Nosso bom e velho The Sims repaginado para versão mobile!
Olha só, vou puxar um belo gancho do meu último escrito, porque a vida não está fácil mesmo... E eu sei que tem muitos de vocês na mesma situação que eu, sem tempo ou disposição para jogar. É por isso que, mesmo não sendo a maior fã de jogos mobile, trago para vocês um escrito sobre um deles: The Sims FreePlay, mal e porcamente traduzido para The Sims JogueGrátis. Eu não sei se é novidade para alguém aqui, mas eu curto muito The Sims. Cheguei a jogar um tiquinho do primeiro, mas tenho o segundo jogo completo com todas as expansões. Nunca joguei o terceiro, mas por mero descuido meu, já que tenho que baixar, mas nunca lembro. E já tentei jogar o quarto, mas meu notebook não roda direito com meus parcos 2GB de RAM.
Falando em 2GB de RAM, essa é exatamente a memória do meu celular, um Nokia Lumia 930. Somado à um processador SnapDragon 800 quad-core de 2200MHz e tela OLED de 5" ClearBlack, qualquer jogo roda de forma fluida, sem travamentos e lags e com uma resolução foda de 1080x1920! Eu sei, estou parecendo uma PCzista falando do meu celular, mas vocês tem que entender que isso realmente conta muito quando se fala em jogar em celular, que geralmente tem jogabilidade um pouco mais travada e com gráficos meia-boca. The Sims FreePlay roda muito bem no meu Lumia, com fluidez absurda, sem bugs (só aconteceu uma vez, mas era um bug da missão e não do celular em si) e com gráficos muito bonitos.
Em relação ao gameplay, acho que a primeira coisa que realmente notamos de diferente em relação aos outros é que TS FreePlay não é um mero "simulador", mas tem conjuntos de metas a cumprir - as missões. E essas missões começam com as coisas mais simples, como Compre Uma Casa e/ou Crie um Sim. Alguns recursos do jogo, como a construção de varandas e, até mesmo, a passagem de faixa etária dos seus Sims, só ficam disponíveis para uso após você cumprir missões específicas que desbloqueiam esses recursos. E não apenas recursos, mas lugares e personagens também. Se vocês já jogaram esses joguinhos de Facebook, devem entender mais ou menos como funciona tudo.
A maioria das missões tem um limite de tempo, mas diferente dos joguinhos de Facebook, ao fim do limite de tempo, você não perde a missão. O limite de tempo é apenas um requisito para liberar itens extras. Por exemplo, estou em uma missão atualmente para liberar a construção de sacadas e, se finalizar dentro do limite de tempo, terei acesso a jardineiras e biombos na loja. No entanto, ao fim do limite de tempo, a missão continua, ou seja, eu não serei impedida de terminá-la e liberar a construção das sacadas. Eu apenas não terei os itens extras disponibilizados na loja.
A quantidade de metas por missão varia muito, assim como o limite de tempo de cada uma. O grande desafio para conseguir finalizar a missão dentro do limite de tempo é que, no FreePlay, a maioria das ações acontecem em tempo real (ou, pelo menos, demoram um bocado a mais do que nos outros jogos padrão). Sempre que você seleciona um objeto com o qual o Sim pode interagir, você terá as opções de interação e o tempo necessário para realizar aquela ação. Algumas missões tem ações específicas que surgem apenas naquele momento, e algumas ações podem demorar até 24 horas. Então, gerencie bem o seu tempo e utilize sempre mais de um Sim para realizar as ações, quando possível. Dessa forma, você consegue cumprir as metas de tempo com tranquilidade. Uma dica para realizar ações mais rapidamente é comprar itens mais caros, classificados como 3 estrelas: quanto mais estrelas um objeto tem, menos tempo você precisará para concluir uma ação.
Deixando de lado a questão das missões, o jogo se desenrola como qualquer outro The Sims: seus Sims tem necessidades que precisam ser cumpridas (Fome, Banheiro, Sono, Higiene, Social e Diversão) e manter seu Sim com as barras de necessidade sempre cheias faz com que eles recebam mais XP e Simoleons ao realizar ações. Sim, você precisa ganhar XP para subir de nível e liberar mais itens de compra e construção para sua cidade. E falando em Simoleons, você vai precisar de muito dinheiro ao longo do gameplay, então trate de conseguir um emprego para os seus Sims!
No início do jogo, o único emprego disponível é o de Bombeiro, já que você constrói o prédio do Corpo de Bombeiros logo no início do jogo, como uma das missões principais. Para ter um emprego diferente, você tem que construir os diferentes prédios disponíveis no mapa, e para isso, haja dinheiro e Sims: para construir um prédio no mapa, você tem requisitos mínimos, que incluem quantidade de habitantesna sua cidade e uma certa quantia em dinheiro. Dinheiro pode ser conseguido mandando seu Sim ao trabalho todo dia, plantando algo em seu canteiro no jardim, cozinhando e, também, através de seu Bônus Diário, entregue em sua caixa de correios. O Bônus Diário aumenta a medida que seus Sims são promovidos no trabalho e também com cada prédio construído no seu mapa, o que aumenta o valor da sua cidade.
A construção de novos prédios também contribui para o surgimento de novos hobbies para os seus Sims, como Pescaria (Parque), Mergulho (Centro de natação) e Carpintaria (Centro comunitário), entre outros, atividades que também geram XP e/ou Simoleons ao conseguir completar conjuntos de itens ao fim de cada atividade.
Além de XP e Simoleons, os seus Sims também podem coletar Pontos de Estilo de Vida (os PEV’s) e Pontos Sociais (os PS’s). Os PEV’s são conseguidos aleatoriamente ao se concluir ações e missões e podem ser usados para a compra de itens especiais, como bichos de estimação e casas, ou para finalizar ações mais rapidamente (cada PEV adianta 1h da duração da ação). Já os Pontos Sociais são adquiridos ao se realizar missões específicas nas cidades de seus vizinhos e também são usados para a compra de itens especiais. Os vizinhos são outros jogadores que podem ser encontrados online. No caso de Android e iOS, os vizinhos podem ser adicionados via Facebook através de um aplicativo oficial do jogo. Já para Windows Phone, os vizinhos são adicionados através do seu perfil do Xbox. Quanto mais vizinhos você tiver, mais fácil será encontrar objetos necessários para concluir certas missões, além de conseguir Bônus Diários vinculados diretamente à quantidade de vizinhos que você tiver.
O Modo Construção, modo favorito da grande maioria dos jogadores de The Sims, está presente, mas claro, adaptado às limitações mobile. Por exemplo, você só pode criar ambientes retangulares, nada de criar paredes livremente. Se quiser um ambiente em "L", você teria que criar dois ambientes retangulares e utilizar um vão de porta entre eles para deixar esse acesso livre. E da mesma forma que ocorre nos demais jogos, você pode comprar uma casa pronta e reformá-la ou comprar apenas o terreno vazio e construir sua casa ao seu modo. O problema é que, cada vez que você compra uma casa, as próximas ficarão cada vez mais caras. O mesmo acontece para o terreno vazio. A construção e/ou reforma em si é muito cara no jogo, o que não compensa muito a não ser que você realmente tenha muito dinheiro e nada para fazer com ele. Ainda assim, há um sentimento muito grande de compensação quando eu reformo uma das minhas casas no jogo, mas pode ser apenas o meu espírito de arquiteta falando mais alto.
No geral, para quem já curte The Sims, o FreePlay é diversão na certa, com a vantagem de que você pode designar ações para os seus Sims e entrar novamente no jogo apenas quando eles terminarem (você recebe uma notificação no seu celular). Não há a necessidade de ficar constantemente gerenciando os seus Sims, como nos outros jogos. Outro ponto positivo em TS FreePlay é que ele mantém o estilo desencanado dos outros jogos, usando e abusando de referências divertidas a outras mídias e marcas famosas. É sempre uma loucura ler a descrição das missões do jogo, sempre tem algo muito nonsense e/ou engraçado!
No entanto, o jogo precisa de conexão online para funcionar, então se você não tiver pacote de dados ou WiFi disponível, vai ficar impossibilitado de entrar no jogo, o que é uma falha, ao meu ver. Acho que deveria haver alguma forma de o jogo salvar no celular no caso de não haver conexão e, depois, carregar seus dados salvos na nuvem. E como todo jogo mobile que ~~se preze~~, sempre tem aquelas facilidades oferecidas a quem tem di$po$ição, se é que vocês me entendem. A quem quiser desembolsar uma graninha, é possível comprar pacotes de PEV’s ou PS’s, ou até mesmo de Simoleons, os três principais itens do jogo. Mas diferente de alguns jogos que já tive o desprazer de experimentar no celular, em nenhum momento é exigido que se pague algo para poder prosseguir no jogo. TS FreePlay não te coloca limitação nesse sentido, o que eu acho uma atitude bem respeitosa ao jogador, principalmente quando se trata de algum jogo da EA, hehehe.
Enfim, para quem anda sem tempo para jogar, como eu, e para quem já curte The Sims, o FreePlay é uma excelente pedida, pois exige pouco tempo e diverte tanto quanto qualquer outro mobile por aí, com suporte a Achievements e tudo mais! Além disso, o desbloqueio de itens especiais com a completude das missões e o respeito ao limite de tempo acabam se tornando um motivo a mais para querer jogá-lo. Então, vão até sua loja mobile, baixem o aplicativo, instalem no seu celular e Vão Simular Jogar!
Para amantes da franquia The Sims, a versão mobile do jogo é uma boa forma de se divertir mesmo não estando em casa. Possui recursos semelhantes às versões de PC e consoles, porém mais simplificadas e utiliza a maioria das atividades com "tempo real", o que te ajuda a não ficar eternamente preso ao jogo. No entanto, como todo free-to-play, existem facilidades liberadas apenas com transações financeiras e o jogo requer uso obrigatório de internet. Avaliado noWindows Phone (entenda o nosso sistema de notas)
Bom, eu "não gosto" de The Sims. Na verdade não é o tipo de jogo que me atrai (mentira, eu não sei jogar! huahua!)
Sobre a questão técnica, é uma verdade que os jogos atualmente estão rodando cada vez melhores nesses dispositivos móveis. O próprio Mortal Kombat X Mobile que eu falei dele por aqui é um jogo com gráfico muito bonito e ótima performance, mesmo em dispositivos mais defasados.
Agora se esse The Sims não é tão apelativo com as microtransações (MKX Mobile também não é), o jogo UFC, também da EA, é exageradamente demais! Tudo que é relevante nesse jogo de MMA é "comprável" através do diabo de uma moeda de ouro, que parece que só é possível obter com dinheiro de verdade. Eu comecei a jogar e já desisti por causa disso. Como tu mesma falou, também acho isso um desrespeito com o jogador. Sem falar na dependência de estar online, isso também rola no UFC. Já o MKX Mobile faz exatamente isso que tu sugeriu: ele salva os dados localmente no aparelho e se você tiver uma conta no que eles chamam de WBPlay (WarnerBros Play) ele faz o salvamento automático, mantendo o controle de versão dos saves e permitindo carregar o jogo salvo mais recente em qualquer dispositivo. Ok, tem coisas no MKX Mobile que só dá pra acessar se tiver online, como ALGUNS itens da loja e ALGUNS eventos, mas dá pra jogar tranquilamente offline.
Deixando de lado as comparações, ótimo escrito @Angela!
Ah, essa última foto (q tem o peixe) eu senti daqui a "quintura" e a umidade só de imaginar estar dentro de um quarto desses, só no tijolo e madeira! Huahua!! Se bem q tem um treco ali q eu não sei se é um aquecedor ou um umidificador..
Poxa, fiquei muito tentado com esse The Sims só por conta do modo de construção, rzs. Se eu colocar esse treco no celular, horas da minha vida vão embora nessa brincadeira, com certeza... mas estou jogando Fallout Shelter, então meu tempo de jogar em celular já está no limite
Eu tb acho que não teria a mesma paciência pro The Sims tradicional de PC, mas como eu disse, o bom desse de celular é que você tem objetivos e as coisas são praticamente em tempo real. Então não tem que ficar o tempo todo mandando eles fazerem isso ou aquilo. Manda fazer e deixa lá.
@Rafael Alencar
Como assim, "não sabe jogar"? Tem mistério, não! Agora, é realmente estranho a EA não ser tão mercenária nesse The Sims. mas, pelo visto, ela "compensa" em outros jogos, né?
Eu também não sei o que é aquele aparelho, isso foi na casa de um vizinho, e fica num porão, hehehe!
@Tchula
Mas nem dá pra curtir muito o modo construção, porque tudo requer que você gaste Simoleons, o que não é tão fácil de conseguir quanto no jogo de PC. Eu mesma faço algumas reformas, mas sempre adio um pouco, porque grana não tá fácil nem em jogo de videogame, huahuahua
"The Sims JogueGrátis"... HUAHUAHUAHUAHUA E pastor chamado Dollynho... OK, vc quase me convenceu de jogar o jogo com essas coisas engraçadas, mas vou seguir o mesmo passo do FallOut Mobile lá e mandar um "Vão Pular!"... hehe Não sou o maior fã de The Sims da Terra... só usava pra criar personagens cômicos com skins baixadas e sacanear a vizinhança de uma ex no primeiro de PC, tipo, imagina vc lá jogando e passa o Wolverine pra te dar um oi? Aí era engraçado. Enfim, chega... vou fugir! huahua