logoVão Jogar!

Uma Outra Visão De Twilight Princess

Papo LivreThe Legend of Zelda: Twilight Princess

Uma pequena amostra de como um jogo em produção pode ser um bocado diferente de quando lançado.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes
datahora 01/02/2012 às 11:13:18   tagarelices 7

Ajude o @tchulanguero a pagar as contas do Vão Jogar!, clique aqui e doe qualquer quantia para o site através do PicPay. Não é assinatura, é só uma moral! ;D

Uma pequena amostra de como um jogo em produção pode ser um bocado diferente de quando lançado.


Creio que seis anos após o lançamento, quase todo mundo conhece The Legend Of Zelda: Twilight Princess certo? Se não conhecem parem e dêem uma lida no que eu escrevi sobre o jogo e depois voltem, eu espero... ... ... ok, então continuemos.

Esses dias vendo aleatoriamente alguns vídeos sobre jogos, salvos no meu computador, achei dois sobre Twilight Princess da época em que o jogo estava em produção e que eu nem lembrava mais da existência, mas fiquei surpreso quando vi.
 
Primeiro Vídeo


De cara o vídeo mostra algumas paisagens que não estão no jogo lançado ou estão um pouco diferentes, uma parte do campo de Hyrule com um pequeno córrego, uma floresta que poderia ser uma versão primitiva da Faron Woods e um cenário que também lembra o campo de Hyrule, porém com uma tempestade forte rolando. Quem já jogou TP sabe que passa a chover sem mais nem menos quando se está andando pelos campos, mas nada nesse nipe. Em seguida o vídeo fica alterando entre um horizonte cheio de inimigos a cavalo e Link cavalgando pelos campos ao fim da tarde, uma cena que também nunca rolou, seguido agora de várias seqüências bacanudas de luta, tanto a pé quanto montado. Neste ponto é notável que os personagens eram mais detalhados que na versão final, mas em compensação os cenários eram bem mais pobres, com poucos detalhes. Os inimigos são praticamente os mesmos, mas com um design um pouco diferente também, incluindo um dos chefes mais legais de TP, do templo Goron Mines, aqui um pouco menor e lutando mais no mano a mano. Algumas frases aparecem também, que em português seriam algo mais ou menos assim: "Lâminas irão sangrar, escudos irão quebrar, mas com o desaparecimento da luz triunfará o herói novamente? Ou a escuridão reinará?", e então o vídeo fecha com o mesmo logo de Ocarina Of Time. Vale ressaltar que a música de fundo também é diferente de qualquer outra que tenha aparecido no jogo e eu achei bem bacana.
 
Segundo Vídeo


O segundo vídeo termina como começa o primeiro, com o logo de Ocarina Of Time e em seguida temos Link guardando estilosamente a sua espada, movimento presente na versão final. Depois um pouco de mergulho, com uma água bem mais detalhada também, o que me leva a conclusão de que optaram depois em diminuir o nível de detalhe de certas coisas para poder fazer os cenários com mais elementos, embora mesmo assim quem já jogou TP já se deparou com texturas em baixa resolução espalhadas pelo jogo, prova de que o treco deu uma boa sugada no GameCube. Seguindo, corta para a floresta novamente com a presença de uma estátua que eu não consegui identificar muito bem, e Link carregando alguns gatos, provavelmente uma missão secundária: os gatos até foram mantidos, mas em outro lugar e sem nenhuma missão associada diretamente. Mais algumas seqüências de lutas, e aqui eu destaco alguns pontos:

- Nas partes a cavalo a quantidade de inimigos parecia ser maior, inclusive daquelas aves grandes, não lembro de quatro delas me atacando ao mesmo tempo, com excessão da parte externa do castelo de Hyrule no final.

- A parte do Goron lutando contra você também está um pouco diferente, inclusive não há cenário praticamente;

- Os fantasmas possuem um visual muito mais macabro, se assemelhando a mortos-vivos, completamente diferente do que vimos depois;

- A seqüência da aranha gigante nos perseguindo também nunca aconteceu, embora ela se pareça com um dos chefes do jogo;

- Aos 1:10 do vídeo, reparem no movimento de esquiva que Link faz: desvia da espadada do esqueleto sem sair do lugar, um movimento que não apareceu nem em Skyward Sword, mas que seria muito bacana.

No final Link derrota um monstro que seria uma versão primitiva das sombras que a gente tem que derrotar para habilitar os portais de teletransporte e por fim aparece o lobo.
 
Conclusão

Dá pra ver por estes vídeos que Twilight Princess mudou bastante durante a sua produção, provavelmente a famosa virada de mesa de Shigeru Miyamoto. Ele foi um dos Zeldas com o visual mais sombrio de todos, mas poderia ter sido bem mais se tivesse seguido esta linha. Também havia um grande foco no detalhamento dos personagens, rolando inclusive névoa nas áreas mais abertas para compensar, coisa que nunca aconteceu na versão final que tem um detalhamento menor, mas não utiliza essa técnica de névoa, permitindo avistar qualquer coisa dos campos. Dá para ver também que a maioria das idéias foram reaproveitadas ou refeitas, até mesmo em relação a história, já que neste ponto não há nenhuma menção ao reino do crepúsculo ou coisa parecida. Não creio que são coisas que teriam feito de TP um Zelda melhor, acredito que depois tentaram encontrar um ponto de equilíbrio entre o que estava sendo feito e o clima de fantasia da série, mas as partes com vários inimigos a cavalo, tão pouco explorado na versão final e aquela esquiva com o tronco são coisas que eu gostaria de ter visto em prática. E vocês o que acharam, Twilight Princess é bom do jeito que é ou teria ficado melhor assim?

* Revisado em 04/08/2016 às 21:52:39

The Legend of Zelda: Twilight Princess
The Legend of Zelda: Twilight Princess

Série: The Legend of Zelda
Estúdio: 
Plataformas: GameCube, Wii e Wii U
4

Compartilhe

Pin it


Leia também



7 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:
  ok respostas      ok tagarelices
  ok publicações


  • avatar de Leonardo Soler
    Leonardo Soler
    01/02/2012 às 19:23:01   localizacao São Gonçalo
    Fala tchulanguero!! HEhe quanto tempo brow =D

    Não só com TP mas com muitos (mas MUITOS mesmo) aconteceram isso... as prévias parecem coisas que no real não existem ou não são da mesma forma que são demonstradas...

    Creio que seria melhor com os detalhes que faltaram, e com toda a certeza seria mais sombrias deixando o jogo mais do meu jeito rsrs’

    Responda!
  • avatar de Rodrigo RFnet
    Rodrigo RFnet
    01/02/2012 às 19:35:42   localizacao Dilma’s Land
    A cara, isso é normal, os caras fazem um brainstorm e saem programando os jogos no kit de desenvolvimento. Aí eles vão descobrindo que o hardware não é o que eles precisam e vão diminuindo... kkkk "Poxa esta textura vai ficar fina! Ops, o cd não vai aguentar. Vamos fazer uma sequência de quatro dragões com bluetooth perseguindo o personagem à cavalo, enquanto ele atira flechas de fogo e o cenário de fundo fica congelado e a chuva cai e ops, vai dar lag... huahuahuuhauhah É a vida. Droga. Nasci um século antes do que eu queria. :’(

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    01/02/2012 às 22:05:28   localizacao Vespasiano - MG
    @Leonardo Soler

    RISE FFROM YOUR GRAVE!!! Hwa hwa hwa, iae brow, quanto tempo mesmo. Com certeza, até Ocarina Of Time mudou muito durante a produção. Mas eu achei o resultado final em termos de ambientação melhor sim, Zelda é um jogo de fantasia e isso deve ser mantido, o ponto de equilíbrio encontrado depois ficou ótimo, tanto que é o meu Zelda preferido.

    @Rodrigo RFnet

    Hwa hwa hwa, que isso cara, já esqueceu que um dia seus olhos até brilharam ao entrar no castelo de Ganon? E aquilo era praticamente um Lego gigante, rzs. Mas existe uma diferença entre ambientação e gráficos, e nesse caso o que mudou muito foi a ambientação. Claro que isso acontece em vários jogos, mas eu achei interessante mostrar isso aqui.

    Responda!
  • avatar de leandro (leon belmont) alves the devil summoner
    leandro (leon belmont) alves the devil summoner
    02/02/2012 às 15:37:26   localizacao Recife-PE
    esse vídeo mostrando os cenários do Twinlight Princess, são a diferença do Ocarina of Time, que era um lugar mais alegre e nesse, há um clima de desolação, onde tudo está perdido. e no fim do segundo vídeo, vejo um lobo uivando...como queria que o link virasse um lobisomen. seria mais incrível, mas virar um lobo é mais nobre...no fim de fevereiro, vai estar aqui rodando no meu gamecube empoirado

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      02/02/2012 às 16:53:23   localizacao Vespasiano - MG
      NÃO! Já basta terem feito essa merda de lobisomem com o Sonic, você quer com o Link também? Rzs... engraçado você ter falado nobre, é justamente o adjetivo que outros seres se referem ao Link no jogo quando na forma de lobo. E vai fundo cara, esse é um jogasso.

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    05/02/2012 às 11:07:38   localizacao Apucarana-Pr
    Salve tchulanguero!!
    Já fazem alguns dias que não leio nada por aqui, mas este teu post sobre Twilight Princess me fez querer jogá-lo.Mas sabe qual é meu problema? Eu faço parte daquela parcela dos gamers que querem zerar um jogo e não consegue... Eu nunca terminei Ocarina of Time, por exemplo, e vc já disse aqui mais de uma vez ser fã da série...

    Pois bem, de pois de ler este post falei pra mim :"tenho que jogar esse game!"

    Bem, o do wii tah lá, só quero ver se eu consigo...

    T+
    Bons jogos...

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      05/02/2012 às 16:14:41   localizacao Vespasiano - MG
      É um excelente jogo realmente, mas jogar forçado também não dá, se não te agrada deixa de lado.

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail ou cancele o seu cadastro
e-mail  

       

fechar

Publicações recentes

topo base