona USA (Sega Saturn)
Outro da leva do Saturn. No modo principal você só escolhe entre câmbio manual ou automático, mas no Saturn, com alguns códigos, há a possibilidade de destravar vários outros carros com cores e desempenhos diferentes, inclusive dá para correr com um cavalo (!).
Também com 3 pistas, eu me dedicava a bater os meus tempos. O engraçado é que, mesmo tendo o jogo em casa, eu ainda vou a um shopping para jogar na máquina que tem lá.
Star Fox 64 (Nintendo 64)
Este eu perdi a conta de quantas vezes já terminei, mas, com certeza, foram mais de 30. O jogo em si já é muito bom, mas é quando derroto Andross e ouço aquela música que fico em êxtase. A melodia é sensacional e faz com que eu queira jogar mais e mais. Fora que é mais um jogo em que tento bater meu recorde de inimigo abatidos. Acho que o que me cativa nesse título é a mesma coisa dos outros já citados: a simplicidade que nenhuma de suas sequências conseguiu fazer melhor.
E vocês? Quais jogos trazem a nostalgia, que fazem viajar para outro tempo, outro lugar? Escrevam aí embaixo e, enquanto isso, peguem esses jogos, liguem seus consoles e Vão jogar!