1. As especificações técnicas
Segundo Mark Cerny (arquiteto-chefe de sistemas da Sony), a plataforma é "de criadores de jogos para criadores de jogos" e que sua arquitetura é "como um PC, mas melhor" (hein?). O PS4 usa uma CPU X86, tem 8GB de memória e um HD local. Também tem tecnologia APU e memória GDDR5, que geralmente é reservada para as melhores placas gráficas existentes. Pois bem, vamos começar:
Não sou expert em sistemas. Não sou pesquisadora, nem a pessoa mais inteligente quando se trata de sistemas operacionais, mas até onde eu sei, um processador X86 (característico de sistemas 32 bits) não lida muito bem com memórias acima de 4GB. O Windows é um belo exemplo disso:
Para melhores entendedores, no sistema de 32 bits só pode endereçar 4GB de RAM. Portanto, não se trata de uma avaria ou de uma configuração incorreta do seu PC, muito menos exclusividade do sistema Windows. Haters dirão que há maneiras de fazer o Windows X86 reconhecer memórias acima de 4GB, e eu concordo. O sistema 32 bits reconhece mais de 4GB com um hackeamentozinho básico, mas ele não lida bem ultrapassando esse limite. O PC pode até ficar mais lento do que nas configurações originais. Portanto, acho que podemos concluir que a memória de 8GB do PS4 será dividida entre RAM e Vídeo, como o do nosso velho amigo PS3 (que tinha 512MB divididos em 256MB para RAM e 256MB para vídeo), se a Sony quiser que o console não tenha problemas seríssimos. Quanto ao comentário do Sr. Cerny, sobre o PS4 ser melhor que um PC, eu acho que ele deve ter comparado o console com o PC dele, só pode.
2. Mídias e Multifuncionalidades
Bom, tem muita gente feliz da vida porque a Sony não usou a
O novo console da Sony também vai contar com serviços de streaming de vídeos, algo que já vem tendo forte impacto desde a atual geração. Os serviços já confirmados são o já conhecido Netflix, o Hulu Plus, Vudu (vish!), Amazon Instant Video, nosso amiguinho Crackle (:D), um tal de Crunchyroll (rolinho crocante?), NHL, MLB.tv, CinemaNow (alguém mais pensou besteira com esse nome? haha), Epix, Music Unlimited e Video Unlimited. Até agora nada foi dito sobre o YouTube e HBO Go... Rumour has it (sdds, Adele), haverá uma possibilidade de se usar o sistema Gaikai para fazer streaming de jogos enquanto você faz o download dos mesmos. Dei uma passadinha no site oficial do PlayStation 4 e lá não fala nada sobre isso.
Além de jogos e filmes, o PS4 também vai oferecer outros serviços: o
3. O controle... Aaah, esse controle...
Véi, na boa, o que é esse novo DualShock? Nem sei por onde começar, mas vou tentar. Eu gosto dos controles da Sony. Sério! Desde o primeirinho... Mesmo com todo problema de ergonomia, ele era um controle legal (eu sei que o @Tchulanguero não vai concordar). Mas, com o perdão da expressão, a Sony tinha que cag@r mais ainda o que já não era essa coca-cola toda? Enfim, todo mundo já deve ter visto e discutido sobre o tal controle, mas mesmo assim, eu vou dizer o quê que a baiana tem:
- Tem os mesmos botõezinhos de sempre;
- Tem novos analógicos;
- Tem um novo D-pad;
- Tem um touch pad (não é touch screen, é touch PAD, e meu notebook também tem um);
- Tem um sensor de movimento com LED;
- Tem um botão de options;
- Tem um botão de share;
- Tem a parte traseira texturizada;
- Tem o já conhecido botão PS;
- E tem 30g a mais que o DualShock3...
Traduzindo: uma cópia descarada do controle do Ouya!!!
Concordo com os novos analógicos, afinal, aqueles analógicos convexos eram horríveis. Outra coisa que me agradou, também, foi a parte traseira texturizada, que evita que o controle escorregue nas mãos suadas. Infelizmente, é aqui que acaba minha satisfação.
O botão Share só vai servir pra encher o saco, mesmo. TODO MUNDO vai encher as redes "sociais" de vídeos de gameplay inúteis e sem graça. As pessoas que postam seus gameplays em blogs e canais do YouTube tem toda uma preocupação em fazer um vídeo legal, com comentários pertinentes e curiosidades interessantes sobre o jogo. Eles gastam dinheiro para trazer um vídeo de qualidade, editado e agradável de assistir. Agora, imaginem um mundo onde qualquer um, eu disse QUALQUER UM, vai gravar 15 minutos de um gameplay escroto e jogar nas redes sociais (que já estão uma porcaria, diga-se de passagem)...? Visão do inferno. Claro que vai ter gente que vai escolher um trecho tenso de um jogo, por exemplo, e gravar um gameplay mostrando uma estratégia bacana, sei que sim. Mas a grande maioria vai ser triste.
Esse sensor de movimento deve ser a coisa mais desconfortável de se usar. E, com quase toda a certeza do mundo, não vai ser nada mais bem elaborado que o que temos em Heavy Rain, por exemplo. Quero ver alguém jogar um jogo de dança com esse sensor do DualShock4 sem se irritar. Logo, quem quiser jogar algum jogo específico para captação de movimento vai acabar comprando um Move...
Botão options... #medo. Se você não percebeu, a Sony baniu os botões Start e Select do novo DualShock. E apesar de muita gente achar que o Select só teve serventia até o SNES, eu gostava dele. O Select evoluiu pra um atalho importantíssimo em muitos jogos. O que seria de Assassin’s Creed sem o Select pra te levar direto pros mapas? Confesse: você acharia um saco se tivesse que apertar Start e ter que entrar em mais um ou dois menus pra chegar num mapa. E digo mais: imaginem jogar Dead Space sem o Select pra abrir diretamente o mapa do traje CEC. Você teria que abrir o inventário e navegar pelo sistema até chegar no mapa, correndo o risco de ser atacado a qualquer momento. Possivelmente, com esse botão options, você terá um único menu para acessar tudo e servir de pause. Nada funcional.
Na boa, as desenvolvedoras vão ser chamadas de gênios se elas conseguirem uma utilidade legal pra o Touch PAD, pois eu olho pra ele e só vejo Angry Birds, Fruit Ninja e outros do gênero. Além disso, a localização desse pad é uma das mais sem noção, na minha opinião, porque eu não vejo as pessoas jogando qualquer coisa com ele sem esbarrar nos analógicos. Imaginem um jogo com QTE’s usando o pad? Um toque no analógico e BUM! Perdeu, playboy. Por último, mas não menos escroto (o adjetivo mais adequado pra esse DualShock que controlezinho feio da porra, hein?
4. Superando as expectativas (-sqn)
Segundo Andrew House, da Sony, o novo console vai criar "experiências que superarão as maiores expectativas dos jogadores". Fiz uma pesquisa em uma rede social gamer para saber quais as expectativas criadas ante o surgimento de uma nova geração de consoles. Eis os resultados que consegui (eu li todos os comentários até o momento de escrever esse texto e contabilizei os resultados):
- 38,0% dos jogadores esperam por menos limitação criativa, ou seja, jogabilidade mais inovativa;
- 20,8% esperam por novas franquias, novos títulos de peso e novos exclusivos (principalmente, jogos com enredos épicos!);
- 13,9% esperam por gráficos melhores;
- 6,9% querem retrocompatibilidade;
- Os outros 20,4% ficaram divididos igualmente entre hackeabilidade (!), menos DLCs, sensores de movimento, multiplayers mais divertidos e maior integração na jogabilidade multiplayer presencial e não online.
Como deu pra perceber, a grande maioria quer novas franquias épicas e, principalmente, mais inovação na jogabilidade, seja como for. O grande problema é que o foco da Sony parece ter sido apenas em gráficos (investindo em mais memória e, possivelmente, um processador melhor, já que ela ainda não divulgou a velocidade de processamento), e os gráficos estão apenas em terceiro lugar na minha singela pesquisa. Integração com redes sociais? Tenho que segurar um sorriso meio irônico porque foi algo que nem sequer foi citado...
Se a Sony realmente tivesse interesse em atender às necessidades de seu público, eles investiriam mais um pouco no PS3. Eles dariam aquela força às desenvolvedoras para usarem o máximo da engine do console atual, visto que apenas Uncharted 2: Among Thieves usou quase 100% do poderio máximo da plataforma e, segundo rumores, The Last of Us e Beyond: Two Souls chegarão a utilizar 100% da força do PS3. Se o auge do atual console da Sony é agora, porque não dar um pouco mais de tempo até o lançamento de uma nova geração?
Um Move adaptado em um controle não é inovação, é bagunça.
Um touch PAD integrado a um controle não é inovação, é bagunça!
A retirada de dois botões, que sempre foram úteis, pra inserção de um botão inútil e um duvidoso não é inovação, é bagunça!
Bagunças essas, que só vão servir para aumentar (e muito!) o preço do
* Revisado em 18/12/2016 às 19:24:43
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