Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire foram anunciados oficialmente em maio desse ano. Com um trailer ridiculamente simples (se houver algo que defina alguma coisa abaixo de "simples", me avisem).
Só isso já foi suficiente pra me fazer ir correndo pra casa de um amigo que joga Pokémon comigo, lá pelas 9 da manhã e mandar sua mãe acordá-lo dizendo que era algo urgente pra falar com ele. Voltando para casa, mostrei esse trailer pra pelo menos mais dois ou três amigos que encontrava na rua. É pessoal, Hoenn Confirmed!
Lá se vão 18 anos e a série continua do jeito que sempre foi: arrastando gente mundo afora para comprar sua nova versão, hypando a internet e figurando em primeiro lugar nas listas de top 10 de vendas do mês. Por quê?
O “efeito Pokémon” é complicado de se entender para quem não conhece a série ou vê o jogo de fora. Afinal, a versão do jogo que será lançado em 2014 para 3DS é essencialmente a mesma lançada em 1996 para o Game Boy. Você pega um bichinho, sai dando porrada nos outros bichinhos e ficando feliz a cada level up até esse bichinho chegar no level 100 e ser o mais porradeiro possível. Isso tudo é um saco, cansativo e repetitivo. Sim, essa é a visão de muitos amigos meus, que não jogam/gostam de Pokémon, tem da série.
Por outro lado, quem entende e quem gosta (como eu), fica feliz com cada pequena mudança em pontos e avalia até os mínimos detalhes do jogo, desde a forma como a moveset as habilidades de um personagem pode influenciar no meta game até mesmo a palheta de cores. O que isso quer dizer? Simples: o jogo é muito, muito muito muito mais complexo do que só pegar os bichim e bater nos coleguinhas. Tem toda uma questão de cálculo, esforço, dedicação e amor com os teus animaizinhos (isso, claro, quando um breeding sai perfeito).
(Originalmente eu havia escrito um mini tutorial do gameplay aqui, mas como ficou MUITO extenso, eu deixo-vos me perguntar sobre ou pesquisar um dos zilhões de tutoriais disso que se tem por aí. Então vou deixar uma imagem simplificando a captura de um Pokémon)
Por que Pokémon é tão hypado assim?
Pokémon sempre foi sinônimo de sucesso. Os haters podem hatear à vontade, mas é fato que Pokémon sempre fica no topo da lista em seu lançamento. As pessoas jogam Pokémon, trocam Pokémon, falam sobre Pokémon, vivem Pokémon. É uma febre ainda nos dias de hoje. O motivo disso é que a cada nova versão sempre vem um novo elemento de gameplay que melhora a experiência do jogador, além de claro, as batalhas serem bem emocionantes (só os que não jogam não entendem isso).
Esse ano teremos um remake, e como todo bom remake temos novidades em relação ao jogo original e os jogos anteriores da série. Pra começar, o óbvio:
Gráficos
Um olho menos experiente não consegue notar isso, mas todo jogo de Pokémon tem uma melhora gráfica significativa em relação ao seu anterior. Foi assim com Pokémon Leaf Green e Fire Red sobre Ruby e Sapphire original e o mesmo com HeartGold e SoulSilver em cima de Diamond e Pearl. Dê uma olhada que você verá que Omega Ruby e Alpha Sapphire estão bem melhores que X Y.
A palheta de cores é bem parecida com a da versão original de GBA, ou seja, cores fortes e vibrantes vão marcar presença (bem melhores que as cores mais desbotadas de X Y, aliás). Vários efeitos estão melhorados e uma atenção maior foi dada para os backgrounds das batalhas.
Entretanto o maior problema que assola a versão X Y também está aqui, ao menos na demo do jogo. Quando se joga com o 3D ativado, o jogo tem uma queda de frame rate e isso incomoda demais às vezes. Talvez na versão final do jogo isso esteja arrumado (ou, quem sabe, no New 3DS com mais RAM e processamento, né?). Outra coisa que me chateou um pouco no jogo anterior e aqui continua assim: o mapa não é em 3D. Apenas as batalhas e apenas single battle. Isso é compreensível até, já que os modelos 3D são bem, bem polidinhos, detalhados, bonitos e tudo mais. Se com dois Pokémon já dá uma queda de frame rate, imaginem com quatro. É a mesma coisa que cortou algumas coisas do Smash Bros 3DS.
Músicas
As músicas do jogo continuam incríveis! Todo Pokémon tem música foda, aliás. E aqui não é diferente. Os remixes da soundtrack original de Ruby e Sapphire superaram minhas expectativas e, como vocês sabem, eu amo música de jogos. E o que eu amo mais ainda em remakes é poder sentir a evolução da série.
Vamos fazer um antes e depois básico?
Os efeitos sonoros também são os mesmos. Isso é bom e ruim ao mesmo tempo. Eu, particularmente não considero algo ruim, mas muita gente reclama que os sons dos bichos (especialmente os antigos) parecem ruídos de modem discado. Isso vem desde o Game Boy e é a voz que os Pokémon tem, tirando o Pikachu, que agora é o único que fala seu nome como no desenho mesmo.
E o resto?
Acreditem se quiser: Pokémon tem história. Quem não joga acha que o jogo se resume em pegar os bichos e dar porrada, ou no máximo derrotar “a Equipe Rocket”
daquela geração. Em partes, esse segundo está certo. A questão é que cada team tem uma meta e é essa meta que dá a narrativa do jogo.
O Team Rocket original tinha como missão dominar o mundo através dos Pokémon que roubavam. Em Pokémon Diamond/Pearl/Platinum, a missão do Team Galactic era recriar o universo através dos Pokémon que controlavam o tempo e o espaço. Em X Y, a meta era matar (sim, matar) todos que se opusessem ao Team Flare, garantir a vida eterna para seus aliados e a partir disso criar o “mundo ideal”.
, Níðhöggr e Hræsvelgr na mitologia nórdica
Em Ruby/Sapphire a história é o despertar de dois titãs, onde um controla a terra e outro os oceanos, a disputa entre as duas organizações criminosas para controlar essas forças, e no meio disso tudo, você. ORAS entretanto, terá elementos a mais na história, como os “primal form”, que é uma “forma inversa” das mega evolution introduzidas na versão X Y e que, por sinal, foi muito mal explicado no especial Pokémon Origins. Parece que em ORAS teremos uma explicação decente disso.
Além disso, também teremos uma épica batalha espacial entre Deoxys e Rayquaza (alusão ao filme Pokémon Destiny Deoxys?). E, claro, mais lendários.
Temos que pegar!
Quando estávamos em Ruby/Sapphire, tínhamos 386 monstrinhos. Agora, na sexta geração do jogo, temos um total de 721 Pokémon (sendo desses dois ainda não anunciados oficialmente). Mas ao contrário do que todo mundo pensa, agora está ainda mais fácil de pegar todos. Coisas como o Friend Safari que gera um mini safari aleatório de três Pokémon pré-definidos a partir da sua lista de amigos do 3DS e a troca via Wi-Fi ajudam muito nessa missão. E ah! Você pode carregar Pokémon dos jogos anteriores para o novo, desde que você tenha os jogos antigos originais, claro (da geração 3 pra frente você pode fazer isso). Junte isso com os eventos via Wi-Fi para pegar Pokémon exclusivos e pronto! Vale lembrar que antigamente os eventos desse tipo eram restritos a alguns lugares onde haviam feiras oficiais de Pokémon, ou seja, basicamente só EUA e Japão tinham acesso a essas coisas.
Isso impacta em algo muito importante na série Pokémon, talvez o principal elemento de gameplay do jogo: o multiplayer. Há alguns Pokémon diferentes em cada versão e você vai precisar de alguém que tenha a outra versão para conseguir.
Você pode lutar contra um amigo, há coop de batalha em dupla, tanto contra outra dupla quanto contra a CPU, há mini games, há chat... enfim, há uma enorme gama de coisas que se dá pra fazer com um amigo em Pokémon. Isso faz o pós game ser um pós game quase que infinito.
Um elemento legal do multiplayer agora será a Secret Base, que já tinha em Ruby e Sapphire, mas agora está bem mais funcional, e dessa vez é chamada de Super Secret Base. Quem jogou antes sabe que isso é um quartinho que você pode decorar da forma que você quiser. A diferença é que agora você pode compartilhar esse seu quarto com amigos, criar "mini ginásios", mini games e tudo mais.
De resto, Pokémon é o mesmo Pokémon. Você vai andar, lutar contra vários treinadores, ganhar badges e tudo mais que faz a série ter sua identidade desde 1996. Os saudosistas vão amar visitar uma Hoenn repaginada, seja pelas músicas remixadas ou por poder rever aquele mapa que já conhecem com gráficos melhores e mais animados, ou ainda que seja pelas firulagens que a Game Freak enfiou no jogo. Algumas features usam o mesmo gráfico do Pokémon Ruby Sapphire original, por exemplo.
Se você já jogou Ruby ou Sapphire antes, gosta da série e tem um 3DS, vale a pena pegar o jogo. Teremos mais mega Pokémon além dos de X Y, dois “novos” monstros vindo por aí e a tal Primal Form, que ainda não se sabe muito sobre e que será a narrativa do jogo. Se você nunca jogou Pokémon antes e tem vontade de conhecer a série, esse é um ótimo passo para se começar.
Portanto, vamos treinar nossos bichinhos, batalhar e andar pelo mundo e jogar com os amiguinhos. Temos que Jogar, afinal HOENN CONFIRMED!!! Mas antes, um aviso: usem roupa de banho, pois too much water.
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