logo Vão Jogar!
Ajude o @tchulanguero a pagar as contas do Vão Jogar!, clique aqui e doe qualquer quantia para o site através do PicPay. Não é assinatura, é só uma moral! ;D
logo Vão Jogar! Papo Livre

Quando Se Joga Pelos Ouvidos

ATENÇÃO! Este escrito possui grande quantidade de vídeos, ou melhor, de músicas. Então peguem seu headphone favorito e largue o controle de lado para aproveitar o melhor que o soundtest daquele teu jogo favorito tem a oferecer. Esse é um escrito sobre minhas ouvilanças por aí.

autor Hugo "Somari" Couto   datahora 10/10/2014 às 08:18:40   tagarelices 13

ATENÇÃO! Este escrito possui grande quantidade de vídeos, ou melhor, de músicas. Então peguem seu headphone favorito e largue o controle de lado para aproveitar o melhor que o soundtest daquele teu jogo favorito tem a oferecer. Esse é um escrito sobre minhas ouvilanças por aí.


Ajude o @tchulanguero a pagar as contas do Vão Jogar!, clique aqui e doe qualquer quantia para o site através do PicPay. Não é assinatura, é só uma moral! ;D
Esse escrito nasceu do improviso. Na verdade, eu estava totalmente sem ideias do que escrever. Estava deitado com o notebook largado no colo e ouvindo o tema de Phendrana Drifts, de Metroid Prime. Caramba, que música foda! Então pensei “ei, por que então eu não escrevo sobre minhas experiências gamísiticas... jogadas por meus ouvidos?”.


Afinal, todo jogo, qualquer jogo MESMO, não interessa qual, SEMPRE tem uma música que deixa marcado, também conhecido como “aquela música de tal fase ou de tal personagem”.

Sound Test
A minha vida com as músicas de jogos já começou cedo, e como não poderia deixar de ser, foi primeiro com Sonic, o que não é muita novidade pra muita gente que me conhece por aí :P

A primeira vez que ouvi o tema da clássica Emerald Hill Zone foi incrível, mas a coisa ficou ainda mais maravilhosa quando cheguei em Sky Chase. Foi a primeira vez de fato que parei e pensei “EI, ESSA MÚSICA PODIA TOCAR NA RADIO”.

Sky Chase: a primeira música que me fez amar esse tipo de música

Daí pra frente a coisa foi apenas melhorando. Aprendi a apreciar a música dos jogos e, junto com os rock que se ouvia na época, lá figuravam os jogos entre minhas listinhas de músicas favoritas. Tinha gente que até ria de mim dizendo que isso era bobeira! Mas não importava, pois eu era desses que gastava mais tempo no sound test do que no jogo propriamente dito. Em Streets of Rage eu ficava ouvindo o tema do Stage 8 mais do que jogava propriamente dito. O mesmo vale para o tema de Chinatown em The Revenge of Shinobi.

A primeira vez que joguei essa fase, eu juro que não queria que ela acabasse por causa dessa música

Lá pelos idos de 2000, quando ganhei meu Game Boy Color, fiz dele e de Pokémon Crystal o meu primeiro aparelho de música para sair ouvindo por aí (chupa, iPod!). Lembro perfeitamente da primeira vez que cheguei na batalha contra o Lance e ouvi aquele seu tema da primeira vez.


No SNES, Super Mario World já era batata. Minha prima tinha, meu vizinho tinha, meus amiguinhos da escola tinham. Todo mundo tinha, menos eu. Eu não tinha SNES, mas já conhecia tudo de cor de tanto jogar na casa de amigos e por causa disso, sempre me pegava cantarolando as músicas do Mario por aí. Aliás, no SNES o que mais me surpreendeu da primeira vez não foi Mario, mas sim Tales of Phantasia. Não foi o meu primeiro contato com um RPG, mas acho que foi a primeira vez que me apaixonei por um jogo do gênero (desculpa, Final Fantasy). Tales of Phantasia foi o jogo que mais me marcou no SNES e, provavelmente o que mais marcou meus ouvidos também. Afinal, pra um console de 16 bits que usa cartucho, uma abertura com uma música com vocais é algo que eu nunca ia imaginar que fosse possível. E não era só a abertura, pois durante o jogo sempre havia vozes para todos os lados, com ataques e tudo mais. O SNES é realmente incrível (mas eu ainda prefiro o Mega Drive).

A abertura mais linda do SNES que eu já vi!

Então eu descobri o SEGA CD. Ou melhor, o conheci pessoalmente.

Naquela época era extremamente raro eu ver um desses (ainda hoje é, mas enfim). Eu havia visto em um folheto do Mega Drive o Sonic CD figurando entre os jogos do add-on. MEU DEUS, PRECISO JOGAR ISSO.

Alguns anos depois disso, mudei de bairro e descobri um vizinho que tinha um SEGA CD e um Sonic CD. Finalmente eu botei minhas mãos naquele jogo.

Durante a tela de Press Start Button, o menino me disse “ei, não aperta start agora não. Espera um pouco”. Bom, se o rapaz disse isso, então é porque vai ter outra coisa sem ser a demo autoplay que sempre aparece nos jogos. Esperei um pouquinho e começou isso:

Daí pra frente eu descobri o poder que o CD
tem sobre as músicas.
O tempo foi passando, os jogos evoluindo e a qualidade do áudio também. Os 8 e 16 bits deram lugar para os 32 e 64 bits. E lá estava eu, com o controle largado de canto, jogado no sofá e ouvindo os temas maravilhosos de The Legend of Zelda, Banjo-Kazooie, Sonic R, NiGHTS Into Dreams, Daytona e Astal. Sim, só tive Nintendo 64 e SEGA Saturn (nunca tive um PS1 ): )

Irei dar um destaque especial para esse último jogo citado que, na minha opinião, é o melhor jogo do SEGA Saturn que já joguei na minha vida! E o que tem a melhor soundtrack também.

Da primeira vez em que joguei Astal, já em sua abertura a minha boca caiu no chão com a qualidade, tanto do áudio quanto das imagens.

Mais uma abertura fantástica pra entrar pra galeria do escrito de hoje

Astal é um jogo de plataforma para o SEGA Saturn com uma trilha sonora simplesmente fantástica. Confiram um pouquinho dessa maravilha aí em baixo:

Into the Darkness

The Crystal Palace

Sea of Clouds

No Nintendo 64, é impossível falar de trilha sonora sem poder falar de Banjo-Kazooie. Esse jogo é tão... inexplicável! E suas músicas já falam do jogo por si só. Te enfiam no ambiente (no geral, todos igualmente cômicos) e tudo combina com tudo. Na minha humilde opinião, Banjo-Kazooie, juntamente com GoldenEye formam a melhor trilha sonora do Nintendão, mas não muito atrás ficam a série Zelda e Mario 64.

Vai dizer que isso não é carismático o suficiente? hehe


Já no PlayStation, console que nunca tive mas sempre joguei na casa de amigos (mesma história do SNES ali em cima), pude maravilhar meus ouvidos com jogos como Grandia, Brave Fence Musashi, Tenchu Stealth Assassins, Crash Bandicoot e por que não o remake de Tales of Phantasia? Sim, claro!

Jogo lindo, OST igualmente linda!

Cheguei no Dreamcast! Sonic Adventure foi o jogo, Open Your Heart foi o tema e Emerald Coast foi a fase. Assim iniciei minha vida nos 128 bits. As primeiras músicas do jogo já me ambientaram com o cenário paradisíaco da fase, e tudo era muito lindo. O mar azulzinho, o céu lindo, a areia e tudo mais.

Azure Blue World, tema de Emerald Coast de Sonic Adventure

Mas foi em Crazy Taxi que descobri que as músicas que eu já ouvia antes podiam sim ser misturadas com jogos. Eu nunca iria imaginar The Offspring em algum jogo na minha vida! E sim, eu joguei Tony Hawk’s Pro Skater depois de Crazy Taxi.

aeHOOOOOOO THE OFFSPRING! AQUI É PUNK, CARALHO!

Metroid Prime foi o primeiro jogo que joguei no GameCube (em uma locadora, mas isso não vem ao caso). Já de cara a primeira música me enfiou num cenário de tensão, especialmente quando você deve fugir da Frigate Orpheon explodindo. Sabe aquela música que quando você ouve já sabe que fudeu? Então.

Meu... Corre. Não pense, não respire. Apenas corre.

As músicas são partes fundamentais dos jogos e, mesmo jogos ruins tem músicas fantásticas ou até mesmo o fato de você ouvir a música de um jogo que você nunca jogou já te imerge naquele universo sem você nem mesmo ter visitado aquele lugar.

Ico é um jogo lindo e eu não deveria saber disso, pois nunca joguei esse jogo. Ao invés disso, ouvi sua trilha sonora e eu sei que a arte envolvida ali é tamanha para que o jogo também seja fantástico também.

Castle in the Mist. Uma obra de arte.

Para ser sincero, nem consegui falar de tudo o que eu gosto aqui, se não esse escrito iria ficar MUITO maior do que já ficou agora haha, quem sabe uma outra oportunidade.

Enfim, seja como for, as músicas são pontos chaves dos jogos, sendo elementos tão importantes quanto os gráficos e a jogabilidade em si. Há jogos em que as música são a principal jogabilidade, tendo destaque Dance Dance Revolution (para os mais velhinhos), Guitar Hero (pra quem teve PS2 lá pra 2005) e Just Dance (pra galera de hoje em dia). Não importa qual seja o jogo, você sempre vai ter uma música favorita dele. Então, por hoje, eu recomendo você pegar seu jogo favorito, ir nas opções e deixar o sound test rolando. Hoje eu não vou dizer Vão Jogar!, mas sim Vão Escutar! :P

Abaixo seguem algumas menções honrosas de umas (POUCAS) músicas favoritas minhas.

You Were There - Ico (PS2)

Mask of Miracles - Professor Layton and the Miracle Mask (3DS)

Planet Wisp - Sonic Colors (Wii/DS)

Main Theme - Super Smash Bros Brawl (Wii)

Kanto Legendary Battle - Pokémon X Y (3DS)

And Then, To Coda - Solatorobo (DS)

Title Theme - Valis III (Mega Drive)

It’s All About You - Gran Turismo 4 (PS2)

Break Down - Gran Turismo 4 (PS2)

The Last of Us - The Last of Us (PS3)

Tetris - Tetris (Game Boy)

Gutsy Garden Galaxy - Super Mario Galaxy (Wii)

Heavens Divide - Metal Gear: Peace Walker (PSP)

Sky High - Daytona USA (Saturn/Arcade)

Final of Puyo Puyo - Puyo Puyo (Mega Drive)

Compartilhem suas músicas favoritas também!

* Revisado em 11/10/2014 às 14:46:21

outras tags: Astal, Banjo-Kazooie, Crazy Taxi, ICO, Metroid Prime, Super Mario World, Tales of Phantasia, Crash Bandicoot (Série), Pokémon (Série), Sonic (Série) e Streets of Rage (Série)

Compartilhe

Pin it


Leia também



13 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações


  • avatar de helisonbsb
    helisonbsb
    10/10/2014 às 20:59:49
    uma vez me falaram que jogos do atari não tinham músicas,,,sim tinham,,,,o som do próprio tiro do jogo megamania acabava se tornando a música do jogo,,,,o ruin mesmo é o silêncio em todos os sentidos... até na hora de estudar quem não apelava para uma boa música!!!!!o fato é que a música do jogo e até mesmo os sons característicos do jogo fazen todo o enredo atmosférico gamer da vida... o enduro sem o som do barulho do carro é horrível,,,com o som ajuda a aproveitar o game melhor... na época do snes,,,adorava ouvir as músicas de area 88, super metroid e axelay,,,tinha boas músicas,,,,dukaralho mesmo...a primeira vez que vi o mega cd,,,fiquei impressionado com as músicas e o som da guitarra no jogo earnest evans,,,o primeiro então a ser jogado por mim,,,bons tempos,,,,gosto muito das músicas de sonic 3 do mega drive e o som ambientalizado do jogo phantagasmagoria(PC) e resident evil dos três primeiros do psx... aquela coisa mais dark e melancólica,,,,muito bom,,,,,as vezes jogo ouvindo um bom heavy metal e o jgo em si sempre dependerá de uma música thema ou ambiente para se tornar bom ou até mesmo jogável.....valeu

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    11/10/2014 às 15:20:06   localizacao Vespasiano - MG
    Putz, eu mesmo trabalho normalmente escutando alguma trilha sonora de jogo, também curto pra kct!

    Sobre Metroid Prime, é uma trilha que eu nem curto muito escutar fora do jogo, mas realmente é uma das melhores que já ouvi. Acho sensacional como eles trabalham com o lance de silêncio x música para dar climas diferentes.

    Bom, mas já que você provocou, deixa eu colocar algumas (muitas) músicas que eu curto :D

    Metroid Prime 3: Corruption - Title Theme
    Shadow of the Colossus - "The Opened Way" (Eminence Symphony Orchestra)
    Xenoblade Chronicles Music - Beyond the Sky (Ending Theme)
    No More Heroes (The Virgin Child Makes Her Wish Without Feeling Anything)
    Metal Gear Solid 3: Snake Eater - Intro
    The Last Story - Pride of Knights
    Pandora’s Tower - Eternal Blessing (Second Theme)
    No More Heroes 2: Desperate Struggle: Philistine
    Rez - Area 5
    Space Channel 5 - Mexican Flyer
    Super Mario Galaxy - Final Bowser Battle
    The Legend of Zelda 25th Anniversary Symphony: Ballad of the Goddess (Skyward Sword)

    Ah, tá bom por enquanto, senão fico aqui até amanhã, hwa hwa hwa.

    Responda!
  • avatar de Willi Weiss
    Willi Weiss
    13/10/2014 às 12:03:51   localizacao Maravilha - SC
    Um post diferenciado e muito bom mesmo! Parabéns Somari!

    Eu também sempre fui muito fascinado pelas músicas dos games. Lembro de uma vez em que estava jogando Super Bomberman do SNES e me perguntando se não tinha uma maneira de eu extrair a música da fita para gravar num CD e ouvir durante o dia. Praticamente todos os games que joguei na infância tiveram a OST inteira lapidada na minha mente! XD

    Hoje tenho no PC uma pasta Game Music com quase 300 itens (e contando) só de músicas de jogos selecionadas que eu fiz questão de baixar. Também faço minhas coisas enquanto ouço elas. É muito bom.

    E citando o caso do Crazy Taxi, comigo houve algo parecido com Need For Speed Rivals: O jogo oferece a opção de você utilizar um set de músicas seu ao jogar, caso não queira utilizar o do jogo. Só digo que foi 200% mais prazeroso jogar o game com minhas músicas pessoais do que com as próprias do jogo, talvez o fato de eu amá-lo tanto seja pela jogatina ter sido mais prazerosa e emocionante por eu ter jogado com minhas músicas.

    Enfim, ótimo post, agora parem de ler isso e Vão Ouvir! Huahauhauhahuauha!

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    13/10/2014 às 13:06:48   localizacao São Luís - MA
    Caraaaaalho, Somari, que post foda!
    Até te perdôo agora por ter dormido no meio da gravação do podcast, huahuahua!

    Mas, sério, achei muito foda, e assim como o Tchula, já que tu provocou, vou colocar uns aqui também (tinha feito até um post na Alvanista, vou colocar as de lá):

    Em primeiro lugar, pra mim, tem a trilha sonora de Chrono Cross, que são 3 CDs só de músicas fodas e lindas. Postarei esse vídeo aqui que é um mash-up de algumas músicas do jogo:
    www.youtube.com/embed/t48qxtw65II

    Depois mando essa da tela Press Start de Mass Effect 3 que te passa, de cara, tudo que se passa no jogo, a emoção, a tensão, o medo da derrota em meio ao caos da guerra, a perda de esperança e a luta pela vitória. Eu sempre fico um pouco na tela escutando ela:

    E tem Melodies of Life de Final Fantasy IX que eu acho linda e que me fez chorar no zeramento de meia hora do jogo:
    www.youtube.com/embed/Ye7BGnlTZmQ

    Tem a trilha sonora de Legend of Mana, composta por Shimomura, um RPG foda, uma das minhas OSTs favoritas junto com Chrono Cross:
    www.youtube.com/embed/HtYEt0H1Wuk

    E tem outra também muito fodapracaralho de boa, que é a trilha sonora da trilogia inicial de Donkey Kong Country (acharam que eu não ia colocar nada da nintendo?)!
    www.youtube.com/embed/GjSG-fiouXo

    E por mais tosco que o jogo tenha sido, Red Dead Redemption tem uma parte muuuuuuito foda quando chegamos pela primeira vez no México e, admito, cavalgar ao som de Far Away pelas montanhas, vendo o pôr-do-sol, foi daora. Pena que o jogo voltou a ser lixo depois que a música acabou...
    www.youtube-nocookie.com/embed/AUXGW6sWYDY

    Enfim, tem muitas mais, mas fica foda colocar tudo aqui! Falou!

    Responda!
  • avatar de Somari
    Somari
    13/10/2014 às 14:13:35
    Haha, valeu pessoal! :D E isso aí não foi nada comparado ao que eu ouço geralmente. Tem muito mais coisa que eu acabei esquecendo ou algo do tipo.

    Eu tenho coiso mesmo com músicas de jogos e geralmente eu paro mesmo de jogar só pra ficar ouvindo ou fico fuçando o soundtest e afins.

    Responda!
  • avatar de Paulo Aquino
    Paulo Aquino
    17/10/2014 às 02:30:13   localizacao São Paulo - SP
    Agora vocês tocaram num ponto que eu vou surpreender vocês.

    Eu tenho no meu celular mais de 1600 músicas, 70% delas são temas de videogame.

    Cheguei a pegar trilhas sonoras de jogos inteiros:
    - Alex Kidd in Miracle World
    - Sonic CD
    - Phantasy Star
    - Sonic 3
    - Sonic & Knuckles
    - Super Street Fighter II Turbo

    Eu curto variados estilos de game, mas o primeiro deles é luta.
    Já peguei músicas de Street Fighter, King of Fighters, Soul Calibur, Tekken, Killer Instinct...
    Mas depois que eu descobri o Daisuke Ishiwatari e as músicas da série BlazBlue, encontrei uma prova de que rock e videogames combinam.
    E combinam como nunca.

    Imagine então quando eu pego categorias específicas de músicas de videogames?
    Temas de créditos finais, temas de vilões, músicas relacionadas a beldades dos games (o motivo pelo qual eu peguei a abertura do Tomb Raider 1), temas de fases bônus...

    Depois de lerem isso tudo, como vocês, Somari e os demais, classificariam o meu caso?

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    17/10/2014 às 12:43:25   localizacao São Luís - MA
    @Paulo Aquino

    Que foda! Eu tenho poucas OSTs em casa, no notebook, escuto mais online mesmo, geralmente pelo YouTube.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    20/10/2014 às 14:44:40   localizacao Vespasiano - MG
    @sucodelarangela

    Diz o nosso Bug Jesus que foi a conexão que caiu... diz...

    Responda!
  • avatar de Somari
    Somari
    23/10/2014 às 12:40:33
    @Paulo Aquino Te classificaria no meu caso :P Tenho muita OST de jogos no meu HD também, em especial as músicas do Sonic e temas 16 bit. Se desse, iria falar muito mais sobre isso nesse post, aliás.

    @Tchulanguero @sucodelarangela Velox :l

    Responda!
  • avatar de Sekto
    Sekto
    25/10/2014 às 09:22:53   localizacao São Luís-MA
    Nossa tanta música boa por aqui.
    Seria um clichê falar de Castlevania?
    Não, não o Symphony of the Night (nunca joguei) mas falo dos mais antigos. Guardo na cabeça cada tom daquele som "midi" que fazem dessa trilha o meu clássico predileto.
    Depois de uma pesquisada cheguei a um setlist perfeito:

    Nesse já vai Castlevania,Megaman, Sonic e cia...
    Simplesmente perfeito pra quem quer relaxar e aumentar sua produtividade no trabalho.
    Esse vai ser uma escrito que estarei sempre estarei revisitando em busca de outras "canções". ^^

    Ah,
    "aeHOOOOOOO THE OFFSPRING! AQUI É PUNK, CARALHO!"
    Agreed ! :-P

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    28/10/2014 às 23:14:49   localizacao SP
    Cara, já enrolei muito em determinados pontos do jogo pra ficar ouvindo música. Ou mesmo deixei personagens parados para isso. Normal, eu acabei viciando em músicas de jogos nos últimos tempos, até mesmo por ter "abandonado" os outros estilos que curtia muito por falta de tempo de procurar outras coisas e por serem músicas que as vezes são agitadas demais para alguns momentos.

    Enfim, eu tenho um texto meio escrito sobre videogame music também, gostei muito de ter visto um por aqui no VJ! e acho que vc mandou bem nas menções que fez!

    Um dos motivos pelo qual nunca terminei o texto é o medo da injustiça de esquecer músicas ou trilhas inteiras. Acabei percebendo aqui que não é tão cruel assim, mas como sou chato vou dizer que vc não mencionou Castlevania: Symphony of the Night! Ô jogo bão... também de música!

    Gostei que mencionou Planet Wisp, ainda mais o Act 1... do Sonic Colors. Primeira vez que ouvi essa música eu pirei, muito! Aliás, esse é outro jogo com uma trilha sonora espetacular, como a maioria das trilhas de jogos do ouriço.

    E vc falou de DDR... putz... teve uma época da minha vida que era tão viciado em DDR e Pump it Up que eu ficava ouvindo as músicas dos jogos das franquias enquanto trabalhava. Naoki FTW! hehehe

    Vou citar algumas também, já que vc pediu... hehehe

    Outras trilhas:
    Sonic Generations (toda trilha sonora dos dois jogos, mas em especial a Sky Sanctuary Zone e a Rooftop Run, ambas do Sonic moderno chato tagarela)
    Sonic Unleashed (falem o que quiserem do jogo, mas toda trilha sonora é espetacular, tipo... ouve essa aqui)
    Sonic the Hedgehog (Master System / Game Gear - e da-lhe Sonic... kkk... Bridge Zone rulez)
    Castle of Illusion (tanto do Master quanto do Mega)
    Chrono Trigger (dispensa comentários)
    Final Fantasy Tactics (trilha que te coloca dentro do jogo, acho isso espetacular)
    Streets of Rage 1 e 2 (aqui só do Mega, do Master é meio triste)
    Mega Man 3 (NES)
    Revenge of Shinobi (Mega)
    Persona 4 (PS2 e Vita)
    Super Street Fighter 2 (multi)
    Xenogears (PSX)
    ... e muitas outras que devo estar esquecendo!

    Músicas:
    Final Fantasy V: Battle with Gilgamesh
    Black Belt - Boss
    PAC-MAN Championship Edition DX - Pac Rainbow
    Out Run 2006 Coast 2 Coast - Splash Wave
    Space Harrier - Main BGM (não sei pq, mas ESTA versão é a que mais gosto, eu fico muito tempo escutando se deixar)

    Putz... é muita coisa, melhor parar aqui... hauhauhuauha

    Ótimo post, Suma!

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    28/10/2014 às 23:16:45   localizacao SP
    Nhé... não sei editar links no VJ! huahuahuahuahuauha

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    30/10/2014 às 12:10:06   localizacao São Luís - MA
    @Somari

    Sei como é essa treta de Velox... um saco.


    @Sekto

    Tava faltando Castlevania mesmo! o/


    @Gamer Caduco

    Chrono Cross > Chrono Trigger, até na OST. UnU

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail ou cancele o seu cadastro
e-mail  

       

fechar

Publicações recentes

Parceiros

topo base