Esses dias vendo aleatoriamente alguns vídeos sobre jogos, salvos no meu computador, achei dois sobre Twilight Princess da época em que o jogo estava em produção e que eu nem lembrava mais da existência, mas fiquei surpreso quando vi.
Primeiro Vídeo
De cara o vídeo mostra algumas paisagens que não estão no jogo lançado ou estão um pouco diferentes, uma parte do campo de Hyrule com um pequeno córrego, uma floresta que poderia ser uma versão primitiva da Faron Woods e um cenário que também lembra o campo de Hyrule, porém com uma tempestade forte rolando. Quem já jogou TP sabe que passa a chover sem mais nem menos quando se está andando pelos campos, mas nada nesse nipe. Em seguida o vídeo fica alterando entre um horizonte cheio de inimigos a cavalo e Link cavalgando pelos campos ao fim da tarde, uma cena que também nunca rolou, seguido agora de várias seqüências bacanudas de luta, tanto a pé quanto montado. Neste ponto é notável que os personagens eram mais detalhados que na versão final, mas em compensação os cenários eram bem mais pobres, com poucos detalhes. Os inimigos são praticamente os mesmos, mas com um design um pouco diferente também, incluindo um dos chefes mais legais de TP, do templo Goron Mines, aqui um pouco menor e lutando mais no mano a mano. Algumas frases aparecem também, que em português seriam algo mais ou menos assim: "Lâminas irão sangrar, escudos irão quebrar, mas com o desaparecimento da luz triunfará o herói novamente? Ou a escuridão reinará?", e então o vídeo fecha com o mesmo logo de Ocarina Of Time. Vale ressaltar que a música de fundo também é diferente de qualquer outra que tenha aparecido no jogo e eu achei bem bacana.
Segundo Vídeo
O segundo vídeo termina como começa o primeiro, com o logo de Ocarina Of Time e em seguida temos Link guardando estilosamente a sua espada, movimento presente na versão final. Depois um pouco de mergulho, com uma água bem mais detalhada também, o que me leva a conclusão de que optaram depois em diminuir o nível de detalhe de certas coisas para poder fazer os cenários com mais elementos, embora mesmo assim quem já jogou TP já se deparou com texturas em baixa resolução espalhadas pelo jogo, prova de que o treco deu uma boa sugada no GameCube. Seguindo, corta para a floresta novamente com a presença de uma estátua que eu não consegui identificar muito bem, e Link carregando alguns gatos, provavelmente uma missão secundária: os gatos até foram mantidos, mas em outro lugar e sem nenhuma missão associada diretamente. Mais algumas seqüências de lutas, e aqui eu destaco alguns pontos:
- Nas partes a cavalo a quantidade de inimigos parecia ser maior, inclusive daquelas aves grandes, não lembro de quatro delas me atacando ao mesmo tempo, com excessão da parte externa do castelo de Hyrule no final.
- A parte do Goron lutando contra você também está um pouco diferente, inclusive não há cenário praticamente;
- Os fantasmas possuem um visual muito mais macabro, se assemelhando a mortos-vivos, completamente diferente do que vimos depois;
- A seqüência da aranha gigante nos perseguindo também nunca aconteceu, embora ela se pareça com um dos chefes do jogo;
- Aos 1:10 do vídeo, reparem no movimento de esquiva que Link faz: desvia da espadada do esqueleto sem sair do lugar, um movimento que não apareceu nem em Skyward Sword, mas que seria muito bacana.
No final Link derrota um monstro que seria uma versão primitiva das sombras que a gente tem que derrotar para habilitar os portais de teletransporte e por fim aparece o lobo.
Conclusão
Dá pra ver por estes vídeos que Twilight Princess mudou bastante durante a sua produção, provavelmente a famosa virada de mesa de Shigeru Miyamoto. Ele foi um dos Zeldas com o visual mais sombrio de todos, mas poderia ter sido bem mais se tivesse seguido esta linha. Também havia um grande foco no detalhamento dos personagens, rolando inclusive névoa nas áreas mais abertas para compensar, coisa que nunca aconteceu na versão final que tem um detalhamento menor, mas não utiliza essa técnica de névoa, permitindo avistar qualquer coisa dos campos. Dá para ver também que a maioria das idéias foram reaproveitadas ou refeitas, até mesmo em relação a história, já que neste ponto não há nenhuma menção ao reino do crepúsculo ou coisa parecida. Não creio que são coisas que teriam feito de TP um Zelda melhor, acredito que depois tentaram encontrar um ponto de equilíbrio entre o que estava sendo feito e o clima de fantasia da série, mas as partes com vários inimigos a cavalo, tão pouco explorado na versão final e aquela esquiva com o tronco são coisas que eu gostaria de ter visto em prática. E vocês o que acharam, Twilight Princess é bom do jeito que é ou teria ficado melhor assim?
* Revisado em 04/08/2016 às 21:52:39
Compartilhe