logoVão Jogar!

E3 2012: Ok galera, fica para a próxima...

Papo LivreE3 2012

Como a nossa expectativa e visão passional estragaram ainda mais a fraca E3 de 2012.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes
datahora 14/06/2012 às 18:24:23   tagarelices 6

Ajude o @tchulanguero a pagar as contas do Vão Jogar!, clique aqui e doe qualquer quantia para o site através do PicPay. Não é assinatura, é só uma moral! ;D

Como a nossa expectativa e visão passional estragaram ainda mais a fraca E3 de 2012.


Semana passada rolou a E3 2012, um dos eventos mais importantes do mundo dos jogos, que deixa todo mundo doido de ansiedade todo ano e palco de todas as promessas de diversões infinitas no futuro. Um dia eu ainda quero ir lá, só estou aguardando os convites :P. Mas disso tudo vocês já sabem, aliás tem sites muito melhores que o Vão Jogar! para vocês coletarem informações a respeito do evento... por sinal, se você ainda não sabe o que rolou na feira em que mundo você vive, hein? Mas como sempre, a minha intenção não é dar uma cobertura completa, e sim expressar minha opinião de merda a respeito de tudo o que aconteceu, então vamos lá.

A E3

Quem ae pegou a época das revistas de jogos deve lembrar das matérias sobre a E3, e de como tudo aquilo era mágico. Hoje todos reclamam que a feira não tem mais o mesmo brilho, que sempre são fracas mesmo, etc, e embora eu não discorde totalmente eu digo uma coisa: o mundo mudou! Primeiro que não lemos mais matérias redigidas por pessoas já mais calmas e sem aquela euforia do momento, hoje acompanhamos tudo em tempo real e ficamos naquele expectativa danada, loucos para saber se o que queremos realmente vai ser mostrado. Aliás, hoje nós já temos ideia do que vai ser mostrado muito antes, na época das revistas a surpresa era mais fácil porque simplesmente não tínhamos ideia direito do que estava em produção, pelo menos não com tantos detalhes. Segundo que o cenário de jogos mudou muito nesta última geração, e é notável uma certa estagnação nas ideias, que eu diria que em parte é culpa nossa conforme já disse várias vezes por aqui. As empresas não querem arriscar, porque ao contrário de outras épocas, "arriscar se tornou arriscado demais", muita grana a se perder. Quer dizer, antes também se perdia muito grana, mas eram tantas idéias pipocando, que fazia parte do jogo perder grana com isso mesmo, praticamente uma mistura de investimento com loteria. Então apesar de toda nossa frustração, a E3 nada mais é que um reflexo do mercado, a nossa insatisfação é uma nostalgia de uma época que não está perdida, mas pode demorar um pouco a voltar.

Microsoft

Halo 4

Muita gente malhou a Microsoft dizendo que ela fez uma conferência ruim e não mostrou nada, mas na minha opinião ela mostrou até muito. O fato é que a oitava geração está batendo a porta, e é esperar demais que a Microsoft invente algo muito mirabolante a esta altura do campeonato, os caras vão guardar tudo para o seu próximo console. Apesar disso eu achei muito bacana o conceito do Smart Glass, que integra o console com qualquer celular ou tablet que suporte o aplicativo específico para isso, e que apesar do que muito estão alardeando não é a mesma coisa que o controle do Wii U, é um conceito muito mais focado em multimídia do que nos jogos, até faz algumas coisas parecidas, mas não é igual. No mais mostraram algumas seqüências que para quem gosta será um prato cheio, como Halo 4 e alguns jogos que fazem uso do Kinect, que na minha opinião continua sendo uma tecnologia maravilhosa, mas que não se deu muito bem com os jogos ainda, talvez na próxima geração.

Smart Glass

Sony

Eu diria que a Sony veio na mesma toada da Microsoft, mostrando pouco porque não há muito mais o que mostrar para essa geração, ou vocês acham que o PS3 vai durar trocentos anos igual prometeram no lançamento? Foram no garantido e tascaram mais um God Of War, um outro joguinho com uma idéia até interessante para o Move utilizando realidade aumentada, aonde você tira feitiços de um livro que você tenha em mãos (ou algo assim) e até mesmo gratas surpresas como The Last Of Us.

God Of War Ascension

Infelizmente o tão esperado The Last Guardian não deu as caras, e apesar das garantias da Sony, todos temem sobre o futuro do jogo. Estranhamente não vi nada mirabolante a respeito do PSVita, portátil recém lançado e que ainda não emplacou. Eu jurava que eles atacariam com mil conceitos de integração entre ele e o console, mas parece que por enquanto fica do jeito que tá mesmo, no máximo o que foi mostrado na E3 do ano passado.

The Last Of Us

Nintendo

A Nintendo não fez a melhor das apresentações, mas com certeza foi a que gerou mais discussões. Um dia antes do evento começar oficialmente o Sr. Satoru "Zacarias" Iwata nos apresentou uma série de funcionalidades do Wii U, como modificações no controle, um controle de X-Box 360 tradicional Game Pad Pro e todo o conceito online do console, que terá uma rede social própria que permitirá interações entre os jogadores inclusive fora dos jogos. Isso tudo elevou a expectativa de todo mundo, afinal se fizeram essa parada antes pra contar como o console funciona, então na feira iria ser aquela saraivada de jogos certo? Bem, mais ou menos.

Satoru Iwata Banana

De uma forma resumida, a Nintendo mostrou sim jogos para o Wii U, o problema é que não foi nada do que nós esperávamos. Ao invés explodir nossas cabeças com um novo Zelda, Metroid, F-Zero ou Star Fox, ganhamos ports da geração atual com uma ou outra firula a mais, Pikimin 3 anunciado pelo sempre simpático Miyamoto, um Mario que não convenceu muito e o jogo introdutório do console com temática de parque de diversões, que apesar da revolta generalizada faz todo o sentido, apesar que eu também acho um saco. Aliás, em termos de jogos quem deu uma salvada na Nintendo foi a Ubisoft com o interessantíssimo Zombie U: dizem até que a Ubisoft salvou a feira. Apesar das merdas de proteção de jogos é uma desenvolvedora que eu tenho admirado muito nos últimos tempos. O 3DS ao contrário ganhou uma leva de jogos que agradaram um pouco mais, tendo inclusive uma conferência só para ele um dia depois.

Zombie U

Conclusão

Como eu disse na descrição deste escrito, a E3 deste ano realmente foi fraca, mas o que estragou ela de verdade foi o monstro da expectativa. Microsoft e Sony mostraram claramente que estão com o freio de mão puxado e só voltam a acelerar quando mostrarem seus novos consoles, qualquer um que esperar algo além disso além de muito ingênuo e irá se decepcionar bastante.

Aliás, apesar de ainda ser minha última opção em termos de vídeo game, eu devo admitir que a Microsoft realmente firmou o seu lugar e personalidade neste ramo. Quem diria uns anos atrás que uma empresa americana teria tanto destaque hein? Eu torço muito para que eles melhorem a tecnologia do Kinect e consigam utilizá-lo de verdade na próxima geração, será uma idéia muito desperdiçada se não vingar.

Sobre a Nintendo eu confesso que cai na pegadinha, fiquei na espectativa e depois com cara de idiota. Me preocupa esse foco no público "hardcore" e a "inspiração" no controle da concorrência, que além de ser uma estratégia bizarra para a Nintendo é uma clara jogada de conquistar este público. Apesar de eu também achar que a maioria das terceiras só mostrou jogo requentado, este tipo de coisa vai ajudar aquela galera que gosta da empresa, não vai comprar outro console por conta de um jogo ou outro, mas ficou na vontade com o Wii. Só espero que ela não force muito em cima disso, sinceramente acho que Sony e Microsoft se firmaram muito neste setor, e a Nintendo não tem a mínima chance se bater de frente. Ao contrário da maioria, eu prefiro que ela continue indo por fora, com um estilo diferente, porém corrigindo certos erros que ela cometeu com o Wii que incomodaram até os mais fervorosos dos fãs. Muito se especula sobre hardware, se vai ou não ser mais potente que os gêmeos HD, mas pra mim isso é pura "medição de pau", do que foi mostrado não tenho nada a reclamar com relação a isso.

De um modo geral, creio que daqui para frente as coisas irão melhorar com relação ao que esperamos. A Nintendo cedo ou tarde vai ter que mostrar poder de fogo e lançar jogos de suas principais franquias, e não tenham dúvidas que Sony e Microsoft vão investir peso na próxima geração. Porém ficou claro que vídeo game hoje vai muito além de jogos, então talvez ae continuemos nos decepcionando, afinal nem sempre as novidades significam novos jogos. No final das contas não acredito em uma migração em massa de fãs de uma empresa para a outra, creio que todos irão continuar muito próximo do que tem hoje.

Mas para que sofrer, não é mesmo? Peguemos nosso consoles velhos, sejam eles de que geração forem e joguemos até cansar. É isso ae mesmo, pare de ler toda essa baboseira que eu to falando de E3 e Vão Jogar!

Em tempo: pela enésima vez eu digo: a Nintendo não vai falir agora e nunca nem esteve perto disso, tão pouco se parece com a moribunda SEGA de 1999. O Wii U pode não fazer o sucesso do Wii, mas tenham certeza que trará muitas verdinhas para os japas. Então se estão desesperados para jogar os jogos do Mario, tomem vergonha na cara e comprem um Wii mesmo, é baratinho e tem muita coisa bacana, ou então torçam para que a casa de Link se dê muito mal com consoles de mesa, portáteis e jogos por umas duas gerações seguidas, ae pode ser que vá a falência mesmo.

* Revisado em 11/01/2017 às 10:44:24

Compartilhe

Pin it


Leia também



6 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:
  ok respostas      ok tagarelices
  ok publicações


  • avatar de reginaldo
    reginaldo
    14/06/2012 às 20:22:31
    Eles ficaram devendo e em muito,eu esperava muito mais,para falar o que surpreendeu foi o jogo de zumbis,mas faltaram alguns titulos de peso,ou será que não tem mais histórias na manga,um game que deveriam reviver é o The Legend of dragon do antigo ps1,achei bacana a história do jogo,e acho que ele se daria bem nesta atual geração de consoles!Está faltando criatividades para essa gente,se só pensa em lucro,e não consegue fazer games divertidos e fantásticos como antigamente.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    14/06/2012 às 22:05:44   localizacao Vespasiano - MG
    @reginaldo

    Esse The Legend Of Dragon que você tá falando é um RPG que vinha em uns quatro CDs e nas batalhas tinha um esquema de combos que você apertava os botões na hora certa para continuar? Se for é um jogasso mesmo, eu lembro que via na casa de um amigo meu e babava.

    Responda!
  • avatar de leandro(leon belmont) alves the devil summoner
    leandro(leon belmont) alves the devil summoner
    15/06/2012 às 08:13:34   localizacao Recife-PE
    o texto me fez pensar,mas na Nintendo... nós esperávamos os mesmo games da empresa, mas também ansiavamos por um arrasa-quarteirão e fosse algo novo da mesma. mesmo com os games consagrados como Batman e Assassins Creed no console aguardado, e sem ser chato, mas Mario e Zelda…já esta cansando um pouco. deveria apresentar os novos games e até novos mascotes que serão clássicos no futuro para nossos filhos e netos. ao invés disso, nos mostraram um tablet que pega jogos em HD. eu como fã de longa data da Nintendo estou meio chateado, pois se a Nintendo não mudar, vai acabar sendo uma simples produtora de games como a Sega e a SNK…

    um exemplo que o Grande Nerd me deu Rafa...

    “Sendo um velho de 26 anos, tendo crescido em plena era de ouro dos 16 Bits e tendo vivido a grande guerra entre Nintendo e Sega…eu não sei como falar dessa imagem sem achar uma das maiores erros da história dos games: Mario e Sonic se unindo para competirem nas Olimpíadas de 2008, em um jogo sancionado pelos organizadores do evento.

    Como diria Mr Slave: Jesus Christ!!!”

    é o game Mario and Sonic at the Olimpic games…para o Wii que ele falava.

    “A Sega se tornou uma mera softhouse, e produz jogos do Sonic para qualquer empresa que lhe dê um cheque.

    Eu me conformei com isso.

    A Sega prefere lançar 50 continuações e variantes de jogos do Sonic ao invés de fazer aquilo pelo qual ela ficou conhecida: Inovar!

    Também me conformei com isso.

    Agora, não esperem que eu me acostume a ver Sonic, o “Mascote com Atitude” dos anos 90, sendo um coadjuvante de um game do Mario.O ouriço foi o único mascote de empresa que deu certo fora o encanador, e vê-lo reduzido a isso após uma era de glória…é uma paulada na cabeça de qualquer pessoa que cresceu fã da Sega.

    Pode parecer uma grande bobagem, mas durante o início dos anos 90, Sega e Nintendo tretaram ferozmente pelo primeiro lugar no mercado. Ambas sempre em pé de igualdade, eventualmente uma passava a frente da outra, mas a guerra sempre permanecia inalterada.

    Foi uma época boa pra se curtir games, pois não importava o console que tivessemos em casa, sempre havia bons títulos para ele. E só era assim por causa dessa rivalidade acirrada, eu não creio estar exagerando ao dizer que esta era foi marcante para os nerds que a viveram.
    Ver que esta época tão especial foi reduzida a isso, é triste…para dizer o mínimo…”

    se aconteceu do Sonic trabalhar junto do seu antigo Rival, temo que não muito. Mario estará num game do Crash ou num Deus da Guerra como Easter Egg…

    e eu como fã da Nintendo me preocupo desde já. mas esperemos o console ser lançado e esperar que a empresa saiba o que faz. Rafa, sei que jogos de movimento são bacanas e tal, mas a grande maioria não curte isso. como a Nintendo vai fazer os Sonistas e Caixistas mudarem de lado?

    e sobre a Sony e Microsoft...eu não esperava nada demais delas. sério

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    15/06/2012 às 14:00:33   localizacao Apucarana-Pr
    Fala, Rafa TPunk!!

    Cara, o que vc escreveu sobre a E3 e as revistas é a mais pura verdade. Eu nem entendia direito o que era essa feira mas babava nos jogos que (não) veria (por falta de um console) mais para frente. Com todo esse papo de E3 eu lembrei que tenho uma "Superinteressante" com cobertura completa da 1ª E3, falando de Tom Kalinski (Alguém lembra dele?), do Saturn, e de Donkey Kong Country. E é tudo mais do mesmo, por que nessa edição eles afirmam que a Nintendo decepcionou por não apresentar o seu "Nintendo Ultra 64". Mas, enfim, outros tempos.

    Desta vez eu pude acompanhar "mais de perto". Assisti aos vídeos da Sony e Microsoft aqui mesmo no Vão Jogar (Obrigado por isso, quebrou um galhão) e vi a conferência da BigN pelo UOL Jogos. Cara, também fiquei na expectativa e certo desapontamento, pois também esperava um F-ZERO novo, mas convenhamos, eu não lembro de ter lido alguma nota da Nintendo dizendo que apresentaria um Zelda ou FZero novo, o que li foram expectativas de sites e blogs, nada mais. Posso estar errado, mas acho que foi assim mesmo.

    Sem contar que ZombiU foi muito bacana, surpreendeu. Na verdade não estava achando nada demais, mas quando apresentou as funções do controle achei muito legal.

    E tem mais, este é apenas uma apresentação de uma possível leva inicial. Possível por que pode ter alterações, com adiamento de algum jogo, ou anúncio de mais algum. E só de saber que o U vai ter jogos como Batman já é motivo de alegria.

    O U nem foi lançado e já estão falando em falência da Nintendo. OK, podem falar (até eu já falei, ué). Mas tem uma coisa: A Nintendo ainda não deu o ar da graça, e sabemos que nenhum console sai destruidor já na primeira leva de jogos, é só lembrar dos comentários dos jogos do PS2 quando foi lançado - e não venha nenhum sonista dizer que a primeira leva foi espetacular com jogos tipo Ridge Racer e Mad Maestro (acho que é esse o nome do jogo). O U nem tem data definida, preço e essas coisas, é esperar pra ver.

    Quanto à Sony, cara, aquela máquina de Xérox consegue copiar à sim mesma com jogos como God of War, não é? Mas é bem o que você escreveu. Essa geração parece que deu o que tinha que dar e eles estão guardando algo pro futuro.

    E a Microsoft: Olha, eu não achei que foi tão ruim assim, pra mim ao menos, foi melhor que a Sony. Deu uma "requentada" nos títulos e tal, mas mostrou funcionalidades bacanas pra quem tem um tablet e afins. Agora, eu também gostaria de ver algo realmente bom no Kinect, por que jogo de "goleiro" e tal sei lá. Bem, eu nunca vi o Kinect Star Wars, será que é legal?

    Cara, escrevi demais e nem sei se fui coerente, mas acho que é isso mesmo o que eu penso. A maioria vai reclamar mesmo, mas vai ficar mais uns 2 ou 3 anos com a família X360/PS3/Wii, ou até com PS2 e só então vão poder "provar" das máquinas da nova geração (inclusive eu).

    Então o negócio é seguir o teu conselho, pegar o console que temos e ir jogar...

    Valeu t+

    PS: No meio de tantas especulações, a única certeza que temos é o lançamento de mais uma edição de Pro Evolution Soccer e Fifa. Cara, esses jogos já encheram o saco...

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    15/06/2012 às 20:04:14   localizacao SP
    Mudou de idéia sobre querer ir à esta E3 (supondo que vc pudesse voltar no tempo)? Eu aposto que não, que vc ainda assim vc iria! hehehe

    Cara, concordo completamente com seu ponto de vista sobre a E3: a parte da falta de criatividade, do medo de arriscar e da presença diária das notícias em nossas vidas que "estraga a surpresa". Aliás, por mais que as empresas tentem esconder o que estão criando, uma hora acaba vazando. O jornalismo está cada vez mais querendo dar "furos de reportagem", então fica difícil esconder. Sem falar no monte de rumores que surgem, as vezes alguns estão certos, outros criam expectativa demais. Fora que se a empresa deixa de anunciar o que está em desenvolvimento, pode cair até no esquecimento. Dependendo da empresa, claro. Definitivamente o mundo mudou, como vc bem observou.

    Sobre as empresas, serei mais curto pra vc não perder um dia inteiro lendo mais um dos meus comentários gigantescos! huahuahuahua

    Microsoft: particularmente detestei, mesmo sendo fã de novas tecnologias, achei o Smart Glass bem sem sal. Os jogos não empolgaram e eles ainda não conseguiram explicar o pq da existência do Kinect (embora eu também ache que seja uma tecnologia incrível).

    Sony: aparentemente esqueceram que o Vita existe, o que foi uma mancada enorme. Mas ainda assim, das 3 foi a que mais me agradou nas conferências. The Last of Us e Beyond parecem incríveis, mesmo que esse segundo não me cative tanto por imaginar que seja um novo Heavy Rain.

    Nintendo: tinha tudo pra ser a melhor conferência, mas fizeram da forma mais errada possível. Eles tão com conteúdo interessantíssimo em matéria de jogos (especialmente os de 3DS), mas ficaram preocupados em mostrar o funcionamento do Wii U e da tranqueira da Nintendo Land. Mesmo assim, foi o conteúdo que mais gostei e estou animado com o novo console, confesso. "Zacarias" é ótimo! HUAHAUAHUAHUA. Mas eu confesso que me empolguei com os novos Marios, eles são do jeito que eu quero que sejam mesmo, simples e divertidos, com uma cara bem retrô.

    Falando das outras, EA definitivamente foi deprimente e Ubisoft foi a mais empolgante, curti muito o Rayman Legends. Mantiveram a jogabilidade do Origins, o que já é ótimo, e colocaram uma graça a mais no U Pad que parece divertida.

    Eu também prefiro que a Big N vá em outra direção em relação aos concorrentes, se "medição de pica" fosse importante, o Master System teria feito muito mais sucesso que o Nintendinho. Só um exemplo mixuruca pra comparar situações, mesmo com o mundo mudado.

    E Nintendo falindo é piada, só acredita nisso quem é da famosa geração Playstation. Tem uma diferença enorme entre a SEGA em 99 e a Nintendo hoje, como vc bem disse. Aliás, COMPRE A SEGA, NINTENDO! POR FAVOR!!!!! kkkk

    É, eu tentei, mas o comentário ficou gigante! Foi mal! hauhuahuaahuahuahua
    Parei de escrever, vou clicar no ’tagarelar’ de vez e vou jogar! \o/

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    15/06/2012 às 23:12:24   localizacao Vespasiano - MG
    @leandro(leon belmont) alves the devil summoner

    Hum, essa revolta com Sonic em jogos do Mario ainda? A partir do momento que a SEGA virou uma softhouse não há porque achar isto estranho. O problema dela com Sonic passa bem longe disso, o problema é que começaram a cuspir jogos sem o menor capricho, diferente da Nintendo que sim, sempre lança jogos de suas franquias repetidamente porém com um zelo maior. No final das contas tem gente que acha isso ruim mas é exatamente o que faz da Nintendo a Nintendo: o dia que parar com Mario, Zelda e Metroid acabou com a empresa. E é como eu disse, o público da Microsoft e da Sony vai continuar com a Microsoft e Sony, assim como o da Nintendo vai continuar com a Nintendo, não acredito em migrações em massa.

    @João Roberto

    Tu vai continuar pegando no meu pé mesmo né? Rzs.

    Sério que tu viu por aqui? Achei que ninguém ia ver, hwa hwa hwa. No mais é isso que eu disse mesmo, nós ficamos criando muita espectativa em cima de meras suposições nossas, ae veio a grande decepção.

    Sobre Star Wars Kinect eu só vi as análises, que são bem desanimadoras. E esses jogos esportivos anuais são um saco mesmo, mas tem gente que gosta então vai continuar sendo assim todos os anos.

    @Gamer Caduco

    Mudei nada, mesmo se fosse a pior feira de todas eu ia adorar, já pensou poder xingar o Reggie ao vivo? Hwa hwa hwa.

    Você falou uma coisa importante, hoje em dia as empresas são praticamente obrigadas a ficar falando o que estão fazendo, antigamente dava pra tocar um projeto inteiro na surdina, hoje é suicídio, nem as grandes fazem.

    O Smart Glass eu achei legal, mas claro dentro do que eu falei, a Microsoft tá com o freio de mão puxado e é claro que não ia ser nada excepcional.

    Cara o Vita tá esquecido mesmo, incrível que mesmo com essa prova viva tem gente que ainda reclama de hardware inferior. Tá lá o portátil mais foda de todos os tempos sem conseguir vender.

    O problema do New Super Mario Bros. Wii U é que é muito parecido com os anteriores, então com certeza será um ótimo jogo mas que aparentemente não irá ser aquele "boom" que o primeiro foi.

    ---

    No mais valeu para todo mundo, abraços.

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail ou cancele o seu cadastro
e-mail  

       

fechar

Publicações recentes

topo base