Na última semana de Janeiro, mais precisamente do dia 26 a 29, a Ubisoft finalmente lançou o closed beta de seu mais novo título, For Honor. Trata-se de um jogo de ação / MMO medieval onde o jogador pode escolher lutar sozinho ou com amigos como herói de um dos três clãs disponíveis: cavaleiros, vikings ou samurais.
Um pouco da história do jogo nos é contada logo no início do gameplay. Um cataclismo de proporções mundiais levou à destruição de várias civilizações. Os poucos que sobreviveram, tiveram que lutar pelos poucos recursos que sobraram, o que levou a uma guerra de centenas de anos entre eles. O enredo serve de pano de fundo para todos os modos disponibilizados no jogo. O closed beta trouxe apenas a porção multiplayer online do título, com três modos disponíveis: Duelo 1x1, Briga 2x2 e Domínio 4x4. No modo Duelo, você enfrenta um único adversário em um combate de três rounds em uma arena. O modo Briga é bastante similar, porém em duplas.
Já o modo Domínio 4x4, o mais interessante de todos (IMO) é um pouco mais complexo. Para vencer a batalha, é preciso que você quebre a moral do time adversário primeiro para só depois eliminá-la. Isso é alcançado acumulando-se pontos matando inimigos (além dos 4 heróis adversários, há também os soldados da facção), capturando áreas específicas e mantendo o controle destas durante o tempo da batalha. Quando uma equipe alcança 1000 pontos, então a equipe adversária fica com o status "Abalada", ou seja, os heróis mortos em combate não possuem mais respawn, e é aí que você deve eliminar todos eles e vencer a partida. Aparentemente, parece algo bem simples, mas nem tanto. O fato de haver oito jogadores em arena faz com que seja mais difícil manter as áreas especiais dominadas, o que aumenta consideravelmente o tempo de duração das partidas, que levavam cerca de meia hora cada em minha experiência.
Além disso, todas as vitórias multiplayer de TODOS os jogadores contribuem para a Guerra de Facções, uma competição Beta, mundial e multiplataforma. Todos os selecionados para o closed beta foram automaticamente inscritos na Guerra de Facções e receberão recompensas exclusivas para serem usadas no jogo final. As recompensas para a facção vencedora da Guerra serão anunciadas posteriormente.
Outro fator que também deixa a jogabilidade mais elaborada são os controles do seu personagem, que deixam o jogo um pouco mais estratégico. O seu personagem possui três stances: esquerda, direita e cima. Tanto para atacar quanto para defender, é importante que você atente para essas posições, tanto no seu personagem quanto no adversário: defesas devem ser feitas com a arma posicionada na mesma posição do ataque recebido e ataques devem ser feitos em posição diferente a do seu inimigo, ou seja, se o inimigo está com a arma à sua esquerda, eu devo atacá-lo por cima ou pela direita. Atacá-lo pela mesma posição fará com que o inimigo defenda seu ataque.
Não tenho costume de jogar MMOs, então não sei dizer se é algo comum a jogos similares, mas eu achei fantástico. No entanto, o que pareceu tranquilo de se executar no tutorial do jogo, se provou um puta desafio quando parti pro PvP, até porque eu só pude jogar no último dia enquanto outras pessoas jogaram todos os dias disponíveis e já tinham level mais alto que o meu.
O jogo também te dá a oportunidade de criar seu próprio emblema de facção e possui personagens bastante configuráveis em aparência e armamento. Itens novos são recebidos ao fim de cada partida como recompensa por vitória e/ou loot do campo de batalha. É possível mudar a aparência, evoluir e destruir armas e armaduras para conseguir materiais, mas pelo tempo que joguei, percebi que havia pouca variação de aparência entre os itens. Em cada facção, também é possível escolher entre três heróis diferentes, cada um com sua particularidade para diferentes situações.
No vídeo abaixo, mostro para vocês o início do jogo, as sessões de criação de emblemas, visão e modificação do personagem, tutoriais e batalhas nos modos Duelo 1x1 e Domínio 4x4. Infelizmente, por culpa da conexão um pouco ruim dos servidores, tive muita queda de sessão e não pude fazer vídeos melhores, pois consegui finalizar bem poucas partidas totalmente.
E para quem não teve a oportunidade de experimentar o closed beta, fiquem de olhos abertos porque o open beta de For Honor vem aí trazendo novidades. Então, preparem-se para baixar a demo, escolham sua facção e Vão Jogar!
Compartilhe