logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! DegustaçãoGuacamelee

La Saga Del Luchador Granjero

Análise de Guacamelee - O jogo que a Samus imaginou fazer quando tomou um porre de tequila.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes   datahora 14/08/2015 às 18:37:37   tagarelices 12

O jogo que a Samus imaginou fazer quando tomou um porre de tequila.


Tem jogos que todo mundo elogia, você simpatiza com ele e acha que vai ser legal, começa a jogar sem expectativas absurdas, e no final, termina achando uma das coisas mais fodas já lançadas. Foi esse o meu caso com Guacamelee.

A história do jogo não poderia ser mais simples: você controla o jovem Juan, um pacato plantador de agaves que vive em uma pequena vila mexicana, onde "luchadores" são profundamente admirados pelos moradores. Mas como tem que rolar alguma merda para a história seguir em frente, a filha do "El Presidente", e também "amiga" de infância de Juan, é raptada por um estranho grupo liderado por Carlos Calaca, uma espécie de homem-esqueleto de misteriosos poderes. Na tentativa de salvar sua "amiga", Juan vai parar no mundo dos mortos, onde uma "luchadora" chamada Tostada (também controlável) lhe dá uma máscara que também o transforma em um habilidoso "luchador". A partir daí, Juan parte atrás do grupo de Calaca para salvar sua... "amiga".

Resumindo: o bom e velho "salve a princesa".

Agave
Isto é um agave... eu também não fazia ideia do que era.

Como já devem ter percebido, Guacamelee tem forte inspiração na cultura mexicana, seja explorando a temática da "lucha libre", seja através do folclore, especialmente as questões que envolvem o mundo dos mortos. Para dar forma a tudo isso, foram utilizados gráficos em 2D vetorizados, lembrando muito jogos feitos em Flash, mas bem detalhados e animados: a real é que Guacamelee é um jogo muito bonito!

Guacamelee

Mas como se toda essa mistura de elementos já não fosse o suficiente para tornar o jogo interessante, ele abusa de um outro elemento que deixa os jogadores, em especial os mais velhos, completamente rendidos: as referências. O ponto mais notável são os cartazes espalhados pelo jogo, todos fazendo referência a algum título, principalmente os da Nintendo. Tem paródias de Mario, Zelda, Angry Birds e até mesmo de memes de internet, então não se assuste se você parar em um cenário só para ficar tentando adivinhar qual é. Mas de longe, a maior referência de todas está em um jogo que eu particularmente gosto bastante: Super Metroid. Não existe um só momento em que a série do Sr. Yokoi não possa ser lembrada, então se você já jogou Super Metroid, irá se sentir em casa com esse jogo.

Estátua Chozo

Eu sei que essa comparação pode parecer meio estranha, já que Guacamelee é um beat ’n’ up bem tradicional, com algumas pitadas de hack ’n’ slashs como Devil May Cry e Bayonetta, onde você faz combos gigantes, com direito a jogar os personagens para o alto para continuar batendo e tudo mais. Além disso, os gráficos são bem coloridos, o número de diálogos e pessoas que você encontra também não é pouco, e trilha sonora composta de muita música mariachi é incrível, porém o mais importante, o elemento exploração está lá a todo momento, mas sem soar uma cópia, tendo a sua própria identidade.

Aliás, apesar dos vários elementos de progressão similares, Guacamelee faz com que você tenha que voltar muito pouco aos lugares onde já passou, salvo se você quiser encontrar itens que melhoram sua barra de energia, cansaço, etc. Também é um jogo com muito mais pontos de saves que qualquer bom Metroid, que são umas mesas com uma caveira em cima espalhadas pelos cenários, que também servem como lojinha, onde você pode comprar diversos itens para melhorar seu personagem, incluindo roupas especiais que dão habilidades únicas. Caramba, você pode até jogar com um amigo se quiser! Talvez por tudo isso eu tenho gostado tanto desse jogo, ele pegou o que interessava de Metroid, mas criou toda uma mecânica própria em cima disso.

Mapa

Falando em mecânicas, fazia tempos que não jogava algo com uma jogabilidade tão boa. Dar porrada nos adversários é legal desde o começo, onde você basicamente só pode socar, chutar e arremessar os inimigos, mas conforme você vai adquirindo novas habilidades, e conseguindo fazer combos maiores, tudo vai ficando melhor ainda. Há também um certo elemento estratégico, com inimigos que só podem ser atingidos por determinados golpes, ou só podem ser eliminados por interações com o cenário. Mas embora a parte da batalha não seja necessariamente difícil, mesmo nos chefões, não pense que esse jogo é moleza... muito pelo contrário.

Guacamelee tem uma característica que pode ser bem complicada para quem não tem muita habilidade e/ou paciência. Muito do jogo consiste em você alcançar determinadas áreas do cenário combinando suas habilidades. Por exemplo, você pode ter que pular em uma parede de espinhos, usar a esquiva para passar deles, e usar um golpe no ar que faça você subir mais e alcançar uma plataforma. Só que esse exemplo que eu dei é o básico, existem trechos que são muito complicados e em alguns eu gastei muito tempo para conseguir passar. E não pense que essa dificuldade toda é apenas para conseguir itens a mais não, existem trechos assim que são obrigatórios para que você siga em frente. Felizmente os controles são muito bons, o que torna tudo mais uma questão de treino mesmo.

Trecho díficil

Eu joguei a versão Super Turbo Championship Edition (Wii U), que é a mais completa de todas. Não sei muito bem as diferenças entre as versões, mas sei que essa já vem com todos os DLCs e algumas áreas extras. O jogo está disponível para praticamente todas as plataformas da geração passada e atual, acho que só Wii e 3DS mesmo que ficam de fora. Tem para o PS Vita, só para terem noção, rzs. Ah, está devidamente localizado para o português!

Enfim, mesmo para quem não curte a série Metroid, eu acho que vale muito a pena dar uma olhada em Guacamelee. Além de ter uma temática diferente e mais descontraída, com uma jogabilidade bem diferente, esse é aquele tipo de jogo que é difícil achar um defeito, além de não ser lá muito longo, eu devo ter gasto umas dez horas para zerar, isso correndo atrás de uns itens a mais.

Juan

Então o que estão esperando? Vistam suas máscaras, luvas e botas e Vão Luchar!

Guacamelee
Guacamelee

Plataformas: Linux, Mac, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Wii U, Windows, Xbox 360 e Xbox One

outras tags: PC

Compartilhe

Pin it


Leia também...



12 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de Felipe B. Barbosa
    Felipe B. Barbosa
    14/08/2015 às 21:49:54   localizacao Nova Odessa, SP
    Massa Tchulanguero!
    Eu peguei um PS Vita recentemente numa promoção do Wal-Mart e pesquisando jogos para ele, vi recomendações para esse jogo e me deixou com vontade de jogá-lo, agora lendo sua análise comparando com Super Metroid, a vontade aumentou mais ainda! :)

    Belo review!
    Abraço.

    Responda!
  • avatar de leandro (leon belmont) the devil summoner
    leandro (leon belmont) the devil summoner
    15/08/2015 às 04:41:08   localizacao Recife-Pe
    Guacamelee é muito divertido de jogar. O quero desde que ouvi um podcast sobre o jogo, se rolar alguma promoção numa loja ou na Steam, O adquirido sem pensar duas vezes

    Responda!
  • avatar de helisonbsb
    helisonbsb
    16/08/2015 às 19:31:18
    jogos nos estilo 2d me atrai e muito,,,ainda mais se tiver um mapinha e tudo mais,,,bons tempos!!!!!! fico contente quando vejo jogo assim feito pela a geração atual,,,valeu

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    18/08/2015 às 12:12:42   localizacao Vespasiano - MG
    @Felipe B. Barbosa

    Vai sem medo que vai gostar. E como eu falei, por ter muito ponto de save espalhado, é uma ótima pedida para um portátil.

    @leandro (leon belmont) the devil summoner

    Eu peguei ele em um Humble Bundle para o Wii U, não deve custar ter promoções dele em outras plataformas, só ficar de olho.

    @helisonbsb

    Mapinha em jogo estilo Metroid é indispensável, he he he.

    ---

    Abraço pessoal!

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    31/08/2015 às 10:24:31   localizacao Fortaleza - CE
    Mais uma ótima referência desse jogo que vejo. Realmente parece bem bacana! Vou procurar ele na PSN...

    Quando descreveu a parte de atravessar espinhos com movimentos lembrei só de Mega Man, era típico isso!

    Ótimo escrito @Xará! o/

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    01/09/2015 às 11:18:56   localizacao Vespasiano - MG
    @Rafael Alencar

    Lembra um pouco Mega Man mesmo, até me esqueci, mas ainda sim, a combinação de movimentos que você precisa em Guacamelle é bem maior.

    E pegue para jogar mesmo, vale muito a pena.

    Valeu, abraço!

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    09/09/2015 às 13:06:24   localizacao São Luís - MA
    Plantador de agaves... mas... porque???

    Guacamelee é um jogo bonito pra caralho, dá muita vontade de jogar ele! Pensei até em comprar, mas me faltam 3 obamas na PSN pra chegar no preço dele, então fica pra depois.

    Eu acho que um dos maiores fatores que me atraem em Guacamelee é ele ser 2D e me lembrar, exatamente, esses jogos que a galera old-school curte mais. Além, claro, do fator comédia que ele deve ter. Mas, saber que ele tem certos pontos estratégicos, me fez ter muito mais curiosidade agora.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    09/09/2015 às 16:31:19   localizacao Vespasiano - MG
    @sucodelarangela

    Pra comer? Eu também não sabia, mas no México se faz um monte de coisa com essas plantas.

    Ah, quebra o cofrinho porque vale a pena, é muito bom!

    Sim, ele tem uma pegada de jogo antigo, mas com recursos de jogos novos, então é bem de boa. E sim também, ele tem uma pegada de humor bem forte, mas não dispensa momentos dramáticos (aliás, esse jogo tem um final bem emocionante).

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    09/09/2015 às 16:49:11   localizacao São Luís - MA
    @Tchula

    Sério que se come isso aí? "Veveno e aprendeno."

    Comprarei em breve! ^^

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    11/09/2015 às 17:22:48   localizacao Vespasiano - MG
    @sucodelarangela

    Pelo que eu entendi é uma família de plantas, então devem ter os tipos que servem para comer e os que não servem né, tipo cogumelo.

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    22/12/2015 às 00:12:17   localizacao SP
    Ahhh eu li o texto, acabei de acabar o jogo... puta merda, pelo menos top 5 do ano ele conseguiu.
    Agora fiquei empolgado pra conhecer Super Metroid, apesar que vai faltar toda parte do "Beat’n Slash" e o humor absurdamente besta, que foram as coisas que me cativaram fortemente.
    Referências fodas também, ri bastante. Até com personagem que não dou a mínima eu surtei.
    Tô quase comprando a trilha sonora, mistura de México com outros estilos muito bem feita!
    É isso, não consigo escrever mais que isso pelo celular.
    Ótimo escrito!
    E Vão Luchar! foi foda! Kkkkk

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      23/12/2015 às 15:40:17   localizacao Vespasiano - MG
      Aew! Fala a verdade, eu só indico jogo foda! Hwa hwa hwa... mas vem cá, você fez o final "bom" ou o "ruim"? (agora eu posso comentar isso com você, finalmente!)

      A base de Metroid que Guacamelee tem é puramente mecânica, realmente são jogos completamente diferentes em termos de clima e narrativa, mas o lance de ter que voltar nos lugares após conseguir determinadas habilidades é igual. Acho que vai ser legal também ao jogar Super Metroid, entender algumas referências que você provavelmente passou batido.

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé