4 Anos de Vão Jogar! Todos Merecem Sonhar
4 Anos de Vão Jogar! Versão 2
4 Anos de Vão Jogar! Versão 2.666
Eu duvido qua alguém aqui se lembre ou saiba, mas nem sempre este site sobre jogos carregou o nome Vão Jogar!, lá no princípio de 2008 em meu primeiro escrito o nome que aparecia no topo era Todos Merecem Sonhar. Sim, é isto que significa esse TMS no cabeçalho e rodapé do site.
O surgimento foi por um motivo que hoje eu considero até idiota, mas que deu origem a um de meus projetos pessoais mais bacanas (sim, eu sempre estou inventando algo). Eu estava um bom tempo sem vídeo-game depois de ter me desfeito de meu Super Nintendo e Game Boy Advance, e aquilo começou a me fazer falta. Quando um amigo meu apareceu vendendo um Dreamcast eu nem pensei duas vezes, fiz a negociação com ele, coloquei o bicho de baixo do braço e fui embora. Na época eu ainda não era casado, e como eu passava os fins de semana na casa da minha namorada o vídeo-game ficou lá. Logo de cara a gente teve que comprar outra televisão, porque a que ela tinha não aceitava o sistema de cores NTSC, ae tudo ficava preto e branco. Naquela gastação de comprar vídeo-game, televisão, sair e afins a grana não sobrava e então eu nem pensei duas vezes e comecei a baixar os jogos para o bicho, tudo de um extinto fórum que passei a participar.
Na época as únicas fontes sobre jogos que eu conhecia era o excelente Loading Time e o finado Ato Ou Efeito que tinha uma seção sobre jogos escrito por um maluco chamado Atilah, e como (eu) não tinha twitter nem nada do tipo, o fórum era um dos poucos lugares para trocar idéias. O problema é que lá o povo era extremamente fanático pela Sega, daquelas viúvas xiitas mesmo, não admitiam que você falasse mal de um jogo da empresa e dizer que a versão rival era superior era motivo de briga na certa, fora outras chatisses dos moderadores e administradores. No final das contas eu fiquei puto, os caras me expulsaram e lá ia embora o meu lugar aonde falar sobre jogos.
Pouco antes da expulsão e fulo da vida, eu resolvi montar um site aonde pudesse falar sobre o que eu quissesse do Dreamcast, além de distribuir jogos e outros materiais sem as burocracias, senhas e frescuras do fórum, dae o nome Todos Merecem Sonhar, que ao mesmo tempo era uma resposta aos xiitas e uma alusão ao nome Dreamcast. Dessa minha viagem infanto-megalomaniaca a única coisa que restou foi a parte do site aonde eu pudesse falar sobre o que quisesse, ainda bem não é mesmo?
Um ponto muito importante na minha vida com relação a este acontecimento foi a decisão de construí-lo na unha, sem utilizar qualquer sistema pronto como Blogger ou WordPress. Eu tinha feito um tempo antes um curso basicão de programação web e resolvi desenvolver melhor este conhecimento (minha formação é de técnico em design de comunicação gráfica), arrumei uma hospedagem gratuita em ASP, que era a única lingüagem que eu conhecia na época, montei o site do jeito que eu sabia e coloquei no ar. Pra vocês terem noção do que isso representou pra mim, hoje eu tenho um emprego fixo como
Como eu já devo ter dito por aqui eu sempre fui péssimo em vender o meu peixe, então a divulgação era praticamente zero. Mas desde o princípio eu formulei uma idéia de escrever um texto comparativo entre o Dreamcast e PlayStation 2, não para falar qual o melhor ou pior, mas para tentar desmistificar a suposta imensa superioridade do console da Sony. No final das contas acabou virando uma série de seis textos que imediatamente sabe-se lá porque passou a aparecer nos primeiros resultados do Google quando você pesquisava sobre o assunto, e isto volta e meia trouxe (e ainda trás) alguns visitantes ao site, tirando ele um pouco do limbo total.
Assim como muitos dos meus pensamentos e idéias sobre o mundo dos jogos mudaram (ou evoluiram se preferirem), o site também mudou bastante. Logo de cara eu vi que falar somente sobre o Dreamcast não era o que eu queria, eu queria falar sobre qualquer jogo que desse na telha. Claro que o foco continuava sendo ele, mas se eu resolvesse falar sobre Mario, eu falaria sobre Mario. Outra idéia que eu logo desisti também foi o compartilhamento das ISOs de jogos, já que isso demandaria um trabalho do kct para armazenar e ainda por cima poderia me trazer problemas mais sérios futuramente. Na prática eu acho que nunca cheguei a distribuir uma ISO de jogo, no máximo uns programas de gravação e emuladores do Dreamcast. A seção de tutoriais também não foi para frente, e só publiquei um de como montar o seu CD com o emulador de Super Nintendo para Dreamcast com os jogos que você quisesse. Mas esta idéia de ter tutoriais e coisas do tipo é algo que eu ainda quero amadurecer melhor e voltar a colocar aqui em algum futuro próximo (ou não).
Como podem ver, nesse primeiro ano de existência eu fui definindo melhor o que eu queria durante o processo, e muitas idéias eu acabei descartando por ver que não iam dar certo. Ainda tem umas curiosidades como por exemplo a tela inicial que não tinha um histórico das novidades, era um texto único que eu sempre ficava atualizando, ou as imagens de fundo que apareciam aleatoriamente, a seção de Contatos que era um espaço aonde a galera podia tagarelar livremente e até mesmo a parte de administração que era bem simples, mas até mais completa do que a que eu tenho hoje (em casa de ferreiro...). Ficamos por aqui então com a primeira parte da história conforme eu prometi. Semana que vem tem mais, então até a próxima e vão jogar!
* Revisado em 24/02/2013 às 21:02:30
Compartilhe